IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Entro neste sub-tópico do fórum creio que pela 1ª vez, mas sinto que o deva fazer, para dar os meus parabéns ao IPMA, sempre segui e sigo metereologia apenas e só pelo facto de gostar, logo assim que tenho alguma disponibilidade avanço e coloco os meus muito parcos conhecimentos em prática.
Hoje dia 3 tive o enorme prazer de pela 1ª vez em muitissimos anos (e eu posso dize-lo por ser a mais pura das realidades) ter visto na SIC uma metereologista do IPMA falar abertamente e do tempo, do que nos espera nos próximos dias.
Escrevo isto, sem qualquer que seja a intenção pois a minha idade já não me permite brincar ou fazer que brinco, e já vi muitos metereologistas por todo o mundo, logo mais uma vez muito obrigado ao IPMA .
 


Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Entro neste sub-tópico do fórum creio que pela 1ª vez, mas sinto que o deva fazer, para dar os meus parabéns ao IPMA, sempre segui e sigo metereologia apenas e só pelo facto de gostar, logo assim que tenho alguma disponibilidade avanço e coloco os meus muito parcos conhecimentos em prática.
Hoje dia 3 tive o enorme prazer de pela 1ª vez em muitissimos anos (e eu posso dize-lo por ser a mais pura das realidades) ter visto na SIC uma metereologista do IPMA falar abertamente e do tempo, do que nos espera nos próximos dias.
Escrevo isto, sem qualquer que seja a intenção pois a minha idade já não me permite brincar ou fazer que brinco, e já vi muitos metereologistas por todo o mundo, logo mais uma vez muito obrigado ao IPMA .

Uma sugestão melhor: se voltassem aquelas meninas que apresentavam a meteorologia na SIC nos anos 90 (ou a Yanet Garcia mudar-se para Portugal) toda a gente das crianças aos idosos depressa se ficavam a interessar por meteorologia. :lol::D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

bld4

Cirrus
Registo
3 Jan 2021
Mensagens
1
Local
Portugal
Uma sugestão melhor: se voltassem aquelas meninas que apresentavam a meteorologia na SIC nos anos 90 (ou a Yanet Garcia mudar-se para Portugal) toda a gente das crianças aos idosos depressa se ficavam a interessar por meteorologia. :lol::D
Sim, e também o Senhor Luís Serrano, que foi o melhor para mim a apresentar o tempo na TV.
Acordava a ver as previsões dele :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Fica aqui uma curiosidade: A estação meteorológica do IPMA em Tavira fica situada na Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) que encontra-se em frente ao Forte do Rato não muito distante do Hotel Vila Galé Albacora, praticamente junto à Ria Formosa.

https://eemt.ipma.pt/
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Sim, e também o Senhor Luís Serrano, que foi o melhor para mim a apresentar o tempo na TV.
Acordava a ver as previsões dele :)
Já agora e se me permitem, gostaria de informar que a meteorologia (os metereologistas) em Portugal, começararam desde o século XX a assistir a uma “decadência acentuada” devido à falta de dinheiros, pois é ....
Talvez fosse Anselmo Ferraz de Carvalho por volta de 1922 que ao publicar um resumo das suas observações dos últimos 50 anos, levantou a coisa ...
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
E pronto... O radar de Arouca voltou a "pifar", tal como o radar dinâmico aquando do episódio da neve a cotas baixas... É sempre a mesma coisa. Quando há um evento há sempre algum radar que "pifa", não sei porquê. Mas a mim ninguém me tira da cabeça que é PROPOSITADO. Repito: P-R-O-P-O-S-I-T-A-D-O. A mim ninguém me tira da cabeça que é de PROPÓSITO. Não foi por acaso que o radar dinâmico voltou a funcionar na segunda-feira a seguir ao fim de semana em que nevou a cotas baixas. É mesmo de PROPÓSITO.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A mim ninguém me tira da cabeça que é de PROPÓSITO.

Desculpa lá, mas achas mesmo que é "propositado"?

Qual o interesse que o IPMA teria em colocar o radar ou as actualizações off ?

Realmente são muitas coincidências quando o radar fica OFF, ao ponto de se pensar que possa ser "de propósito" mas certamente será um problema ( talvez de comunicações ) relacionado com certas condições de mau tempo, se já podia ter sido resolvido? Sim, já deveria ter sido, mas será que depende apenas ( ou na totalidade) do IPMA? :unsure:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Desculpa lá, mas achas mesmo que é "propositado"?

Qual o interesse que o IPMA teria em colocar o radar off ?

Realmente são muitas coincidências quando o radar fica OFF, ao ponto de se pensar que possa ser "de propósito" mas certamente será um problema ( talvez de comunicações ) relacionado com certas condições atmosféricas de mau tempo, se já podia ter sido resolvido? Sim, já deveria ter sido, mas será que depende apenas ( ou na totalidade) do IPMA? :unsure:

Se não é de propósito... quase que andará muito perto disso. Então porque é que, aquando do fim de semana em que nevou a cotas baixas, o radar dinâmico foi "desligado" no sábado e na segunda-feira voltou a funcionar quando o evento já tinha terminado na manhã de domingo? São muitas coincidências de facto!!! Posso estar enganado, mas tenho quase a certeza que o radar de Arouca vai estar agora off durante uns dias para depois voltar a funcionar quando o evento já tiver terminado... Coincidências de facto.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
mas tenho quase a certeza que o radar de Arouca vai estar agora off durante uns dias para depois voltar a funcionar quando o evento já tiver terminado... Coincidências de facto.

Com referi acima, será um problema técnico que já se arrasta há bastante tempo e não intencionalidade de desligar o radar ou actualizações no site em alturas de mau tempo... :unsure:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
E pronto... O radar de Arouca voltou a "pifar", tal como o radar dinâmico aquando do episódio da neve a cotas baixas... É sempre a mesma coisa. Quando há um evento há sempre algum radar que "pifa", não sei porquê. Mas a mim ninguém me tira da cabeça que é PROPOSITADO. Repito: P-R-O-P-O-S-I-T-A-D-O. A mim ninguém me tira da cabeça que é de PROPÓSITO. Não foi por acaso que o radar dinâmico voltou a funcionar na segunda-feira a seguir ao fim de semana em que nevou a cotas baixas. É mesmo de PROPÓSITO.

O Meteopt não é o livro de reclamações do IPMA, se tens alguma coisa a dizer ou reclamação a fazer por favor utiliza os meios próprios:

Sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Rua C do Aeroporto
1749-077 Lisboa, Portugal
Telefone (351) 218 447 000
Fax (351) 218 402 370
Sítio de internet: www.ipma.pt
Formulário de contacto: https://www.ipma.pt/pt/siteinfo/contacto.jsp

O Staff tem sido bastante benevolente com os teus posts, sempre em tom de critica ou com postura negativa seja das previsões, que não são o que gostavas que fossem, seja criticas ao IPMA. Essa postura negativa não faz falta nenhuma ao Meteopt, cria mau ambiente e é comportamento típico de troll, que não é admitido.
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,671
Local
Loures
O IPMA lançou aviso vermelho de vento para a Guarda e Castelo Branco, e na descrição coloca rajadas até 95km/h, sendo que nas terras altas é até 130km/h. Mas nos critérios de emissão, aviso vermelho é só acima de 130km/h :intrigante:

BA2bKHV.png


n9aBR1S.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O IPMA lançou aviso vermelho de vento para a Guarda e Castelo Branco, e na descrição coloca rajadas até 95km/h, sendo que nas terras altas é até 130km/h. Mas nos critérios de emissão, aviso vermelho é só acima de 130km/h :intrigante:

BA2bKHV.png


n9aBR1S.png

O aviso está bem lançado, já a descrição peca nas rajadas, dado que o ECM indica rajada máxima de 158 km/h na Serra da Estrela.
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
237
Local
Serra - Alvorge @~300m
Boa noite,

Confesso que ainda não tive tempo de enviar um mail ao IPMA sobre o tema, mas gostaria de saber se alguém por aqui conhece com algum detalhe a política de dados do IPMA.
Esta dúvida surgiu através de um contacto com o developer de uma app muito conhecida (RainAlarm) que já utilizei muito quando estive a trabalhar fora de PT, mas que que por cá continua a ter fraca cobertura (apenas os radares de Espanha). Questionei então o tipo se ele queria ajuda no harvesting da informação e disponbilização de um webservice com as timeseries das imagens e a resposta dele surpreendeu-me um pouco.
Aparentemente não é um problema técnico mas antes de 'royalties'. Ao contrário da esmagadora maioria dos serviços de clima europeus que fornecem esta informação como 'Open Data', o IPMA cobra por ela e pior é que cobra valores astronómicos (a julgar pelas palavras do desenvolvedor, que já paga as imagens em alguns países mas não na ordem que o IPMA pede).
Não fico surpreendido com isto visto trabalhar na área e outras entidades PT ainda fazem semelhante, mas nos últimos anos tem-se assistido a uma maior 'abertura' da informação mas parece que ainda não chegou a todo o catálogo/política do IPMA.

Alguém consegue informar com maior detalhe se a informação que o IPMA disponibiliza no site é 'Open Data' ou 'Closed Data'?

Cumprimentos,