Geadas

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Discussão sobre Geadas movida para aqui

O IM tem por dias de geada os dias com Tmin<0º....

Não, para geada o IM ou qualquer outra instituição que excluindo observação humana tenha que deduzir usando a temperatura, deve usar obviamente a da relva, TR min, e não T min. (Termómetro de Temperatura Mínima da Relva). A diferença entre a temperatura do ar, medida a metro e meio e a temperatura na relva pode ainda ser significativa, de alguns graus, conforme as condições e o tipo de superfície. Toda a gente que tem geada com regularidade sabe isso, que há muita geada com a temperatura do ar (a metro e meio) positiva, 1, 2, 3 ºC ou mais. Também sucede o inverso, pode haver temperaturas bastante baixas do ar, e a da relva ser superior. E claro, a temperatura, mesmo a da relva, só por si também não diz se há ou não há geada.

Vince, eu sinceramente acho esses mapas (não sei bem a fonte nem método) pouco realistas.

Sim, é um mapa grosseiro, talvez mais grosseiro do que seria desejável. Mas como referiste antes, não é fácil fazer um mapa destes. O Agreste sugeriu que deve ser antigo, é provável, hoje em dia deve ser possível fazer um mapa melhor, com recurso a modelação e usando formulas empíricas que existem para estimar a temperatura da relva pela mínima, humidade, vento e nebulosidade, etc, qualquer coisa à semelhança dum mapa de precipitação mais moderno que vi em tempos numa tese de mestrado.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Obrigado Vince por me elucidares...pensava que o Nº de dias de geada era o Nº de dias de Tmin abaixo de 0º, pois tenho em ideia que vi isso algures:)

Quanto ás diferenças da T da relva e da T a 1.5m, as diferenças médias, num pais com hr relativamente baixa como o nosso, é superior a 3º...concerteza aproximando-se dos 5 a 6º, com extremos de até 12º ou mais.

Na Lagoa de Santo André já vi geada com Tmin de 5-6º, devido a situações de fluxo de E.
Na Louriceira, que costuma situar-se acima da camada de inversão, a média da Tmin nos meses mais frios (Dez-Fev), ronda os 5º, com valores de uns 4º em Jan, e as Tmax médias pouco superam os 11-12º, apesar disso, devido ao facto de estar numa area alta, os valores absolutos de Tmin raramente superam os -1/-2º, embora a geada e o gelo sejam uma constante no Inverno, até porque os dias manteem-se frios.


Provavelmente no pico da Foia, que poucas vezes tem geadas, tambem os invernos são frios, com uns 8º de média do mês mais frio, mas devido á altitude bem acima da camada de inversão e á permanencia de valores elevados de hr ( ao contrario das zonas mais baixas), as minimas absolutas não são muito baixas....curiosamente a serra mais fria é a do Caldeirão, que fica mais longe dos fluxos humidos de NW/W, apesar de se situar perto do mar a sul.

Devido aos ventos Dominantes, a partir de uma certa distancia do mar ( uns 20km) o gradiente Térmico no Algarve toma um formato meridional, já que o mar a sul tem de facto menr importancia moderadora do que o mar a W, devido ao regime de ventos.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Obrigado Vince por me elucidares...pensava que o Nº de dias de geada era o Nº de dias de Tmin abaixo de 0º, pois tenho em ideia que vi isso algures:)

Quanto ás diferenças da T da relva e da T a 1.5m, as diferenças médias, num pais com hr relativamente baixa como o nosso, é superior a 3º...concerteza aproximando-se dos 5 a 6º, com extremos de até 12º ou mais. (...)

Bem, não sei se alguns dos membros do fórum se recordarão ou não,
mas há uns anos atrás (certamente anterior a 2005)
o site do IM na altura disponibilizava as temperaturas a 1,5m/2m
bem como, a temperatura a 5cm do solo (informação para a agricultura)
e nessa altura recordo-me perfeitamente de haver diferenças
de temperaturas superiores a 3ºC.
Alguém se lembra?
Lembro-me de ter uns "screenshots/printscreens"
de uma vaga de frio julgo que do ano de 2005,
guardado em algum CD, se algum dia eu encontrar, "posto" aqui! :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Obrigado Vince por me elucidares...pensava que o Nº de dias de geada era o Nº de dias de Tmin abaixo de 0º, pois tenho em ideia que vi isso algures:)

Quanto ás diferenças da T da relva e da T a 1.5m, as diferenças médias, num pais com hr relativamente baixa como o nosso, é superior a 3º...concerteza aproximando-se dos 5 a 6º, com extremos de até 12º ou mais.

Na Lagoa de Santo André já vi geada com Tmin de 5-6º, devido a situações de fluxo de E.
Na Louriceira, que costuma situar-se acima da camada de inversão, a média da Tmin nos meses mais frios (Dez-Fev), ronda os 5º, com valores de uns 4º em Jan, e as Tmax médias pouco superam os 11-12º, apesar disso, devido ao facto de estar numa area alta, os valores absolutos de Tmin raramente superam os -1/-2º, embora a geada e o gelo sejam uma constante no Inverno, até porque os dias manteem-se frios.


