Aqui vai, é so caçadores de tempestades ao pé do furacão. http://www.tornadovideos.net/pages/full_screen/
Segundo o NHC intrusão de ar seco nos níveis médios, como o núcleo nunca fechou bem o ar introduzia-se em espiral mesmo no interior e o Isaac passou dias a lidar com isso. Este ano tem havido muito ar seco na zonas onde se formam mais ciclones, ainda hoje se formou uma nova depressão tropical só quando ganhou alguma latitude no Atlântico. No caso do Isaac algum também vem de terra, algumas zonas dos EUA tem estado com bastante seca. http://www.wwltv.com/live-stream/exempt http://live.tvnweather.com/ http://www.ustream.tv/channel/isaac-intercept http://www.hurricanetrack.com/ http://www.mdottraffic.com/ http://www.wlox.com/global/Category.asp?c=22529 http://www.hurricanetrack.com/ http://www.orangebeach.ws/component...12/1523-tropical-storm-isaac-live-webcam-feed
Um dos diques que protege Nova Orleães cedeu às cheias provocadas pelo Isaac http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/08/29/um-dos-diques-que-protege-nova-orleaes-cedeu-as-cheias-provocadas-pelo-isaac
O furacão Isaac tem-se mantido quase estacionário, coisa que já aparecia em vários modelos desde há uns 2 dias, que ficasse ali algum tempo a "patinar", o que é mau cenário pois gera acumulados de precipitação cada vez maiores. Teve um primeiro landfall curto numa zona de terras baixas, e moveu-se um pouco para oeste regressando o centro à água pelo que não tem sido muito afectado até agora pela interacção com terra. Hoje é o 7º aniversário do landfall do Katrina em 2005.
Já com o centro todo em terra, deverá começar a enfraquecer gradualmente. Mas como se move lentamente, algumas zonas ainda vão levar com muita água
Ainda ontem à noite ouvi falarem na CNN que as bombas para esgotar a água nas zonas inundáveis não tinham capacidade para o fazer porque retiravam 1 polegada (25mm) por hora e estavam à espera de 2 a 3 polegas (50-75mm) de chuva por hora.
A epopeia do ISAAC está a terminar, como era previsto o sistema enfraqueceu para a categoria de depressão tropical. O ISAAC foi até agora mais destrutivo furacão da época (que ainda vai a meio). O NHC já não vai lançar mais avisos relacionados com este sistema, no entanto deverá continuar a largar muita chuva nos EUA nos próximos dias.
Alguém sabe os valores acumulados de precipitação provocados por este Furação, sabendo-se que demorou bastante tempo na costa !
Até ver, valores mesmo oficiais vi 15 polegadas, perto de 400mm. Tinha visto valores não oficiais acima de 20 polegadas, o maior que vi foi mesmo de 30 polegadas, mas provavelmente não foram confirmados, erros de medição muito possivelmente devido ao vento. Mas certamente surgirão resumos completos nos próximos tempos.
Segundo o Ogimet, no Aeroporto de Nova Orleães o acumulado do furacão foi de 261.8 mm, no dia 29 caíram 188 mm. O Furacão foi de categoria 1 e vi imagens na tv, o pessoal de Nova Orleães a festejar, que os diques funcionaram e foram bem gastos os mil milhões de dólares, mesmo assim houve um dique que rebentou. Então, se um furacão fraquinho de categoria 1 causou inundações, se fosse um igual ao Katrina, na minha opinião iria ser outra tragédia que os diques estoiravam todos. Será que estou errado?