IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por J.S. 8 Jul 2008 às 00:24.

1. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Um sistema de avisos mais fino onde metem os municipios ligados a sistemas montanhosos ou vales e zonas baixas ligadas ao gelo e formação de geada. Acho um exagero a galiza ter 4 zonas costeiras quando só tem 2.

O que se podia acrescentar seriam comentários onde se descreve a dinâmica atmosférica do tipo:

«(...) Unha nova borrasca pasará preto de Galicia (...)»

Muitos não perceberiam mas era um léxico que entrava aos poucos.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Para mim faz todo o sentido as 4 zonas... Rias Baixas é muito diferente das Rias Altas, na zona norte faz todo o sentido separar a Mariña Lucence da zona de Ortigueira / A Coruña!

Reparem que agora já há também horário de vigor dos avisos... fantástico! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

3. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Se a galiza for batida a sudoeste ou oeste como acontece em 90% das vezes não há nenhuma diferença em toda a costa oeste. Tens talvez menos mar em Mondoñedo. Acho um exagero.

David sf gostou disto.
  4. Kispo

Kispo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2008
    Local:
    Monte Abraão, Queluz (195m)
    tenho notado que o site do IPMA tem estado lentíssimo desde há uns dias para cá. Também notaram o mesmo?

rbsmr e dlourenco gostaram disto.
  5. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Sim, e dá a sensação que anderam a mudar alguns endereços. O novo site era para ter sido em Janeiro... Pois. :D

6. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Estava à espera de uma coisa realmente inovadora. Mas fiquei desiludido.

Em termos de área, a Galiza (29,6 mil Km2) é semelhante ao conjunto: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda (31,6 mil Km2).

Toda a Galiza está em aviso amarelo devido ao vento forte, previsto entre as 9h e as 18h.
    Em Portugal e nesses distritos, o aviso não se encontra em todos os distritos - há portanto uma diferenciação.

Em termos de neve, o IPMA, bem ou mal, faz distinção de horários e de intensidade de neve (pela cor dos avisos e cotas).

O meteogalicia pões as montanhas de Ourense, sul de Ourense e montanhas de Lugo a amarelo.
    A divisão não é por distritos, mas por municípios, o que se torna incoerente quando olhamos para o concelho a norte de Castro Laboreiro, esmagadoramente acima dos 800m de altitude, e o vemos sem aviso. Já para não falar dos municípios fronteiriços entre a Galiza e Ourense, que chegam a superar os 1000m de altitude.

Valderrodas e Sul de Lugo não têm qualquer município em aviso de neve. Mas têm concelhos com serras que chegam a ultrapassar os 1400m de altitude.

jotackosta gostou disto.
  7. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Entretanto continuam grande parte das EMAS desaparecidas do mapa sem nenhuma explicação, e mesmo que queiramos saber, aquele instituto( que nem o nome merece ser dito), nunca responde ás mensagens que mandamos. É triste, mas é os incompetentes que temos.

8. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Já nem consulto os dados da rede do IPMA...pois as estações que mais me interessavam estão todas off... e a mais "recente" foi a de Aljezur...enfim a miséria continua...mal por mal prefiro consultar as estações do WU.

9. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Eu sei que é triste, mas mais triste fiquei quando soube, recentemente, que a EMA da Amareleja - há tanto tempo off - foi vandalizada ao tiro! Alguém se lembrou de fazer tiro ao alvo, aos instrumentos da estação.

Têm sido também roubados, painéis solares que alimentam as estações.

jotackosta gostou disto.
  10. CptRena

CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Isto a gente fala, fala, tudo bem, porque estamos às escuras. Mas não é assim tão simples.

Aconselho a darem uma vista de olhos no plano de actividades de 2013 do IPMA. Até eles se queixam.

-> http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/plano_actividades_ipma_2013.pdf

Os OE falam por si (sempre a cortar):

-> http://www.dgo.pt/politicaorcamenta...ta do Orçamento/Documentos do OE/Rel-2013.pdf -> IV.10.2.

-> http://www.dgo.pt/politicaorcamenta...ta do Orçamento/Documentos do OE/Rel-2014.pdf -> IV.12.2.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Infelizmente as estações estão a dar o berro, literalmente. Já são muitos anos a bombar, e a electrónica não dura para sempre. Além disso poderá haver obsolescência programada :p A de Aveiro parece que também já se juntou à festa. :(
    _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Epa a sério André, que falta de civismo desses grunhos. Não tem mais nada que fazer ao chumbo (€€€) e ao tempo. Podiam ao menos virar a arma 180° antes de disparar. Que porra!
    _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Já agora, ando a pesquisar dentro do ipma.pt e encontrei isto. Para quem interesse:

-> http://www.ipma.pt/pt/investigacao/bolsas/

SpiderVV gostou disto.
  11. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Pois, eu já tinha explorado isso uma vez e vi o cenário triste que o IPMA passa, por isso sou um pouco mais brando nalgumas coisas. Eles inclusive tinham um relatório em que a comunidade científica se queixava do rigor do IPMA.

Esse documento tem coisas muito interessantes para quem quiser saber os futuros objectivos do IPMA. Mas acontecerem...

12. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    De qualquer forma não serve de desculpas, pelo menos para mim não. A vizinha espanha também está em crise, se calhar pior que a nossa, e comparem as estações que eles têm e comparem as nossas. E no caso de alguma deixar de funcionar eles grande parte das vezes avisam o público.

13. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    As verbas em Portugal destinadas à meteorologia devem ser bem menores que as Espanholas. Bem mesmo...
    Dá para os ordenados (poucos) e pouco mais. Daí a fusão de organismos.

Terei sido o único a receber um e-mail do IPMA sobre um inquérito de: compra e o consumo de pescado? Ainda me faz confusão esta fusão.

Nisso eu concordo! Talvez se houvesse uma transparência nesse sentido, talvez as pessoas ganhassem vergonha.
    Algo do género: No dia X a EMA Y foi vandalizada, roubada, etc! Devia ser algo posto a público.

1337, CptRena, jonas_87 e 1 outra pessoa gostaram disto.
  14. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    A mim faz-me é uma confusão a climatologia e a meteorologia, estar no mesmo barco do que as pescas !
    Qualquer dia ainda começa a chover peixes na ..... Assembleia da Republica !

15. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Não, até o publicaram no site. Esta fusão também me faz uma confusão imensa, um instituto que já por si não tinha muitas verbas simplesmente para a meteorologia, foram-no fundir num instituto com verbas ainda insuficientes mas que precisa de gerir mais uma modalidade! Isto faz também com que se afastem imensod a meteorologia e não haja uma gestão equilibrada dos recursos. É uma fusão literalmente parva, dizendo mesmo assim.

Partilhar esta Página