IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Talvez porque os usos dos solos de um e outro lado da fronteira são diferentes? Ou seja, políticas diferentes. Embora observando as imagens de satélite isso não seja evidente. :unsure:
Será? É estranho essa diferença ser tão significativa entre um lado e outro da fronteira. O risco elevado de desertificação do Interior Alentejano é generalizado, enquanto que na Extremadura é pontual.

É verdade que ao percorrer a A-66 até Sevilha se vê muita agricultura de um lado e de outro, será por esse motivo?
Nas imagens de satélite nota-se sempre uma área castanha entre Badajoz e Mérida devido à agricultura intensiva. Em teoria, essas práticas aceleram a desertificação, uma vez que resultam na degradação dos solos. Já a minha zona não está tão suscetível a esse tipo de agricultura, mas tem um risco elevado de desertificação. O mesmo se pode dizer da zona sul do distrito de Castelo Branco que ainda é visível.

Não sei que fatores foram tidos em consideração para esta escala.
A Extremadura espanhola tem zonas mais montanhosas que o Alentejo, mas sempre ouvi que o vale do Rio Guadiana tem elevados riscos para a desertificação, o que não se verifica neste mapa do lado de Espanha.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O sul de Espanha é orograficamente mais diverso que o português. Os borrões são também mais convenientes?
Pois, conveniência. O que causa estranheza é uma fronteira política que mesmo nas partes em que não acompanha a orografia esteja a ser usada naqueles mapas como limite para a área de risco de desertificação mais elevado.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
No plano de atividades 2025 estava previsto para o último trimestre do ano passado
Talvez esteja então para breve

PROJETOS E ATIVIDADES DO IPMA EM 2025

- Novo Sistema de Avisos Meteorológicos
Sistema que permita elaborar áreas de avisos meteorológicos, incluindo a definição de polígonos,
e a sua posterior emissão em diferentes formatos para utilizadores diferenciados e que deverá
substituir uma ferramenta utilizada na rotina operacional do IPMA, I.P.

42A80 Implementação de um novo sistema de avisos meteorológicos
4ºtrimestre de 2025
DivMV/DivSI

Última edição:
Parece-me ser o site de testes do Meteoalarm, de acesso reservado... Deve ter connects.

Parece ser público -> https://test.meteoalarm.org/en/live/

Polígonos (do IPMA) para utilizadores diferenciados que substituirá uma ferramenta de habitual utilização não parece significar mudanças para o utilizador comum. Pode até ser mas a descrição não é propriamente sugestiva.

Polígonos (do IPMA) para utilizadores diferenciados que substituirá uma ferramenta de habitual utilização não parece significar mudanças para o utilizador comum. Pode até ser mas a descrição não é propriamente sugestiva.
Exceto que as quando os institutos meteorológicos europeus emitem avisos, vai parar ao Meteoalarm porque é uma rede centralizada de avisos meteorológicos europeia. Ou seja, esses testes terão de se refletir na informação ao público no site do IPMA mais dia menos dia, porque vai ser a mesma informação. Mais, ver o que o Mr. Jet colocou acima.

No outro dia tentei esse site e estava a dar erro, e a certo ponto apenas vi uma página de login. Se calhar é mesmo de acesso livre, mas alguém deve ter dito ao MTM :D De qualquer forma, boa evolução se realmente vier a ser aplicada este ano.

Edit: Está me a dar erro de ligação na página de testes de novo, parece-me que só é suposto ser acessível via uma VPN qualquer mas que de vez em quando "vaza" o acesso.
1777327830446.webp

Eu já deixei na review que fiz a app do IPMA na Play Store a um tempo atrás, mas no entanto deixo também aqui a sugestão para melhorar um aspecto que ainda me obriga a ir ao browser para verificar o radar dinâmico.
Esse aspecto é a adição(ou em Default) de o Layer OSM(Open Street Maps) na secção do Radar.
Facilita muito mais a localização de certos locais no mapa com mais precisão, em vez do layer actual cinzento.

Apenas isto :thumbsup:

Pelos vistos, neste momento, e para Portugal Continental, apenas funciona o radar de Loulé.

Têm sido recorrentes as falhas nos últimos dias:unsure:

Agora nem o mapa dinâmico está disponível, espero que consigam resolver antes do próximo evento.

1778145261377.webp

1778145980870.webp

Última edição:
Pelos vistos, neste momento, e para Portugal Continental, apenas funciona o radar de Loulé.

Têm sido recorrentes as falhas nos últimos dias:unsure:

Agora nem o mapa dinâmico está disponível, espero que consigam resolver antes do próximo evento.

Ver anexo 32936

Ver anexo 32937
Para mim, o que é estranho, é que anteriormente tinhamos radares obsoletos com falhas, mas agora com novos radares a situação é pior, os radares falham constantemente e a informação prestada ao público é menor.
Tantas falhas, não acham estranho?