Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

Blooder.PT

Cirrus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
46
Local
Amora (19m)
Libertem já hoje uma fêmea na zona de Vila Nova de Mil Fontes. O gajo precisa de companhia :D

Ora ai está! Faz-me confusao um lince fazer quase 300km em direcçao ao litoral sozinho. Será que os caminhos por onde ele passou em portugal seja na zona de mertola, serra algarvia e zona de odemira e nao foi atras de uma femea? Nao sei se me faço entender mas um lince fazer 300km "so por fazer" nao sei se faz muito sentido...

Abraço a todos os que seguem este topico :)
 


Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Ora ai está! Faz-me confusao um lince fazer quase 300km em direcçao ao litoral sozinho. Será que os caminhos por onde ele passou em portugal seja na zona de mertola, serra algarvia e zona de odemira e nao foi atras de uma femea? Nao sei se me faço entender mas um lince fazer 300km "so por fazer" nao sei se faz muito sentido...

Abraço a todos os que seguem este topico :)

Os felinos são animais territoriais, sim, até os nossos tarecos domésticos...

A hipótese de andar a seguir o rasto de uma fémea continuaria a levantar a mesma questão. Porque diabos andou uma fémea de lince 300km??

Eu acho que a hipótese de este exemplar andar simplesmente á procura de novo território é mais plausível.

Já agora, até os nossos Sylvestris (gatos) de vez em quando simplesmente desaparecem sem dizer porquê lol.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
O Conselho do Governo espanhol aprovou recentemente um acordo entre a Região de Múrcia e a Comunidade de Andalucía, com o fim de levar a cabo acções para a recuperação da distribuição histórica do Lince Ibérico em Espanha e Portugal.

O ‘Iberlince’ está, então, dotado com um total pressuposto de 498.950 euros, cofinanciado pela Consejería de Presidencia com 40% e pela União Europeia com 60%.

O objectivo é o aumento do número de exemplares e populações, de modo a estabelecer novas áreas apropriadas, o que reduziria o grau de ameaça desta espécie.

A conectividade entre focos de população através de corredores ecológicos é um dos exemplos de trabalhos que permitirão aumentar o número de crias em meio selvagem, a percentagem de sobrevivência e a conservação geral desta espécie.



Fonte: Europa Press
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
http://www.europapress.es/epsocial/...r-poblacion-guadalmellato-20130605150548.html

Epá, já sei que isto é um programa entre os dois países, mas não está na altura de se fazerem a primeiras reintroduções em Portugal???


Caro Seattle92 a paciência é uma virtude :thumbsup: ! O centro de de Silves se tem Linces é graças a eles. Estamos todos desertinhos que se faça em território nacional também, mas os espanhóis estão numa fase mais adiantada. Penso que será para breve a reintrodução em Portugal...Malcata e ou a zona de Barrancos serão os primeiros locais escolhidos em minha opinião e falta um bocadinho assim!
Neste momento as coisas estão a ser planedas de forma a que não seja um fiasco e que a População portuguesa não esteja isolada da espanhola e esta ultima noticia que postaste mostra que as libertações em espanha estão a ser feitas em territórios cada vez mais próximos de portugal....a partir dai e se houver uma monotorização e acompanhamento acho que vamos ter êxito. ;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não quero ser injusto com ninguém, especialmente com os trabalhadores e voluntários do centro de Silves e do projecto de reintrodução do lince em Portugal, mas creio que esse dito centro foi uma imposição da UE para vir o financiamento para a barragem da ribeira de Odelouca.

Se dependesse apenas de Portugal provavelmente o lince-ibérico e a águia-imperial já seriam duas espécies extintas.

Em Espanha as coisas não são muito melhores que por cá mas já visitei áreas protegidas do outro lado da fronteira e nota-se que têm políticas conservacionistas mais agressivas e ecossistemas mais preservados que nós. Recordo, por exemplo, que em Monfrague houve um programa de eliminação do eucalipto e plantações maciças de sobreiro e azinheira. Continuo a pensar que nos anos 80 e 90 o ICN poderia ter feito mais e melhor pelo lince-ibérico em Portugal.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
seminario%20Iberlince2.jpg


A IBERLINX – Associação para a conservação do lince-ibérico e desenvolvimentos dos seus territórios (IBERLINX) juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) irão organizar nos dias 23, 24 e 25 de Outubro de 2013, no Instituto Politécnico de Beja, o I Seminário LIFE Iberlince – Presente e futuro das populações de coelho-bravo em Portugal e Espanha . Este seminário terá como principais objectivos:
– Reunir especialistas nos temas do seminário, facilitando a transferência de conhecimento e experiência para a execução do LIFE Iberlince;
– Promover a informação de técnicos e gestores, facilitando o acesso a informação actualizada;
– Divulgar as acções e importância do Projecto LIFE+NATUREZA 10 NAT/ES/000570 IBERLINCE, nomeadamente para a qualificação dos territórios onde decorre.

Público-alvo: destina-se a gestores de espaços rurais e bravios, decisores, caçadores e agentes interessados na conservação da natureza.

Mais informações, aqui.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui está ele..até de noite é bonito!!!! :thumbsup:

https://www.facebook.com/#!/projectolynx?hc_location=stream

Esta noticia fez-me pensar em duas questões.

1º Penso que a maioria de vocês que vão acompanhando a situação do lince Ibérico leu a noticia de um Lince proveniente de Donana, que foi fotografado em Itália numa região que se chama Forli....pois. Não são própriamente 300 km de distância entre os dois locais. A verdade é que ele foi lá parar e custa-me a acreditar que alguém o tenha colocado lá, mas também não estou a ver o animal a percorrer 1500 km mais coisa menos coisa...bem fica a dúvida mas também depois desta noticias de Vila Nova de Milfontes eu já acredito em tudo.

2º Por acaso tivemos a sorte de uma câmera ter filmado este Lince o que prova de facto que ele está em território Português e bem longe da fronteira. Bem isto pode provar que possivelmente haverá mais exemplares que atrevessaram a fronteira e se calhar à mais tempo, mas ninguém sabe porque câmeras de filmar não estão em cada canto da floresta Portuguesa ou então se sabe não convém divulgar.


Esse lince em Itália é um grande logro, pois a foto foi mesmo tirada em Espanha. O caso já foi considerado como falso.

Quanto ao bem mais realista caso do lince-ibérico que chegou até à Costa Alentejana, realmente pode-se lançar numerosas questões, sobre quais os territórios que os linces podem andar a utilizar sem o nosso conhecimento.

Existem largas partes do nosso território sem grande desenvolvimento, mesmo até em zonas relativamente planas do nosso Alentejo. Claro que apenas muito pontualmente, existem florestas (sobretudo em bosques ripicolas), mas falo de desenvolvimento humano, não da existência de florestas climácicas.
Acredito que muita gente ficaria surpreendida, com o isolamento de certas zonas alentejanas.

Não sei se lembram, mas há poucos anos, falei na grande possibilidade de ter ouvido um lince-ibérico na Serra de Monchique. Na altura, não se deu grande valor a isso, mas curiosamente fui contatado por uma pessoa do projecto LIFE, que considerou o acontecimento de forma muito séria. Também a SOS.Lynx.org se mostrou interessada, tendo-se deslocado até ao local comigo.
Sendo assim, ainda que este último evento dê mais credibilidade ao sucedido, o mais importante é que finalmente se está a descobrir toda a verdade sobre o lince-ibérico.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Os últimos linces (em Portugal), foram desaparecendo na década de 1990.
Deu-se muita atenção à Malcata, mas as maiores possibilidades estavam em outras regiões.

Mas eu penso que alguma pouca coisa podia ainda estar viva até tempos surpreendentemente recentes.
Podiam-se ter realizado buscas, como se fez com o tilacino, mas os métodos utilizados e a sua frequência foram insuficientes.
E assim se perderam linhagens genéticas importantes e únicas.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sei que em Alcoutim foi morto um lince no início da década de 90. Para mim a principal causa do desaparecimento da espécie na serra do Caldeirão e Nordeste do Algarve foi a perseguição levada a cabo pelos caçadores, com o chamado controlo de predadores. As doenças do coelho reduziram as populações de lince mas não foram certamente a causa da sua extinção total. Todos os anos aqueles cerros são calcorreados, passados a pente fino por dezenas de caçadores com matilhas que têm dezenas de cães. É assim de Setembro até quase à Primavera.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Sim tudo muito giro... e para quando em Portugal?????

Lince-ibérico: Jazz e Joaninha, que nasceram em Silves em 2012, foram hoje libertados na Andaluzia
Filipa Alves (21-06-2013)


A libertação de Jazz e Joaninha visa reforçar o núcleo populacional de Lince-ibérico da área de Guarrizas, onde a espécie foi reintroduzida em 2010, através da libertação na natureza, pela primeira vez, de linces nascidos em cativeiro.

Em 2013, esta população já tinha sido aumentada com a adição de Joio e Janeira a 14 de março, e Jam e Janga a 18 de junho, também nascidos e criados no CNRLI, onde aprenderam os comportamentos que lhes permitirão viver em liberdade.

Jeropiga, Joeira, Jembe, Jiga e Jedi foram os outros Linces “produzidos” no âmbito do Programa de Reprodução em cativeiro pelos casais formados em Silves em 2011/12, que foram reintroduzidos, neste caso em Guadalmellato, outra zona a que o lince “regressou” recentemente pela mão humana.

Todos Linces recém-libertados serão monitorizados ao longo dos próximos tempos, tanto por rádio-seguimento ou seguimento via satélite (estão equipados com um colar que emite um sinal e que possui um localizador GPS), como por meio de armadilhagem fotográfica usando as máquinas automáticas dispersas pela área onde foram libertados.

A libertação de Jazz e Joaninha aconteceu “na presença das autoridades de conservação da natureza em Portugal, e das comunidades autónomas da Andaluzia e Extremadura”, explica o ICNF em comunicado, constituindo um fruto da “cooperação interinstitucional e internacional”.

O evento deverá repetir-se no próximo ano, quando 15 das 17 crias nascidas em 2013 no CNRLI e que estão a ser preparadas para a vida em liberdade, forem reintroduzidas em áreas que possuem condições para poderem alojar uma população do felino mais ameaçado do mundo.

Para constituírem áreas propícias à ocorrência de Lince-ibérico, é essencial que haja habitat (matagal mediterrânico) e alimento (coelho-bravo) bem como aceitação por parte da população humana local, sendo vários as iniciativas em curso que estão a trabalhar para que estes requisitos sejam cumpridos em diferentes áreas. O Iberlince, projeto cofinanciado pela Comissão Europeia em que estão envolvidas várias entidades espanholas e portuguesas, é um exemplo.
http://naturlink.sapo.pt/Noticias/N...-2012-foram-hoje-libertados-na-Andaluzia?bl=1
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Luís Planas, conselheiro para a Agricultura, Pescas e Meio Ambiente da Junta da Andaluzia, anunciou que durante este ano irão começar a ser definidas as áreas de reintrodução do Lince Ibérico a serem criadas em Portugal e nas províncias espanholas de Extremadura e Castilla-La Mancha. O objectivo é o de recuperar as populações selvagens desta espécie na Península Ibérica, ao ampliar os projectos Life Iberlince às antigas regiões de distribuição histórica desta espécie de felino.

Para Luís Planas, foi traçado um calendário de trabalho que incluí um censo da espécie presa do lince Ibérico, o coelho-bravo; a avaliação de ameaças directas e indirectas a este felino como as artes de caça ilegal e as estradas que atravessam territórios de ocorrência da espécie; aspectos sanitários; o grau de apoio por parte da população local destas regiões e a adequação do habitat.

Durante a apresentação do livro “Dez anos de conservação do Lince”, Planas sublinhou o trabalho que se desenvolveu na Andaluzia nos últimos anos para a preservação da espécie e que em muito contribuíram para o aumento das populações selvagens – de menos de 100 exemplares em 2002 para mais de 300 actualmente. De acordo com o conselheiro, na última década foi também registado um aumento no número total de fêmeas territoriais, as quais são um factor chave para o potencial reprodutor desta espécie; e das populações nas áreas de reintrodução de Guarrizas (Jaén) e Guadalmellato (Córdoba).

Além dos benefícios para o meio ambiente, estes trabalhos criaram também receitas e empregos nas áreas de lince. Neste sentido, Planas informou que, graças a esta iniciativa, as regiões de Huelva, Córdoba e Jaén beneficiaram da injecção de 6.816.063 euros para trabalhos forestais e melhoria de habitats, dos quais beneficiaram também 486 pequenas e médias empresas andaluzas.

Após a apresentação desta publicação dedicada ao lince Ibérico, o conselheiro parou em Tamaral de Santa Elena (Jaén), para assistir à libertação de dois exemplares de Lince Ibérico provenientes do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico [CNRLI] de Silves, Portugal, com o objectivo de reforçar a população deste felino na região de Guarrizas.

O êxito destes programas levou à aprovação por parte da Comissão Europeia de um terceiro programa Life para dar continuidade ao trabalho realizado durante os últimos anos na Andaluzia, e continuar assim a recuperação do Lince Ibérico. O projecto Iberlince tem o objectivo de aumentar o número de populações existentes mediante a reintrodução nas regiões de distribuição histórica desta espécie em Portugal e nas províncias espanholas de Extremadura, Castilla-La Mancha, Murcia e Andaluzia, numa tentativa de diminuir assim o grau de ameaça desta espécie, e propôr a sua requalificação pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para uma categoria de menor ameaça, segundo os critérios internacionais.



Fonte: ECOticias


http://www.projectolynx.com/blog/20...l-extremadura-e-castilla-la-mancha/#more-1596
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O lince ibérico está criando em liberdade em Cáceres

Plasencia, 7 jul (EFE).- O lince ibérico está criando em liberdade na província estremenha de Cáceres, segundo confirmaram duas associações ecologistas após avistar em reiteradas ocasiões uma fêmea com três filhotes.

O responsável da área de Natureza de Ecologistas em Ação Granadilla, Carlos Pino, indicou que membros desta associação em Granadilla e da Associação Conservacionista Lobo Cerval, ambas em Cáceres, avistaram os exemplares que confirmam a recuperação do lince.

Pino pediu que se inicie a reintrodução dos linces em cativeiro com um estudo prévio dos territórios ocupados pelos animais.

As duas associações solicitaram além disso à Secretaria de Agricultura do Governo de Extremadura a retirada de caixas armadilhas nos termos de Santa Cruz de Paniagua e o sítio Granadilla, que supõem um risco para os linces, mais ainda no verão quando podem separar à mãe dos filhotes.

Ambos coletivos esperam que este ano se alcance uma população de 25 linces em liberdade e destacaram o trabalho dos guardas da espécie no norte de Cáceres. EFE
http://www.efe.com/efe/noticias/por...sta-criando-liberdade-caceres/6/60019/2078698


As povoações referidas na notícia são no norte da Extremadura, não muito longe da serra da Malcata
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Interessante.

Já desconfiava da presença de linces nessa zona.

Mas também é importante saber mais sobre esses linces e para isso são necessárias provas tangíveis da sua presença.
A ver se entretanto se sabe algo mais sobre esse assunto.