Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

AzoreanShark

Cirrus
Registo
13 Mar 2012
Mensagens
61
Local
Açores
Bem, tive uma boa noite de sono, acordei sinto o vento nas árvores da quinta. O céu está negro, carregado de chuva, mas não chove. Parece que tivemos sorte.

@Icewoman, um reparo, o Gordon atingiu Portugal, já Portugal continental, já não atingirá. Açores pertencem a Portugal. ;)

Mais uma vez, os Açores passaram no teste, com uma boa preparação antecedente, ao contrário do que muitos previam. E ainda bem que passamos!

Winter is coming.
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Eu às vezes não percebo muito bem certas pessoas no fórum. Se não passar na estação do IM é mentira, se os valores médios tiverem um x valor e existir um valor anormal é logo mentira.

Parece que nunca sentiram o tal pré-aviso de chuva forte, duas ou três rajadas fortes e isoladas um trovão e depois uma carga de água.

Não sei quais as máquinas instaladas no PE, mas os Aerogeradores mais recentes têm os anemómetros ultra-sónicos...

Ainda bem que não temos noticias de pior dos Açores.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu às vezes não percebo muito bem certas pessoas no fórum. Se não passar na estação do IM é mentira, se os valores médios tiverem um x valor e existir um valor anormal é logo mentira.

Parece que nunca sentiram o tal pré-aviso de chuva forte, duas ou três rajadas fortes e isoladas um trovão e depois uma carga de água.

Não sei quais as máquinas instaladas no PE, mas os Aerogeradores mais recentes têm os anemómetros ultra-sónicos...

Ainda bem que não temos noticias de pior dos Açores.

Mesmo que esse valor de 236 Km/h tivesse sido medido por alguma estação do IM eu colocaria em causa...acho demasiado elevado..as estações do IM obedecem a condições de instalação padrão rigorosas, contudo não estão livres de ocorrerem erros com os dados das mesmas,como aconteceu há dias com a Estação de Macedo de Cavaleiros se não estou em erro , em que apresentava valores de temperatura completamente irreais para a época e, sobretudo ,para as condições meteorológicas do momento. O serem estações oficiais não as torna imunes a erros ou mau funcionamento...
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Bom dia

Felizmente que não foi mais do que uma noite de mau tempo, até consegui dormir bem durante a noite e apenas acordei por volta das 4h a fim de me certificar que estava tudo bem e que não havia notícias de estragos ou alguma situação de risco nos locais onde tenho familiares e voltei ao sono :)

Julgo que a protecção civil esteve de parabéns, tudo correu pelo melhor e espero que o facto de nada de mais ter acontecido não faça com que as pessoas relativizem a situação se ela se verificar novamente um dia destes. A prevenção nunca é demais nestas situações e se nada de grave acontece, tanto melhor. Prevenção nunca é uma perda de tempo.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mesmo que esse valor de 236 Km/h tivesse sido medido por alguma estação do IM eu colocaria em causa...acho demasiado elevado..as estações do IM obedecem a condições de instalação padrão rigorosas, contudo não estão livres de ocorrerem erros com os dados das mesmas,como aconteceu há dias com a Estação de Macedo de Cavaleiros se não estou em erro , em que apresentava valores de temperatura completamente irreais para a época e, sobretudo ,para as condições meteorológicas do momento. O serem estações oficiais não as torna imunes a erros ou mau funcionamento...

Snifa, nem é preciso haver erros paralelos, os próprios erros são inerentes aos aparelhos mesmo em anemómetros ultrasónicos...

Um mero exemplo de um equipamento da Vaisala: http://www.hobeco.net/pdf/WMT50.pdf

Para 60m/s (216 km/h), que é o limite de detecção do aparelho, temos um erro de 5% na medição, ou seja 9km/h. Eu não duvido da ordem de grandeza dos valores e até admito a veracidade dos mesmos. Agora tanto para dados do IM ou para outros dados de outras instituições há que ter em atenção estes aspectos... é difícil medir condições extremas, sobretudo quando estão no limiar da própria capacidade de aquisição dos materiais em causa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Snifa, nem é preciso haver erros paralelos, os próprios erros são inerentes aos aparelhos mesmo em anemómetros ultrasónicos...

