IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Ontem, a galega já tinha avisado para as baixas temperaturas, mas de avisos nada, não é?

Se fosse no continente já tínhamos 5 avisos, reportagem em directo nas tv's generalistas, Protecção Civil nas ruas, duas faixas de circulação cortadas na 25 de Abril e três sopeiras a dizer ao Correio da Manhã que nunca tinham visto tal coisa, mas que viram a morte à frente dos olhos...

Meninos, pah! Meninos...:D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Na costa Sul/Sueste já caíram, entre as 19H45 e as 21H, três "granizados".

O windchill é arrasador! Nem quero imaginar quem vive a cotas mais altas, mas já vou tirar isso a limpo com temperaturas reais às diferentes cotas.

Ontem, a galega já tinha avisado para as baixas temperaturas, mas de avisos nada, não é?

Se fosse no continente já tínhamos 5 avisos, reportagem em directo nas tv's generalistas, Protecção Civil nas ruas, duas faixas de circulação cortadas na 25 de Abril e três sopeiras a dizer ao Correio da Manhã que nunca tinham visto tal coisa, mas que viram a morte à frente dos olhos...

Meninos, pah! Meninos...:D


Estamos nos Açores Kamikaze, logo "aguentamos com tudo".

Por acaso adoro esse Windchill... entra até nos ossos :cold::cold:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Em relação e uma vez mais aos avisos, ( e desculpem estar a bater de novo na mesma tecla) penso que para as vaquinhas e para as cabrinhas morrerem de frio nas serras, não é preciso 48 horas, basta umas horinhas; para curiosos que estão dispostos a sair de casa para ir às serras ver neve, a pé (no caso do Pico da Vara, por exemplo), não é preciso 48 horas para entrarem em hipotermia. Basta umas horinhas, se forem mal agasalhados. Para os curiosos que se deslocam às serras mais altas, também não é preciso 48 horas para um carro se despistar por causa do gelo nas estradas das serras, e muito mais haveria por dizer.

É uma questão de se agasalharem bem. Não considero as pessoas estúpidas ao ponto de não se aperceberem que está frio quando saem de casa. É preciso um aviso do IPMA para que as pessoas se agasalhem? Mesmo que vão mal vestidas, é preciso um aviso do IPMA para que as pessoas se apercebam que estão com frio, e como tal devem ir vestir-se melhor e ir para casa?

Os avisos do IPMA referem as 48 horas porque é o tempo que uma casa mal isolada demora a perder o calor. E o problema é esse, são as casas que ficam frias, onde moram pessoas idosas, sem dinheiro para gastar em aquecimento. O frio que faz na rua, salvaguardando-se os sem abrigo (que não estão no alto da serra), é pouco relevante.

Na minha opinião, os avisos em Portugal primam pelo excesso. Muita gente goza com avisos amarelos para umas horas de precipitação banais. Curiosamente, aqui no forum, só se discute os avisos que não são lançados, quando na esmagadora maioria dos casos, os erros em avisos acontecem por excesso.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

A meu ver mais um disprate by IPMA... a meu ver, repito a meu ver, o sistema de avisos, alertas... o que lhe quiserem chamar está todo ele mal construido, muito se tem falado da componente geografica "administrativa" disparatada que os caracterizam, mas definir que um aviso por frio só é emitido se pesistir x ou y horas é a cereja em cima do bolo do disparate...

Na AEMET não fazem nada disso... o aviso dura o tempo que se justificar e enquanto ocorrer!!!

O IPMA lança avisos de precipitação, vento, ondulação e neve com intervalo temporal. Todos os avisos têm hora de início e fim.

Concordo que a disposição geográfica é disparatada. A divisão não deveria ser estritamente administrativa, deveria ser mais relacionada com os aspectos geomorfológicos do território.

A lógica do aviso de frio (persistência de tempo frio) expliquei-a no aviso anterior. Pessoalmente, até acho mais merecedor de aviso uma máxima muito baixa, 2ºC por exemplo, num dia nublado, do que uma mínima de -5ºC resultante de uma forte inversão térmica após um dia soalheiro com máxima de 15ºC. A inércia térmica dos edifícios mantém-nos quentes durante a noite, se forem bem aquecidos durante o dia.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e CptRena

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim é tudo explicável, mas então, porquê a questão das 48 h para os Açores, se eles não se adequam à nossa realidade? É porque é bastante improvável os Açores terem temperaturas frias por mais de 48 h. Penso que os avisos deveriam ser melhor actualizados em função das condições que se vive no arquipélago.

