IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Servidor do IPMA foi-se abaixo.

"

A ligação expirou​

O servidor em ema.ipma.pt está a demorar demasiado tempo a responder."

"

A ligação expirou​

O servidor em www.ipma.pt está a demorar demasiado tempo a responder."
A sorte da malta é ter o MeteoPt em pleno funcionamento e com uma cobertura ao segundo. :D:lol:

PS: a CMTV deve estar a pôr cintos de chumbo, fatos impermeáveis, cachecóis e luvas aos jornalistas para só voltarem à redação no próximo domingo... :lmao:

Vá, umas horinhas de neve também para o Parque das Serras do Porto na madrugada e manhã de sábado! :D

Ky0JnWy.png

ZqkZuy6.png

n0WmT1O.png

Parece que atualizaram aquela situação de uma hora de neve na previsão horária resultar em neve no resumo diário, como se pode ver nestes casos.

Habemus radar do norte

Mais uma critica construtiva em forma de sugestão.

Como pensam os outros ou até provavelmente a maioria da população eu não sei, mas para mim, um radar meteorológico é uma infraestrutura relativamente critica dos serviços meteorológicos dum Estado.

E quando um radar fica inoperacional, uma coisa perfeitamente compreensível, acontece, e muitas vezes até por causas externas (tempestades, falhas energia, comunicações, etc, etc), quando fica inoperacional, mesmo não se fazendo a mínima ideia do que causou o problema e de quando ficará resolvido, é sempre importante haver um comunicado sobre a inoperacionalidade de determinado sistema minimamente critico. Não falo de comunicados formais para OCS ou assim, apenas algo simples e rápido nos próprios media de comunicação direta do IPMA.

De resto isso nem deve ser novidade para uma entidade como o IPMA, por ex. em produtos para a aviação aonde o IPMA tem variadas responsabilidades bastante sérias e aonde esse tipo de comunicação é por natureza essencial.

Aquilo que eu sugiro é que façam a mesma coisa para a população, afinal é essa população com os seus impostos que financia, e bem, boa parte dessas infraestruturas.
Não custa mesmo nada um pequeno comunicado dando conta dum problema, que o mesmo está a tentar ser resolvido com os melhores esforços.
E depois também comunicar que está finalmente resolvido.

Acho eu que é também uma forma da população ir aprendendo mais um pouco sobre estas infraestruturas, meios, complexidade.

Última edição:
Não custa mesmo nada um pequeno comunicado dando conta dum problema, que o mesmo está a tentar ser resolvido com os melhores esforços.
E depois também comunicar que está finalmente resolvido.
Foram 27 horas sem cobertura radar do Norte, durante um evento bastante significativo.
Voltou às 20:20 de hoje, sem aviso embora quando se aceda ao radar dinâmico se perceba que já inclui Arouca.

Foram 27 horas sem cobertura radar do Norte, durante um evento bastante significativo.
Voltou às 20:20 de hoje, sem aviso embora quando se aceda ao radar dinâmico se perceba que já inclui Arouca.
A neve acumulada na cúpula do radar poderá interferir com os dados de leitura e terem suspendido o mesmo?
Porque certamente que acumulou neve sobre a cúpula do radar na serra da Freita...
Atenção.. estou a perguntar, lembrei-me desse possível pormenor.. não sei se pode ter acontecido ou se terá sido o motivo...