Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 15 Ago 2012 às 22:01.

1. AzoreanShark

AzoreanShark
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Mar 2012
    Local:
    Açores
    Bem, tive uma boa noite de sono, acordei sinto o vento nas árvores da quinta. O céu está negro, carregado de chuva, mas não chove. Parece que tivemos sorte.

@Icewoman, um reparo, o Gordon atingiu Portugal, já Portugal continental, já não atingirá. Açores pertencem a Portugal. ;)

Mais uma vez, os Açores passaram no teste, com uma boa preparação antecedente, ao contrário do que muitos previam. E ainda bem que passamos!

Winter is coming.

2. FranciscoSR

FranciscoSR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2012
    Local:
    Ponta Delgada
  3. supercell

supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    3 Mai 2012
    Local:
    Aveiro
    O furacão já passou todas as ilhas dos Açores, certo?

4. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    O sistema sim, resta a ondulação que tende a normalizar no resto do dia...

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal
    Eu às vezes não percebo muito bem certas pessoas no fórum. Se não passar na estação do IM é mentira, se os valores médios tiverem um x valor e existir um valor anormal é logo mentira.

Parece que nunca sentiram o tal pré-aviso de chuva forte, duas ou três rajadas fortes e isoladas um trovão e depois uma carga de água.

Não sei quais as máquinas instaladas no PE, mas os Aerogeradores mais recentes têm os anemómetros ultra-sónicos...

Ainda bem que não temos noticias de pior dos Açores.

6. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Mesmo que esse valor de 236 Km/h tivesse sido medido por alguma estação do IM eu colocaria em causa...acho demasiado elevado..as estações do IM obedecem a condições de instalação padrão rigorosas, contudo não estão livres de ocorrerem erros com os dados das mesmas,como aconteceu há dias com a Estação de Macedo de Cavaleiros se não estou em erro , em que apresentava valores de temperatura completamente irreais para a época e, sobretudo ,para as condições meteorológicas do momento. O serem estações oficiais não as torna imunes a erros ou mau funcionamento...

7. Snowy

Snowy
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Ponta Delgada
    Bom dia

Felizmente que não foi mais do que uma noite de mau tempo, até consegui dormir bem durante a noite e apenas acordei por volta das 4h a fim de me certificar que estava tudo bem e que não havia notícias de estragos ou alguma situação de risco nos locais onde tenho familiares e voltei ao sono :)

Julgo que a protecção civil esteve de parabéns, tudo correu pelo melhor e espero que o facto de nada de mais ter acontecido não faça com que as pessoas relativizem a situação se ela se verificar novamente um dia destes. A prevenção nunca é demais nestas situações e se nada de grave acontece, tanto melhor. Prevenção nunca é uma perda de tempo.

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Snifa, nem é preciso haver erros paralelos, os próprios erros são inerentes aos aparelhos mesmo em anemómetros ultrasónicos...

Um mero exemplo de um equipamento da Vaisala: http://www.hobeco.net/pdf/WMT50.pdf

Para 60m/s (216 km/h), que é o limite de detecção do aparelho, temos um erro de 5% na medição, ou seja 9km/h. Eu não duvido da ordem de grandeza dos valores e até admito a veracidade dos mesmos. Agora tanto para dados do IM ou para outros dados de outras instituições há que ter em atenção estes aspectos... é difícil medir condições extremas, sobretudo quando estão no limiar da própria capacidade de aquisição dos materiais em causa.

9. SPCM1977

SPCM1977
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Ago 2012
    Local:
    Poanta Delgada - Santa Clara
    ás 5 da manha acordei e senti algum vento

10. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Sim Vitamos, há sempre a margem de erro dos aparelhos. Não digo que seja completamente impossível...apenas acho alto demais, ou então alguma rajada excepcionalmente forte atingiu mesmo o anemómetro..não é impossível, apenas tenho algumas reservas na veracidade desse valor..:thumbsup:

236 Km/h é muita fruta...:D

11. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Pelo que entendi, foi no topo de uma torre eólica onde o vento é sempre superior e a mesma estava aos 150 metros de altitude, pelo que pode não ser assim tão surpreendente. A única coisa mais estranha foi eventualmente o carácter isolado, mas pode acontecer.