Claro, só que no caso do Grupo Oriental eles sempre pecam por defeito e não por excesso, por outras palavras, só emitem alguma coisa para este grupo depois da tempestade passar, e ontem foi só mais um entre tantos outros exemplos.

Depois de ter chovido forte é que se lembraram de lançar um aviso amarelo, ah e tal...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Sim é tudo explicável, mas então, porquê a questão das 48 h para os Açores, se eles não se adequam à nossa realidade? É porque é bastante improvável os Açores terem temperaturas frias por mais de 48 h. Penso que os avisos deveriam ser melhor actualizados em função das condições que se vive no arquipélago.

Claro, só que no caso do Grupo Oriental eles sempre pecam por defeito e não por excesso, por outras palavras, só emitem alguma coisa para este grupo depois da tempestade passar, e ontem foi só mais um entre tantos outros exemplos.

Depois de ter chovido forte é que se lembraram de lançar um aviso amarelo, ah e tal...

Não vejo nenhum motivo para os Açores estarem sob aviso amarelo por causa do frio. No Algarve, em Aljezur durante o Inverno ocorre inversão térmica com temperaturas negativas de -2ºC isso corresponde a um aviso vermelho no Algarve em relação ao frio e nem amarelo temos. Sendo vales ou serras não reflecte o geral do Algarve e logo o IPMA não emite nenhum aviso. Havia de ser lindo, cada vez que fizesse frio em Aljezur, o Algarve estar sob aviso, passava o Inverno quase todo assim. :lol: Se em Ponta Delgada a temperatura mínima não foi abaixo dos 8ºC em 2 noites consecutivas não existe nenhum aviso amarelo, não vejo nenhum drama nisso.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Concordo que a disposição geográfica é disparatada. A divisão não deveria ser estritamente administrativa, deveria ser mais relacionada com os aspectos geomorfológicos do território.


Exactamente, e como todos nós sabemos a orografia tem uma influencia brutal nas temperaturas...embora isso seja ignorado,erro crasso.

Por exemplo, caso os avisos fossem por concelho, o concelho de Mafra que conheço relativamente bem, estaria no inverno varias vezes em aviso Amarelo/Laranja, partindo do principio que estariam reunidas as condições favoráveis a ocorrência de inversão térmica em vales e várzeas,claro.


Segundo alguns familiares, existem localidades desse concelho situadas em fundos de vale em que as pessoas passam mal por causa do frio, inclusive agricultores, que simplesmente deixaram de cultivar, pois as inversões que por lá ocorrem proporcionam a formação brutal de geada, queimando tudo, como por exemplo limoais.

Já agora acho curioso o IPMA falar muitas vezes na formação de geada no interior no país...
Os meus tios que moram num vale a 5 kms do mar já vao com 32 dias de geada neste Outono/Inverno, conforme aparece na minha assinatura.:thumbsup:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não vejo nenhum motivo para os Açores estarem sob aviso amarelo por causa do frio. No Algarve, em Aljezur durante o Inverno ocorre inversão térmica com temperaturas negativas de -2ºC isso corresponde a um aviso vermelho no Algarve em relação ao frio e nem amarelo temos. Sendo vales ou serras não reflecte o geral do Algarve e logo o IPMA não emite nenhum aviso. Havia de ser lindo, cada vez que fizesse frio em Aljezur, o Algarve estar sob aviso, passava o Inverno quase todo assim. :lol: Se em Ponta Delgada a temperatura mínima não foi abaixo dos 8ºC em 2 noites consecutivas não existe nenhum aviso amarelo, não vejo nenhum drama nisso.

Pois claro!

Não pode haver mesmo drama se 8 º C de mínima nos Açores não correspondem aos 8 º C de mínima do Continente. Se o Algarvio quiser experimentar, está à vontade para constatar e sentir por si mesmo. Basta vir aos Açores para perceber que as temperaturas quer sejam frias ou quentes, não correspondem à realidade. Há sempre a sensação de serem mais altas ou mais baixas em função da temperatura real.

As realidades são muito distintas, e como tal, penso a meu ver, que os critérios de avisos que são dados para os Açores não batem certo com a realidade que se vive no arquipélago.

Pelo continente até consigo fazer um esforço para perceber. É muito mais fácil o território continental ser atingido por ondas de frio ou calor por mais de 48 h do que os Açores, logo os avisos em relação às temperaturas para os Açores, deveriam estar válidos no mínimo por 12 horas.
Pensei que em grande parte, os avisos serviam para alertar o antes de qualquer de qualquer eventualidade! Pelos vistos enganei-me :lol:
 
M

Membro excluído 274

Pelo que vejo há sempre explicações para o "disparate"!

