IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estamos em março e o IPMA ainda não publicou o Boletim Climatológico de 2020. O que se passa? :hmm:
 


Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Nova estação no aeródromo de Viseu, a antiga estação Viseu(aeródromo) passa a chamar-se Viseu c.coordenação, e fica apenas 2km a Sul desta nova. Acabam por ser quase redundantes, mas pronto, quantas mais melhor!

nova.jpg


Notícia do ano passado, que já referia esta nova estação a instalar no aeródromo.
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Nova estação no aeródromo de Viseu, a antiga estação Viseu(aeródromo) passa a chamar-se Viseu c.coordenação, e fica apenas 2km a Sul desta nova. Acabam por ser quase redundantes, mas pronto, quantas mais melhor!
Notícia do ano passado, que já referia esta nova estação a instalar no aeródromo.


Boa tarde,
Esta imagem é uma ilustração ou a verdadeira estação?
Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Nada contra estações novas em si, mas... Para representar duas cidades que já têm estação, uma dela que até já tinha duas? Quando há zonas como o Vale do Ave que não têm uma única?

Por acaso Famalicão, e mesmo Cabeceiras de Basto, que também faz parte, até têm estações IPMA nessa região... São de resto as duas únicas que existem, de resto cidades como Guimarães ou Fafe nem sequer têm uma estação secundária... :unsure:
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Nada contra estações novas em si, mas... Para representar duas cidades que já têm estação, uma dela que até já tinha duas? Quando há zonas como o Vale do Ave que não têm uma única?

Foram as câmaras municipais de Viseu e Bragança que instalaram as estações, parece-me(pelo menos em Viseu assim o foi).
O distrito de Braga agora até tem uma cobertura razoável, onde há muita escassez de estações é na metade Sul do país.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz
Por acaso Famalicão, e mesmo Cabeceiras de Basto, que também faz parte, até têm estações IPMA nessa região... São de resto as duas únicas que existem, de resto cidades como Guimarães ou Fafe nem sequer têm uma estação secundária... :unsure:
Famalicão tem? Não me lembro de ver no site do IPMA. Esqueci-me realmente de Cabeceiras de Basto, mas acho inadmissível que uma das maiores cidades do país como é Guimarães não tenha estação
Foram as câmaras municipais de Viseu e Bragança que instalaram as estações, parece-me(pelo menos em Viseu assim o foi).
O distrito de Braga agora até tem uma cobertura razoável, onde há muita escassez de estações é na metade Sul do país.
Acredito que tenham sido as câmaras, mas eu não estou a falar de ter uma cobertura extraordinária, estou a falar de quase zero estações nos arredores de Guimarães (as estações do distrito de Braga são muitas mas estão todas nos arredores de Braga). Isto não é só uma questão de distância física, aquela zona é densamente povoada e merece ser representada pelo menos por 2 ou 3 estações
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Concordo, Guimarães merecia obviamente uma estação por parte do ipma.
A zona mais litoral da metade Norte do distrito de Aveiro também, por exemplo em Santa Maria da Feira, assim como o interior do distrito do Porto também poderia ter uma em Amarante, etc...
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Nada contra estações novas em si, mas... Para representar duas cidades que já têm estação, uma dela que até já tinha duas? Quando há zonas como o Vale do Ave que não têm uma única?
Realmente, colocam estações onde já existem outras. A região sul tem imensa falta de estações e não há qualquer inovação. Depois de começar a ver a região Centro com tanta estação sempre pensei que começasse a haver mais cobertura um pouco por todo o país, mas pelos vistos não. Era bom que visse o Alto Alentejo mais composto, como vejo aqui ao lado, a Extremadura espanhola por parte da AEMET.
Outra coisa que por vezes também reparo, é o facto de Leiria e Évora terem apenas uma estação no Aeródromo que parecendo que não, ainda faz alguma diferença. Penso que há anos atrás havia uma estação na cidade de Leiria, mas nunca mais apareceu. A estação de Portalegre (cidade) também dava jeito.
O SNIRH tem inúmeras estações meteorológicas abandonadas, bem que IPMA podia aproveitar algumas. Se estivessem todas em funcionamento estava o mapa todo coberto por estações. :p
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,907
Local
Figueira da Foz
Realmente, colocam estações onde já existem outras. A região sul tem imensa falta de estações e não há qualquer inovação. Depois de começar a ver a região Centro com tanta estação sempre pensei que começasse a haver mais cobertura um pouco por todo o país, mas pelos vistos não. Era bom que visse o Alto Alentejo mais composto, como vejo aqui ao lado, a Extremadura espanhola por parte da AEMET.
Outra coisa que por vezes também reparo, é o facto de Leiria e Évora terem apenas uma estação no Aeródromo que parecendo que não, ainda faz alguma diferença. Penso que há anos atrás havia uma estação na cidade de Leiria, mas nunca mais apareceu. A estação de Portalegre (cidade) também dava jeito.
O SNIRH tem inúmeras estações meteorológicas abandonadas, bem que IPMA podia aproveitar algumas. Se estivessem todas em funcionamento estava o mapa todo coberto por estações. :p
Supostamente também haveria uma estação de Évora na cidade, que aparece nalguns boletins do IPMA para a qual eles usam as normais que há, não sei se seria na mesma localização. Mas olha que o pior deve ser a estação de Setúbal, que até está no concelho de Palmela...