Horas de insolação VS precipitação-Nova ciência:Socio-meteorologia

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Continentalidade, exposição aos ventos húmidos,etc...
Agora explique-nos porque é que a região de Massueime (Portugal Continental) tem menos de 300 mm, está mais a norte que Atenas e tem zonas mais quentes e secas que a capital grega ? Não será também por causa do relevo, continentalidade e outros factores?

eu não lhe falei so da Precipitação e a temperatura Media anual de Massueime é superior a 17º graus?????






Ignorada por quem? Especifique onde e porquê.



Mais uma vez, diga-nos quem é que aqui andou a comparar Lisboa com Roma ou Atenas ( e isso interessa para quê?) e ignorou o facto de a influência oceânica ser maior em Lisboa?
É que já desde o primeiro post você fez críticas, mas estamos todos à espera de saber aonde e a quem elas se aplicam.

Belem peço desculpas mas não foi essa minha intenção eu não fiz criticas apenas lancei um tema para um debate que julgo que seja interessante e pertinente , alias coloquei uma serie de outras questões, a diferença de opiniões é algo positivo e não negativo, mas continuou achar que em Portugal a influencia atlântica é um pouco ignorada no nosso território, onde? Por quem? quer que eu seja directo eu digo-lhe, julgo que se construiu um pais a nivel de infra-estruturas a imagem de um pais que não é o nosso, fez escolas,hospitais,outras obras publicas habitação, investimento turístico,entre outros, onde ignorou-se que em Portugal chovia,fazia frio portanto não se aceitou o facto de vivermos num pais onde em media chove mais que em qualquer região mediterrânea sendo Lisboa a capital mediterrânea onde mais chove por exemplo, investiu-se no turismo mediterrâneo do tipo mediterrâneo numa costa onde em pleno mes de Agosto a temperatura da agua não sobe alem dos 17,18º graus e onde temos Ondas e vagas de 3,4 metros em pleno Verão, fez-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde por vezes so temos 2,3 Meses secos exemplo de Alcochete( onde há anos em que chove mais de 900mm por ano), enfim as casas,escolas,hospitais não estão preparados para o frio para a chuva para a humidade, roubou-se metros e metros a rios, enfim porquê? , mas esta forma de estar é típica dos portugueses viverem um pouco em fantasias no meu entender, somos pouco realistas pouco terra a terra, se você fora para Espanha vai ver que estes problemas já não se verificam em tanta quantidade como cá. Por isso digo em Portugal construí-se um pais a imagem de um clima que não corresponde bem a realidade sim em muitos aspectos em muitos níveis a influencia atlântica o clima mais instável foi posto de parte ignorando e cometeu-se erros a esse nível só não vê isso quem não quer, tem o sector do turismo por exemplo, onde só agora se começa a explorar outras potencialidades do território nacional Continental .



Desde quando é que Beja é exemplo do clima do Distrito? Estamos a discutir climas ou posições estratégicas?
Se quiser ver gráficos de outros pontos do Distrito, diga alguma coisa e aí então depois falamos.

Beja é sempre um exemplo de um clima mediterrâneo e pelo que eu saiba pelos dados que consultei é a capital de distrito da região mais quente de Portugal.





Gostaria de ver esses Normativos climáticos sobre o Vale do Guadiana, porque você só falou da Amareleja e esta é no Baixo Alentejo de facto, mas não no Vale do Guadiana. E como se pode ver facilmente no tópico dos 50ºc, a Amareleja até é um ponto fresco tendo em conta a região

So falo em dados oficiais com todo o respeito para falar em suposições não conte comigo a temperatura oficial mais elevada registada em Portugal foi na Amareleja sensivelmente 47º graus em Atenas(Eleusina) já chegou aos 48º, agora se em determinadas zonas se registaram temperaturas + elevadas não sei oficialmente elas não existem.


Claro que sim ou acha que as pessoas vão se basear em palpites ao acaso? São ambos climas mediterrânicos ( e ambos excedem os 22ºc de média para o mês mais quente que define a designação de Csa ( Koppen-Geiger)), quanto muito, algum ponto mais quente do Baixo Alentejo pode ( e digo novamente PODE) ser Bs ( Subárido).

la está o que eu estou para aqui a dizer ignorara-se novamente a influencia Atlântica mais fresca e mais depressionaria do nosso clima peço mais uma vez desculpas belem mas eu não vejo as coisas assim e nada me vai convencer do contrario é mesmo este debate que eu quero lançar aqui.
e sim volto a dizer novamente so no interior alentejano mais quente, o clima português aproxima-se mais do clima da cidade de Atenas,basta comparar, não 2 nem 3 meses secos mas sim 6,7 meses secos, Invernos mais curtos mas também mais frios, níveis de precipitação a volta dos 300-400 mm, Lisboa nem pensar.
So para que se conste em 1998,1999,2001,2007,2008,2009 a temperatura media anual superou os 18,50ºgraus em Atenas Belem, nem nas cidades mais quentes de Portugal CONTINENTAL registamos este tipo de temperaturas Medias anuais, em 1992,1994,2000,2004,2007,2008 choveu menos de 300 mm ano, quer dizer não vale pena comparar.
Repare é que nem a nossa capital de distrito mais amena e mediterrânea como é o caso de Faro regista tais valores de precipitação e de temperatura media.
Cumps:rain:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
eu não lhe falei so da Precipitação e a temperatura Media anual de Massueime é superior a 17º graus?????:



Não falei só de Massueime. Tem pelo menos acesso a dados sobre as temperaturas médias das máximas diárias para os 3 meses mais quentes do ano e verá as diferenças, no tópico dos 50ºc.
Quer que eu as ponha aqui para comparar?



Belem peço desculpas mas não foi essa minha intenção eu não fiz criticas apenas lancei um tema para um debate que julgo que seja interessante e pertinente , alias coloquei uma serie de outras questões, a diferença de opiniões é algo positivo e não negativo, mas continuou achar que em Portugal a influencia atlântica é um pouco ignorada no nosso território, onde? Por quem? quer que eu seja directo eu digo-lhe, julgo que se construiu um pais a nivel de infra-estruturas a imagem de um pais que não é o nosso, fez escolas,hospitais,outras obras publicas habitação, investimento turístico,entre outros, onde ignorou-se que em Portugal chovia,fazia frio portanto não se aceitou o facto de vivermos num pais onde em media chove mais que em qualquer região mediterrânea sendo Lisboa a capital mediterrânea onde mais chove por exemplo investiu-se no turismo mediterrâneo do tipo mediterrâneo numa costa onde em pleno mes de Agosto a temperatura da agua não sobe alem dos 17,18º graus:



Tem a certeza do que está a dizer? 17,18 graus, isso depende muito da localização. Quere-nos dizer do que está a falar ( região exacta, meses.etc..) concretamente? Não quero dizer que a água aqui é um caldo, porque não é, mas isso é uma consequência das correntes marítimas junto à costa ocidental e graças a elas temos uma biodiversidade marinha excepcional. De resto temos zonas, com a água bem mais quente, alimentadas pela Corrente do Golfo , praticamente o ano inteiro.



e onde temos Ondas e vagas de 3,4 metros em pleno Verão,:


Em costas viradas a Sul não deve ser lá muito habitual.



fez-se centros comerciais ao ar livre em regiões onde por vezes so temos 2,3 Meses secos exemplo de Alcochete( onde há anos em que chove mais de 900mm por ano), enfim as casas,escolas,hospitais não estão preparados para o frio para a chuva para a humidade, roubou-se metros e metros a rios, enfim porquê?:



Concordo perfeitamente, como já lhe tinha dito. Aqui ninguém ainda está a discutir isso.




, mas esta forma de estar é típica dos portugueses viverem um pouco em fantasias no meu entender, somos pouco realistas pouco terra a terra, se você fora para Espanha vai ver que estes problemas já não se verificam em tanta quantidade como cá.:


Se tiver dados sobre isso, sinta-se livre de os postar,embora sinceramente não espere grandes surpresas pois onde quer que chova muito, chove muito e onde quer que não chova muito, não chove muito.
É tudo muito simples e tanto se aplica a Portugal como a Espanha ou a qualquer lado.





Por isso digo em Portugal construí-se um pais a imagem de um clima que não corresponde bem a realidade sim em muitos aspectos em muitos níveis a influencia atlântica o clima mais instável foi posto de parte ignorando e cometeu-se erros a esse nível só não vê isso quem não quer, tem o sector do turismo por exemplo, onde só agora se começa a explorar outras potencialidades do território nacional Continental :
.

Nunca ouvi dizer que o clima de Portugal era um problema para o turismo, quanto muito, uma vantagem ( a não ser da parte de um membro que apareceu aí, que vivia num país do Leste ( dizia ele) e chamava-se Rtinda). E os números atestam que Portugal é um dos países mais procurados por turistas na Europa.






Beja é sempre um exemplo de um clima mediterrâneo e pelo que eu saiba pelos dados que consultei é a capital de distrito da região mais quente de Portugal. :



Exacto e dentro das zonas mediterrânicas podemos escolher também os exemplos de zonas mais quentes do distrito de Beja, que aliás nem são assim tão poucas.







So falo em dados oficiais com todo o respeito para falar em suposições não conte comigo:


Se passarmos para os dados oficiais, pode ter a certeza que quem não conta com suposições sou eu. Não sou eu que ando a contestar modelos climáticos científicos mais do que estabelecidos e aceites. E não estou a falar de temperaturas recordes ( oficiais ou não), porque nem é isso que está em jogo.



a temperatura oficial mais elevada registada em Portugal foi na Amareleja sensivelmente 47º graus :


47,4ºc.



em Atenas(Eleusina) já chegou aos 48º, agora se em determinadas zonas se registaram temperaturas + elevadas não sei oficialmente elas não existem.:


Claro que não.
O que acontece é que se provou que existem locais mais quentes que a Amareleja, na mesma região e estimulou-se um debate sobre o assunto.






la está o que eu estou para aqui a dizer ignorara-se novamente a influencia Atlântica mais fresca e mais depressionaria do nosso clima peço mais uma vez desculpas belem mas eu não vejo as coisas assim e nada me vai convencer do contrario é mesmo este debate que eu quero lançar aqui. :


Pode lançá-lo à vontade, porque como já disse concordo com isso.:)




e sim volto a dizer novamente so no interior alentejano mais quente, o clima português aproxima-se mais do clima da cidade de Atenas,basta comparar, não 2 nem 3 meses secos mas sim 6,7 meses secos, Invernos mais curtos mas também mais frios, níveis de precipitação a volta dos 300-400 mm, Lisboa nem pensar.:



Exacto tem sido isso que tenho vindo a dizer! Obrigado por me apoiar.:thumbsup:





So para que se conste em 1998,1999,2001,2007,2008,2009 a temperatura media anual superou os 18,50ºgraus em Atenas Belem, nem nas cidades mais quentes de Portugal CONTINENTAL registamos este tipo de temperaturas :



Isso diz você. Ainda estou à espera é que me diga que o IM publica mentiras e que você é que está certo.




Medias anuais, em 1992,1994,2000,2004,2007,2008 choveu menos de 300 mm ano, quer dizer não vale pena comparar. :


Você gosta muito de comparar! E deve achar que estou sempre contra você, pois ninguém aqui colocou isso em questão.
Adiante.




Repare é que nem a nossa capital de distrito mais amena e mediterrânea como é o caso de Faro regista tais valores de precipitação e de temperatura media. :


Esqueça lá as capitais e falemos de climas que é este o assunto de conversa.
Se você pensa que em Portugal só há climas nas capitais é porque anda algo enganado. Quando outros membros do forum tiveram a paciência para vir-lhe responder ( com dados), você em troca meteu questões que aqui ninguém colocou e abriu assuntos sem qualquer relevância para o tema.
Falemos dos pontos em que há discórdia/confusão, porque senão nunca mais saímos daqui.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
a agua no ondografo de sines, em media, varia entre 14-15 em fev e 19-21º em set. com extremos de 12/24º;)
em atenas a variação deve ser 14/27º;)

Já suspeitava que algo não estava bem.
Obrigado por esclareceres.;)
A zona ocidental deve ser a parte de Portugal, com as águas mais frias do país ( com as suas vantagens e desvantagens inerentes, mas que certamente não são o exemplo do que acontece em outras partes de Portugal).
Comparar um grande oceano com um mar pequeno, quase todo interior, para mim é um tema vazio e sem interesse.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não falei só de Massueime. Tem pelo menos acesso a dados sobre as temperaturas médias das máximas diárias para os 3 meses mais quentes do ano e verá as diferenças, no tópico dos 50ºc.
Quer que eu as ponha aqui para comparar?

Tem a certeza do que está a dizer? 17,18 graus, isso depende muito da localização. Quere-nos dizer do que está a falar ( região exacta, meses.etc..) concretamente? Não quero dizer que a água aqui é um caldo, porque não é, mas isso é uma consequência das correntes marítimas junto à costa ocidental e graças a elas temos uma biodiversidade marinha excepcional. De resto temos zonas, com a água bem mais quente, alimentadas pela Corrente do Golfo , praticamente o ano inteiro.


Não peça para Postar Graficos e Mapas pois este forum já é muito rico nessa informação pelo que consultei existem já muitos Mapas Postados em outros topicos que dão-nos a temperatura da agua na costa portuguesa e na costa mediterrânea.
Tenho tenho a certeza que estou a dizer afirmo e reafirmo o que disse a temperatura da agua do mar da costa portuguesa é menos elevada que no Mediterraneo, as suas opiniões so confirmam o que eu tento aqui enunciar os portugueses vivem género numa fantasia metereologica parece que não aceitam a realidade climática que temos, infelizmente com consequências visíveis e graves ( não me peça por enuncia-las porque não o farei por uma questão de principio) e como vê como disse e muito bem graças ao termos a agua mais fresca temos uma biodiversidade marinha excepcional melhor que a de um Lago quentíssimo no Verão muito mais poluído e explorado .





Em costas viradas a Sul não deve ser lá muito habitual.

Não parece que seja intelectualmente correcto dar exemplo pois sabe perfeitamente que a Costa Algarvia corresponde a 1/8 da Costa portuguesa CONTINENTAL logo é uma excepção a regra, mas mesmo assim e em comparação com a costa Mediterrânea a Ondulação na Costa algarvia é bem mais elevado que no Mediterrâneo.
Ou também tem duvidas que a costa portuguesa é das costas que recebe mais e maior ondulação na Europa?
E este seu argumento vai ao encontro do que eu já disse aqui tomou-se a excepção do clima algarvio como o representativo do clima português como forma de Marketing e propaganda do turismo português a conta disso cometeu-se imensos erros no meu entender, aqui não está em causa se o nosso clima é ou não um condicionante para o turismo o que está em causa e potencializar as características naturais de cada região de forma a explorar o turismo e não querer transformar regiões naquilo que elas não são, por exemplo o turismo relacionado com desportos marítimos como é o surf e o Bodyboard deveria ser mais explorado em Portugal.






Concordo perfeitamente, como já lhe tinha dito. Aqui ninguém ainda está a discutir isso.




Se tiver dados sobre isso, sinta-se livre de os postar,embora sinceramente não espere grandes surpresas pois onde quer que chova muito, chove muito e onde quer que não chova muito, não chove muito.
É tudo muito simples e tanto se aplica a Portugal como a Espanha ou a qualquer lado.


Nunca ouvi dizer que o clima de Portugal era um problema para o turismo, quanto muito, uma vantagem ( a não ser da parte de um membro que apareceu aí, que vivia num país do Leste ( dizia ele) e chamava-se Rtinda). E os números atestam que Portugal é um dos países mais procurados por turistas na Europa.


Por uma questão de principio não vou comentar consigo opiniões de outros Participantes do Forum.



Exacto e dentro das zonas mediterrânicas podemos escolher também os exemplos de zonas mais quentes do distrito de Beja, que aliás nem são assim tão poucas.

Exacto mas isso não muda o que eu disse Beja é capital de distrito onde se registam temperaturas mais elevadas em Portugal.


Se passarmos para os dados oficiais, pode ter a certeza que quem não conta com suposições sou eu. Não sou eu que ando a contestar modelos climáticos científicos mais do que estabelecidos e aceites. E não estou a falar de temperaturas recordes ( oficiais ou não), porque nem é isso que está em jogo.

como lhe disse eu não contesto modelos climáticos, apenas refiro que a Influencia atlântica marcadamente mais instável mesmo na consciência dos portugueses é ignorada e dei-lhe exemplos concretos disso mesmo onde eu acho que se cometeram erros infra-estruturais. eu acredito muito em medidas preventivas mais que em correctivas. O que eu digo para Portugal mais Atlântico menos Mediterrâneo não so na Meteorologia mas em outros campos da vida social, nos pescamos no Atlântico nos vamos a praia no atlântico jantamos num restaurante a Beira do Atlântico, as nossas tempestades e intempéries surgem do Atlântico e estendem-se para o Atlântico(França,Irlanda,Reino Unido,Espanha) quando vem Vagas de frio atingem os países do Atlântico,+ Atlântico -Mediterrâneo.




47,4ºc.

sensivelmente 47º graus, bem okkk




Claro que não.
O que acontece é que se provou que existem locais mais quentes que a Amareleja, na mesma região e estimulou-se um debate sobre o assunto.

Não ponho isso em causa duvido é que sejam muitos mas não ponho isso em causa mas para o comum dos mortais esses dados é como não existissem pois não existem na comunidade cientifica pois possivelmente não existem estações meteorológicas em recantos escondidos no meio do Vale do Guadiana e porque será?




Isso diz você. Ainda estou à espera é que me diga que o IM publica mentiras e que você é que está certo.

O que eu disse foi baseado em dados oficiais




Você gosta muito de comparar! E deve achar que estou sempre contra você, pois ninguém aqui colocou isso em questão.
Adiante.

sempre contra mim???Porque haveria de pensar isso? estamos a falar de climas Belem não de eu,tu ou ele :lmao:



Esqueça lá as capitais e falemos de climas que é este o assunto de conversa.
Se você pensa que em Portugal só há climas nas capitais é porque anda algo enganado. Quando outros membros do forum tiveram a paciência para vir-lhe responder ( com dados), você em troca meteu questões que aqui ninguém colocou e abriu assuntos sem qualquer relevância para o tema.
Falemos dos pontos em que há discórdia/confusão, porque senão nunca mais saímos daqui.

e esses dados que foram dados por outros elementos do forum comprovam exactamente aquilo que eu procurei aqui enunciar. e foram me bastante uteis para tambem aprender algumas coisas que não sabia ate aqui e reforçar mais ainda a minha ideia e opinião
+Atlântico -Mediterrâneo em Portugal


cumprs

Vem ai mais um pouco de :rain: e depois algum :cold:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
se por um lado temos um clima exposto á influencia atlantica e em parte menos significativa, influencia continental ( europa, a propria PI e norte de africa) tambem há uma coisa que acaba por nos dar caracteristicas profundamente mediterraneas/subtropicais, o AA.
especialmente a sul do paralelo 39ºN, em portugal, o clima é muito influenciado pelo anticiclone e durante varios meses por ano reinam incessantemente as massas de ar tropical com isos medias nos 850hpa em volta dos 15º e nos 500hpa em torno dos -5º a -10º, valores comuns em toda a região intertropical:)
se assim não fosse o clima português e essencialmente o do sul do territorio seria similar a S. francisco ( influencia oceanica tremenda):thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não peça para Postar Graficos e Mapas pois este forum já é muito rico nessa informação pelo que consultei existem já muitos Mapas Postados em outros topicos que dão-nos a temperatura da agua na costa portuguesa e na costa mediterrânea.
Tenho tenho a certeza que estou a dizer afirmo e reafirmo o que disse a temperatura da agua do mar da costa portuguesa é menos elevada que no Mediterraneo,...



Estávamos a falar de dados climáticos de 2 regiões diferentes e você agora vem falar na água? Ninguém no seu perfeito juízo vai comparar a temperatura atingida numa poça com a dum lago.
Mas posso-lhe dizer que em território marítimo, Portugal tem uma área vastíssima e tem águas mais quentes do que pensa.
Há locais onde normalmente nem sequer desce dos 20ºc.



Dep do que andamos a comparar. as suas opiniões so confirmam o que eu tento aqui enunciar os portugueses vivem género numa fantasia metereologica parece que não aceitam a realidade climática que temos,...


Eu, desde que estou neste forum, tenho aprendido que o meu país é muito mais quente do que pensava e rico climaticamente ( tanto para climas mais frios como mais quentes).
Você no seu primeiro post anunciou a sua inexperiência no assunto, que agora entendo, tem todo o sentido. Leia mais então (é o que posso sugerir), que foi o que eu fiz.




infelizmente com consequências visíveis e graves ( não me peça por enuncia-las porque não o farei por uma questão de principio)...


Já todos sabemos quais são, porque tem-se fartado de os enumerar e já disse que concordo com eles.





e como vê como disse e muito bem graças ao termos a agua mais fresca temos uma biodiversidade marinha excepcional melhor que a de um Lago quentíssimo no Verão muito mais poluído e explorado....



Na costa ocidental a água de facto é mais fresca e biodiversa, mas mesmo em zonas de águas quentes, como na Madeira ela tem muito mais biodiversidade do que uma área equivalente ou até superior no Mediterrâneo, esteja esta poluída ou não. Há um equilíbrio nas coisas e um porquê.






Não parece que seja intelectualmente correcto dar exemplo pois sabe perfeitamente que a Costa Algarvia corresponde a 1/8 da Costa portuguesa CONTINENTAL logo é uma excepção a regra, mas mesmo assim e em comparação com a costa Mediterrânea a Ondulação na Costa algarvia é bem mais elevado que no Mediterrâneo.
Ou também tem duvidas que a costa portuguesa é das costas que recebe mais e maior ondulação na Europa? ...




O que eu não acho intelectualmente correcto é dar valores de temperatura do mar completamente errados e usá-los como referência, isso demonstra que há alguma má vontade sua, contra a realidade do país. Além de que, as «rivieras» em Portugal, geralmente mais frequentadas por turistas, são normalmente abrigadas, sejam pequenas ou não, fiquem em Sesimbra, no Algarve ou não.
Referi zonas viradas a sul porque elas têm um potencial diferente de outras, para diferentes fins, sem serem melhores ou piores.
E sinceramente até acho o clima de Portugal, pessimamente aproveitado. Temos imensas horas de sol , por exemplo e muito mal aproveitadas, assim como o vento, as chuvas nas montanhas, etc,etc...
Quanto às ondas e marés, tal é absolutamente natural e não nos dá qualquer novidade.
É até aliás, mais uma força da natureza a explorar.





E este seu argumento vai ao encontro do que eu já disse aqui tomou-se a excepção do clima algarvio como o representativo do clima português como forma de Marketing e propaganda do turismo português a conta disso cometeu-se imensos erros no meu entender, aqui não está em causa se o nosso clima é ou não um condicionante para o turismo o que está em causa e potencializar as características naturais de cada região de forma a explorar o turismo e não querer transformar regiões naquilo que elas não são, por exemplo o turismo relacionado com desportos marítimos como é o surf e o Bodyboard deveria ser mais explorado em Portugal....



Mais uma vez concordo com isso.
Não ande é a sugerir que discordo, é só o que lhe peço.







Exacto mas isso não muda o que eu disse Beja é capital de distrito onde se registam temperaturas mais elevadas em Portugal. ...


Exacto, mas tenho todo o direito de comparar sítios quentes com sítios quentes e não obrigatoriamente sítios com rótulos de quentes, quando não o são. Não se assuste quando só se quer um pouco mais de justiça nas comparações que faz.







como lhe disse eu não contesto modelos climáticos, apenas refiro que a Influencia atlântica marcadamente mais instável mesmo na consciência dos portugueses é ignorada e dei-lhe exemplos concretos disso mesmo onde eu acho que se cometeram erros infra-estruturais. eu acredito muito em medidas preventivas mais que em correctivas. ...