Percebi agora que o IPMA emite avisos para fenómenos outdoor mas tendo em conta o indoor, ou seja para dentro das nossas casas! O fenómeno atmosférico (base de trabalho) não interessa nada! :lmao::lmao::lmao: Confusos? Eu também!
Não concordo em absoluto com essa explicação David, aliás não faz sentido!

Quanto a essa questão de Aljezur, se só fosse esse... Chaves pode gelar ou arder que se Vila Real não cumprir os tais critérios definidos para sí própria (cidade) nada acontece! Dizer que não há motivos para emitir os avisos como diz o Algarvio não me parece correcto, nem Aljezur passaria todo o Inverno com avisos! O urgente aqui é reformar esse sistema que é obsoleto e não traduz a realidade, bons exemplos não faltam, a meu ver falta é vontade de trabalhar! Tenho dito!
Espero sinceramente que isto seja visto lá pos lados do Aeroporto, já são anos a bater na mesma tecla, mail´s, questionários... e nada se vê... já é hora de deixar essa visão administrativa da meteorologia e fazer previsões sérias.

Reafirmo trata-se de uma opinião pessoal e já tudo fiz o que está ao alcance de um cidadão comum para tentar que isto se altere, sempre sem resultados, coisa que lamento pois gostaria de ver como todos aqui um IPMA de referência e rigor, coisa que actualmente não é. :(
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Quais são os danos que podem provocar 12 horas com temperaturas entre os 5ºC e os 8ºC?

Então segundo esse pressuposto, os avisos são apenas válidos para as zonas mais baixas onde vive a maior parte da população?
Fazemos a experiência de subir a serra num dia frio, com 8 º C de mínima a cotas baixas, e a 5 º C na serra que rapidamente chegaremos a uma conclusão diferente. Experimente estar 12 h na serra que verá quais os danos que daí poderão advir.

Mas já sei o que me vai dizer. Vai dizer que é irrelevante lançar avisos só para os sem abrigos, ou então só para os curiosos que subam a serra.

Então porque razão a Madeira e o Continente lançam avisos ao nível da temperatura para as serras quando sabemos que lá não vive ninguém? Na minha opinião, um aviso é um aviso, e como tal, deve ser tomado em conta se se justificar.

Com as temperaturas baixas previstas de ontem, (associadas ao baixo Windchill) penso que não seria necessário chegar até às 48 h para alguém entrar em hipotermia caso não estivesse devidamente agasalhado.

Eu só por ter estado 4 h uma vez na Serra à espera de ver neve, fiquei com as mãos e o nariz "queimados", devido à exposição prolongada ao frio, mesmo usando luvas, cachecol e gorro, sem falar da redução da mobilidade para conduzir ou me movimentar.

Mas se acham que isso não é merecedor de nenhum aviso, então fico-me por aqui.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Então porque razão a Madeira e o Continente lançam avisos ao nível da temperatura para as serras quando sabemos que lá não vive ninguém? Na minha opinião, um aviso é um aviso, e como tal, deve ser tomado em conta se se justificar.


Penso que no Continente isso nunca foi feito, até por limitação do problema dos avisos por Distrito...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então porque razão a Madeira e o Continente lançam avisos ao nível da temperatura para as serras quando sabemos que lá não vive ninguém? Na minha opinião, um aviso é um aviso, e como tal, deve ser tomado em conta se se justificar.

Estás totalmente errado, Azor.

Quando é que onde é que foram lançados avisos de temperaturas para as serras?

Montalegre, no distrito de Vila Real, é uma vila a 1000m de altitude. No entanto, os avisos de temperatura lançados para Vila Real dizem respeito à capital de distrito e não às demais regiões.
Chaves, no mesmo distrito e no mês passado, teve uma sequência de 3 ou 4 dias em que o sincelo cobriu toda a cidade. Foram registadas temperaturas negativas ou próximas de zero, durante mais de 72h. Chaves fica num vale. Nem sequer é na serra. Alguém viu algum aviso de frio? Pois...

Nas Penhas da Saúde, 1500m de altitude, vivem lá pessoas. Distrito de Castelo Branco. Se fosse como dizes, o distrito estaria sempre em aviso amarelo/laranja. E isso não acontece, porque a base para o alerta são os dados de Castelo Branco.

O mesmo acontece em todos os outros distritos.

Inclusivé na Madeira. Temperaturas de 5ºC são extremamente frequentes nas regiões montanhosas da Madeira >1300m. E temperaturas negativas também.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Estás totalmente errado, Azor.

Quando é que onde é que foram lançados avisos de temperaturas para as serras?

Montalegre, no distrito de Vila Real, é uma vila a 1000m de altitude. No entanto, os avisos de temperatura lançados para Vila Real dizem respeito à capital de distrito e não às demais regiões.
Chaves, no mesmo distrito e no mês passado, teve uma sequência de 3 ou 4 dias em que o sincelo cobriu toda a cidade. Foram registadas temperaturas negativas ou próximas de zero, durante mais de 72h. Chaves fica num vale. Nem sequer é na serra. Alguém viu algum aviso de frio? Pois...

Nas Penhas da Saúde, 1500m de altitude, vivem lá pessoas. Distrito de Castelo Branco. Se fosse como dizes, o distrito estaria sempre em aviso amarelo/laranja. E isso não acontece, porque a base para o alerta são os dados de Castelo Branco.
Totalmente penso que não. Parcialmente errado talvez sim. Não sou licenciado em Meteorologia, mas ainda sei ler os avisos. O que se passa aí é que o que se passa mais ou menos aqui.

Em relação aos avisos emitidos para as Serras do Continente assumo francamente que foi erro da minha parte. É o que faz às vezes andar a ver Portugal quase sempre pintado às cores, daí concordar em parte naquilo que o David disse, que talvez no Continente eles possam pecar em parte por excesso, e não por defeito, se bem que também já vi avisos aí que nem deveriam ser avisos, (dependendo das zonas em questão) mas pronto, até aí tudo bem, porque toda a gente erra, mas penso que quando se trabalha em meteorologia deve-se tentar evitar ao máximo esses pequenos erros.
Um aviso deve ser sempre muito bem ponderado e responsável quando for lançado, e por aqui já vimos eles pecarem dezenas de vezes, tanto por excesso como por defeito, mas no meu caso, mais por defeito, como é óbvio, se não não estaria aqui a criticar porque ainda sei ler e interpretar os mesmos critérios.
Inclusivé na Madeira. Temperaturas de 5ºC são extremamente frequentes nas regiões montanhosas da Madeira >1300m. E temperaturas negativas também.
Desculpa mas aí já não posso concordar. O que importa ser frequente se não vive lá ninguém? A Madeira a esse nível está mais bem preparada que os Açores. As serras dos Açores (à excepção do Pico) são mais baixas que a Madeira, e no entanto, tal como na Madeira, é também bastante frequente atingirem-se os 5 ou menos graus abaixo de zero no Inverno, e no entanto não há sequer nenhum aviso por parte do IPMA para as zonas montanhosas dos Açores, quer seja ao nível da temperatura, quer seja para o vento ou precipitação.
Além do facto que deveriam especificar melhor os alertas por ilhas ou por localidades tal como fazem na Madeira. Mas não, aqui vai tudo de arrasto à laia de paposeco. É uma alegria, e depois dá no que dá. Basta verem as críticas da população na página da própria Delegação Regional e Protecção Civil.

Ademais, tal como na Madeira, nas serras dos Açores também não habitam lá ninguém, porque são zonas mais inóspitas (à excepção de um ou outro pequeno povoado) e dos pastores que obviamente durante o dia se deslocam a essas mesmas altitudes para mudar o gado, para a prática do pastoreio. Será que eles também não teriam o mesmo direito de estarem sobre alerta tal como os restantes das vilas e cidades, uma vez que a sua vida depende da pastorícia? É que eu já nem falo dos turistas que vão às serras ver as lagoas e as caldeiras, mas sim apenas das poucas pessoas que lá trabalham, mas nem mesmo por isso, existe algum aviso emitido nesta vertente, daí a minha crítica aqui neste tópico em relação a este aspecto.
O que eu acho, é que um aviso é um aviso, e como tal deve ser sempre tomado a sério. Que importam as 48 h se podemos vir a ter sérias consequências com a exposição ao frio por menos? Eu próprio já tive. A realidade dos Açores é outra, tal como a realidade das Penhas Douradas e de Montalegre o são.
Isso é tudo muito fácil de entender se quisermos fazer um esforço, ora vejamos: os sinais do tempo dão possíveis tempos, certo? Logo, um alerta seja qual for, serve para alertar. Ora, se me doí a garganta é porque é um alerta a gripe ou outras doenças mais graves, ou seja é um alerta a ter de providenciar acções! Mas pronto, o IPMA é quem sabe sempre tudo e o que faz é que é o mais correcto e temos de saber levar à regra. Espero é que o IPMA também saiba entender as críticas da população de uma forma mais construtiva, porque só ficaria a beneficiar mais com isso. :cool:
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr