Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

O povo dos Açores,já apanharam piores tempestades...Sao gente de coragem e habituados a essas tempestades...

Boa tarde miripico,

Sim já tivemos tempestades mais fortes do que essa. O problema dessa vez ( e se a mesma passar pelo grupo oriental dos Açores) será mesmo a chuva, até porque como já referi acima, de inverno nos Açores é relativamente comum ventos com velocidades médias superiores a 100/km H.

O problema agora são mesmo as previsões de chuvas torrenciais (em pouco espaço de tempo) se a mesma tempestade tiver um movimento lento sobre uma ou alguma ilha. Tenho confiança que não será nada demais. Até porque os solos não andam assim tão saturados de água. Vamos ver como isto corre,

Cumprimentos
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

O povo dos Açores,já apanharam piores tempestades...Sao gente de coragem e habituados a essas tempestades...

Boa observação e muito verdadeira, sim senhor.

Por falar nisso, podem informar-me aonde posso encontrar dados sobre o Furacão Charley que passou em cheio nos Açores, salvo erro em 92?

Categoria (se não me falha a memória foi 3), rota e histórico?

Já agora, agradecia se alguém pudesse esclarecer-me melhor na minha questão anteriormente colocada.

Gracias,
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Boa observação e muito verdadeira, sim senhor.

Por falar nisso, podem informar-me aonde posso encontrar dados sobre o Furacão Charley que passou em cheio nos Açores, salvo erro em 92?

Categoria (se não me falha a memória foi 3), rota e histórico?

Já agora, agradecia se alguém pudesse esclarecer-me melhor na minha questão anteriormente colocada.

Gracias,

Por acaso lembro-me bem dessa em 92 :p Mas a que mais me impressionou foi de facto o "Tânia" e o "Bonnie" acho que em 1995 ou 96... Se alguém souber igualmente onde posso adquirir mais informações sobre o "Tânia" já agora ficaria também muito grato lol :p

Cumprimentos
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

pode ser que a acção do AA o puxe para norte e falhe o continente

O máximo que vai chergar ao continente, que mesmo assim será improvável, serão algumas rajadas de vento (80km/h) para fechar a circulação na ponte Vasco da Gama a scooters e a tupperware's...:cool:

Agora a sério, não chegará nada de substancial.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Devido ás aguas mais frias e á presença, segundo os modelos, de shear forte associado a um ramo do jet, mesmo que o Gordon chegasse á costa Portuguesa, não seria mais do que um remoinho de nuvens baixas que trariam alguma morrinha e um pouquinho de vento....nada de significante ou assinalavel:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Novo aviso, nº5, intensidade ajustada um pouco em alta, subiu para 55kt como já sdabiamos pelo best track, pelo que chegará a furacão mais cedo do que aparecia no aviso anterior. Trajecto mais ou menos a mesma coisa.

15729vl.gif



...GORDON STRENGTHENS OVER THE OPEN ATLANTIC OCEAN...


SUMMARY OF 500 PM AST...2100 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...34.2N 52.1W
ABOUT 745 MI...1200 KM ENE OF BERMUDA
ABOUT 1420 MI...2285 KM W OF THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...65 MPH...100 KM/H
PRESENT MOVEMENT...ENE OR 70 DEGREES AT 17 MPH...28 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...999 MB...29.50 INCHES



UPPER-LEVEL OUTFLOW REMAINS WELL ESTABLISHED IN ALL QUADRANTS...AND
DRY MID-LEVEL AIR HAS MANAGED THUS FAR TO REMAIN AWAY FROM THE
INNER CORE REGION. WEAK VERTICAL SHEAR COUPLED WITH SSTS GREATER
THAN 27C SHOULD ALLOW FOR SOME ADDITIONAL INTENSIFICATION TO OCCUR
DURING THE NEXT 24-36 HOURS. BY 48 HOURS...HOWEVER...ENTRAINMENT OF
DRY MID-LEVEL AIR FROM THE WEST ALONG WITH INCREASING VERTICAL WIND
SHEAR IN EXCESS OF 30 KT SHOULD INDUCE STEADY WEAKENING. AS GORDON
NEARS THE AZORES ISLANDS IN 3 TO 4 DAYS...THE CYCLONE IS FORECAST
BY MOST OF THE GLOBAL MODELS TO MERGE WITH A FRONTAL SYSTEM AND
BECOME A STRONG EXTRATROPICAL CYCLONE. THE INTENSITY FORECAST IS
ONLY SLIGHTLY HIGHER THAN THE PREVIOUS ADVISORY...AND REMAINS CLOSE
TO IV15 INTENSITY CONSENSUS MODEL.

FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 16/2100Z 34.2N 52.1W 55 KT 65 MPH
12H 17/0600Z 34.7N 49.9W 60 KT 70 MPH
24H 17/1800Z 34.9N 46.2W 65 KT 75 MPH
36H 18/0600Z 34.7N 42.5W 70 KT 80 MPH
48H 18/1800Z 34.7N 38.6W 60 KT 70 MPH
72H 19/1800Z 36.1N 30.8W 55 KT 65 MPH
96H 20/1800Z 38.8N 23.2W 45 KT 50 MPH...POST-TROP/EXTRATROP
120H 21/1800Z 41.2N 15.8W 40 KT 45 MPH...POST-TROP/EXTRATROP

$$
FORECASTER STEWART
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Também curioso que, para além de não ter havido grandes alterações nas previsões, todos os modelos têm estado sempre bastante harmonizados, não acontece muita vez.



 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Por acaso lembro-me bem dessa em 92 :p Mas a que mais me impressionou foi de facto o "Tânia" e o Bonnie acho que em 1995 ou 96... Se alguém souber igualmente onde posso adquirir mais informações sobre o "Tânia" já agora ficaria também muito grato lol :p

Cumprimentos

Ah! Bons velhos tempos!:D

Para mim, sem dúvida o pior foi o Charley. Árvores de 200 anos arrancadas pela raiz e até partidas a meio e um familiar que foi pelos ares quando foi retirar destroços no jardim que ameaçavam algumas janelas. Ainda o estou a ver de braços e pernas abertas no chão para não levantar voo.:lol:
A ondulação junto à costa, então, foi qualquer coisa de chocante:shocking:

A Tânia, salvo erro, era Tempestade tropical, mas acertou mesmo em cheio em algumas ilhas. O Bonnie pareceu-me muito mais desviado dos Açores, mas isto tudo de cabeça...
 

miripico

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
7
Local
sao mateus pico
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

A minha net nao está bem,deve ser do vento..Já houve cheias esse ano na Terceira e Sao Miguel e ninguem morreu...Isso é uma brincadeira para os Açoreanos,quem quer ver mau tempo é aqui nos Açores...Boa noite::D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Ah! Bons velhos tempos!:D

Para mim, sem dúvida o pior foi o Charley. Árvores de 200 anos arrancadas pela raiz e até partidas a meio e um familiar que foi pelos ares quando foi retirar destroços no jardim que ameaçavam algumas janelas. Ainda o estou a ver de braços e pernas abertas no chão para não levantar voo.:lol:
A ondulação junto à costa, então, foi qualquer coisa de chocante:shocking:

A Tânia, salvo erro, era Tempestade tropical, mas acertou mesmo em cheio em algumas ilhas. O Bonnie pareceu-me muito mais desviado dos Açores, mas isto tudo de cabeça...

Verdade.. o Charley fez muitos estragos também em São Miguel por causa do vento. Mas o Tânia ficou-me também igualmente na memória. Lembro-me bem da noite infernal quando ele passou aqui pela ilha. A noite tornou-se num "festival de luzes eléctricas seguidas" e o céu parecia que ia desabar. Aliás desabou mesmo.
O pior disso é que a ilha amanheceu com muitos estragos desde casas sem telhados, inundações e enxurradas, caminhos obstruídos, sem falar que houve um apagão geral na cidade lol. As ondas então foram por demais, e deram à costa muitos barcos encalhados. Se foi tempestade tropical isso já não me recordo, mas se tiver sido trouxe com ela muitos estragos.

Só espero é que desta vez, esta tempestade seja mais "amiga" das ilhas do que "inimiga".

Cumps!
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Devido ás aguas mais frias e á presença, segundo os modelos, de shear forte associado a um ramo do jet, mesmo que o Gordon chegasse á costa Portuguesa, não seria mais do que um remoinho de nuvens baixas que trariam alguma morrinha e um pouquinho de vento....nada de significante ou assinalavel:thumbsup:

Ainda bem e esperemos que assim seja, pois se a memória não me falha, em 2006, quando o furacão Gordon passou pelos Açores com categoria 1, no fim acabou por causar muito mais estragos como depressão extra tropical na Galiza do que aqui nos Açores uma vez que tivemos a sorte do Gordon ter passado entre S.Maria e S.Miguel e ter largado a "fúria" quase toda no mar.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Re: Tempestade Tropical GORDON (Atlântico 2012 #AL08)

Verdade.. o Charley fez muitos estragos também em São Miguel por causa do vento. Mas o Tânia ficou-me também igualmente na memória. Lembro-me bem da noite infernal quando ele passou aqui pela ilha. A noite tornou-se num "festival de luzes eléctricas seguidas" e o céu parecia que ia desabar. Aliás desabou mesmo.
O pior disso é que a ilha amanheceu com muitos estragos desde casas sem telhados, inundações e enxurradas, caminhos obstruídos, sem falar que houve um apagão geral na cidade lol. As ondas então foram por demais, e deram à costa muitos barcos encalhados. Se foi tempestade tropical isso já não me recordo, mas se tiver sido trouxe com ela muitos estragos.

Só espero é que desta vez, esta tempestade seja mais "amiga" das ilhas do que "inimiga".

Cumps!

Realmente, as Tânias são danadas... Um amigo esteve para casar-se com uma e, ao aperceber-se que aquela cabeça de vento tinha uma "vidazinha dupla", a casa e um dos carros foram-se ao ar.:D

Agora a sério e voltando ao assunto:

Também curioso que, para além de não ter havido grandes alterações nas previsões, todos os modelos têm estado sempre bastante harmonizados, não acontece muita vez.




É, de facto, curioso que este modelo mostra as rotas muito concentradas, o que vem a suportar a minha opinão de que ainda tudo pode acontecer...
Continuo com o meu palpite de passar entre os Grupos Central e Oriental. Então pessoal, vamos a apimentar isto e fazer umas apostas...? :p

Post scriptum: Nesta imagem seguinte, ele não está localizado mais acima do que nas cartas e modelos?

ATIR.JPG