Você diz que não contesta modelos climáticos, mas é o que faz logo a seguir. A instabilidade existe, mas varia conforme as zonas e é um aspecto variável ( de ano para ano, de época para época)que não pode ser atribuído de forma indescriminada a todo o Portugal, a todo o lado e a todo o momento. E mais uma vez já todos sabemos que Portugal precisa de ser melhor optimizado em infra estruturas aproveitando os recursos de forma apropriada e que zonas «boas» climaticamente para certos gostos, estão por explorar ( veja-se o calor que faz em certas zonas do interior).




O que eu digo para Portugal mais Atlântico menos Mediterrâneo não so na Meteorologia mas em outros campos da vida social, nos pescamos no Atlântico nos vamos a praia no atlântico jantamos num restaurante a Beira do Atlântico,...



Para mim tanto me faz que seja no Atlântico , no Índico, no Pacífico ou no Mar Cáspio. O clima, em Portugal continental, é mediterrânico em larga faixa. Orlando Ribeiro ( a meu ver uma grande autoridade nos climas em Portugal) tem uma opinião diferente da sua: « Portugal é Atlântico por posição e Mediterrânico por Natureza».
O Atlântico cria um clima mediterrânico « sui generis», nas zonas em que tem contacto, tal como se passa na costa californiana ( com o Pacífico), na cidade do Cabo,etc...
E tem maior ou menor influência, conforme as regiões. Eu coloquei, há algum tempo, uns dados, sobre as proporções das influências climáticas na vegetação espontânea em diferentes partes de Portugal continental, no tópico da diversidade climática em Portugal e penso que devia dar uma olhada.




as nossas tempestades e intempéries surgem do Atlântico e estendem-se para o Atlântico(França,Irlanda,Reino Unido,Espanha) quando vem Vagas de frio atingem os países do Atlântico,+ Atlântico -Mediterrâneo. ...



As maiores vagas de frio não vêm do Atlântico, mas do Leste e atingem bem alguns países do Mediterrâneo.





Não ponho isso em causa duvido é que sejam muitos mas não ponho isso em causa mas para o comum dos mortais esses dados é como não existissem pois não existem na comunidade cientifica pois possivelmente não existem estações meteorológicas em recantos escondidos no meio do Vale do Guadiana e porque será? ...




Engano o seu.
O IM ( Instituição oficial e credibilizada), usou inclusivamente abrigos meteorológicos para obter aqueles dados. O que acontece é que eles não andaram a escolher anos ao acaso para colocar resultados que mais lhes dá jeito , mas para saber sobre a realidade climática da região, durante décadas, de forma a obter uma amostra climática aceitável.
De facto, a Amareleja, até é bem fresca comparada, com muitas regiões ( não apenas algumas), da região e até mais a Norte.





e esses dados que foram dados por outros elementos do forum comprovam exactamente aquilo que eu procurei aqui enunciar. e foram me bastante uteis para tambem aprender algumas coisas que não sabia ate aqui e reforçar mais ainda a minha ideia e opinião
+Atlântico -Mediterrâneo em Portugal
...



Infelizmente para si, os dados deles provam, que os locais mencionados são mediterrânicos e não atlânticos.
Você fala muito da chuva e das frentes marítimas do clima atlântico mas deve-se ter esquecido, do que se tem passado por cá nos últimos anos e nos incêndios que já roubaram milhares de vidas, que queimaram milhares de hectares de floresta, praticamente todos os verões, porque simplesmente nem lhe ocorre qual o motivo porque estas coisas acontecem. Se fossemos, por essa linha de pensamento, de pensarmos que estamos é algures na Bretanha ou na Irlanda, por hoje, da floresta mediterrânica já não restava era nada e se já 1/3 de Portugal está actualmente em risco de se desertificar por esta altura já tinhamos era uns 2/3...



sempre contra mim???Porque haveria de pensar isso? estamos a falar de climas Belem não de eu,tu ou ele

Tente ler com atenção o que se escreve para entender o seu contexto e assim evitar a repetição de assuntos irrelevantes em que não existe discórdia alguma ( embora pelo seu tom até parece que eu ainda ando a discordar deles)...
Adiante.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
se por um lado temos um clima exposto á influencia atlantica e em parte menos significativa, influencia continental ( europa, a propria PI e norte de africa) tambem há uma coisa que acaba por nos dar caracteristicas profundamente mediterraneas/subtropicais, o AA.
especialmente a sul do paralelo 39ºN, em portugal, o clima é muito influenciado pelo anticiclone e durante varios meses por ano reinam incessantemente as massas de ar tropical com isos medias nos 850hpa em volta dos 15º e nos 500hpa em torno dos -5º a -10º, valores comuns em toda a região intertropical:)
se assim não fosse o clima português e essencialmente o do sul do territorio seria similar a S. francisco ( influencia oceanica tremenda):thumbsup:

Completamente de acordo. ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
"As maiores vagas de frio não vêm do Atlântico, mas do Leste e atingem bem alguns países do Mediterrâneo."

isso nem se discute, belem...se em portugal é rara uma iso-5º isso já não se passa no mediterraneo, onde por vezes investem as -10º, alias, sendo o mediterraneo um mar tao pequeno e, por isso, um fraco amenizador climatico, as massas polares cuzam-no até ao sahara com isos0º bem dentro da libia/argelia, em casos não muito raros ( ainda este ano ja aconteceu)...;)
no atlantico oriental as iso0º raramente vão a sul do paralelo 35º, para teres uma 0º na madeira com NE´s seria preciso uma -10º aqui no continente e -20º ou pouco menos em espanha, coisa pouco frequente, convenhamos:lol:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
"As maiores vagas de frio não vêm do Atlântico, mas do Leste e atingem bem alguns países do Mediterrâneo."

isso nem se discute, belem...se em Portugal é rara uma iso-5º isso já não se passa no mediterrâneo, onde por vezes investem as -10º, alias, sendo o mediterrâneo um mar tao pequeno e, por isso, um fraco amenizador climatico, as massas polares cuzam-no até ao sahara com isos0º bem dentro da libia/argelia, em casos não muito raros ( ainda este ano ja aconteceu)...;)
no atlantico oriental as iso0º raramente vão a sul do paralelo 35º, para teres uma 0º na madeira com NE´s seria preciso uma -10º aqui no continente e -20º ou pouco menos em espanha, coisa pouco frequente, convenhamos:lol:


Vamos ser claros num ponto, eu pessoalmente nunca afirmei que as temperaturas extremadas em Portugal são mais intensas que na Grécia e todo o mediterrâneo, alias o facto de Atenas ter dias mais frios que Lisboa só vem me dar mais razão aquilo que eu pretendo aqui referir a influencia Atlântica em Portugal é ignorada e minimizada não concordo com o Belém que diz que só somos banhados pelo Atlântico, não o nosso clima é influenciado pelo Atlântico a diferença por em Atenas existirem dias mais frios que em Lisboa ,não tem haver com a Latitude não tem a ver com a altitude mas sim pelo facto de as Massas de Ar continentais entrarem com facilidade no Mediterrâneo Oriental é esse o motivo que faz com que Atenas tenha dias mais frios com temperaturas mais baixas e com Isos -10(850hpa) mas por um lado e é isso que eu quero referir tem uma Temp.Media anual mais Baixa que Lisboa os Invernos são mais curtos os Verões mais prolongados e registam menos de metade da Precipitação que se regista em Lisboa e é este o ponto que eu quero aqui destacar e colocar em evidencia, sei perfeitamente que a Grécia nomeadamente Atenas registam dias mais Frios ou seja a temperatura baixa com mais facilidade que em Lisboa mas isso prende-se por ser uma região que se encontra longe do Atlântico sujeita a Massas de ar continentais ,já dei o exemplo Dublin é bem mais amena que muitas cidades que estão na sua Latitude por exemplo.

Mas mesmo assim e sem ter a pertenção de querer ser contestario, a Iso 850hpa significa de uma forma mt simplista a temperatura sentida a 1500m de altitude, logo uma Iso 0 terá ao nível de mar uma temperatura sensivelmente 8-10º graus superior,mas todos nos sabemos que a temperatura pode variar por outros factores entre os quais Rios/pequenas serras etc), comparando Lisboa com Atenas de facto a temperatura baixa mais em Atenas mas se calhar se comparáramos Atenas com as capitais de distrito mais próximas de Lisboa(todos nos sabemos que Lisboa temperaturas minimas 2,3 graus mais altas que a sua periferia devido ao Mar da Palha)- Setúbal,Leiria e Santarém vamos verificar que as temperaturas mínimas em Atenas não são assim tão mais baixas que nestas cidades antes pelo contrario...


O que quero aqui referir é que deveria -se fazer a distinção entre os aspectos que nos diferenciam o nosso clima do clima Mediterrâneo tradicional, ou seja, julgo que o eixo Costa Portuguesa/galega onde inclui apresenta características totalmente diferentes e diferenciadas do clima Mediterrâneo típico e é este aspecto que considero ser ignorado em Portugal deve-se entender que Portugal está junto ao Oceano Atlântico e está sujeito a essa influencia atlântica no nosso clima suaviza as temperaturas mas por outro lado está sujeito a maiores fenómenos de instabilidade e de baixas pressões que por exemplo as regiões mediterrânicas típicas.
Mas não sou eu que o digo toda a gente sabe Portugal/Espanha/França/Sul de Inglaterra encontram-se expostos durante vários períodos do ano a massas de Ar frio Transatlânticas que vem de OESTE que muitas vezes se formam no Canada e na Gronelândia e atingem o Oeste Peninsular,Francês e sul da Inglaterra é isto que eu estou para aqui a tentar dizer e da mesma forma que os Gregos não são atingidos por estas massas de ar nos também não o somos pelas Massas de ar Continentais Siberianas que cidades como Istanbul, Atenas ate Roma, Mónaco ou mesmo por vezes Barcelona o são.
E Stormmy já que falaste nas Isos e muito bem iras verificar que em 1940,1945,1956,1987,2006,2007,etc quando se verificaram episódios de neve em cotas baixas
e frio extremo em Portugal as Isos 850hpa que atingiram o território português, espanhol, francês eram bem inferiores á que se estavam a verificar no Oriente europeu pergunto-te eu porque será???????

Conclusão:
o Oceano Atlântico e a Corrente não pode ser só um esquentador para quando nos convém também é um belo ar condicionado refrescante e chuvoso...

Ultima pergunta:

Jacksonville em pleno clima Subtropical/Tropical da Florida a meros 300/400 kms de Cuba, regista no Inverno temperaturas que podem descer aos -6 negativos a temperatura media de Jacksonville e de 22º graus, será que pelo facto de esta cidade do sul da America ira deixar de ser menos quente que Ponta de Delgada por exemplo só porque tem 4,5 dias de frio intenso????

estamos com :rain: e vem ai algum :cold:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
"toda a gente sabe Portugal/Espanha/França/Sul de Inglaterra encontram-se expostos durante vários períodos do ano a massas de Ar frio Transatlânticas que vem de OESTE que muitas vezes se formam no Canada e na Gronelândia e atingem o Oeste Peninsular,Francês e sul da Inglaterra "

frias?!
o ar "polar" maritimo é aquele que vem amenizado por 2800km de agua a 10-15º logo não é de todo frio comparado com o ar polar continental que ataca atenas directamente vindo de E,NE,N,NW...NADA A VER;)

"os Gregos não são atingidos por estas massas de ar nos também não o somos pelas Massas de ar Continentais Siberianas que cidades como Istanbul, Atenas ate Roma, Mónaco ou mesmo por vezes Barcelona o são.
E Stormmy já que falaste nas Isos e muito bem iras verificar que em 1940,1945,1956,1987,2006,2007,etc quando se verificaram episódios de neve em cotas baixas
e frio extremo em Portugal as Isos 850hpa que atingiram o território português, espanhol, francês eram bem inferiores á que se estavam a verificar no Oriente europeu pergunto-te eu porque será??????? "


istabul, roma, monaco e etc´s são mais frios que lisboa em qualquer altura do ano.
frio extremo em portugal foram uma ou outra ocorrencia de isos -8 a -11º vindas do leste/NE e em menos escala do norte europeu na circulação de baixas no mediterraneo ou europa, estava mais quente na europa oriental e med. oriental pois essa zona estava na fase quente ( fluxo de S/SW vindo do norte de africa e mar mediterraneo):thumbsup:

por fim, o clima galego não é comparavel por exemplo ao de sines ( compara-los seria uma grotesca estupidez..) a galiza é oceanica o NW portugues tambem é oceanico ( menos de 2 meses secos), o litoral porto-lisboa é uma area de transição, o litoral a sul de lisboa é mediterraneo ( comparavel a malta, cadiz..), o interior sul é mediterraneo mas com influencias continentais e o interior norte e centro é ainda mais continental que o int. sul.
por fim, o clima de atenas é muito parecido com o de mertola embora mertola tenha minimas ligeiramente mais baixas e maximas mais altas, no verão:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vamos ser claros num ponto, eu pessoalmente nunca afirmei que as temperaturas extremadas em Portugal são mais intensas que na Grécia e todo o mediterrâneo, alias o facto de Atenas ter dias mais frios que Lisboa só vem me dar mais razão aquilo que eu pretendo aqui referir a influencia Atlântica em Portugal é ignorada e minimizada não concordo com o Belém que diz que só somos banhados pelo Atlântico, não o nosso clima é influenciado pelo Atlântico:



Aconselho-o a reler o que escrevi, novamente.
De novo você quer dar a ideia de que eu discordo com isso , quando não discordo. Um conselho sincero: Limite-se a ler com ATENÇÃO.



a diferença por em Atenas existirem dias mais frios que em Lisboa ,não tem haver com a Latitude não tem a ver com a altitude mas sim pelo facto de as Massas de Ar continentais entrarem com facilidade no Mediterrâneo Oriental é esse o motivo que faz com que Atenas tenha dias mais frios com temperaturas mais baixas e com Isos -10(850hpa) mas por um lado e é isso que eu quero referir tem uma Temp.Media anual mais Baixa que Lisboa os Invernos são mais curtos os Verões mais prolongados e registam menos de metade da Precipitação que se regista em Lisboa e é este o ponto que eu quero aqui destacar e colocar em evidencia, sei perfeitamente que a Grécia nomeadamente Atenas registam dias mais Frios ou seja a temperatura baixa com mais facilidade que em Lisboa mas isso prende-se por ser uma região que se encontra longe do Atlântico sujeita a Massas de ar continentais ,já dei o exemplo Dublin é bem mais amena que muitas cidades que estão na sua Latitude por exemplo.:


Estamos todos de acordo.



Mas mesmo assim e sem ter a pertenção de querer ser contestario, a Iso 850hpa significa de uma forma mt simplista a temperatura sentida a 1500m de altitude, logo uma Iso 0 terá ao nível de mar uma temperatura sensivelmente 8-10º graus superior,mas todos nos sabemos que a temperatura pode variar por outros factores entre os quais Rios/pequenas serras etc), comparando Lisboa com Atenas de facto a temperatura baixa mais em Atenas mas se calhar se comparáramos Atenas com as capitais de distrito mais próximas de Lisboa(todos nos sabemos que Lisboa temperaturas minimas 2,3 graus mais altas que a sua periferia devido ao Mar da Palha)- Setúbal,Leiria e Santarém vamos verificar que as temperaturas mínimas em Atenas não são assim tão mais baixas que nestas cidades antes pelo contrario... :


Se comparar arredores de Lisboa com os arredores de Atenas, os resultados vão dar ao mesmo ( Lisboa e Ca é menos fria no inverno ( não há muita volta a dar)). Ninguém vai comparar o interior de uma cidade com os arredores no inverno, porque os resultados são óbvios. Mas se está a comparar arredores de Lisboa com a cidade de Atenas, isso diz o quanto tendencioso está a ser.



O que quero aqui referir é que deveria -se fazer a distinção entre os aspectos que nos diferenciam o nosso clima do clima Mediterrâneo tradicional, ou seja, julgo que o eixo Costa Portuguesa/galega onde inclui apresenta características totalmente diferentes e diferenciadas do clima Mediterrâneo típico:


Quais são os limites para si da costa portuguesa? É porque não é para todos, definir conjuntamente a costa galega com a portuguesa ( a não ser no Norte Litoral e mesmo assim aí já é mais quente e com os distintos meses secos estivais mediterrânicos). Porque isto é assim todos sabemos que o Minho tem mais influência do Atlântico, mas no Algarve temos uma versão fortemente mediterrânica. Há que saber separar as coisas.
Um conselho, leia isto:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/duvida-clima-mediterraneo-3802.html



e é este aspecto que considero ser ignorado:



Novamente você diz que é ignorado, mas se for por causa do shopping ao ar livre e companhia, aí concordo, porque de resto, aqui ninguém anda a esconder isso.




em Portugal deve-se entender que Portugal está junto ao Oceano Atlântico e está sujeito a essa influencia atlântica no nosso clima suaviza as temperaturas mas por outro lado está sujeito a maiores fenómenos de instabilidade e de baixas pressões que por exemplo as regiões mediterrânicas típicas.:


Depende das zonas de Portugal, mas decerto que o Atlântico tem a sua influência, mas isso não nega de forma alguma o clima mediterrânico em Portugal continental, apenas o aligeiriza ( junto à costa ocidental, porque de resto...)
O clima mediterrânico, não é mais mediterrânico por ser mais continental, que eu saiba não diz em lado nenhum que um clima destes seja definido por isso, mas por outros aspectos que já referimos aqui várias vezes. Um dos mais marcantes é a seca estival.





