Furacão LORENZO (Atlântico 2019 #AL13)

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
2420c6c0b3e6650630e6d695d8f9f765a1b105dfbe9495e3c51ea3e2edc59bf4.gif

Está transição foi bem mais rápida que a anterior, ou foi impressão minha!?!?
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boas
Da última vez, se não me engano foi de 3 a 5.
Achas possível, e como se intensificou bastante depois de cada substituição e como já falaste que ainda ia a águas mais quentes que está agora, que vá novamente a nível 5!?
E se for, se calhar para perder muita intensidade até aos Açores vai ser preciso muitas condições adversas, e é melhor esquecer a temperatura da água....vai ter pelo trajecto!?
Já não vai a Cat 5... nem a cat 4 penso eu.
 
  • Gosto
Reactions: Aine e Wessel1985

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em minha opiniao, vai atingir os Acores com intensidade de categoria 2. Ate pode ser categoria 1, mas visto ja ter sido um furacao de categoria 5, e de grande dimensao, e preciso ter muito cuidado. Provavelmente nao vai ser categoria 3, mas isso nao esta fora de questao ainda.

Em todo o caso, vai ser bastante intenso e, se fosse eu, eu evacuaria das ilhas que vao levar com o olho: Flores e Corvo. Por precaucao. Nao fica fora de questao rajadas ser superiores a 250kmh e os ventos esporadicamente acima dos 150kmh.

As ilhas do Grupo central tambem tem que prestar bastantes cuidados. Visto apanharem talvez com ventos de categoria 1 e rajadas superiores aos 200kmh.
Devera ser seguro tendo o cuidado em estar numa casa solida e fora do alcance de uma storm surge.

Ja o grupo oriental vai ser afectado talvez por ventos de tempestade tropical, ou seja, umas horas de abrigo, em que nao convem sair de casa, mas nada de extraordinario.

Em minha opiniao, existe uma enorme neglicencia por parte das autoridade e dos media, em nao dar enfase ao Lorenzo.

Faz-me lembrar o Katrina em 2005. O furacao de cat inicialmente 5 e depois 4, ia direitinho para New Orleans. O accuweather falava de um impacto catastrofico. Nao se falou muito, o desastre aconteceu.

Levem a serio este evento. Na melhor das hipoteses, tudo corre bem, e talvez houve precaucoes a mais.
Na pior das hipoteses, os ventos acima dos 200kmh vao causar fatalidades (se nao houver precaucoes.) e muito danos em algumas ilhas.
 
Última edição:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Como vivo no UK, tambem estou algo curioso em saber se o Lorenzo vai nos atingir ou nao. Especialmente porque vivo pouco acima do nivel do mar e proximo da costa.

A maioria dos modelos parece agora indicar que o Lorenzo vai progredir mais para norte, e afectar primeiro a Islandia, parar por aquela zona durante algum tempo, e so depois o norte da Escocia.
Mas antes, os modelos davam o Lorenzo a atingir directamente a Irlanda, dois dias depois dos Acores.

Em qualquer dos casos, isso e so com a intensidade de uma tempestade tropical forte.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
A confirmar-se o que todos apontam, amigos acorianos muito cuidado! Experienciei o Leslie em coimbra (que provavelmente teve menos intensidade que vai ter este furacão), e ainda acho que foi uma sorte nao ter morrido ninguem. Posso estar a ser polemico mas não se fiem nas autoridades oficiais, no Leslie foi vergonhoso o que se fez em termos de prevencao. Nem a porcaria dos espaços publicos ( Shoppings, etc, fecharam), estava tudo a falar na capital, quando por aqui tinhamos informacao que toda a costa estava em risco. Não houve um Unico sms da prociv. O vento que vi nesse dia foi algo de assustador, eu, que gosto de ver tempo severo, senti que aquilo era demais. Choviam telhas, caiam arvores e carros travados andavam levados pelo vento. Caiam vasos, voavam estoros. Só não tive grande riscos de danos patronomiais (carro), porque sabendo do que vinha escolhi um local de estacionamento seguro. E a casa era numa cave, em que a janela que tinha aberta foi a porta para centenas de folhas
 

Peterboss

Cirrus
Registo
15 Jan 2016
Mensagens
79
Local
Angra do Heroismo
A confirmar-se o que todos apontam, amigos acorianos muito cuidado! Experienciei o Leslie em coimbra (que provavelmente teve menos intensidade que vai ter este furacão), e ainda acho que foi uma sorte nao ter morrido ninguem. Posso estar a ser polemico mas não se fiem nas autoridades oficiais, no Leslie foi vergonhoso o que se fez em termos de prevencao. Nem a porcaria dos espaços publicos ( Shoppings, etc, fecharam), estava tudo a falar na capital, quando por aqui tinhamos informacao que toda a costa estava em risco. Não houve um Unico sms da prociv. O vento que vi nesse dia foi algo de assustador, eu, que gosto de ver tempo severo, senti que aquilo era demais. Choviam telhas, caiam arvores e carros travados andavam levados pelo vento. Caiam vasos, voavam estoros. Só não tive grande riscos de danos patronomiais (carro), porque sabendo do que vinha escolhi um local de estacionamento seguro. E a casa era numa cave, em que a janela que tinha aberta foi a porta para centenas de folhas

Eu que sou açoriano, penso que ninguém está preparado para tal furacão com semelhante tamanho.
Vejo pessoas desinformadas, a tv regional e nacional nada faz para alertar, vejo pessoas que levam o assunto como brincadeira.
Na quarta-feira veremos o que aconteceu na pós passagem do Lorenzo...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, eu recordo-me de um furacao a serio, provalvelmente categoria 1, que atingiu o Porto, nos anos oitenta, num Setembro (nao me recordo do ano). Lembro.me de ver muitos arvores grandes da cidade caidas. Por exemplo, na praca da Lapa, metade das tileiras foram abaixo nessa tempestade. Nunca vi mais vi algo identico em Portugal. Investigando a internet, creio que foi ou o Bob em 91 ou o Frances em 92.

Em 2002, lembro-me da passagem dos restos de uma tempestade tropical, em Braga, que provocou ventos fortes, cheias de chuva e temperatura quente, mas nada comparavel ao que vi nos anos oitenta (creio que foi os restos do Kyle). Lembro-me tambem da passagem dos restos do Gordon 2006 na Galiza, algo poderoso. E lembro-me dos restos de uma tempestade tropical nos Acores em Setembro de 2015 (creio que era o Fred).

Nao me recordo com certeza dos nomes da maioria destas tempestades tropicais que afectaram Portugal.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A Leslie foi furacão de categoria 1 até uns parcos km antes do landfall. Bastou passar por águas mais frias (abaixo de 20°C) para começar a dissipar-se. No entanto, a dissipação ocorreu exatamente na costa, daí os ventos de furacão sentidos na Figueira da Foz e zonas adjacentes. Possivelmente o vento até chegou aos 200 km/h em zonas como a Serra da Boa Viagem ou o Cabo Mondego, aquando da passagem da Leslie, pois são zonas que normalmente já têm mais vento que a Figueira da Foz. :eek:

Este furacão, para além de ser um dos mais intensos da história, vai passar muito mais próximo das ilhas do que o Ophelia, logo vai causar, quase de certeza, mais estragos.:( E vem numa má altura: campanha eleitoral. :lol:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Esperemos é que não haja ainda uma cereja no topo do bolo:intrigante:. Os modelos insistem numa transição extratropical bastante rápida a iniciar-se, na prática, aquando a passagem pelo arquipélago, pelo que não seria descabido de todo, se aparecessem os famosos "sting jets". Para já não se vê nada de muito concreto, até porque este tipo de fenómenos regra geral, são muito difíceis de prever nos modelos, já que estamos a falar de áreas muito circunscritas. Só os modelos de mesoescala podem ajudar mais, mas as intrusões de ar seco estão lá.
LFnc7ev.gif

29F9z3v.gif
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Esperemos é que não haja ainda uma cereja no topo do bolo:intrigante:. Os modelos insistem numa transição extratropical bastante rápida a iniciar-se, na prática, aquando a passagem pelo arquipélago, pelo que não seria descabido de todo, se aparecessem os famosos "sting jets". Para já não se vê nada de muito concreto, até porque este tipo de fenómenos regra geral, são muito difíceis de prever nos modelos, já que estamos a falar de áreas muito circunscritas. Só os modelos de mesoescala podem ajudar mais, mas as intrusões de ar seco estão lá.
LFnc7ev.gif

29F9z3v.gif

Precisamente o que aconteceu há um ano, em Portugal, aquando da passagem do Leslie.