IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Neste caso penso ser mais relevante o 2º ponto sim, da manutenção do aviso quando claramente a situação estava a desviar do previsto.
Geralmente critica-se quando se muda um aviso depois ou durante um acontecimento, mas independentemente do erro, isso tem de ser feito, é mesmo assim, e é estranho não ter sido feito.

Quando à primeira parte, de facto nada indicava os maiores acumulados tão a sul, em termos de outputs de modelos.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Um grande exemplo recente de que os modelos podem falhar mesmo em cima do acontecimento, foi o famoso 27-09-2013.

O GFS e outros modelos previam bastante precipitação para a zona de Lisboa ao início da manhã, se bem me recordo, acumulados superiores a 30mm em 3h e o total diário não passou dos 10mm.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Névoa

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A intensidade do vento justificava um aviso laranja e já no limiar do vermelho .

Por motivos de trabalho tive que me deslocar de carro e tive medo que me caísse algo em cima ( E eu não costumo ser medroso ) e vida pessoas a lutarem contra o vento para conseguir caminhar .

Depois disto , para ser colocado um aviso vermelho de futuro , terá que ser um cataclismo global .
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Só gostava de saber porque alguém apagou o meu comentário " e os radares, foram de greve?". Sinceramente é cena de criança apagar um comentário normal, ou então algum tipo de salazarismo que nem sabe o que é liberdade de expressão. Desculpem o Off Topic mas isto é uma falta de respeito.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só gostava de saber porque alguém apagou o meu comentário " e os radares, foram de greve?". Sinceramente é cena de criança apagar um comentário normal, ou então algum tipo de salazarismo que nem sabe o que é liberdade de expressão. Desculpem o Off Topic mas isto é uma falta de respeito.

Fui eu apaguei esse comentário. Os radares não vão de greve, se queres dizer alguma coisa de útil e construtiva, diz, como poderás ver nenhum comentário critico minimamente inteligente foi apagado, apenas as babuseiras desse género.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A intensidade do vento justificava um aviso laranja e já no limiar do vermelho .

Por motivos de trabalho tive que me deslocar de carro e tive medo que me caísse algo em cima ( E eu não costumo ser medroso ) e vida pessoas a lutarem contra o vento para conseguir caminhar .

Depois disto, para ser colocado um aviso vermelho de futuro , terá que ser um cataclismo global .

Penso que este evento foi um pouco desvalorizado nos avisos, nomeadamente avisos de vento.

Foi um dia muito complicado por aqui, andar na rua com rajadas nos 90/100 Km/h, ouvir o vento a rugir nos edifícios é assustador, até pequenos pedaços das fachadas de edifícios degradados caíram nos passeios, além das inúmeras quedas de árvores.

Sou apologista que em situações mais activas/extremas mais vale pecar por excesso nos avisos do que por defeito, é a velha máxima do mais vale prevenir que remediar.
 

Batalha64

Cirrus
Registo
20 Jun 2014
Mensagens
51
Local
Bolembre, Magoito . Sintra
Já ha alguns dias que o radar de Coruche também não funciona, no entanto hoje reparei que o novo mapa dinamico inclui informação coberta pelo de Coruche e de Arouca mesmo tambem o de Arouca não estando a funcionar. Existe alguma explicação para isto ?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Já ha alguns dias que o radar de Coruche também não funciona, no entanto hoje reparei que o novo mapa dinamico inclui informação coberta pelo de Coruche e de Arouca mesmo tambem o de Arouca não estando a funcionar. Existe alguma explicação para isto ?

Não é bem assim o mapa dinâmico não tem dados do radar de Coruche com ele inativo. O mesmo se passa agora com o radar de Arouca, no mapa dinâmico vemos uma grande área do país coberta a branco simplesmente porque não há dados.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Batalha64

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Já ha alguns dias que o radar de Coruche também não funciona, no entanto hoje reparei que o novo mapa dinamico inclui informação coberta pelo de Coruche e de Arouca mesmo tambem o de Arouca não estando a funcionar. Existe alguma explicação para isto ?

Na verdade, neste momento no mapa dinâmico só aparecem mesmo as informações do radar de Loulé. O que acontece é que aquele mapa tem uma imagem PNG sobreposta, que cria aquele círculo que dá a ideia de ser o alcance total dos radares activos, mas não o é ;)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sinceramente já nem se pode dizer nada, obviamente o meu "foram de greve", é uma "piada" em relação também á greve da TAP, comentei em modo de brincadeira, mas nem isso se pode comentar agora, enfim.Voltando ao tópico, há uns dias atrás liguei ao IPMA por causa da EMA de Ponte de Lima não estar a contabilizar precipitção, começou a registar hoje a partir das 16 horas, pena que já vem com um pouco de atraso pelo evento que foi, mas ainda assim até foram rápidos a virem reparar o erro :)
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Radares, estações, etc, tudo o que seja redes de equipamentos remotos estão sujeitos a muitos problemas, as causas podem ser muitas, desde avarias de hardware, falhas de energia, sobrecargas, redes de comunicações, etc,etc. Certamente que não estão disponíveis por capricho... e certamente que o IPMA é o principal interessado em ter as coisas a funcionar o mais rápido possível. Esperemos que não sejam problemas graves e demorados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ahh caro Vince e eu pensava que era por capricho, esperava uma resposta mais concreta, podia ser que alguém aqui no forum tivesse alguma ligação directa com IPMA, agora as "possíveis" causas não interessa.

Não interessa, então?
Que raio de conversa... manda email ao IPMA, fica a sugestão...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ahh caro Vince e eu pensava que era por capricho, esperava uma resposta mais concreta, podia ser que alguém aqui no forum tivesse alguma ligação directa com IPMA, agora as "possíveis" causas não interessa.

Jonas_87 obrigado pela resposta... aqui no fórum ninguém tem uma ligação directa ao IPMA (seja lá o que isso for, um telefone vermelho como nos filmes de hollywood?!!) por isso alguma queixa mais precisa é favor dirigir ao IPMA. Agora francamente... Radar de Arouca? Estivemos sem ele tanto tempo... qual é o drama agora? Não pode haver uma avaria? E a haver? Não pode se resolvida? Estamos com vários dias seguidos agora sem precipitação... morremos sem dados de um radar? Francamente tanto drama porquê?
 
  • Gosto
Reactions: CptRena