Um mero exemplo de um equipamento da Vaisala: http://www.hobeco.net/pdf/WMT50.pdf

Para 60m/s (216 km/h), que é o limite de detecção do aparelho, temos um erro de 5% na medição, ou seja 9km/h. Eu não duvido da ordem de grandeza dos valores e até admito a veracidade dos mesmos. Agora tanto para dados do IM ou para outros dados de outras instituições há que ter em atenção estes aspectos... é difícil medir condições extremas, sobretudo quando estão no limiar da própria capacidade de aquisição dos materiais em causa.

Sim Vitamos, há sempre a margem de erro dos aparelhos. Não digo que seja completamente impossível...apenas acho alto demais, ou então alguma rajada excepcionalmente forte atingiu mesmo o anemómetro..não é impossível, apenas tenho algumas reservas na veracidade desse valor..:thumbsup:

236 Km/h é muita fruta...:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo que entendi, foi no topo de uma torre eólica onde o vento é sempre superior e a mesma estava aos 150 metros de altitude, pelo que pode não ser assim tão surpreendente. A única coisa mais estranha foi eventualmente o carácter isolado, mas pode acontecer.

Um dado destes pode sempre ser utilizado se fosse necessário para validar alguma coisa, teriam é que estudar as circunstâncias e fazer a respectiva redução para o vento aos 10m. Recordo-me duma palestra da EDP, REN e APMG sobre o ciclone do Oeste onde um dos intervenientes chamou a atenção que os ventos que estava a mencionar eram do topo das torres e ainda havia uma diferença significativa para os 10m. Pelo que qquando se fala destes valores na televisão deviam mencionar este pormenor, não falamos da mesma ordem de grandeza, e viu-se até ontem um dos meteorologistas numa entrevista até um pouco incomodado e a salientar que até aquele momento a maior rajada tinha sido de 112km/h.
Os menos habituados talvez não saibam, mas estes dados são importantes, tenho ideia que na reanálise pós-temporada do furacão Gordon de 2006 a intensidade do mesmo foi revista em baixa com os dados locais e eventualmente outros que foram observados.

Mas tem que ser estações standard, a usar outros dados, os mesmos tem que ser estudados e ajustados. Neste caso teriam que estudar o equipamento, que condições havia nesse exacto momento, etc que justificasse o que registou. Num furacão com ventos médios por exemplo de 100km/h, se houver convecção violenta a esse vento soma-se o vento de outros fenómenos como downburst's e localmente o vento pode ser muito mais intenso, podem ocorrer meso-vórtices muito intensos devido à turbulência do vento, etc.

Não é raro numa tempestade qualquer a mesma ter sido moderada em todo o lado menos numa zona qualquer com menos sorte que assistiu a mais destruição que todos as restantes. Podem não acreditar, mas após anos a acompanhar estes fenómenos, sei que a maioria das pessoas quando acaba ficam com a sensação que foi mais fraco que se esperava. A maioria, porque muita vez há uma pequena "minoria" que teve muito azar e se lixou.

Os anemómetros das torres devem ter qualidade porque afinal o negócio delas é o vento, e a operação das mesmas, até por causa destes eventos mais extremos, depende do rigor dos dados, um registo errado dos vento podia significar a destruição da torre que como todos sabem, a partir de certa intensidade são imobilizadas. Agora, erros podem sempre acontecer em qualquer equipamento....


Há uma historia curiosa sobre estas coisas. Quando foi o infame Furacão Andrew de 1992 o NHC precisava de dados para validar informação pós tempestade para fins científicos/climatológicos.
Um dos poucos dados que tinham de certo quadrante do furacão era duma rajada duma estação pessoal, que registou 184kt antes de ser destruída, tal como a casa onde estava.

