Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Éire

Cirrus
Registo
13 Mar 2008
Mensagens
61
Local
Kildare, Irlanda
Bom dia todos. Quería saber o que acontece quando o IPMA declara alerto vermelho. É obrigatório fechar escolas, empresas, etc., como aquí na Irlanda? Um ano atrás houve alerta vermelho nacional aquí por ex-furação Ophelia (ainda se a meia ocidental do pais não estava por recebir ventos fortes ), todas as escolas e empresas foram fechadas e toda gente ficar a casa. Louco. No fim, só o litoral sul recebeu ventos de nivel vermelho (>130 kph).
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Cá está!
@rozzo quando ontem falei em sting Jet, apenas transmiti a minha interpretação das imagens de satélite e radar e, de forma nenhuma foi minha intenção ser dramático e causador de pânico...

Poderia estar errado, é certo. Mas acertei desta vez...

b77f28e88f9272b2b63d3df330a3e20a.png



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
do que sei não, o que costuma acontecer é fechar escolas em ocasiões muito especificas como neve mas só em poucos locais e só muito raramente ocorre e são as entidades locais,
duvido sequer que faltar ao trabalho por mau tempo mesmo com avisos vermelhos sirva de justificação, posso estar errado mas não me lembro de alguma vez o estado ter ordenado uma paragem por causa do clima
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
do que sei não, o que costuma acontecer é fechar escolas em ocasiões muito especificas como neve mas só em poucos locais e só muito raramente ocorre e são as entidades locais,
duvido sequer que faltar ao trabalho por mau tempo mesmo com avisos vermelhos sirva de justificação, posso estar errado mas não me lembro de alguma vez o estado ter ordenado uma paragem por causa do clima
Não sei não... Imaginemos que ocorria um temporal do género daquele que atingiu principalmente a zona de Coimbra, durante o dia na generalidade do território?! Quantas fatalidades não haveria? De todas as tempestade que me lembro desde que acompanho a meteorologia, praticamente todas nos atingiram com maior impacto durante a noite. Como exemplo temos o Gong, a Ana e agora foi a Leslie, entre outras noutros anos. Por acaso no dia em que foi registado aquele valor de 169km/h no Cabo da Roca, era de dia mas era um sábado o que acaba também por ser diferente de um da semana. Se ocorresse mesmo algo deste género durante um dia de trabalho, certamente teriam de suspender muitos serviços...Não estamos livres de algum dia isso vir mesmo a acontecer.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia todos. Quería saber o que acontece quando o IPMA declara alerto vermelho. É obrigatório fechar escolas, empresas, etc., como aquí na Irlanda? Um ano atrás houve alerta vermelho nacional aquí por ex-furação Ophelia (ainda se a meia ocidental do pais não estava por recebir ventos fortes ), todas as escolas e empresas foram fechadas e toda gente ficar a casa. Louco. No fim, só o litoral sul recebeu ventos de nivel vermelho (>130 kph).
O ipma não declara alertas. Emite avisos!
Quem declara alertas é a Protecção Civil.

A escala de avisos é completamente diferente da escala de alertas.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não sei não... Imaginemos que ocorria um temporal do género daquele que atingiu principalmente a zona de Coimbra, durante o dia na generalidade do território?! Quantas fatalidades não haveria? De todas as tempestade que me lembro desde que acompanho a meteorologia, praticamente todas nos atingiram com maior impacto durante a noite. Como exemplo temos o Gong, a Ana e agora foi a Leslie, entre outras noutros anos. Por acaso no dia em que foi registado aquele valor de 169km/h no Cabo da Roca, era de dia mas era um sábado o que acaba também por ser diferente de um da semana. Se ocorresse mesmo algo deste género durante um dia de trabalho, certamente teriam de suspender muitos serviços...Não estamos livres de algum dia isso vir mesmo a acontecer.

entendo o que queres dizer, mas vendo o histórico duvido que tal acontecesse, como referi quando neva, o que é raro e só em poucos locais no interior, o máximo que me lembro são os concelhos e freguesias que decidem manter as escolas fechadas, mas nunca empresas ou serviços estatais. so quem já conduziu na neve sabe a dor de cabeça que é sem o equipamento certo e mesmo com ele nada é garantido, uma pequena subida pode tornar-se intransponível, noutros países como foi dito para-se tudo mas mesmo tudo incluindo ao fim de semana com agentes a patrulhar,
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Leslie: queda de árvore matou uma pessoa em Montemor-o-Velho

https://www.dn.pt/pais/interior/mau-tempo-um-morto-em-montemor-o-velho-9999722.html

