Horas de insolação VS precipitação-Nova ciência:Socio-meteorologia

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Cumprimentos a todos os leitores deste fórum antes de mais gostaria de dizer que sou um apaixonado pela os fenómenos Meteorológicos apesar de ter formação na área da sociologia, julgo que estas 2 ciências tão distintas e com objectos estudo tão diferentes deveriam-se complementar-se melhor pois os fenómenos meteorológicos condicionam e determinam sempre a vida colectiva de todos nos.
Neste sentido tenho uma duvida de amador mesmo, não consigo entender como é que por exemplo a cidade de Lisboa em comparação com a cidade de Atenas que se encontram em Latitudes idênticas, de acordo com os dados que tenho e que aqui exponho desde de 1993 ate este ano, Lisboa regista em todos os anos precipitações sempre mais elevadas a Temperatura Media Anual é mais baixa em todos os anos e como mesmo assim Lisboa regista índices de insolação idênticos ou superiores a essa região da Grécia ou outras zonas do Mediterrâneo, gostaria de saber como é que se determina as horas de insolação numa estação meteorológica, pois não consigo entender como é que em Lisboa anualmente chove quase o dobro e a temperatura anual media é 1,2º graus mais baixa e mesmo assim os índices as horas de insolação são idênticas?

Por exemplo este Inverno tem sido então uma coisa estrondosa acompanho os registos meteorológicos diariamente e em Lisboa desde de 1 de Dezembro ate a data actual 26 de Fevereiro tem chovido imenso a temperatura nestes 3 meses nunca superou a Barreira dos 19º,20º graus os dias de sol as horas de sol tem sido no meu entender pouquíssimos ao invés Atenas tem registado dias,dias seguidos de sol sem precipitação com temperaturas amenas e bem mais agradáveis pelo menos este Inverno que as de Lisboa, tem tido mínimas de 14º,15º,16º graus com muita frequência.
Julgo que em Portugal do ponto de vista Sócio-Meteorológico digamos assim ou seja no dia a dia das pessoas e a forma como as mesmas se relacionam com o Tempo, ignora-se no meu entender a influencia atlântica(maior precipitação) do território português tendo colar sempre o clima português a um clima mediterrâneo(ameno e seco) e isso reflecte-se a nível de ordenamento do território da construção civil, por ai fora, instituiu-se que em Portugal o tempo é sempre agradável ameno e que chove pouco, julgo que isto explica-se pela descoberta dos Ingleses do Algarve nos anos 60 e 70 a partir dai graças a essa explosão da actividade turística Algarvia, desenvolveu-se a ideia de que o clima em Portugal era como o clima algarvio ameno agradável e com precipitação reduzida essa ideia ficou no meu entender com consequências objectivas uma delas é por exemplo ate á pouco tempo construía-se escolas em Bragança na mesmo forma que se construía em Vila Real de Santo António ou em Sagres, ou seja, sem olhar para o facto de uma escola em Bragança terá obrigatoriamente estar preparada para suportar temperaturas de -6,-7º graus com Invernos rigorosos, outro exemplo construir-se um centro comercial ao ar Livre na zona da Grande Lisboa em Alcochete quando nessa zona só existem 3 meses secos, havendo 9 meses no ano onde chove com frequência é óbvio que o centro comercial ira ter prejuízo durante 6,7,8 meses do ano claro que se eu quiser ir as compras hoje por exemplo não irei a esse centro comercial, também a protecção civil e o Estado deverá entender que de Abrantes para cima no interior norte e centro de Portugal as probabilidades de queda de neve e de nevões são grandes, deveria-se equipar melhor essas regiões com equipamentos para a neve como Limpa-neves e ter uma atitude preventiva face a essas situações.
Posso estar errado e alguns pontos que referi mas esta é a minha percepção da forma Leviana como a sociedade portuguesa no meu entender encara a meteorologia em Portugal.
Também gostaria de deixar aqui o meu profunda palavra de solidariedade á ilha da Madeira, e mesmo ai não consigo entender a posição das Televisões face a este drama que se viveu, quer dizer passam a vida todos os Invernos a dizerem que Neva na Guarda ou no Fundão e a dizerem que faz frio no Inverno todos os anos é a mesma historia entrevistam alguém na rua que diz que á anos que não nevava assim ou que não fazia tanto frio, dizem que as pessoas devem vestir roupas quentes no Inverno, ok tudo isso é muito certo, não consigo entender é como so quando perceberam que o numero de vitimas na Madeira ultrapassou 1 dezena é que começaram a dar alguma cobertura ao assunto, enfim julgo que cada estação de televisão deveria ter alguém formado em Meteorologia para transmitirem informações correctas aos cidadãos mas isso talvez já seja pedir demais.

Relativo a esta comparação da Grécia, não tenho fundamentação cientifica para esta percepção, mas tenho notado pelas consultas diárias que faço que nos últimos anos os Invernos na região da Grecia/Chipre ou seja Mediterrâneo Oriental tem sido bem mais amenos e curtos que por exemplo na Península Ibérica, por exemplo a uns notava que a temperatura no Inverno na cidade de Roma era sempre mais baixa que em Lisboa, mas nos últimos anos tenho então este Inverno é uma evidencia tem-se registado dias tão frios e com tanta frequência como na cidade de Roma as diferenças tem sido muito poucas.
Não sei se o Leste sul europeu tende a ter um aumento das temperaturas como menos Baixas pressões e o Ocidente europeu o inverso eu tenho esta sensação.
Por exemplo este Inverno Atenas teve a uns dias uma onda de calor onde os termómetros atingiram os 24º graus em Israel chegaram aos 30º no Cairo ultrapassaram os 33º graus, enfim isto em Fevereiro.

Cumprimentos :)
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o clima mediterraneo é um clima vasto que tem por caracteristicas uma epoca quente e seca, uma epoca fresca ou amena e humida, verões com temperaturas elevadas, etc
lisboa enquadra-se nisto perfeitamente.
depois, atenas tem medias climatologicas ( 30 ou + anos) em que se observam invernos mais frios e verões mais quentes tal como maiores amplitudes e extremos que em lisboa.
as areas mais quentes da europa continental são o sul da grecia, sul de italia e sul de espanha ( esssencialmente a menos de 20-40km da costa), a uma latitude inferior a 38-40º, estes locais teem um clima CSA segundo koppen-geiger e um bioclima termomediterraneo segundo rivas martinez, geralmente observam-se caracteristicas termopluviometricas mediterraneas ( verao quente e seco;inverno ameno e humido) embora a proximidade a africa, baixa latitude, proximidade ao mar, etc acabe por tornar este clima bastante quente e caracteristico.
os verões são longos com varios meses em que a TMED é superior a 20º ( lisboa tem 4 desses meses e mesmo areas atlanticas como sines teem cerca de 2 meses), não há meses com TMED inferior a 10º, as humidades relativas nunca são excessivamente baixas, as precipitações são bem acima dos parametros deserticos ( um clima desertico tem menos de 200mm/ano), as insolações sao elevadas, a media anual é superior a 15º etc
acerca do local que dizes que tem medias anuais mais de 1º superiores a LX, não é preciso ir longe para se observarem diferenças dessas....o sotavento algarvio, baixo guadiana, baixo guadalquivir ( sevilla), etc teem medias anuais de 17-19º podendo em alguns anos chegar a 20º:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Neste sentido tenho uma duvida de amador mesmo, não consigo entender como é que por exemplo a cidade de Lisboa em comparação com a cidade de Atenas que se encontram em Latitudes idênticas, de acordo com os dados que tenho e que aqui exponho desde de 1993 ate este ano, Lisboa regista em todos os anos precipitações sempre mais elevadas a Temperatura Media Anual é mais baixa em todos os anos e como mesmo assim Lisboa regista índices de insolação idênticos ou superiores a essa região da Grécia ou outras zonas do Mediterrâneo, gostaria de saber como é que se determina as horas de insolação numa estação meteorológica, pois não consigo entender como é que em Lisboa anualmente chove quase o dobro e a temperatura anual media é 1,2º graus mais baixa e mesmo assim os índices as horas de insolação são idênticas?

Lisboa, apesar de estar à mesma latitude de Atenas, tem todo um oceano que ameniza as temperaturas de inverno e no verão. No inverno, basta o vento soprar de norte (trazendo todo o frio da Europa do leste) para Atenas facilmente descer aos 0ºC. Em Lisboa, descer a baixo dos 0ºC é muito raro. No verão, o Mediterrâneo aquece de tal forma que Atenas tem uma série de noites tropicais. Em Lisboa, e devido à nortada, as noites são normalmente a baixo dos 20ºC. (A média da temperatura mínima no verão é de 17/18ºC).

Quanto à insolação/precipitação, elas não são inversamente proporcionais, como à partida se poderia julgar. Por exemplo, Londres é conhecida como uma cidade chuvosa e no entanto, a precipitação anual é idêntica à de Faro. Ou a Escócia, onde há regiões onde chove 300 dias por ano, e a precipitação anual é inferior à do Porto.


As horas de insolação numa estação meteorológica determina-se através de um heliógrafo.


Gráficos de temperatura e precipitação para Lisboa e Atenas referentes aos últimos 90 dias.


templisboa.gif


tempatenas.gif


preclisb.gif


precatenas.gif




O facto deste ano Atenas estar a ter um inverno quente este ano, não significa que por norma seja mais quente. Ainda não foi há muito tempo que a capital Grega se cobriu de branco. E não foram meia dúzia de flocos como em Lisboa. Roma, também já teve um nevão este ano.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
o clima mediterraneo é um clima vasto que tem por caracteristicas uma epoca quente e seca, uma epoca fresca ou amena e humida, verões com temperaturas elevadas, etc
lisboa enquadra-se nisto perfeitamente.
depois, atenas tem medias climatologicas ( 30 ou + anos) em que se observam invernos mais frios e verões mais quentes tal como maiores amplitudes e extremos que em lisboa.
as areas mais quentes da europa continental são o sul da grecia, sul de italia e sul de espanha ( esssencialmente a menos de 20-40km da costa), a uma latitude inferior a 38-40º, estes locais teem um clima CSB segundo koppen-geiger e um bioclima termomediterraneo segundo rivas martinez, geralmente observam-se caracteristicas termopluviometricas mediterraneas ( verao quente e seco;inverno ameno e humido) embora a proximidade a africa, baixa latitude, proximidade ao mar, etc acabe por tornar este clima bastante quente e caracteristico.
os verões são longos com varios meses em que a TMED é superior a 20º ( lisboa tem 4 desses meses e mesmo areas atlanticas como sines teem cerca de 2 meses), não há meses com TMED inferior a 10º, as humidades relativas nunca são excessivamente baixas, as precipitações são bem acima dos parametros deserticos ( um clima desertico tem menos de 200mm/ano), as insolações sao elevadas, a media anual é superior a 15º etc
acerca do local que dizes que tem medias anuais mais de 1º superiores a LX, não é preciso ir longe para se observarem diferenças dessas....o sotavento algarvio, baixo guadiana, baixo guadalquivir ( sevilla), etc teem medias anuais de 17-19º podendo em alguns anos chegar a 20º:thumbsup:

Ok muito bem de acordo eu não questiono aqui o facto de Lisboa ter um clima Mediterraneo so acho que que não se deve ignorar o facto de nos encontrarmos geograficamente no atlantico Norte, julgo que se ignora muito em Portugal essa influencia nos somos banhados pelo Oceano atlantico e não pelo Mar mediterraneo. Julgo que é factual que em Lisboa chova mais que em Atenas como em outras regiões do Mediterraneo os verões são mais suaves as ondas de calor são menores. Porque será?

Relativo as temperaturas de 0º graus eu penso que o facto de Lisboa não chegar aos 0º graus deve-se muito mais ao Mar da Palha que propriamente a outros factores, porque se formos para região do Oeste: Leiria,Obidos,Torres Vedras ou ate Loures vamos constactar que ai já muito mais frequente a temperatura descer abaixo dos 0º graus, alias se fores para Setubal e Palmela verificas que as temperaturas de 0º graus já são ai bem mais frequentes que em Lisboa.

Relativo aos flocos de neve devo tambem dizer que em 2006 quando nevou em Lisboa em Mafra por exemplo o Nevão foi bem consideravel e forte por exemplo.

Cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Lisboa, apesar de estar à mesma latitude de Atenas, tem todo um oceano que ameniza as temperaturas de inverno e no verão. No inverno, basta o vento soprar de norte (trazendo todo o frio da Europa do leste) para Atenas facilmente descer aos 0ºC. Em Lisboa, descer a baixo dos 0ºC é muito raro. No verão, o Mediterrâneo aquece de tal forma que Atenas tem uma série de noites tropicais. Em Lisboa, e devido à nortada, as noites são normalmente a baixo dos 20ºC. (A média da temperatura mínima no verão é de 17/18ºC).

Quanto à insolação/precipitação, elas não são inversamente proporcionais, como à partida se poderia julgar. Por exemplo, Londres é conhecida como uma cidade chuvosa e no entanto, a precipitação anual é idêntica à de Faro. Ou a Escócia, onde há regiões onde chove 300 dias por ano, e a precipitação anual é inferior à do Porto.


As horas de insolação numa estação meteorológica determina-se através de um heliógrafo.


Gráficos de temperatura e precipitação para Lisboa e Atenas referentes aos últimos 90 dias.


templisboa.gif


tempatenas.gif


preclisb.gif


precatenas.gif




O facto deste ano Atenas estar a ter um inverno quente este ano, não significa que por norma seja mais quente. Ainda não foi há muito tempo que a capital Grega se cobriu de branco. E não foram meia dúzia de flocos como em Lisboa. Roma, também já teve um nevão este ano.

Mas a temperatuea Media Anual em superior em Atenas que em Lisboa certo???!!!

a Percipitação anual tambem!!!???

so acho que continua-se a ignorar a influencia atlantica e temperada no clima portugues so isso.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Deve haver aqui uma grande confusão com as latitudes, pois Lisboa e Atenas não estão à mesma latitude.
Faro/Olhão/Castro Marim ( Algarve), é que sim.
A temperatura média anual, naturalmente deverá ser maior em Atenas, pois esta está mais a Sul.
Já o Algarve tem locais com exactamente a mesma temperatura média anual que Atenas.

Por exemplo este Inverno tem sido então uma coisa estrondosa acompanho os registos meteorológicos diariamente e em Lisboa desde de 1 de Dezembro ate a data actual 26 de Fevereiro tem chovido imenso a temperatura nestes 3 meses nunca superou a Barreira dos 19º,20º graus os dias de sol as horas de sol tem sido no meu entender pouquíssimos ao invés Atenas tem registado dias,dias seguidos de sol sem precipitação com temperaturas amenas e bem mais agradáveis pelo menos este Inverno que as de Lisboa, tem tido mínimas de 14º,15º,16º graus com muita frequência.


Se em vez de usarmos a referência de 1 inverno e passarmos para vários invernos, as coisas já não devem funcionar assim.
Aí passamos a ver alguns episódios de neve comparados com apenas 1 ( que aconteceu só após 55 anos e que mesmo assim não ocorreu em grande parte de Lisboa), temperaturas negativas mais frequentes comparadas com os valores positivos de Lisboa ( registos negativos têm décadas de distância, tanto quanto sei)... Assim sendo a coisa complica-se, digamos.
Portanto acho pertinente não usar 1 ano como referência para expôr um assunto como este, embora tenha o seu quanto de interessante.



Julgo que em Portugal do ponto de vista Sócio-Meteorológico digamos assim ou seja no dia a dia das pessoas e a forma como as mesmas se relacionam com o Tempo, ignora-se no meu entender a influencia atlântica(maior precipitação) do território português tendo colar sempre o clima português a um clima mediterrâneo(ameno e seco)



O que tenho presenciado normalmente, é uma tendência de atribuir climas temperados marítimos a Portugal só porque este fica no Atlântico, quando estes têm uma distribuição restrita em Portugal em comparação com o resto do país.
Um clima mediterrânico, não se mede pela quantidade de chuva que cae no inverno, mas pela que cae no verão, que além de seco deverá ser morno ou quente ( com um mínimo de 1 a 2 meses secos estivais).





e isso reflecte-se a nível de ordenamento do território da construção civil, por ai fora, instituiu-se que em Portugal o tempo é sempre agradável ameno e que chove pouco, julgo que isto explica-se pela descoberta dos Ingleses do Algarve nos anos 60 e 70 a partir dai graças a essa explosão da actividade turística Algarvia, desenvolveu-se a ideia de que o clima em Portugal era como o clima algarvio ameno agradável e com precipitação reduzida essa ideia ficou no meu entender com consequências objectivas uma delas é por exemplo ate á pouco tempo construía-se escolas em Bragança na mesmo forma que se construía em Vila Real de Santo António ou em Sagres, ou seja, sem olhar para o facto de uma escola em Bragança terá obrigatoriamente estar preparada para suportar temperaturas de -6,-7º graus com Invernos rigorosos, outro exemplo construir-se um centro comercial ao ar Livre na zona da Grande Lisboa em Alcochete quando nessa zona só existem 3 meses secos, havendo 9 meses no ano onde chove com frequência é óbvio que o centro comercial ira ter prejuízo durante 6,7,8 meses do ano claro que se eu quiser ir as compras hoje por exemplo não irei a esse centro comercial, também a protecção civil e o Estado deverá entender que de Abrantes para cima no interior norte e centro de Portugal as probabilidades de queda de neve e de nevões são grandes, deveria-se equipar melhor essas regiões com equipamentos para a neve como Limpa-neves e ter uma atitude preventiva face a essas situações.


Concordo que a arquitectura em Portugal, precisa de modernização em alguns locais tendo em conta o clima local ( actualmente dentro de uma empresa de construção devidamente licenciada a climatização já assume um papel muito mais importante do que há uns anos atrás).
Os limpa-neves deviam ser atribuídos a mais zonas de maior altitude, concordo.



Posso estar errado e alguns pontos que referi mas esta é a minha percepção da forma Leviana como a sociedade portuguesa no meu entender encara a meteorologia em Portugal.
Também gostaria de deixar aqui o meu profunda palavra de solidariedade á ilha da Madeira, e mesmo ai não consigo entender a posição das Televisões face a este drama que se viveu, quer dizer passam a vida todos os Invernos a dizerem que Neva na Guarda ou no Fundão e a dizerem que faz frio no Inverno todos os anos é a mesma historia entrevistam alguém na rua que diz que á anos que não nevava assim ou que não fazia tanto frio, dizem que as pessoas devem vestir roupas quentes no Inverno, ok tudo isso é muito certo, não consigo entender é como so quando perceberam que o numero de vitimas na Madeira ultrapassou 1 dezena é que começaram a dar alguma cobertura ao assunto, enfim julgo que cada estação de televisão deveria ter alguém formado em Meteorologia para transmitirem informações correctas aos cidadãos mas isso talvez já seja pedir demais.


Não acho demais, acho até bem importante e exequível. Basta haver o interesse e atitude.



Relativo a esta comparação da Grécia, não tenho fundamentação cientifica para esta percepção, mas tenho notado pelas consultas diárias que faço que nos últimos anos os Invernos na região da Grecia/Chipre ou seja Mediterrâneo Oriental tem sido bem mais amenos e curtos que por exemplo na Península Ibérica, por exemplo a uns notava que a temperatura no Inverno na cidade de Roma era sempre mais baixa que em Lisboa, mas nos últimos anos tenho então este Inverno é uma evidencia tem-se registado dias tão frios e com tanta frequência como na cidade de Roma as diferenças tem sido muito poucas.


Mais uma vez sugiro que consulte gráficos e com um período representativo mínimo de anos para obter uma amostra climática credível.




Por exemplo este Inverno Atenas teve a uns dias uma onda de calor onde os termómetros atingiram os 24º graus em Israel chegaram aos 30º no Cairo ultrapassaram os 33º graus, enfim isto em Fevereiro.


Eu reparei nessa onda de calor, mas ondas de calor em Portugal, neste último ano também não faltaram. Além de que estamos a recuperar de uma GRANDE seca!
E em Portugal também se atingem valores de 25ºc ou mais, até em Janeiro e contudo não se deve usar esses valores para comparar com os outros países.
Na Madeira, valores acima de 20ºc no inverno, têm sido bastante vulgares até neste inverno e ainda ninguém falou em vaga de calor lá.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas
segundo este site, http://www.climate-charts.com , :



lisboa não tem um clima temperado maritimo, isso só ocorre no extremo NW do pais.
o litoral a sul do douro tem um clima de transição entre o maritimo e o mediterraneo.
o interior norte e centro tem um clima mediterraneo com caracter continental.
o liroral entre lisboa e VRSA tem um clima meiterraneo ameno, em alguns locais "semi-macronesico" segundo certos autores, rivas martinez classifica-o de termomediterraneo e koppen de CSA excepto os cabos onde é CSB de transição para CSA.
o interior sul tem um clima mediterraneo com alguma continentalidade mas bem mais quente que o int. norte e centro.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Algumas localidades com clima mediterrâneo. Dados da mesma normal (1961/ 1990).

33304990.png


Atenas tem uma maior amplitude térmica anual.
São Francisco, com uma forte influencia oceânica, tem um Verão mais seco e bem mais fresco que Lisboa.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O comparativo entre Lisboa e Atenas teria de encontrar na Grécia um mecanismo semelhante ao Anticiclone do Açores. Além disso a orientação das massas continentais é bem diferente. E há mais. Atenas é muito maior que Lisboa e é a 4ª cidade mais densamente povoada da União Europeia. O efeito ilha urbana também conta na definição climática. E aqui não tens montanhas de 1000m a menos 30Km do centro da cidade...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Algumas localidades com clima mediterrâneo. Dados da mesma normal (1961/ 1990).

33304990.png


Atenas tem uma maior amplitude térmica anual.
São Francisco, com uma forte influencia oceânica, tem um Verão mais seco e bem mais fresco que Lisboa.

Sinceramente, dadas as discrepâncias em variados aspectos ( embora nos essenciais sejam o mesmo clima), entre Lisboa e Atenas, esperava uma vantagem térmica mais razoável por parte da capital grega.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sevilha é um exemplo clássico de uma zona baixa, no interior do Sul da Península Ibérica.
Córdoba também tem valores elevados, mas penso que ligeiramente inferiores.
Almeria tem valores de média anual superiores a Sevilha.
Fora das cidades, na Província de Córdoba, as coisas mudam e passamos a ter um clima mais quente que Sevilha e até Almeria( por exemplo, Hornachuelos), em termos de média anual.
Em Portugal continental, temos valores aproximados ou iguais a estas zonas de Espanha, pelo menos em 3 regiões.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
almeria:


invernos quentes parecidos com os que acontecem no cabo de sagres, sines e santa maria, e verões quentes no que toca as minimas mas com maximas nem muito quentes..associavel a cidades como huelva, ayamonte, olhao:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Almeria está numa zona muito «sui generis».
É um local abrigado por montanhas, em quase todas as direcções, ( o mais seco de toda a Península Ibérica continental), junto ao mar ( numa das zonas mais amenas do Sul de Espanha).
O clima chega a ser desértico.