IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
A minha dúvida poderá ser pertinente... na imprensa surge que "na quinta-feira (dia 14), o valor mais elevado da temperatura mínima do ar foi registado em Portalegre (29,3°C)". No entanto, se consultarmos o site do IPMA, observa-se temperaturas de 27,8 ºC às 23h00 em Portalegre. Seria bom que o IPMA esclarecesse afinal qual o valor de temperatura mínima de ontem que considera para Portalegre... era bom que o assunto ficasse esclarecido de vez, sem confusões.

Dentro de 3 ou 4 anos, quando quiser consultar dados históricos, qual o valor que irá aparecer?
As mínimas colocadas pelo IPMA em relatórios oficiais são das 9h às 9h, tanto que a mínima de 32ºC da EMA em Ago 2018 nem foi considerada devido a esse facto.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Comparar a estação do Pinhão com a do aeródromo da Lousã. A sério? Mesmo sabendo que a do Pinhão está situada num vale encaixado? :huh:
Lousã também é uma zona bem quente. Quem conhece todo o interior do distrito de Coimbra sabe disso. E a recente cobertura alargada de estações CIM no distrito de Coimbra mostra isso mesmo. Aliás num dos dias foi a zona mais quente do país.

É que se vamos começar duvidar dos valores de estações oficiais... Quem me diz que a Amareleja ou o Pinhão estão bem instaladas?

Se até na Figueira da Foz tivemos foram registados 41 graus, imagina então no interior mais seco.

1e6u6sH.png


Voltamos ao problema de sempre: fraca cobertura. Com um cobertura melhor certamente teriam valores superiores.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A estação do aeródromo da Lousã já é conhecida há alguns anos por registar valores suspeitos.
Porquê? Então, em primeiro lugar, esta está situada num planalto a 200 metros, portanto está totalmente exposta.
Em segundo lugar, neste evento (e em outros), os tais 46,3°C do dia 13 está 3°C acima do que foi registado nas estações amadores da cidade, o que não faz sentido (meio urbano + altitude inferior).

A mesma discussão mas em 2016:
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
A estação do aeródromo da Lousã já é conhecida há alguns anos por registar valores suspeitos.
Porquê? Então, em primeiro lugar, esta está situada num planalto a 200 metros, portanto está totalmente exposta.
Em segundo lugar, neste evento (e em outros), os tais 46,3°C do dia 13 está 3°C acima do que foi registado nas estações amadores da cidade, o que não faz sentido (meio urbano + altitude inferior).

A mesma discussão mas em 2016:

Bom, estar num planalto a 200 metros não creio que seja "problema", portanto irá registar o tempo que faz naquele local.

Por outro lado, esse post já com 6 anos deita por terra o meu pensamento de estas temperaturas altas se verificarem apenas nos últimos tempos :p
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Bom, estar num planalto a 200 metros não creio que seja "problema", portanto irá registar o tempo que faz naquele local.
Do que vi no google earth parece-me ser um local mais exposto ao vento.
k3McD7j.jpg

09jrwMM.jpg

Vista 'cá em baixo' da cidade:
PAonOGD.jpg

Faz sentido este local ser 3°C mais quente que a cidade?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
Do que vi no google earth parece-me ser um local mais exposto ao vento.
k3McD7j.jpg

09jrwMM.jpg

Vista 'cá em baixo' da cidade:
PAonOGD.jpg

Faz sentido este local ser 3°C mais quente que a cidade?

Não tinha percebido o que querias dizer como "exposto" ;)

Colegas eu trabalho na Lousã e de facto nesse dia ao chegar à vila (16h30) o carro marcava 45ºC.

Seria pedir muito ires lá dar um saltinho para ver a estação? Creio que se vê da estrada :D Just kidding.
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Bom, estar num planalto a 200 metros não creio que seja "problema", portanto irá registar o tempo que faz naquele local.

Por outro lado, esse post já com 6 anos deita por terra o meu pensamento de estas temperaturas altas se verificarem apenas nos últimos tempos :p
Nem por isso Duarte, 6 anos parece muito mas é relativamente recente. Eu também costumo acompanhar e de 2010 para cá é que essa estação começou a ser estranhamente quente. Se repararmos está sempre mais quente 3 ou 4ºC que as vizinhanças, seja que estação for. Lembro me de no Inverno ver as máximas na região e nenhuma ultrapassava 15ºC em dias frios, excepção claro está para a estação da Lousã com uns 16 ou 17ºC. Não sei se o próprio Aeródromo não estará a inflacionar as temperaturas...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Tendo em conta a realidade que é o verão em Portugal, acho estranho haver um símbolo para "cinza vulcânica" e um para "poeira" mas não haver nenhum símbolo para o fumo e para as cinzas dos incêndios.
a0b24b41837cbcf8.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Tendo em conta a realidade que é o verão em Portugal, acho estranho haver um símbolo para "cinza vulcânica" e um para "poeira" mas não haver nenhum símbolo para o fumo e para as cinzas dos incêndios.
Ver anexo 1929
Umas afinações ortográficas também iriam bem...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve