IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
A frente desta madruga e manhã deu para reparar que há muitas EMA's a precisar de manutenção nos pluviometros.

Dados suspeitos:
- Vila Nova de Cerveira (aeródromo)
- Viana do Castelo
- Viana do Castelo, Chafe
- Porto, Massarelos
- Pinhão
- Macedo de Cavaleiros, Bagueixe
- Miranda do Douro
- Viseu (aeródromo)
- Sabugal, Martim Rei
- Coimbra, Bencanta
- Alcobaça
- Proença-a-Nova, P.Moitas
- Elvas
- Reguengos, S. P. Corval
- Amareleja
- Zambujeira
- Portimão (aeródromo)
Enviaste uma mensagem ao IPMA?
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Enviaste uma mensagem ao IPMA?
Enviei pois, como é meu hábito.

Entretanto, das estações que referi, já houve manutenção em algumas, como é o caso de:
- Viana do Castelo
- Porto, Massarelos
- Pinhão
- Alcobaça
- Proença-a-Nova, P.Moitas
- Elvas
- Reguengos, S. P. Corval
- Amareleja
- Zambujeira

Ainda sem registos de precipitação, permanecem:
- Viana do Castelo, Chafe
- Macedo de Cavaleiros, Bagueixe
- Miranda do Douro
- Viseu (aeródromo)
- Sabugal, Martim Rei
- Coimbra, Bencanta
- Portimão (aeródromo)

- Vila Nova de Cerveira (aeródromo) - o acumulado diário do dia de ontem foi omitido.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
hs4BSjX.jpg


Realmente choveu bem durante uma meia hora (07h30 - 08h00 aproximadamente). Mas ainda assim e sabendo que a nossa percepção empírica nos leva muitas vezes a enganar, continuo desconfiado com tanta precipitação que pelas 15h acabou por ser registada aquando do desentupimento do pluviómetro! Eu calculei uns 10mm a 15mm, mas aparecem uns bárbaros 27,2mm. É que nem houve noticias de alagamentos em lugar nenhum e quase 30mm em cerca de meia hora é muita água, havendo locais na cidade típicos de inundarem com chuvadas de 20mm para cima... Mas pronto, pode que tenha chovido mais no local da EMA que na cidade, ou a minha percepção esteja errada.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
hs4BSjX.jpg


Realmente choveu bem durante uma meia hora (07h30 - 08h00 aproximadamente). Mas ainda assim e sabendo que a nossa percepção empírica nos leva muitas vezes a enganar, continuo desconfiado com tanta precipitação que pelas 15h acabou por ser registada aquando do desentupimento do pluviómetro! Eu calculei uns 10mm a 15mm, mas aparecem uns bárbaros 27,2mm. É que nem houve noticias de alagamentos em lugar nenhum e quase 30mm em cerca de meia hora é muita água, havendo locais na cidade típicos de inundarem com chuvadas de 20mm para cima... Mas pronto, pode que tenha chovido mais no local da EMA que na cidade, ou a minha percepção esteja errada.

Eu pensei o mesmo em relação aos 29.8mm aqui da estação do Figueira de Castelo Rodrigo, sendo que 27mm foram concentrados numa hora, esteve mesmo a chover bem, mas de qualquer das formas empiricamente pareceu-me menos, mas talvez tenha mesmo acontecido.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Boas, se querem saber a probabilidade de precipitação a partir de hoje, guardem este link:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade/index.jsp

Sei que estão a fazer uns updates, e até ao final do ano esses updates estarão prontos, segundo o IPMA. Portanto antes de update quem quer saber a probabilidade de precipitação terá de se guiar por esse link que mandei :)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Boas, se querem saber a probabilidade de precipitação a partir de hoje, guardem este link:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade/index.jsp

Sei que estão a fazer uns updates, e até ao final do ano esses updates estarão prontos, segundo o IPMA. Portanto antes de update quem quer saber a probabilidade de precipitação terá de se guiar por esse link que mandei :)
Obrigado, gosto bastante mais desta layout, é mais simples e direta :)
 
  • Gosto
Reactions: 1337

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Obrigado, gosto bastante mais desta layout, é mais simples e direta :)

Porreiro!
Mas infelizmente apenas disponibilizam esse cálculo da percentagem para as capitais de distrito, como habitualmente.
O IPMA parece ir melhorando, mas ainda com um longo caminho por percorrer, certamente o melhor que podem fazer com os limitados recursos que têm.
Mas também não é menos verdade que em Portugal a palavra "capital" tem um grande peso. É sempre melhor estar na capital (seja do distrito ou do país) que noutro local qualquer...:p
 
Última edição:

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Porreiro!
Mas infelizmente apenas disponibilizam esse cálculo da percentagem para as capitais de distrito, como habitualmente.
O IPMA parece ir melhorando, mas ainda com um longo caminho por percorrer, certamente o melhor que podem fazer com os limitados recursos que têm.
Mas também não é menos verdade que em Portugal a palavra "capital" tem um grande peso. É sempre melhor estar na capital (seja do distrito ou do país) que noutro local qualquer...:p
Também não vejo qual o objectivo de fazer previsões pra tudo que é sítio, por exemplo eu moro a 20 km de Viana do Castelo e a 30 km de Braga, naturalmente guio-me pelas duas, não há necessidade de fazer uma previsão específica para Ponte de Lima
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Não dá para perceber... :huh:
O Site oficial da entidade responsável pela meteorologia em portugal não ter imagens de satélite há mais de 24 horas?!
E já agora, imagens de radar (dinâmico ou não) com muito atraso ou off-line?! :intrigante:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas mesmo assim continuo sem perceber porque é que o IPMA não actualiza as imagens de satélite há mais de 24 horas...
se ainda fosse um problema com o satélite...

Ser do cont'nent tem muita vantagem. Não falta imagens...

http://pt.sat24.com/pt-pt/sp (acelera velocidade da animação)

http://www.nwcsaf.org/

Eumetsat, MeteoGalicia, Aemet...

Realisticamente as imagens do IPMA são só úteis devido ao infravermelho colorido. O seu longo atraso torna-as praticamente inúteis.

As imagens dinâmicas até ao final do ano deverão sofrer alterações (mais definição e, espero eu, menos tempo de espera por exemplo). Mesmo no portal da Eumetsat há quebras periódicas. Isso deverá ficar resolvido brevemente com as atualizações do ano novo (no EumetView e consequentemente no portal do IPMA).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar