IM fundido no Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Mas é curioso porque eu trabalhei durante 4 anos no Instituto Hidrográfico (IH) e a propósito de mais esta "pataquada" na minha opinião, perdoem-me o termo, contactei ex-colegas que me referiram não ter a Armada qualquer intenção de se desfazer, por assim dizer, do IH. Bom, há vários anos atrás também aquele ramo não queria ficar sem o Arsenal do Alfeite e depois foi o que se viu. :rolleyes:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião, o IM, o INAG e o IH todos juntos pode ser uma mais valia para Portugal. Se o IM tem estações meteorológicas, o Inag também tem estações, as albufeiras, já o IH faz as previsões para o mar, porque razão existem 3 institutos que cada um faz a sua parte será que todos juntos não será mais eficaz. As verbas que são canalizadas para os 3 institutos e forem canalizadas para um único instituto não será o dinheiro mais bem empregado.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E vao manter o nome?:huh:

Também já foi dito na página anterior, passa a estar integrado num novo chamado Instituto Português do Mar e da Atmosfera

O Instituto de Meteorologia está entre as entidades públicas a extinguir, devendo passar do Ministério da Ciência para o Ambiente. Nesse sentido, vai ser criada uma nova estrutura, designada "Instituto Português do Mar e da Atmosfera".
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=173115
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Entao iremos ouvir : "as previsoes para amanha segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera sao aguaceiros....":huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Entao iremos ouvir : "as previsoes para amanha segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera sao aguaceiros....":huh:

E qual é o problema ? Provavelmente ouviremos "previsões segundo o IPMA".
Até 1977 chamava-se SMN (Serviço Meteorológico Nacional) depois passou INMG. Em 1993 é que passou apenas a IM. Os espanhóis dizem AEMET depois de muitos anos ter sido INM, os holandeses KNMI, os austriacos ZAMG, etc.

Se os problemas fossem esses, estávamos nós bem :D
 

Beaufort

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
16
Local
Alverca
E qual é o problema ? Provavelmente ouviremos "previsões segundo o IPMA".
Até 1977 chamava-se SMN (Serviço Meteorológico Nacional) depois passou INMG. Em 1993 é que passou apenas a IM. Os espanhóis dizem AEMET depois de muitos anos ter sido INM, os holandeses KNMI, os austriacos ZAMG, etc.

Se os problemas fossem esses, estávamos nós bem :D

Facto 1: O SMN foi criado em 1946!! Pelo que o IM é(era) o herdeiro de uma das instituições mais antigas do país,

Comentário: Por isso choca vê-lo no meio da lista das comissões, fundações e outros organismos a extinguir a esmagadora maioria das quais foi criada nos últimos anos...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Facto 1: O SMN foi criado em 1946!! Pelo que o IM é(era) o herdeiro de uma das instituições mais antigas do país,

Mas curiosamente o SMN nasceu também ele da fusão de competências de várias instituições. Acho que há aqui apenas uma questão psicológica, nada se extingue, continua tudo no mesmos locais de sempre, o nome muda, algumas chefias desaparecem e recursos são optimizados. Nada mais.
 

Beaufort

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
16
Local
Alverca
Mas curiosamente o SMN nasceu também ele da fusão de competências de várias instituições. Acho que há aqui apenas uma questão psicológica, nada se extingue, continua tudo no mesmos locais de sempre, o nome muda, algumas chefias desaparecem e recursos são optimizados. Nada mais.

No entanto, neste caso, não há sinais (por enquanto) de que as redes de observação do ex-INAG, das Dir.Reg.Agricultura e outras, sejam integradas com as do ex-IM para otimização de recursos; Naturalmente, tal integração implica um esforço inicial (e investimento) para e respetiva exploração conjunta, o que nesta fase, não parece ser viável.
 

Beaufort

Cirrus
Registo
9 Mar 2010
Mensagens
16
Local
Alverca
E qual é o problema ? Provavelmente ouviremos "previsões segundo o IPMA".
Até 1977 chamava-se SMN (Serviço Meteorológico Nacional) depois passou INMG. Em 1993 é que passou apenas a IM. Os espanhóis dizem AEMET depois de muitos anos ter sido INM, os holandeses KNMI, os austriacos ZAMG, etc.

Se os problemas fossem esses, estávamos nós bem :D

Facto 2: A AEMET, tal como outros serviços meteo europeus, assumiu recentemente competências/atividades no âmbito da qualidade do ar, mas não na área do mar/oceanografia.

Em Portugal estas competências da qualidade do ar são(eram?) da ex-APA.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Existem várias questões que gostaria de levantar, pois não sei se estarão equacionadas.
1º O SMN que passou em 1976 a INMG, integrava um sector importante de Geofísica - nomeadamente a Sismologia que não vejo actualmente referida.
2º O IM é uma Instituição relativamente pequena (em nº de pessoas) que abrange inúmeras áreas desde a Climatologia, às várias vertentes da Meteorologia desde a rede de Observações (muito abandonada ultimamente - na minha opinião...) associada à sua avaliação, validação, arquivo e disponibilização aos utilizadores, Operacionalidade como análise e Previsão do tempo para fins gerais, aeronautica, maritima, salvaguarda de vidas e bens em cooperação com outras Instituções e ainda a parte de formação e actualização de conhecimentos...tem uma componente muito importante de cooperação com Instituições Estrangeiras, integrando várias equipes de investigação na área da Meteorologia e da Geofísica. Não esquecer que estende a sua acção à Madeira e aos Açores...
3º É fácil falar das pontas visíveis de uma Instituição que todos os dias, desde 1946, dá a cara em termos de Previsão do Tempo...mas ela é muito mais do que aquilo que se vê, embora tenha muitos detractores a grande dificuldade é o facto de pertencer a uma área científica específica e interagir com uma vasta gama de actividades, não se podendo encaixar facilmente em qualquer área...por isso já ter pertencido ao Ministério dos Transportes e Comunicações, ao Ministério do Ambiente, ao Ministério da Ciência e agora ir (previsivelmente) para o Ministério da Agricultura...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Apenas espero que as coisas sejam feitas para funcionar de uma forma mais aberta, com maior e melhor acesso aos dados.
Existe em estações meteorológicas muita redundância de dados de varias entidades quando somado não havendo tantas, podiam ser todas muito melhores.

Mas nesse âmbito também tem uma questão da máquina há vários institutos e entidades terem dado emprego a meteorologistas e esses querendo fazer um bom trabalho criar as suas redes próprias de observação...

Veremos :)