Furacão OMAR (Atlântico 2008 #15)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
2º quanto à região não estar preparada, não punha as minhas mãos no fogo, mas acredito, isto não é picardia, que estamos mais bem preparados que no continente, já levamos com algumas ctástrofes naturais em cima desde tempestades tropicais,depressões em fase de cavamento, o que não é pêra doce, pequenos tornados o que aconteceu o ano passado na lagoa?penso eu que foi lá, sismos.....

Estou totalmente de acordo :thumbsup:
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
o pessimista voltou

na altura que isto aqueçe um bocadinho à uma baixa de luz e a net foi-se :mad: a EDA anda a brincar comnosco e o meu modem não gosta de brincadeiras fica :sad:

gostei de saber que o Omar resurgui, mas continuo na minha é furacão de pouca dura, as temperaturas da água estão muito baixas (nos mares dos açores anda à volta dos 21,5ºC)

penso que se chegar será em depressão tropical, o que sinceramente não me preocupa muito, pode ser um ventinho mais nada.

ao menos ele já aparece nas imagens de satélite

meteosat_D1_F.php


já fica na foto:D




1º gostava de saber se conheces os Açores?

2º quanto à região não estar preparada, não punha as minhas mãos no fogo, mas acredito, isto não é picardia, que estamos mais bem preparados que no continente, já levamos com algumas ctástrofes naturais em cima desde tempestades tropicais,depressões em fase de cavamento, o que não é pêra doce, pequenos tornados o que aconteceu o ano passado na lagoa?penso eu que foi lá, sismos.....

3º se passase um F1 garanto que iria haver alguns prejuizos, mas tambem não ia ser exgero nenhum (isto se não for em s.miguel, eles são um bocadinho exagerados;), mas fica entre nós) garanto que ser ilhéu e saber conviver com a natureza seja de qua forma for desda a fúria dela até ao seu explendor máximo
também seria bom para testar os planos do SRBPCA, é que tenho alguns que tenho duvida de estrem bem planeados, mas isto é outra história....

boa noite a todos

1º Apenas conheço a Ilha de S. Miguel...

2º Os açores já tiveram muitas tempestades isto é um facto, mas nunca um impacto directo de um furacão. Os furacões são talvez das manifestações da natureza mais fortes e destrutivas.
Concordo quando dizes que estão mais preparados do que o Continente mas não sei se estarão preparados para um furacão...

3º Só espero que se o OMAR chegar aos Açores os açorianos não o subestimem ...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
000
WTNT35 KNHC 180833
TCPAT5
BULLETIN
TROPICAL STORM OMAR ADVISORY NUMBER 20
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL152008
500 AM AST SAT OCT 18 2008

...OMAR GRADUALLY WEAKENING OVER THE OPEN ATLANTIC OCEAN...

AT 500 AM AST...0900Z...THE CENTER OF TROPICAL STORM OMAR WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 32.9 NORTH...LONGITUDE 51.5 WEST OR ABOUT 775
MILES...1245 KM...EAST OF BERMUDA AND ABOUT 1420 MILES...2285 KM...
WEST OF THE AZORES.

OMAR IS MOVING TOWARD THE NORTHEAST NEAR 16 MPH...26 KM/HR...AND
THIS GENERAL MOTION IS EXPECTED TO CONTINUE FOR THE NEXT COUPLE OF
DAYS.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 60 MPH...95 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. GRADUAL WEAKENING IS FORECAST DURING THE NEXT 48 HOURS.


TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 105 MILES...165 KM
FROM THE CENTER.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 991 MB...29.26 INCHES.

REPEATING THE 500 AM AST POSITION...32.9 N...51.5 W. MOVEMENT
TOWARD...NORTHEAST NEAR 16 MPH. MAXIMUM SUSTAINED WINDS...60 MPH.
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...991 MB.

THE NEXT ADVISORY WILL BE ISSUED BY THE NATIONAL HURRICANE CENTER AT
1100 AM AST.

$$
FORECASTER STEWART

083310W_sm.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
O sonho que alguns tinham de ver o OMAR chegar aos Açores vai cair por terra segundo as ultimas infomações do NHC
:rolleyes::rolleyes:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Lá se foi o Omar...