Mas não sou eu que o digo toda a gente sabe Portugal/Espanha/França/Sul de Inglaterra encontram-se expostos durante vários períodos do ano a massas de Ar frio Transatlânticas que vem de OESTE que muitas vezes se formam no Canada e na Gronelândia e atingem o Oeste Peninsular,Francês e sul da Inglaterra:

Eu cá não colocaria a França ( excepto o Sul) e a Inglaterra no mesmo saco, mas isso é com você. Acho que toda a gente sabe que a maior parte de Portugal e Espanha são bem diferentes da maior parte da França e Inglaterra.



é isto que eu estou para aqui a tentar dizer e da mesma forma que os Gregos não são atingidos por estas massas de ar nos também não o somos pelas Massas de ar Continentais Siberianas que cidades como Istanbul, Atenas ate Roma, Mónaco ou mesmo por vezes Barcelona o são.
E Stormmy já que falaste nas Isos e muito bem iras verificar que em 1940,1945,1956,1987,2006,2007,etc quando se verificaram episódios de neve em cotas baixas
e frio extremo em Portugal as Isos 850hpa que atingiram o território português, espanhol, francês eram bem inferiores á que se estavam a verificar no Oriente europeu pergunto-te eu porque será???????:

Porque você está esquecer-se das massas continentais que afectam o Leste europeu, que não são só mais frequentes mas também mais severas. Se está a sugerir o contrário, está a contradizer o que disse mais acima.



Conclusão:
o Oceano Atlântico e a Corrente não pode ser só um esquentador para quando nos convém também é um belo ar condicionado refrescante e chuvoso... :


Acima de tudo é amenizador. E se formos para Sul passa a ser mesmo um esquentador.




Ultima pergunta:

Jacksonville em pleno clima Subtropical/Tropical da Florida a meros 300/400 kms de Cuba, regista no Inverno temperaturas que podem descer aos -6 negativos a temperatura media de Jacksonville e de 22º graus, será que pelo facto de esta cidade do sul da America ira deixar de ser menos quente que Ponta de Delgada por exemplo só porque tem 4,5 dias de frio intenso???? :


Isso não nos diz nada em relação ao que estamos a falar. Ninguém no seu perfeito juízo iria comparar a Florida com o Leste europeu.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
um optimo exemplo que vai contra os preconceitos do SocioMeteo, roma tem verões ligeiramente mais quentes ( menos de 1º e apenas em jul-ago) que a estação do geofisico de lisboa, que é a referencia da capital portuguesa mas tem precipitações muito superiores e apenas 2 meses secos;)
http://users.unimi.it/ecosys/Corsi/...-1-Climatologia/04_Immagini/02_Clima_Roma.gif

de facto o clima portugues é mediterranico...temos tantas horas de sol ou mais que o mediterraneo, temos diferenças de temperatura impreceptiveis, os mesmos regimes termopluviometricos, etc etc etc

que cidade será assim tão mais "mediterranica" que lisboa?! el lisboa temos 4 meses com Tmed acima de 20º, 7 meses com Tmed acima de 15º, o mês mais frio com medias de 11º, precipitações de 600-800mm/ano, humidades relativas na ordem dos 70% medios, horas de sol muito significativas dado ao caracter predominantemente convectivo em vez de estratiforme da precipitação/nebulosidade, media anual de 16-17º, em todos os meses podem registrar-se maximas iguais ou superiores a 20º, as minimas não descem dos 5º salvo um ou outro dia nos meses de inverno, os extremos variam entre valores ligeiramente negativos e valores superiores a 40º, as plantas ou animais de origem tropical adaptam-se muito bem...
se lisboa já é assim então demos uma olhadela ao vale do guadiana que tem pontos em que o verão é quase tao quente como o de sevilha e que apresenta invernos pouco rigorosos com precipitações baixas...olhemos o sotavento com medias anuais de 18º ou mais e cujas aguas atingem medias no verão de 24-25º, e onde nos meses mais frios a media é de 12-13 ( como em todo o litoral SW):thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
um optimo exemplo que vai contra os preconceitos do SocioMeteo, roma tem verões ligeiramente mais quentes ( menos de 1º e apenas em jul-ago) que a estação do geofisico de lisboa, que é a referencia da capital portuguesa mas tem precipitações muito superiores e apenas 2 meses secos;)
http://users.unimi.it/ecosys/Corsi/...-1-Climatologia/04_Immagini/02_Clima_Roma.gif

de facto o clima portugues é mediterranico...temos tantas horas de sol ou mais que o mediterraneo, temos diferenças de temperatura impreceptiveis, os mesmos regimes termopluviometricos, etc etc etc

que cidade será assim tão mais "mediterranica" que lisboa?! el lisboa temos 4 meses com Tmed acima de 20º, 7 meses com Tmed acima de 15º, o mês mais frio com medias de 11º, precipitações de 600-800mm/ano, humidades relativas na ordem dos 70% medios, horas de sol muito significativas dado ao caracter predominantemente convectivo em vez de estratiforme da precipitação/nebulosidade, media anual de 16-17º, em todos os meses podem registrar-se maximas iguais ou superiores a 20º, as minimas não descem dos 5º salvo um ou outro dia nos meses de inverno, os extremos variam entre valores ligeiramente negativos e valores superiores a 40º, as plantas ou animais de origem tropical adaptam-se muito bem...
se lisboa já é assim então demos uma olhadela ao vale do guadiana que tem pontos em que o verão é quase tao quente como o de sevilha e que apresenta invernos pouco rigorosos com precipitações baixas...olhemos o sotavento com medias anuais de 18º ou mais e cujas aguas atingem medias no verão de 24-25º, e onde nos meses mais frios a media é de 12-13 ( como em todo o litoral SW):thumbsup:


Eu diria que, possivelmente, existem locais no Guadiana ( no Tejo interior então nem se fala) tão ou mais quentes que Sevilha no verão. Claro que há uns anos não pensava assim, mas foram os dados do IM sobre as zonas mais quentes e a conjugação com os dados de Moura, Mértola e Amareleja que me fizeram mudar de opinião.
Penso que há gente no Meteored espanhol que iria concordar comigo. Eles têm muita consideração sobre o potencial térmico de algumas zonas de Portugal ( mais até do que a maior parte dos participantes deste forum, porque é um assunto ( zonas quentes) que os cativa muito e por isso já pesquisaram muito sobre isso).