Influências da Lua e do Sol

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
No dia 1 de Maio dizia eu nesta secção: "...para a lua cheia que se avizinha o tal "almanaque" dá-nos "vento ou trovões". Será que acerta?".

Dia 9, de maio (amanhã), dia de início da fase lunar de lua cheia, o instituto de meteorologia apresenta esta previsão:

"Continente
Previsão para Sábado, 9 de Maio de 2009
Céu em geral pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito
nublado e com neblinas ou nevoeiros no litoral a norte do Cabo da
Roca até meio da manhã e durante a tarde nas regiões do interior
onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros
e trovoadas.
..."

Eu não quero ser chato com ninguém :thumbsup: mas tem havido demasiadas coincidências como estas ao longo dos anos - já sou leitor assíduo destes almanaques desde pequeno, por influência dos meus avós :) - e francamente dá que pensar. Não sei onde vão buscar estas supostas "previsões" mas o facto é este: Acertam mais do que falham - objectivamente tenho observado esta situação ao longo do tempo.
Falta talvez o porquê:huh::huh::huh:

Sei que é um tema polémico mas o conhecimento também se faz de olharmos para estas questões sem subterfúgios. A ciência tal como está não encara retrocessos aparentes como a análise deste tema; mas ainda bem que não se perdeu a memória do chamado "senso comum" que mantém viva a história cultural do povo. A abordagem que faz sobre as questões relativas à meteorologia tem uma identidade única, demonstra a capacidade de observação dos nossos antepassados, por vezes durante inúmeras gerações.
Esquecer ou pura e simplesmente ignorar isto pode ser fatal para o sucesso que queremos ter no avanço da ciência.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Vá, isto que vou colocar é uma mera brincadeira, não considerem ofensa nem nada! Só para me meter! ;)
Mas é o meu comentário em relação à pontaria da previsão do Almanaque!



Mas fora de brincadeira, não leves isto a mal Aristocrata..
Só porque já sabem a minha opinião sobre isto, e eu próprio já disse que não menosprezo a eventual influência da Lua na dinâmica da atmosfera.. Mas sinceramente, de forma muito mais reduzida do que aqui se apregoa..
E.. obviamente.. Completamente deslocado deste grau de pormenor de acertar na trovoada no dia X do ano YYYY em Portugal, com meses de antecedência..
Então e qual era a previsão do Almanaque para Berlim? Ou para Londres? Ainda por cima "trovoada ou ventos"? É demasiado vago.. Desculpem mas faz-me mesmo lembrar o horóscopo..
Mas pronto!
:)
 
Editado por um moderador:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Essa do horóscopo...tá boa! :lol::lol::lol:
É uma pura mentira tratar-se neste caso de uma associação a um tema como esse.
Quanto aos almanaques: não sei onde vão buscar essas previsões - lunar perpétuo? Não sei o que é isso...:huh::huh:
Mas penso tratar-se de uma tendência e nunca de uma previsão. E neste caso apontada a Portugal. Não me perguntem se eu sei estas respostas porque não sei. Tenho tantas dúvidas como todos os que aqui escreveram. Mas de facto questiono-me da verosimilhança entre estas "previsões" e a realidade.
Obviamente tento ver os vários pontos de vista que aqui tem "dado à costa". Mas continuo com as minhas dúvidas...:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No dia 1 de Maio dizia eu nesta secção: "...para a lua cheia que se avizinha o tal "almanaque" dá-nos "vento ou trovões". Será que acerta?".

Dia 9, de maio (amanhã), dia de início da fase lunar de lua cheia, o instituto de meteorologia apresenta esta previsão:

"Continente
Previsão para Sábado, 9 de Maio de 2009
Céu em geral pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito
nublado e com neblinas ou nevoeiros no litoral a norte do Cabo da
Roca até meio da manhã e durante a tarde nas regiões do interior
onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros
e trovoadas.
..."

Eu não quero ser chato com ninguém :thumbsup: mas tem havido demasiadas coincidências como estas ao longo dos anos - já sou leitor assíduo destes almanaques desde pequeno, por influência dos meus avós :) - e francamente dá que pensar. Não sei onde vão buscar estas supostas "previsões" mas o facto é este: Acertam mais do que falham - objectivamente tenho observado esta situação ao longo do tempo.
Falta talvez o porquê:huh::huh::huh:

Sei que é um tema polémico mas o conhecimento também se faz de olharmos para estas questões sem subterfúgios. A ciência tal como está não encara retrocessos aparentes como a análise deste tema; mas ainda bem que não se perdeu a memória do chamado "senso comum" que mantém viva a história cultural do povo. A abordagem que faz sobre as questões relativas à meteorologia tem uma identidade única, demonstra a capacidade de observação dos nossos antepassados, por vezes durante inúmeras gerações.
Esquecer ou pura e simplesmente ignorar isto pode ser fatal para o sucesso que queremos ter no avanço da ciência.


Caro Aristocrata,
Começo por referi-lhe que quando era miúdo era um leitor compulsivo do Almanaque Borda de Água. Adorava os adágios populares, os santos, festas e feiras, fascinavam-me os muitos dados astronómicos e até as previsões que seguia com particular interesse. Mas quando era miúdo comprovava eu próprio a enorme falta de fiabilidade das mesmas. Nada tenho contra o Almanaque, desejo que aos seus 80 anos se somem outros tantos e que continue tal e qual, o mesmo papel, o mesmo grafismo antigo e até o pormenor de sermos nós a ter que cortar o papel em folhas quando o adquirimos. É um pequeno pedaço da nossa história que desejo que sobreviva assim praticamente intocável por muitos mais anos.

Fique também sabendo que neste fórum a grande maioria das pessoas tem uma enorme carinho e interesse pelo "saber" dos antigos. Pelos adágios do tempo, de como antigamente sem os recursos de hoje o homem dependia da observação das nuvens, dos tons e cores do céu e das nuvens e até dos cheiros da atmosfera. Qualquer tópico sobre o assunto é por norma bastante popular aqui no fórum. Um respeito pela sabedoria antiga de quem não tinha outra forma de prever o tempo. O meu avô por exemplo explicava-me que se eu numa nuvem quase de trovoada (um calvus por ex.) visse uns pileus por cima, isso significava que a trovoada estava iminente pois a nuvem iria crescer ainda mais. O meu avô tinha toda a razão embora não soubesse explicar muito bem porquê, eu hoje se ele fosse vivo poderia dizer-lhe que o pileus se forma porque a coluna de ar ascendente está a empurrar outra coluna de ar de características diferentes por cima dessa gerando os pileus, e que sim, que tal significa que o ar está a subir a uma velocidade considerável gerando tais nuvens, logo sinal de que a corrente ascendente é significativa, logo a trovoada estará iminente.

Isto tudo para dizer que ninguém aqui que confia na ciência moderna insulta ou menoriza o conhecimento antigo, antes pelo contrário, respeita-o muito até porque muito conhecimento ainda hoje é perfeitamente actual. Mas enquadra-o sempre na devida época. E peço novamente muitas desculpas, mas a época em que vivemos não é a das previsões de um ano inteiro do Borda de Água. Eram óptimas para o meu avô mas ver hoje nelas qualquer utilidade chega a roçar o insulto a qualquer pessoa que estude ou apenas se interesse pela meteorologia nos dias de hoje. Infelizmente nem o Borda de água nem absolutamente ninguém consegue fazer esse tipo de previsões a um ano de distância para determinados dias.

A questão aqui é que isto não me chega a enervar porque eu acho que você não está sequer a ser honesto consigo próprio. Pegue lá no Borda de Água e leia tudo o que está para trás neste anos de 2009 e diga-me se está realmente a ser honesto consigo. Não está. Você sabe que as previsões são coisas vagas, tão vagas que nem sabemos que vento se refere, a que local. É no norte ? É no sul ? Muitas das previsões usam frases como "tempo brusco" seja lá o que isso for.

Ainda sobre o que escreveu, mão amiga fez-me chegar uma copia do Borda de Água acerca da sua mensagem. E há aqui qualquer coisa que não está bem. Afinal a Lua cheia de 9 de Maio diz "Tempo brusco", e a tal previsão de "Ventos e Trovoadas" é para o quarto minguante a 17 de Maio. Mas afinal o que se passa aqui ? Está a brincar connosco ? Quero crer e desejo que foi apenas distracção sua e não alguma coisa mal intencionada ou brincadeira de mau gosto.

Para finalizar caro Aristocrata. Muitas centenas de milhar de pequenos agricultores em Portugal têm na sua mesinha de cabeceira o Borda de Água e seguem-no como uma pequena Bíblia. Mas eu sou daqueles que luto para que este não seja um país de «borda de água» (no que às previsões diz respeito que como almanaque é excelente) eu quero que seja um país moderno em que até os pequenos agricultores saibam usar as ferramentas que têm ao seu dispor para melhor gerirem a sua actividade. É por isso que eu luto, e muitos outros aqui, e esse será sempre o objectivo deste fórum, um fórum de ciência e não de pseudo-ciência.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Vou voltar ao tema porque merece uma resposta:D
Eu tenho um interesse na meteorologia - não como profissional nem como amador mas como entusiasta. Não tenho formação na area - apenas observo e leio sobre os temas da meteorologia. Fascina-me o avanço da ciência e, em particular, da meteorologia.
Os avanços da meteorologia são um bem para a humanidade. E como tal estão em constante mudança, com a agregação de novos dados, novas observações e sendo assim é uma ciência viva ao contrário de outras.

Em relação a este tópico: o objectivo foi o de opinar sobre "influências da lua e do sol". E como tal anteriormente expus a minha opinião - não volto a repetir senão é exaustivo;).
A dado passo opinei sobre as "previsões \ pseudo-previsões" do almanaque; erroneamente referi o "Almanaque das missões" quando o que queria dizer era "Almanaque da boa nova". Não que daí venha mal maior. Em relação ao "borda d`água" nunca o li. Talvez porque em casa sempre adquiriram estes 2 que referi...Não sei que diferenças eles tem sendo assim, senão teria visto :confused::confused:
Quanto à hobestidade intelectual relativamente à mim próprio: Decididamente não sou desonesto. E porquê? Porque tenho os pés assentes na terra e sei perfeitamente que ali não há ciência. Agora dito isto volto à carga - ao longo dos tempos acertam muito mais do que falham (na minha opinião!).
Eu concebo este fórum como um fórum de debate sobre a ciência que é a meteorologia mas quando se abre um tópico como este certamente todos estarão de mente aberta para abordar estes temas sem complexos - é isso que tenho feito. E se reparares Vince eu tenho abordado outros tópicos com dados concretos inerentes a uma ciência, não dou simplesmente a minha opinião - para isso servem estes espaços em que mais subjectivamente se analizam as questões.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A dado passo opinei sobre as "previsões \ pseudo-previsões" do almanaque; erroneamente referi o "Almanaque das missões" quando o que queria dizer era "Almanaque da boa nova". Não que daí venha mal maior. Em relação ao "borda d`água" nunca o li. Talvez porque em casa sempre adquiriram estes 2 que referi...Não sei que diferenças eles tem sendo assim, senão teria visto :confused::confused:

Pronto Aristocrata, ainda bem que o seu Almanaque das Missões dizia mesmo o Vento e trovoada para este fim de semana que passou (Lua cheia). O outro Almanaque a que tive acesso (Borda de água) diz isso do vento e da trovoada mas apenas para a fase lunar seguinte:

27805098.gif


Ora bem, o que pensar ? Se calhar este pessoal que edita os almanaques faz uma espécie de rifas com o estado do tempo e mete tudo na tombola e distribuiu pelas luas ao longo do ano:D Se forem minimamente espertos ( devem ser) metem obviamente as rifas do frio, da geada, do calor, das chuvas ou das trovoadas a calhar nos meses em que é mais provável ;) (Veja a climatologia).

Isto bem pensado ainda dava uma oportunidade de negócio, talvez um bom jogo, o Meteopolis ou Meteomillions :D Assunto a pensar !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ora bem, o que pensar ? Se calhar este pessoal que edita os almanaques faz uma espécie de rifas com o estado do tempo e mete tudo na tombola e distribuiu pelas luas ao longo do ano:D Se forem minimamente espertos ( devem ser) metem obviamente as rifas do frio, da geada, do calor, das chuvas ou das trovoadas a calhar nos meses em que é mais provável ;) (Veja a climatologia).

Isto bem pensado ainda dava uma oportunidade de negócio, talvez um bom jogo, o Meteopolis ou Meteomillions :D Assunto a pensar !

:D:lmao::lmao::lmao:
Epá, que mauzinho! Se eles lerem isto vão ficar "piursos"...:lol:
Como te disse desconheço onde arranjam estas "previsões\tendências"...mas que até acertaram esta semana temos que dar a mão à palmatória.:o:o:o:assobio:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem analisando os principais modelos. É quase certo que o tempo estável e algo quente vai continuar até ao fim do mês e em princípio até 5/6 Outubro. Depois disso ainda muito incerto mas penso e espero o regresso da instabilidade e tempo mais fresco isto para a lua cheia. Assim espero sinceramente. Estou farto de Outubros quentes. Mas ainda falta muito vamos acompanhando os modelos com serenidade e expectativa.

"...instabilidade e tempo mais fresco para a lua cheia"? Que relação há entre as duas coisas?:huh: Não é mais fácil referir a data?
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Como queira. A lua cheia é por volta do dia 8 e vai até ao dia 14. A maioria das pessoas nem sabem a influencia que o sol e a lua tem no clima até nas pessoas. É por essa altura que espero o regresso da instabilidade aliás o GFS já mostra isso nas saídas mais recentes. Sim tempo fresco e instabilidade, tempo de outono que é o normal. Desengane-se quem pensa que vai vir agora o verão. Deus nos livre de semelhante :)
 
Última edição:

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
"...instabilidade e tempo mais fresco para a lua cheia"? Que relação há entre as duas coisas?:huh: Não é mais fácil referir a data?
Eu percebo o que dizes StormRic, mas há claramente influência das luas nos estados do tempo é uma questão de ires estudando e analisando por ti.
Muitos não aceitam este tipo de fundamento da lua e os estados do tempo (que existe um tópico dos primeiros anos de vida algures no forum) talvez por haver pouca informação sobre o assunto bem como se terem perdido alguns conhecimentos mais antigos.
Mas deixa-me dizer que eu também prevejo que a lua cheia de Outubro venha mais animada em relação a este quarto crescente como já disse por ai algures (...) penso que Outubro irá ser misto e "havemos de andar a meio às aranhas" com ele com períodos mais estáveis ora mais instáveis onde na 1ª quizena temp anoml. (+) e prec anoml. (na média ou abaixo) e 2ª quizena temp. anoml. (na média) e prec. anoml. (+).
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Em off-topic, mas só para me situar na ideia, essa influência e os estudos que existam sobre ela, é a nível do globo ou só do nosso país? Se há uma correlação deve ser fácil de comprová-la estatisticamente, onde posso consultar esses estudos?
Vamos lá ver... Em rigor, embora se fale muito nisso e até haja muitos adagios relativamente ao assunto, estudos científicos que provem grande coisa sinceramente quase não há nada. É certo que a lua produz maré semi diurna no ciclo da pressão, mas a uma escala basicamente irrelevante.
Relativamente às fases da lua... Já vi um artigo científico que de facto prova uma relação entre o ciclo lunar e uma variação no fluxo zonal nos níveis altos. Agora até que ponto realmente isso pode ou não ter influência efectiva a nível das sinópticas é uma incógnita, e penso não haver estudos científicos que mostrem nada até ao momento. E atenção, nesse estudo o que ficou provado estar relacionado não foi propriamente a fase da lua, mas sim a sua declinação, portanto a haver influência será isso e não a fase, crescente, cheia, etc..

Outra coisa que já reparei visualmente olhando para séries da AO, é que esta parece claramente seguir um ciclo aproximadamente quinzenal de sobe e desce, portanto muito provavelmente também ligado à declinação lunar. Mas mais uma vez, a sua relevância é discutível. Essa amplitude no ciclo da AO, é pequena comparada às oscilações não cíclicas que vai tendo por todos os outros factores, portanto muito provavelmente pouco interesse terá. Quando muito, especulo que no limite, numa situação em que a AO esteja no limiar de mudar de fase e coincida com algum desses picos do tal ciclo quinzenal aparentemente ligado à lua, poder dar um "kick" e ajudar na mudança de fase. Mas é pura especulação, volto a frisar que não conheço qualquer estudo sobre tal.

Peço desculpa por não apresentar o estudo que referi acima, vou procurar e depois quando encontrar partilho-o.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A mim parece-me que no Algarve devemos andar sempre em Lua Nova, pois o tempo é sempre o mesmo.
Mudança a partir da Lua Cheia, hummm ... já vi isso com melhor aspecto do que agora, e já agora nos anos secos não existe Lua ou ela emigra. Esse argumento do a Lua afecta claramente o estado do tempo não me convence minimamente. Além disso que eu saiba a Lua Cheia é para todos os países do Continente Europeu por exemplo, por isso porque raio eu terei chuva e a Itália sol.
Admito que no máximo possa afectar ligeiramente a circulação atmosférica nos níveis mais altos, mas o efeito da Lua no tempo é extremamente diminuta.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic