Se o furacão vai passar muito mais proximo do grupo ocidental, porque é que existe uma maior probabilidade de ser o central a levar com rajadas superiores a 200 Km/h?
porque o modelo Europeu coloca o núcleo a passar a este do grupo ocidental e os ventos mais fortes a atingir o central
O Europeu coloca rajadas de 179 mph ( 288 Km/h ) mas certamente será no topo da montanha do Pico. .é muita fruta.. Em zonas ao nivel do mar, ou lá perto, as rajadas andarão pelo s 140/150 Km/h, com a tal probabilidade referida pelo IPMA (40%) de serem atingidos valores acima dos 200 Km/h.
Segundo o modelo Europeu os ventos mais fortes estão na parte leste da tempestade, daí o GC levar com os ventos mais fortes caso o núcleo passe sobre ou ligeiramente a Leste do GOc. No topo do Pico deve ser a loucura, como se deve imaginar e deve chegar bem aos 300km/h. Nesta carta, penso que o valor é 289km/h. No que diz respeito à precipitação, não deve ser nada de especial porque os acumulados maiores ficam a Oeste do GOc, mas isto segundo as previsões.
Este é o update sobre as operações de busca e resgaste dos tripulantes do Bourbon Rhode, realizado hoje numa conferência de imprensa na Marselha: Fonte: https://www.globenewswire.com/news-...e-on-search-operations-for-Bourbon-Rhode.html Foram resgatados 3 tripulantes. Continuam desaparecidos os outros 11. Fonte: https://www.seatrade-maritime.com/n...ed-after-offshore-vessel-bourbon-rhode-sinks/
O ciclone estará em transição extratropical aquando da passagem pelos Açores. Em termos simples, o ciclone perderá a sua uniformidade (tropical) passando a ser mais assimétrico (incluindo no campo de ventos). São as depressões, vá, comuns. Aviso 30: 75 nós é hostil mas mais razoável. ---
Relativamente aos grandes acumulados a oeste do GOc... Ainda me lembro do Ophelia. Vai ocorrer adveção de ar tropical húmido do ciclone para a frente, aumentando isto os valores de água precipitável (e talvez aumentar a humidade relativa). Se este fenómeno se vai converter em precipitação efetiva, só na altura se verá (porque aqui não choveu de todo o que o GFS previa). Intrusões de ar seco podem reduzir brutalmente os acumulados. Para os indígenas pouco interessa, mas cá fica a 'curiosidade'.
652 WTNT33 KNHC 292044 TCPAT3 BULLETIN Hurricane Lorenzo Advisory Number 30 NWS National Hurricane Center Miami FL AL132019 500 PM AST Sun Sep 29 2019 ...NOAA HURRICANE HUNTERS FIND LORENZO WEAKER BUT STILL A LARGE AND POWERFUL HURRICANE... ...WATCHES COULD BE ISSUED FOR THE AZORES LATER TONIGHT... SUMMARY OF 500 PM AST...2100 UTC...INFORMATION ---------------------------------------------- LOCATION...26.9N 44.2W ABOUT 1260 MI...2025 KM WSW OF THE AZORES MAXIMUM SUSTAINED WINDS...115 MPH...185 KM/H PRESENT MOVEMENT...NNE OR 15 DEGREES AT 10 MPH...17 KM/H MINIMUM CENTRAL PRESSURE...948 MB...28.00 INCHES
Não foi dado muito ênfase ao furacão Lorenzo no Telejornal da RTP Açores (3-4 minutos). Nem sequer fizeram qualquer reportagem com os meteorologistas da Delegação Regional dos Açores do IPMA No entanto, a RTP Açores está a emitir uma vinheta dedicada ao Lorenzo com medidas de autoproteção, com o apoio do SRPCBA.
Boas Da última vez, se não me engano foi de 3 a 5. Achas possível, e como se intensificou bastante depois de cada substituição e como já falaste que ainda ia a águas mais quentes que está agora, que vá novamente a nível 5!? E se for, se calhar para perder muita intensidade até aos Açores vai ser preciso muitas condições adversas, e é melhor esquecer a temperatura da água....vai ter pelo trajecto!?