Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Lince-ibérico morre atropelado em autoestrada
Hoje às 18:23
Um exemplar de lince-ibérico, um macho de 4 anos, foi encontrado morto, por atropelamento, na autoestrada 23 (A23), próximo de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém.

ng4978290.jpg


Atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico
"O animal foi atropelado mortalmente durante a noite de quarta-feira para quinta-feira, foi recolhido pelos bombeiros e entregue no posto da GNR de Vila Nova da Barquinha. Não há registo de incidente nem da viatura que terá embatido no lince, uma vez que deve ter seguido a sua marcha", disse à agência Lusa a capitã Irina Pinto, do Destacamento Territorial da GNR de Torres Novas.
Contactada pela Lusa, Sofia Castel-Branco, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que foi "com tristeza" que recebeu a notícia, tendo feito notar que o atropelamento rodoviário é hoje "a maior causa de morte" do lince-ibérico.

Hongo, assim se chamava o macho de lince-ibérico, nasceu em Aznalcar, Espanha, em 2011, tendo sido localizado em Doñana, a 16 de outubro de 2012, e, posteriormente, em maio de 2013, numa zona de caça associativa em Vila Nova de Milfontes, Portugal.

"Este lince apresentava um comportamento dispersante, tendo realizado um longo percurso desde o sul de Espanha. Apesar de ter vivido durante cerca de dois anos na zona do sudoeste alentejano, nunca estabilizou a totalidade do seu território", notou a dirigente.

A responsável do ICNF disse ainda que este exemplar de lince-ibérico estava marcado com um colar emissor VHF, tendo observado que "as dificuldades verificadas no seu funcionamento dificultaram o trabalho de monitorização" dos técnicos do ICNF, tendo sido monitorizado, durante cerca de um ano, através de armadilhagem fotográfica e procura de vestígios de presença.

"Foi este acompanhamento que permitiu verificar os longos períodos de ausência do território de Milfontes, tendo o ICNF tido conhecimento de diversos avistamentos de lince-ibérico em diferentes zonas do território nacional, os quais seguiu com atenção, nomeadamente avistamentos entre Santarém, Cartaxo e Tomar".

http://www.jn.pt/paginainicial/pais...0Barquinha&Option=Interior&content_id=4851707

Fiquei muito admirado, quando li esta notícia, pois desconhecia totalmente, que existisse aqui a presença de lince ibérico aqui tão perto da minha zona, e muito menos aqui pela zona do Ribatejo.
As auto-estradas quando são construídas, deviam de prever já a travessia dos animais, atrávés da construção de túneis, para que eles possam atravessar de um lado para o outro.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Lince-ibérico morre atropelado em autoestrada

Fiquei muito admirado, quando li esta notícia, pois desconhecia totalmente, que existisse aqui a presença de lince ibérico aqui tão perto da minha zona, e muito menos aqui pela zona do Ribatejo.
As auto-estradas quando são construídas, deviam de prever já a travessia dos animais, atrávés da construção de túneis, para que eles possam atravessar de um lado para o outro.

Já nos habituamos às noticias das grandes deambulações ibéricas dos linces, embora esta com final negativo.
É muito provável que mais matéria surja esta respeito no futuro.
Este animal ia aparentemente na direção da albufeira de Castelo de Bode e do Pinhal Interior.
Tenho a sensação que esta última região, altamente desertificada, tem apesar da sua degradação, um potencial para as populações animais, maior do que aparentemente se pode imaginar.
Relembro, pelo menos o crescimento da população de corço para esta a partir da zona da Lousã/Pampilhosa e eventualmente também de algum efetivo de veado.
Existe a noção como está a população de coelho por lá? Será que existiria possibilidade/potencial de fixar exemplares de lince?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
TOMAR: MAIS DE MEIA CENTENA DE OVELHAS MORTAS NA FREGUESIA DE PAIALVO

Também Vítor Oliveira alertou nas redes sociais para o facto de um lince ibérico ter sido visto a circular nas freguesias de Paialvo e Madalena, apelando a que ninguém abata o animal uma vez que se trata de uma espécie protegida.

O presidente da Junta de Paialvo, em Tomar, está preocupado com a sucessão de mortes de ovelhas que têm acontecido, inexplicavelmente, nas últimas semanas em algumas aldeias da sua freguesia.
Luís Antunes disse ao mediotejo.net que os ataques a ovelhas têm ocorrido a um ritmo alucinante, contando-se mais de meia centena de ovelhas mortas, desconhecendo-se que “bicho” as ataca. Já há registo de ataques nas aldeias de Peralva, Delongo, Paialvo e Carrazede.

“Já temos a GNR e o ICNF no terreno para tentarem perceber que tipo de bicho ataca as ovelhas e porque ficam neste estado”, refere o autarca. As ovelhas são atacadas pelo focinho e zona do pescoço e o sangue acaba por ser sugado, descreve, e nem o facto de estarem protegidas por cercas as salva da morte. A foto publicada por José F. Sousa é representativa do estado em que as ovelhas ficam após os ataques.

O ambientalista tomarense Américo Costa, dos AQUA, defende ao mediotejo.net que, pelo modo como os animais são atacados e tendo as cercas que ser puladas, “só pode ser um lince ibérico”.


