Furacão Matthew

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Já a precipitação é outra história, em países assim não dá para fugir muito dela

Pelo prognóstico do GFS, nos mapas da run 06z, a costa ocidental dos EUA e do Canadá irá sofrer com precipitações fora do comum com a passagem do Matthew... Sem dúvida, as autoridades americanas agiram bem em lançar o pré-aviso por causa das consequências prováveis do furação.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Landfall na península de Tiburon no Haiti
Está quase a chegar outro avião RECON

6IH0pfn.gif
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Pobre Haiti, um país com imensas fragilidades a ser atingido por esta "besta" só se pode esperar o pior :(
O percurso previsto para o Matthew é simplesmente aterrador, parte oriental de Cuba e Bahamas vão ser duramente atingidas.
Depois mesmo que não faça landall na costa oriental dos EUA tudo indica que ao percorrer toda a costa da Florida até à Carolina do Norte e com a potência que ainda terá, irá causar imensos problemas com inundações generalizadas devido à chuva e maré de tempestade e danos causados pelo vento. Um furacão a ter muito conta, que tudo indica irá deixar uma pesada fatura em vidas humanas e bens materiais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O campo de ventos mais fortes é mesmo pequeno, abaixo do normal num furacão desta categoria/intensidade. Tem cerca de 60 milhas de diâmetro, basicamente é a parede do olho como se viu nalguns gráficos e leituras de aviões.
Portanto, no que toca a destruição pura e dura por causa do vento sustentado de até 230km/h, só por muita incúria e distracção é que não se evacuam pessoas cerca de 100km para o interior ou da proximidade do mar devido à maré.
Já a precipitação é outra história, em países assim não dá para fugir muito dela, e esse deverá ser o maior problema penso eu, inundações rápidas e deslizamento de terras.

Depende... e estás mal habituado :p Nem o governo nem os habitantes devem ter dinheiro para evacuar. Um desastre ao estilo Katrina é bem possível. Quem vive numa tenda para onde é que vai evacuar?



O sudoeste haitiano tem mais de 1 milhão de pessoas (a imagem é da proliferação de doenças e isso é para ignorar). Para um país rico já seria um problema. Como será para um país falido?