Um dado destes pode sempre ser utilizado se fosse necessário para validar alguma coisa, teriam é que estudar as circunstâncias e fazer a respectiva redução para o vento aos 10m. Recordo-me duma palestra da EDP, REN e APMG sobre o ciclone do Oeste onde um dos intervenientes chamou a atenção que os ventos que estava a mencionar eram do topo das torres e ainda havia uma diferença significativa para os 10m. Pelo que qquando se fala destes valores na televisão deviam mencionar este pormenor, não falamos da mesma ordem de grandeza, e viu-se até ontem um dos meteorologistas numa entrevista até um pouco incomodado e a salientar que até aquele momento a maior rajada tinha sido de 112km/h.
    Os menos habituados talvez não saibam, mas estes dados são importantes, tenho ideia que na reanálise pós-temporada do furacão Gordon de 2006 a intensidade do mesmo foi revista em baixa com os dados locais e eventualmente outros que foram observados.

Mas tem que ser estações standard, a usar outros dados, os mesmos tem que ser estudados e ajustados. Neste caso teriam que estudar o equipamento, que condições havia nesse exacto momento, etc que justificasse o que registou. Num furacão com ventos médios por exemplo de 100km/h, se houver convecção violenta a esse vento soma-se o vento de outros fenómenos como downburst's e localmente o vento pode ser muito mais intenso, podem ocorrer meso-vórtices muito intensos devido à turbulência do vento, etc.

Não é raro numa tempestade qualquer a mesma ter sido moderada em todo o lado menos numa zona qualquer com menos sorte que assistiu a mais destruição que todos as restantes. Podem não acreditar, mas após anos a acompanhar estes fenómenos, sei que a maioria das pessoas quando acaba ficam com a sensação que foi mais fraco que se esperava. A maioria, porque muita vez há uma pequena "minoria" que teve muito azar e se lixou.

Os anemómetros das torres devem ter qualidade porque afinal o negócio delas é o vento, e a operação das mesmas, até por causa destes eventos mais extremos, depende do rigor dos dados, um registo errado dos vento podia significar a destruição da torre que como todos sabem, a partir de certa intensidade são imobilizadas. Agora, erros podem sempre acontecer em qualquer equipamento....

Há uma historia curiosa sobre estas coisas. Quando foi o infame Furacão Andrew de 1992 o NHC precisava de dados para validar informação pós tempestade para fins científicos/climatológicos.
    Um dos poucos dados que tinham de certo quadrante do furacão era duma rajada duma estação pessoal, que registou 184kt antes de ser destruída, tal como a casa onde estava.

Na altura o NHC comprou 3 anemómetros iguais e estudou-os (e destruí-os) em túnel de vento para aferir o rigor e margem de erro nestas condições extremas.
    Como o vitamos referiu tudo tem certa margem de regular de operação e nos limites pode haver mais erro e falhas.

12. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Depois do pior ter passado e de tudo correr bem, nos Açores. :) Mas deve ser uma coisa fantástica, assistir a um fenómeno destes, deve dar cá uma adrenalina. :D

No Bom dia Portugal às 8 h da manhã, referiram a rajada de vento no parque eólico de 236 km/h.

Um dia ainda vou assistir a um furacão ao vivo. :D

13. Schakal

Schakal
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Ago 2012
    Local:
    Lagoa
    Bom o Gordon não me correu como previsto. Era suposto eu ir atualizando a situação com vários vídeos fotos etc mas ao que parece a ZON veio para chatear :)
    Deixo aqui um vídeo registado ás 6 e picos da manhã. O que mais me surpreendeu foi sem dúvida a ondulação, nesta zona é muito raro ter uma ondulação desta altitude. Quanto ao vento e precipitação, nada de anormal que já não se tenha sentido por aqui.

#733 Schakal, 20 Ago 2012 às 13:17
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  14. Pirata

Pirata
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Set 2010
    Local:
    Ipswich - UK
    Cuidado com os desejos :D . A epoca de furacoes ainda nao acabou, vamos la ver se nao aparece por ai outro Vince a caminho do algarve de novo.

Isso sim ja seriam coincidencias a mais :lmao::lmao::lmao::lmao:

15. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Foi o que eu disse a uns dias mas pouca gente me entendeu :D até preferiram dormir :p

Partilhar esta Página