Importação de equipamento: Alfândega, Taxas, etc.

marl

Cirrus
Registo
23 Jan 2010
Mensagens
1
Local
lisboa
Boas a todos

Tou interesado em comprar coisas de fora da ue.
Tenho estado a pesquisar na internet e vejo que aqui dizem poder comprar-se mercadorias de qualquer parte do mundo sem pagar taxas se o preço nao for superio a 22 euros?

A primeira questao que coloco é,trata-se do preço pelo qual compramos o produto,ou o preço do produto em portugal?

A segunda questao é se esse preço minimo de 22 euros nao aumentou para 150 euros?é que li num outro site a diserem que tinha aumentado para esse valor.

Agradeço a quem me poder esclarecer

Cumpz
 


aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Boas a todos

Tou interesado em comprar coisas de fora da ue.
Tenho estado a pesquisar na internet e vejo que aqui dizem poder comprar-se mercadorias de qualquer parte do mundo sem pagar taxas se o preço nao for superio a 22 euros?

A primeira questao que coloco é,trata-se do preço pelo qual compramos o produto,ou o preço do produto em portugal?

A segunda questao é se esse preço minimo de 22 euros nao aumentou para 150 euros?é que li num outro site a diserem que tinha aumentado para esse valor.

Agradeço a quem me poder esclarecer

Cumpz

Acho que não pois o ano passado comprei um livro nos EUA e tive de pagar taxas da alfândega pois foi superior a esse valor
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Até 22€ não pagas nada, de 22 a 50 e tal (não me lembro o valor exacto) pagas o IVA, a partir desse valor pagas IVA + taxas da alfandega.

Quanto ao valor é o valor total da encomenda (portes incluídos) quando este não vem na encomenda ou está muito deflacionado aplicam ao valor de mercado
do produto em Portugal.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Da minha primeira e muito recente experiência que tive com a Alfândega, e da pesquisa que fiz, creio que o que se passa é o seguinte, e que já foi respondido por outros membros...
Até €22 e tal não se paga nada.
Entre esse valor e €150,00 (creio que seja esse o valor) paga-se o IVA (que foi o meu caso concreto);
Acima disso paga-se tudo e mais alguma coisa....:D
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Viva!
Deixo aqui algumas conclusões do que tenho pesquisado quer aqui quer na zwame (antiga techzone)

  • FAQ sobre a pauta aduaneira, em especial este item;
  • IVA:
    • É pago sobre o total da encomenda: produto+portes+seguro+qualquer outra eventual despesa,
    • Encomendas cujo custo total não exceda os 45€ estão isentas de IVA pois quando o valor a cobrar é inferior a 10€ não se paga: Artigo 22.º, secção II do CAPÍTULO XII-Harmonização fiscal comunitária do Orçamento do Estado para 2009;
  • AlfÂndega:
    • Toda e qualquer encomenda vinda fora da UE passa pela alfândega;
    • Nem todas, mas quase todas, são sujeitas a inspecção alfandegária (processo de amostragem);
    • Vindo por transportadora (DHL, UPS, ...) quase de certeza fica na alfândega para taxamento e se o desalfandegamento for feito pela transportadora ainda é cobrado um valor adicional pelo serviço de desalfandegamento;
  • Grosso modo será algo assim:
    • Até 45€ a encomenda não será sujeita nem a IVA nem a impostos aduaneiros;
    • De 45€ a 150€, paga-se IVA -20%;
    • Mais de 150€, paga-se IVA -20%- mais taxas (de acordo com produto).
    • De acordo com os exemplos já aqui mostrados as taxas que os produtos mais comuns estão sujeitos são estas:
      • Radiation shield :1.7% - código alfandegário: 8479899790 - maqs/aprs mecânicos c/funcao propria n/esp...
      • Estações: 3.7% - código alfandegário: 9015801190 - instrms/aprs p/ meteorologia/hidrologia/geofi...
      • Weatherlink: 0% - código alfandegário: 8473308000 - partes e acess de maqs automaticas de proces...
ATENÇÃO: Não me responsabilizo por qualquer informação que possa estar incorrecta. O que aqui expus resulta da informação recolhida essencialmente neste tópico
Cumps.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pela minha experiência, desde que houve a valorização do euro face ao dólar nos últimos anos, praticamente tudo vindo dos EUA cai da Alfandega para pagar as taxas, sejam pequenas compras como livros, sejam objectos mais dispendiosos.

Estranhamente, importações por exemplo da China já há muita coisa que não pára na Alfandega para pagar taxas. Digo estranho, porque os produtos chineses muitas vezes ficam aquém das disposições legais a nível de qualidade e segurança europeias. muitas vezes de qualidade duvidosa, embalagens e documentação manhosas ou ausência de certificações, já para não falar em contrafacções e violação de patentes.

Parece haver na Alfandega uma certa embirração com os americanos, quando provavelmente a competição é mais selvagem no caso dos produtos chineses onde deveria haver mais cuidado e atenção. Mas passa-se exactamente o contrário. Mistérios aduaneiros.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
E nunca é demais reforçar a ideia de comparar com negócios intra-UE.
Por exemplo, numa wmr200 que ando a equacionar, aparentemente, vindo do ebay US fica bem mais barato, mas depois, somando tudo acaba por ser quase igual ou mesmo mais barato mandar vir da Alemanha:
A Preço base 195
B Portes 71
C Sub-Total 1 (A+B) 266
D IVA (20%) 53,2
E Sub-Total 2 (C+D) 319,2
F Alfândega 11,81
TOTAL FINAL 331,01

Ebay.de:327+12.5€= +/- 340€
Pessoalmente, apesar dos 10€ a mais, preferiria mandar vir da Alemanha, até por uma questão de suporte pós-venda.
Cumps
 

sp_em_altas

Cirrus
Registo
19 Mar 2010
Mensagens
1
Local
leiria
boa tarde pessoal.

agradeço ja a existencia deste poste.

Eu ja fiz algumas compras no ebay.

Mas agora quero comprar um carro usado ( 5 anos no minimo ) atraves do ebay motors.

Gostava de saber quanto se paga de impostos, portes de envio etc, se recompensa ou nao ir a um stand em alemanha ou frança por exemplo do que comprar no ebay e tambem questoes de papelada.

Os modelos sao gama media alta, porque pelo que ja analisei ( fazendo contas por alto num site das finanças) modelos de gama baixa nao recompensa.

como é de acordo com Co2 que se paga mais ou nao, os modelos em vista é bmw serie 6 cabrio usado ( 5 anos), ou bmw x6 usado ( 5 anos).

bmw serie 6 por menos de US$30,000.00 ja se compra mas em prencipio sem taxas,portes etc. EM portugal nao arranjas sem ser em privado,falando em stands, por menos de 60 mil euros. entao bmw x6 por menos de 70 mil tb nao.

Queria saber o procedimento, quanto se paga mais ou menos..arredondando para cima ( convem lol ).

se alguem tiver disposto a falar atraves do msn/email: queimadotostado@hotmail.com


obrigado e boa continuaçao;)
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde pessoal,

Comprei a semana passada em Andorra uma wmr200 por 239 €. Um dia depois descobri uma loja que fazia por 228€... tinham também estações da Davis muito em conta. Pelo que vi em Andorra conseguem-se descontos na ordem de 40% nas estações da Oregon.

Luís Guilherme.
 

gaatorquato

Cirrus
Registo
12 Abr 2011
Mensagens
1
Local
quarteira
Olaa boa tarde eu moro no algarve e fiz uma compra pelo ebay do reino unido e tipo a data da chegada era pra ser no dia 6/04/2011 e hj ja é 12/04/2011 sera q pode ter avido algoo ou ainda tem tempo de chegar me ajudem help!!!
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Olaa boa tarde eu moro no algarve e fiz uma compra pelo ebay do reino unido e tipo a data da chegada era pra ser no dia 6/04/2011 e hj ja é 12/04/2011 sera q pode ter avido algoo ou ainda tem tempo de chegar me ajudem help!!!

O Ebay era Reino Unido, mas qual a origem da encomenda? Não tens nenhum tracking Number? se sim vai ao site dos CTT e pesquisa por objectos com esses dados e ficas logo a saber onde anda a encomenda. ;)
 

hugomoc

Cirrus
Registo
19 Mai 2011
Mensagens
1
Local
Aveiro
Boa noite

Comprei um cigarro electrónico (vaporizador pessoal), via net, proveniente dos EUA e ficou retido na alfandega em Lisboa, com a falta da certificação CE no produto.

alguém me pode ajudar, não sei como se procede para retirar da alfandega, o que tirei que fazer ou o que fará a alfandega com o meu produto?

Atenciosamente,

Hugo Carvalho
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Interessante.

net_continente_04_2007.jpg


Nota - Posto Aduaneiro de Xabregas e posto Aduaneiro de Cascais, desactivados.

net_ilhas_jul_09.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
tou fulo....
paguei qs 100% em impostos....

Qual foi o valor da compra ? 97,140€ pelo que percebo não é ?

Há produtos que sofrem uma maior taxação que outros.