623 WTNT33 KNHC 291455 TCPAT3 BULLETIN Hurricane Lorenzo Advisory Number 29 NWS National Hurricane Center Miami FL AL132019 1100 AM AST Sun Sep 29 2019 ...INTERESTS IN THE AZORES SHOULD MONITOR THE PROGRESS OF LORENZO... ...WATCHES COULD BE ISSUED FOR THOSE ISLANDS LATER TODAY OR TONIGHT... SUMMARY OF 1100 AM AST...1500 UTC...INFORMATION ----------------------------------------------- LOCATION...25.9N 44.4W ABOUT 1315 MI...2115 KM SW OF THE AZORES MAXIMUM SUSTAINED WINDS...145 MPH...230 KM/H PRESENT MOVEMENT...NNE OR 15 DEGREES AT 10 MPH...17 KM/H MINIMUM CENTRAL PRESSURE...938 MB...27.70 INCHES
Aviso 29: Basicamente tudo na mesma. 80-90 nós de intensidade aquando da passagem pelas ilhas mas não se pode excluir um pouco mais intenso (95 nós). É preciso esperar para ver. Para facilitar a noção da abrangência dos ventos clicar aqui e subsequentemente 'Lorenzo' e 'wind field' (escolher hora à descrição).
Neste momento, a probabilidade das Flores e do Corvo de apanharem com ventos de intensidade tropical é superior a 90%.
980hPa... era bom, era. Em suma... O Lorenzo tem potencial para ultrapassar o 'Neptuno na Horta' tanto em protagonismo como em intensidade. Desta vez quase toda a gente tem telemóvel e sabe com antecedência que vem borrasca. A duração da fase mais severa (ventos equivalentes a cat. 2 e cat. 1 muito intensos) deve ser mais ou menos a mesma (umas 6-12 horas). Não, a malta do GOc não deve ver nenhum 'efeito estádio'. Não vale a pena espreitar. Os indígenas não estão habituados a este tipo de coisas por isso há que ter isto em mente: Não basta só arrumar/segurar tudo o que esteja solto. Todas as superfícies envidraçadas têm que ser reforçadas de uma forma ou de outra para prevenir o risco de quebra. Ninguém gosta de ter pedaços de vidro a voar a alta velocidade dentro de casa. Paralelamente, não é muito recomendado assistir à ventania perto de uma janela. Quando é nas Caraíbas troço com os cocos voadores. Mas é a sério. Mesmo pequenos vasos (especialmente os localizados em janelas ou varandas) podem voar e causar danos bastante feios. Há que avisar a vizinhança. Muito cuidado com o local onde se estaciona. Vão voar telhas e certamente muita árvore (tendencialmente mais pequena e mais exposta) irá cair. Mas basta um ramo mais grosso para danificar um carro. Dificilmente alguém vai ter a sua casa arrancada das fundações. Mas algumas podem ficar sem muitas telhas e com muitas janelas/portas partidas. Reajam com indignação mas com paciência a quem subvalorizar a relevância desta tempestade mediante a evocação de ciclones passados com pouco impacto. Este pode mesmo passar por cima das ilhas e ninguém nas últimas décadas passou por algo semelhante.
Uma hora da Leslie (em Viseu!) já foi horrível, nem quero imaginar isso.. Só espero que por mais forte que seja sofram o mínimo possível por essas bandas e que ninguém se aleije. Infelizmente acredito que vá ser o caos, só espero que ao fim da passagem os danos se limitem a telhados maltratados e outros acontecimentos de somenos e que a volta à normalidade seja rápida.
Esperemos que passe a oeste dos nossos irmãos florentinos e corvinos. O que é certo é que no passado já passaram pelos Açores alguns furacões severos... Mas as pessoas têm a memória curta, e quem passou por eles certamente já não está cá para contar.. Claramente que não é muito usual, mas como eestamos no meio do Atlântico e afastados dos continentes, temos uma maior possibilidade de pontualmente sermos visitados por estas borrascas. Inclusivé, a História dos Açores, (desde o início do povoamento) é muito rica sobre esse tema. É a realidade de quem vive em pleno oceano Atlântico. Esperançosamente torço para que as nossas ilhas sejam poupadas, ou quanto muito uma passagem rápida e suave...
A saída das 12z do GFS continua a não poupar as Flores e o Corvo... Seriam 6 horas com ventos médios de força de furacão.
Posso estar completamente enganado, mas estou a achar o trabalho do IPMA um bocado relaxado demais face à situação. Edit: não me refiro, naturalmente, ao aviso presente mas à ausência de avisos futuros.
Talvez durante o serão emitam os avisos vermelhos para os grupos ocidental e central. Ou quando atualizarem o comunicado pelas 19h hora dos Açores.