Provavelmente no pico da Foia, que poucas vezes tem geadas, tambem os invernos são frios, com uns 8º de média do mês mais frio, mas devido á altitude bem acima da camada de inversão e á permanencia de valores elevados de hr ( ao contrario das zonas mais baixas), as minimas absolutas não são muito baixas....curiosamente a serra mais fria é a do Caldeirão, que fica mais longe dos fluxos humidos de NW/W, apesar de se situar perto do mar a sul.

Devido aos ventos Dominantes, a partir de uma certa distancia do mar ( uns 20km) o gradiente Térmico no Algarve toma um formato meridional, já que o mar a sul tem de facto menr importancia moderadora do que o mar a W, devido ao regime de ventos.

Stormy, em dias de inversão térmica, propícios à geada, a humidade concentra-se nos vales e não em altitude.
É por isso que a Foia não será um local de geadas. Nem a Foia nem o alto de qualquer serra.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Stormy, em dias de inversão térmica, propícios à geada, a humidade concentra-se nos vales e não em altitude.
É por isso que a Foia não será um local de geadas. Nem a Foia nem o alto de qualquer serra.

Para boas geadas a humidade tem de ser baixa, de modo a que a temperatura possa descer...melhor, o dewpoint tem que ser baixo, de modo a que o ar ao arrefecer em condições de vento nulo, atinga a saturação com uma temperatura proxima a 0º, ou pelo menos, que permita o arrefecimento radiativo das superficies para valores da ordem dos 0º
Nas serras a humidade é superior, pelo que o dewpoint tambem o é, fazendo com que o ar não arrefeca tanto...por outro lado, mesmo quando o ar está seco, a turbulençia atmosferica não deixa o ar arrefecer muito.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Acho que tem é que ser visto de 2 maneiras:

- Por um lado sim, menos humidade favorece mais arrefecimento, e logo mais chances de geada claro.
- Por outro, com pouca humidade também as geadas são fracas, pouco há para gelar.

Só para dar um exemplo, aqui em Oeiras os dias de geada (tirando a zona baixa da ribeira) são pouquíssimos mesmo, no entanto, quando consegue arrefecer o suficiente para gear umas boas horas, as geadas ou mesmo gelo até são às vezes camadas bastante intensas, pois a humidade no ar é muita.

Portanto, a consideração directa: pouca humidade -> boas geadas não é necessariamente verdade, é como com uma manta, puxar dum lado e destapar do outro.

E o que disse o André faz sentido, em relação aos vales e montes de Algarve sim senhor. Tirando ar frio em altitude que leve a temperaturas negativas ou muito próximas dos 0º ao nível das serras, sem ser por inversão, poucas geadas haverá nesses locais altos. Outra coisa já serão vales encaixados que possam existir no meio das serras, mas aí já entramos num detalhe completamente impossível para este tipo de dados, até por comparação com o exemplo que o Vince colocou..
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para boas geadas a humidade tem de ser baixa, de modo a que a temperatura possa descer...melhor, o dewpoint tem que ser baixo, de modo a que o ar ao arrefecer em condições de vento nulo, atinga a saturação com uma temperatura proxima a 0º, ou pelo menos, que permita o arrefecimento radiativo das superficies para valores da ordem dos 0º
Nas serras a humidade é superior, pelo que o dewpoint tambem o é, fazendo com que o ar não arrefeca tanto...por outro lado, mesmo quando o ar está seco, a turbulençia atmosferica não deixa o ar arrefecer muito.

Não stormy! Se não houver humidade não gea.
Podes ter -2ºC, mas se a humidade foi de 50% não terás geada.
Ao contrário, com céu limpo, +1ºC e humidade nos 100% e já terás uma boa geada.

Na serra, em dias de inversão térmica, há normalmente vento e a humidade é baixa. Pode até estar frio, mas como a humidade se concentra nos vales (onde não há vento), gea nos vales e não gea na serra.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, o vento será bastante importante também. Nas serras algum vento destrói as inversões e a drenagem de ar frio que ocorre nos vales.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Bem, não sei se alguns dos membros do fórum se recordarão ou não,
mas há uns anos atrás (certamente anterior a 2005)
o site do IM na altura disponibilizava as temperaturas a 1,5m/2m
bem como, a temperatura a 5cm do solo (informação para a agricultura)
e nessa altura recordo-me perfeitamente de haver diferenças
de temperaturas superiores a 3ºC.
Alguém se lembra?
Lembro-me de ter uns "screenshots/printscreens"
de uma vaga de frio julgo que do ano de 2005,
guardado em algum CD, se algum dia eu encontrar, "posto" aqui! :)

Referente ao dia 20 de Novembro de 2004.
1h UTC.

Temperatura aos 1,5m:
2111041hora.jpg


Temperatura a 5cm do solo:

2111041horacho.jpg


Em P.Douradas, por exemplo, a diferença era de 6,3ºC.
Em Sagres de 5,4ºC.
Almada (Praia da Rainha): 4ºC
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não stormy! Se não houver humidade não gea.
Podes ter -2ºC, mas se a humidade foi de 50% não terás geada.
Ao contrário, com céu limpo, +1ºC e humidade nos 100% e já terás uma boa geada.