...Omar degenerates to a remnant low...


at 1100 am AST...1500z...the center of the remnant low...former
Tropical Storm Omar was located near latitude 33.4 north...
longitude 50.7 west or about 820 miles...1320 km...east of Bermuda
and about 1365 miles...2195 km...west of the Azores.

Omar is moving toward the northeast near 15 mph...24 km/hr...and
this motion is expected to continue during the next day or so.

Maximum sustained winds are near 40 mph...65 km/hr...with higher
gusts.
Omar no longer has enough thunderstorm activity to be
considered a tropical cyclone. The remnant low is expected to
weaken and dissipate over the next day or so.

Tropical storm force winds extend outward up to 70 miles...110 km
mainly to the southeast of the center.

Estimated minimum central pressure is 1002 mb...29.59 inches.

This is the last public advisory issued by the National Hurricane
Center on this system.
Additional information on this system can be
found in high seas forecasts issued by the National Weather
Service..

at200815_sat_anim-1.gif
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
tanto que falaram mal de mim, o pessimista, mas tinha razão.

é assim, o anticiclone, faz sempre maravilhas é o nosso protector, nesta altura do ano ele faz sempre das suas, bloqueia tudo.
o pior é quando ele se desloca mais para sul ou para norte e aí ficamos desprotegidos é que apanhamos com tudo e mais alguma coisa.

nem F1, nem STD, nem nada:angry:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
para quem acompanhou este furacão desde o inicio, como eu, segui todas as previsões dele devem ter reparado que é mesmo impossivel prever qual a sua trajéctória, por muito avançado que seja o modelo.

o Omar foi um exemplo perfeito disto que estou a falar.

bem penso que agora é esperar para a proxima epoca porque esta já era.
 

Milhafre

Cirrus
Registo
16 Out 2008
Mensagens
6
Local
Ribeira Grande - S.Miguel - Açores
2º quanto à região não estar preparada, não punha as minhas mãos no fogo, mas acredito, isto não é picardia, que estamos mais bem preparados que no continente, já levamos com algumas ctástrofes naturais em cima desde tempestades tropicais,depressões em fase de cavamento, o que não é pêra doce, pequenos tornados o que aconteceu o ano passado na lagoa?penso eu que foi lá, sismos.....

3º se passase um F1 garanto que iria haver alguns prejuizos, mas tambem não ia ser exgero nenhum (isto se não for em s.miguel, eles são um bocadinho exagerados;), mas fica entre nós)


Concordo em absoluto! Aliás sismos é o pão nosso de cada dia aqui na maior ilha açoriana, e também que São Miguel é a ilha dos Açores com o vulcanismo mais activo de todas, para não falar em enxurradas, ventos ciclónicos e por aí fora. Aliás de todas as ilhas, São Miguel é a mais martirizada devido não só à sua posição geográfica como à sua orografia muito acidentada obviamente. E é por esse mesmo paradoxo que somos cognominados de "ILHA VERDE", porque água é o que não falta aqui na ilha do Arcanjo! Bem haja à natureza que criou a nossa linda ilha :)

Consideras ser um exagero uma vila ser parcialmente destruída pela passagem de um tornado de categoria 1, como o que passou recentemente na Vila da Lagoa? Achas um exagero inúmeros stands de carros terem sido totalmente varridos da face da terra? Achas um exagero a Fábrica de Álcool ter sido parcialmente destruída? Achas um exagero inumeras escolas, e casas particulares terem sofrido tb com o mesmo, sem falar que muitas familias perderam todos os seus haveres?
Acho que não tás a ver bem o esquema todo. É que estamos a falar de uma catástrofe natural que causou inumeras destruições. Com todo o respeito mas acho que não estás a ter bom senso para com as vítimas dessa referida catástrofe.
Vocês aí na Terceira estão-se consolando. Não se passa nada por aí, e ainda bem que assim o é. Imagino que se o mesmo se passasse na tua ilha, comcerteza não te ias referir levianamente a essa situação como um EXAGERO, mas pronto, são opiniões.

... Em relação ao furacão OMAR, ainda bem que se desviou da sua rota. Para ventos já nos basta o inverno lol.

Abraços aos demais :)
 

Milhafre

Cirrus
Registo
16 Out 2008
Mensagens
6
Local
Ribeira Grande - S.Miguel - Açores
Sim entendo e percebo o teu ponto de vista quando referes que os órgaos de comunicação social exageram. E é um facto! Mas nesse caso volto a frisar novamente que não foi exagero algum face à dimensão da tragédia!

Se São Miguel das ilhas todas é a mais fustigada, isso deve-se como já referi atrás, à sua posição geográfica e ao seu relevo muito acidentado, pois como saberás, além da ilha do Pico, São Miguel é a segunda ilha dos Açores com maiores altitudes de relevo o que propicia a diversos e inumeros micro-climas dentro da própria ilha, ao contrário da Terceira ou de Santa Maria por exemplo.

Se formos para falar em ilhas mais fustigadas, mais pluviosas, ventosas ou até mesmo mais húmidas, então Flores e São Miguel estão no topo da lista, e por isso mesmo é que são as ilhas com maior abundância de cursos de água, que se traduzem em lagos e lagoas, cascatas e ribeiras, facto que se deve uma vez mais à morfologia e à natureza dos seus próprios solos vulcânicos, sem falar novamente nas suas posições geográficas no contexto açoriano, bem como à sua orografia muito elevada . Quanto maior forem as cotas de altitude de uma região ou ilha (entenda-se que estou a falar do seu relevo,), maior será a sua humidade e consequentemente a sua pluviosidade e circulação atmosférica associada a diversos micro-climas. Dentro da ilha de São Miguel não existe um clima definido, pois este pode variar de cidade para cidade ou de concelho para concelho.

Outro facto, a maior fajã dos Açores, ironicamente não se situa na ilha de São Jorge (ilha conhecida pelas suas fajãs), mas sim em São Miguel - a Fajã do Faial da Terra ou popularmente conhecida como Fajã de Água Retorta ou do Calhau, com o seu pequeno povoado situado nessa mesma Fajã e com um próprio micro-clima que lhe é associado!

Segundo facto: Também ironicamente a ilha Graciosa( muito seca e muito plana), é erroneamente conhecida como a ilha dos Moinhos de Vento, já que a ilha dos Açores que mais Moinhos de vento e de Água teve e tem, é a ilha de São Miguel, associado uma vez mais ao seu relevo de altitude (associado a este os muitos Moinhos de Vento), que a mantêm muito exposta a ventos, e a múltiplos cursos de água (associados a estes os muitos Moinhos de Água ao longo das suas muitas ribeiras). Portanto indubitavelmente, São Miguel faz juz ao nome que tem - "ILHA VERDE", porque esta é verde até às suas entranhas e sécas por cá não existem dado a enorme abundância de água e humidade que lhe é associada!

A ilha do Pico é a ilha mais montanhosa apenas pelo seu enorme cone vulcânico, porque o resto da ilha é bem mais seca, já Flores por se situar mais a Ocidente é mais pluviosa e se São Miguel é também e apesar de se situar bem mais a Oriente do que as Flores, a segunda ilha mais pluviosa, isso deve-se à sua posição geográfica bem como ao seu relevo muito alto. Só para lembrar que depois da montanha da ilha do Pico com 2351 metros de altitude, o Pico da Vara em São Miguel é a segunda maior elevação dos Açores com 1105 metros de altitude, e sendo o único sítio em São Miguel onde é possível a queda de neve, no Inverno, tal como no pico da ilha com o mesmo nome.

Outra questão, se realmente os órgãos de comunicação social se restringem pura e simplesmente à ilha de São Miguel, não te esqueças que isso deve-se ao facto de ser a maior ilha, e também aquela onde mais acontecimentos inéditos acontecem, portanto, obviamente haverá muito mais para dizer sobre uma terra ou um território relativamente maior do que outros territórios ou ilhas mais pequenas.

Um abraço e cumprimentos.


p.s. - Segundo as ultimas notícias os "restos mortais" do Furacão OMAR transformaram-se apenas numa simples e comum depressão relativamente próximo do arquipélago da Bermuda. Adeus OMAR :sad: lol :lol:


Cumprimentos a todos :)