Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Leslie a caminho do arquipélago da Madeira.

diBag3T.png

A caminho? Parece-me que vai passar a arrasar:hmm:
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O jet stream terá uma palavra a dizer..
A nível do seu posicionamento a Leslie entrará de Setúbal para cima, nao descarto a possibilidade de entrar bem mais a norte que o modelado..

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Creio que também na altura do Gong a tempestade fez landfall fora do sitío onde estava modelado (já não me lembro se a norte ou a sul).
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
A Protecção Civil, numa situação destas, age de acordo com o que recebe do IPMA. Tudo o que é divulgado e aconselhado, é feito de acordo com as informações do IPMA e em articulação com eles. Portanto, alguém a tabelar isto por baixo será sempre o IPMA e não a Protecção Civil.

Mas qual o propsito disso depois dos modelos que têm saído ?
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Não é nada por aí além quero bater os 160 km/h que apanhei em nova iorque com o Sandy :lol:

160 km/h é muita fruta, mas para a hora que está a ser previsto, e a um sábado, é só ficar abrigado em casa e no pasa nada, falo das pessoas em si, agora quanto aos telhados, árvores e muros devem ir parar a outro sítio. :o

E o problema é mesmo esse, é bastante notório que não há a mínima noção nas pessoas do que poderá vir, e ainda por cima se se confirmassem valores desses, seria muito mau, para não dizer outra coisa.

Espero que não, mas isto começa a soar a banhada total por parte das autoridades competentes (IPMA, Proteção Civil...).
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
160 km/h é muita fruta, mas para a hora que está a ser previsto, e a um sábado, é só ficar abrigado em casa e no pasa nada, falo das pessoas em si, agora quanto aos telhados, árvores e muros devem ir parar a outro sítio. :o

E o problema é mesmo esse, é bastante notório que não há a mínima noção nas pessoas do que poderá vir, e ainda por cima se se confirmassem valores desses, seria muito mau, para não dizer outra coisa.

Espero que não, mas isto começa a soar a banhada total por parte das autoridades competentes (IPMA, Proteção Civil...).

Lisboa, sabado à noite, gente dentro de casa ? :lol:
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
160 km/h é muita fruta, mas para a hora que está a ser previsto, e a um sábado, é só ficar abrigado em casa e no pasa nada, falo das pessoas em si, agora quanto aos telhados, árvores e muros devem ir parar a outro sítio. :o

E o problema é mesmo esse, é bastante notório que não há a mínima noção nas pessoas do que poderá vir, e ainda por cima se se confirmassem valores desses, seria muito mau, para não dizer outra coisa.

Espero que não, mas isto começa a soar a banhada total por parte das autoridades competentes (IPMA, Proteção Civil...).


Pois, aí que está, se o telhado parar a outro sítio, automaticamente deixa de ser seguro estar em casa, isto porque:

  • O vento começa a soprar para dentro de casa e os móveis e objetos começam literalmente a "voar" de um lado para o outro;
  • A chuva aparece e aí é que está tudo estragado, só mesmo a parede se safa e, e...
Pelo menos tudo o quanto estiver em sótão.
 

DFilipe

Cirrus
Registo
13 Out 2017
Mensagens
5
Local
Palmela
Mas qual o propsito disso depois dos modelos que têm saído ?

Pois, realmente isso já não sei. Eu conheço a forma de trabalhar da Protecção Civil. Do IPMA não, e em relação a meteorologia sou apenas um inculto que tenta aprender alguma coisa aqui convosco :)
Se o cenário é pior do que tem sido passado, não consigo perceber a razão do IPMA não o estar a ver correctamente.

Edit: basta ir ao site do IPMA e ver as previsões que disponibilizam. Se eu não viesse aqui, iria assumir isto como um diazinho de mau tempo.
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
Portugal/continente, nunca teve um furacão entrando no país?