Na serra, em dias de inversão térmica, há normalmente vento e a humidade é baixa. Pode até estar frio, mas como a humidade se concentra nos vales (onde não há vento), gea nos vales e não gea na serra.

Para ocorrer geada, o vento quanto mais fraco tanto melhor, pois se for forte para além de misturar as camadas de ar (remove a camada fria superficial) e seca qualquer orvalho que entretanto se tenha formado.

No que toca a temperaturas, diria que T[5cm] tem de ser inferior a 0ºC e inferior à temperatura de orvalho (normalmente definida para T[2m]). Desta forma, assegura-se que:

1. Haja condensação nas superfícies (orvalho)
2. Que esta condensação gele
3. Que o vento não evapore esta condensação

Concordam? T(5cm) < T(orvalho) <= 0ºC :thumbsup:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Clima do Algarve, que futuro ?

Eram mesmo desses mapas que eu falava! :w00t:

Muito bem achado AnDré! :thumbsup:
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Julgo que para haver uma boa geada têm de estar reunidas as seguintes condições:

> Temperatura a 1,5 m: inferior ou igual a 3ºC

> Vento: muito fraco ou nulo

> Estado do tempo: céu limpo

> Humidade relativa: elevada (acima de 65%)

E nos locais mais baixos e abrigados (vales) terão sempre geadas mais intensas.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Julgo que para haver uma boa geada têm de estar reunidas as seguintes condições:

> Temperatura a 1,5 m: inferior ou igual a 3ºC

> Vento: muito fraco ou nulo

> Estado do tempo: céu limpo

> Humidade relativa: elevada (acima de 65%)

E nos locais mais baixos e abrigados (vales) terão sempre geadas mais intensas.

E se a T5cm for superior a zero? E se houver muito vento? E se mesmo com 65%HR a 1.5m do solo não se atingir o ponto de condensação à superfície?

Ok, são valores que asseguram pelo menos 80% de confiança a formação de geada, e que se podem medir e observar facilmente.

Mas na teoria, a minha condição que garante a formação de geada é a seguinte:

T5cm<Torvalho<=0C com vento fraco!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, a 5cm tem de estar pelo menos muito próximo de 0º, senão dificilmente também as superfícies estarão abaixo. Embora não nos esqueçamos que não é o ar a 5cm frio que arrefece o solo, mas sim o oposto! :D

A 1.5m, os 3º em princípio em condições calmas serão suficientes, mas não é preciso tanto frio a 1.5m/2m.
Até com temperaturas a rondar os 5º, ou até um pouco mais, se estiver vento calmo, bastantes superfícies (especialmente metal penso eu?) perdem calor suficiente para chegar aos 0º e fazer geada..

Agora com vento nada feito com temperaturas positivas, pois como há foi atrás bem dito, o vento mistura as camadas de ar, aniquilando a inversão e aquela camada fininha de ar gelado junto ao solo.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Sim, a 5cm tem de estar pelo menos muito próximo de 0º, senão dificilmente também as superfícies estarão abaixo. Embora não nos esqueçamos que não é o ar a 5cm frio que arrefece o solo, mas sim o oposto! :D

A 1.5m, os 3º em princípio em condições calmas serão suficientes, mas não é preciso tanto frio a 1.5m/2m.
Até com temperaturas a rondar os 5º, ou até um pouco mais, se estiver vento calmo, bastantes superfícies (especialmente metal penso eu?) perdem calor suficiente para chegar aos 0º e fazer geada..

Agora com vento nada feito com temperaturas positivas, pois como há foi atrás bem dito, o vento mistura as camadas de ar, aniquilando a inversão e aquela camada fininha de ar gelado junto ao solo.

A questão dos 5cm é pura normalização, ou seja, tinham de apontar uma altura standard da superfície para colocar o termômetro e medir.

A minha fórmula para dizer assim: houve formação de geada no local X e nem preciso de ir ao local ver com os olhos é a seguinte:

T(5cm)<Torvalho(1.5m)<=0C com vento fraco para não secar a condensação!

E quem não achar que a fórmula é segura, que argumente como puder! Tou a brincar.. :) Mas creio, com humildade que com esta condição podemos observar geada porque:

1. Com T(5cm) inferior à temperatura de orvalho (é aquela onde ocorre nevoeiro) garanto condensação na superfície quer sejam folhas, terra, metal, cortiça, plástico, material de cor branca ou preta!

2. T(5cm)<=0C, garanto que a condensação existente nas superfícies se encontra no estado sólido.

3. Vento fraco/brisa: garante-se que o vento não tem intensidade suficiente para secar a superfície a 5cm por efeito de transporte/diluição da humidade!

Resultado 100%: geada

Ps: Todos sabemos que a natureza físico-química do material, a sua cor e a sua exposição são importantes na hora de se fixar condensação e congelar para formar geada, mas estamos a falar do local exacto onde se encontra o termômetro a 5cm do solo! É essa a distância padrão de que estamos a falar!