Na altura o NHC comprou 3 anemómetros iguais e estudou-os (e destruí-os) em túnel de vento para aferir o rigor e margem de erro nestas condições extremas.
Como o vitamos referiu tudo tem certa margem de regular de operação e nos limites pode haver mais erro e falhas.

The strongest gust reported from near the surface occurred in the northern eyewall a little more than a mile from the shoreline at the home of Mr. Randy Fairbank. He observed a gust of 184 kt moments before portions of a windward wall failed, preventing further observation. The hurricane also destroyed the anemometer. To evaluate the accuracy of the instrument, three anemometers of the type used by Mr. Fairbank were tested in a wind tunnel at Virginia Polytechnic Institute and State University. Although the turbulent nature of the hurricane winds could not be replicated, the results of the wind tunnel tests suggest that the gust Mr. Fairbank observed was less than 184 kt and probably near 154 kt. Of course, stronger gusts may have occurred there at a later time, or at another site. Damage at that location was significantly less than the damage to similar structures located about 2 miles south of this neighborhood, implying even stronger winds than observed at this location.

Strong winds also occurred outside of the eyewall, especially in association with convective bands (Fig. 6). A peak gust to 139 kt was observed at a home near the northern end of Dade County (Fig. 5) on an anemometer of the brand used by Mr. Fairbank. Applying the reduction suggested by the wind tunnel tests to 139 kt yields an estimate close to the 115 kt peak gust (a five-second average) registered on a National Ocean Survey anemometer located not far to the east, at the coast.
http://www.nhc.noaa.gov/1992andrew.html
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Depois do pior ter passado e de tudo correr bem, nos Açores. :) Mas deve ser uma coisa fantástica, assistir a um fenómeno destes, deve dar cá uma adrenalina. :D

No Bom dia Portugal às 8 h da manhã, referiram a rajada de vento no parque eólico de 236 km/h.

Um dia ainda vou assistir a um furacão ao vivo. :D
 

Schakal

Cirrus
Registo
19 Ago 2012
Mensagens
7
Local
Lagoa
Bom o Gordon não me correu como previsto. Era suposto eu ir atualizando a situação com vários vídeos fotos etc mas ao que parece a ZON veio para chatear :)
Deixo aqui um vídeo registado ás 6 e picos da manhã. O que mais me surpreendeu foi sem dúvida a ondulação, nesta zona é muito raro ter uma ondulação desta altitude. Quanto ao vento e precipitação, nada de anormal que já não se tenha sentido por aqui.

 
Editado por um moderador:

Pirata

Cirrus
Registo
18 Set 2010
Mensagens
80
Local
Ipswich - UK
Depois do pior ter passado e de tudo correr bem, nos Açores. :) Mas deve ser uma coisa fantástica, assistir a um fenómeno destes, deve dar cá uma adrenalina. :D

No Bom dia Portugal às 8 h da manhã, referiram a rajada de vento no parque eólico de 236 km/h.

Um dia ainda vou assistir a um furacão ao vivo. :D

Cuidado com os desejos :D . A epoca de furacoes ainda nao acabou, vamos la ver se nao aparece por ai outro Vince a caminho do algarve de novo.

Isso sim ja seriam coincidencias a mais :lmao::lmao::lmao::lmao:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Depois do pior ter passado e de tudo correr bem, nos Açores. :) Mas deve ser uma coisa fantástica, assistir a um fenómeno destes, deve dar cá uma adrenalina. :D

No Bom dia Portugal às 8 h da manhã, referiram a rajada de vento no parque eólico de 236 km/h.

Um dia ainda vou assistir a um furacão ao vivo. :D

Foi o que eu disse a uns dias mas pouca gente me entendeu :D até preferiram dormir :p