O que parece estranho é a Autoridade Nacional de Protecção Civil não saber de nada às 13h00 de hoje e serem fontes dos municípios a confirmar estas notícias trágicas.
Para aqueles que falaram em fiascos e flops... ainda acham isso? Ou teria de arrasar tudo à vossa volta, inclusivo os vossos bens para ser um evento a sério?
 

AJJ

Cumulus
Registo
1 Nov 2015
Mensagens
384
Local
Avenidas Novas, Lisboa
Leslie: queda de árvore matou uma pessoa em Montemor-o-Velho

https://www.dn.pt/pais/interior/mau-tempo-um-morto-em-montemor-o-velho-9999722.html

O que parece estranho é a Autoridade Nacional de Protecção Civil não saber de nada às 13h00 de hoje e serem fontes dos municípios a confirmar estas notícias trágicas.
Para aqueles que falaram em fiascos e flops... ainda acham isso? Ou teria de arrasar tudo à vossa volta, inclusivo os vossos bens para ser um evento a sério?

O CM fala em 2 já
 

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Acho que a informação à população foi muito pouca. Pessoalmente prefiro que me alertem para a possibilidade de levar com um furacão, mesmo que não se venha a verificar, que ser avisado em cima da hora ou não ser avisado. Admito que outras pessoas pensem de forma diferente. Aqui na minha zona, acho que quase ninguém tinha noção que íamos ter vento tão forte como tivemos e, mesmo as autoridades competentes. Já nem vou falar do acompanhamento feito pela proteção civil do Município de Nelas...que em termos de informação é inexistente.
Acho que a proteção civil deveria fazer outra acompanhamento da situação. A partir de certa altura só sabíamos algo pelas televisões e sinceramente dizem cada coisa.
Felizmente foi a um sábado de noite, ou a coisa poderia ser mais grave.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não há vítimas mortais relacionadas com a tempestada Leslie

O INEM esclareceu hoje que não se registou nenhuma vítima mortal relacionada com a passagem do Leslie por Portugal, apesar de duas pessoas terem morrido em locais afetados pela tempestade. Bruno Borges, coordenador da Sala de Situação Nacional ativada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) para acompanhar a passagem do Leslie, disse à agência Lusa que se registaram duas mortes em zonas afetadas pela tempestade, em Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra, mas não estão relacionadas com o mau tempo. O responsável adiantou que as duas pessoas morreram de doença súbita, "aparentemente em paragem cardiorrespiratória", e "sem sinais de trauma".

Destak/Lusa
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Não há vítimas mortais relacionadas com a tempestada Leslie

O INEM esclareceu hoje que não se registou nenhuma vítima mortal relacionada com a passagem do Leslie por Portugal, apesar de duas pessoas terem morrido em locais afetados pela tempestade. Bruno Borges, coordenador da Sala de Situação Nacional ativada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) para acompanhar a passagem do Leslie, disse à agência Lusa que se registaram duas mortes em zonas afetadas pela tempestade, em Montemor-o-Velho e Pampilhosa da Serra, mas não estão relacionadas com o mau tempo. O responsável adiantou que as duas pessoas morreram de doença súbita, "aparentemente em paragem cardiorrespiratória", e "sem sinais de trauma".

Destak/Lusa


Uma grande confusão... a autarquia de Montemor-o-Velho deu a informação de que um homem tinha sido atingido por uma árvore, em Amieiro, freguesia de Arazede. O INEM fala "aparentemente em paragem cardiorrespiratória", e "sem sinais de trauma". Enfim... alguém ficou mal na fotografia... resta saber quem.
Agora dizer que não está relacionada com a passagem do Leslie por Portugal, pode não estar correto. Penso que pode não estar relacionado diretamente mas a paragem cardiorrespiratória pode ter sido provocada pelo susto ou pânico devido à Leslie e assim estar relacionado indiretamente. Em Pedrogão penso que no número oficial constam 2 mortes que foram de vítimas indiretas.