Américo Costa recorda que , há bem pouco tempo, foi atropelado na A23 – não muito longe desta freguesia – um exemplar desta espécie pelo que é de todo plausível esta hipótese.


“Tudo o que sei foi através de conversas com alguns amigos… comentamos e falamos muito sobre o assunto mas nada mais que isso. Em relação ao ataque às ovelhas, poderá ser coincidência, devido ao facto das ovelhas mortas serem na zona onde foi avistado o lince. Devemos ter em atenção que, habitualmente, o lince não ataca animais de tão grande porte e acima de tudo, o mais estranho, é como ficam as ovelhas após o ataque”, questionou.

As autoridades estão a investigar a causa desta mortandade de ovelhas na região.

http://www.mediotejo.net/tomar-mais-de-meia-centena-de-ovelhas-mortas-na-freguesia-de-paialvo/
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Linces em Tomar a matar ovelhas...e logo 50 de cada vez!! Eles devem ser aos pontapés por aqueles eucaliptais e matas queimadas da região de Tomar e Constância, passando pela Barquinha...eu fico parvo com estas noticias!

Pois, também achei muito estranho estes ataques serem feitos por um lince...
Vamos esperar pela confirmação das autoridades, para depois podermos falar com melhores argumentos.
A minha galinheira já foi "assaltada" pelo menos duas vezes, e é sempre no período do Inverno, que é quando existe pouca quantidade de alimento disponivel nos matos.
O animal de que falo, é o sacarrabos, e também suga o sangue das galinhas, e só come as custuma comer 1 ou 2 galinhas, que são as primeiras a serem apanhadas, porque as outras eles limita-se a estripá-las.
Mas nao estou a ver ele fazer isto a animais de porte maior.
O sacarrabos vai aumentando a sua família, graças ao abandono dos campos, que depois acabam por ser invadidos por silvados, que é o seu perfeito habitat.
Por aqui os responsáveis pela caça, custumam montar-lhes armadilhas, porque a sua presa natural é o coelho.

05.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e boneli

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os da espécie humana também sabem saltar bem vedações. Haverá interesses por parte de caçadores em voltar as populações contra o lince?
Pois é os da espécie humana são sempre os piores, e então com o avanço da crise, e desemprego.
Sei de uma caso de um vizinho que lhe assaltaram a galinheira, e até lhes as mataram logo no local, e depois já as levaram mortas.
Os caçadoras para variar vão querendo alarmar as populações, que é para depois as pessoas ficarem revoltadas com o prejuízo da morte dos animais, levando assim os populares a matar os linces, e devem pensar, como viram aquele que morreu no mes passado atropelado na A23, em Vila Nova da Barquinha, devem pensar que existem mais linces, e que lhes comem os coelhos todos, e depois ficam sem nada para caçar.
É o que se chama "matar dois coelhos com uma só cajadada"
Existe muitos caçadores que só pensar nos seus interesses, eu na minha opiniao, acho que a caça podia ser abolida em território nacional, porque já lá vai o tempo em que o Homem caçava para sua própria alimentação, agora é só mesmo para diversão.
Eu falo por mim que moro no campo, e em dia de caça até mete medo andar na rua com tantos tiros, parece um cenário de guerra, isto já para nao falar que eles não respeitam os limites que devem de guardar das habitações.
Devia de existir mais legislação para a caça, porque da parte da tarde, já depois dos caçadores já terem bebido uns copitos de vinho, e com uma arma carregada.
E depois quando aparece alguma desgraça de caçadores que nao se vem uns aos outros fica tudo muito admirado.
O governo e as autoridades só pensam nos trocos que a caça lhes dá, enquanto for assim estamos sempre na "cepa torta.
Peço desculpa pelo longo desabafo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Depois da “mortandade” que assolou mais de meia centena de ovelhas na freguesia de Paialvo, a verdade é que durante os últimos dias a acalmia é a nota dominante. A Hertz sabe que as autoridades continuam no terreno, nomeadamente na patrulha onde os ataques foram feitos, assim como os populares, que apesar de já terem manifestado algum receio (compreensível) face à situação não deixam de assumir uma postura vigilante. E esta presença mais efectiva estará, assim, na origem do abrandamento dos ataques. Tal como a Hertz avançou, citando cidadãos e ainda o próprio presidente da Junta de Paialvo, Luís Antunes, falou-se da eventual presença de um lince ibérico naquela área geográfica de Tomar mas esta possibilidade estará quase descartada, principalmente a responsabilidade pela morte das ovelhas, já que este felino não tem o padrão de atacar animais de grande porte, como são os mamíferos afectados, mas sim coelhos-bravos e outros roedores. Para além disso, convém não esquecer que o lince ibérico é uma espécie protegida e, como tal, todos (poucos) os que se encontram no território nacional (como Monchique, Bragança ou Mértola) são seguidos através de coleiras emissoras de rádio. Ainda assim, recorde-se que há pouco menos de um mês, um lince-ibérico, macho, de nome Hongo, foi atropelado mortalmente na A23, em Vila Nova da Barquinha.»

http://radiohertz.pt/tomar-mortanda...torno-de-lince-iberico-esta-quase-descartada/
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
TOMAR: MAIS DE MEIA CENTENA DE OVELHAS MORTAS NA FREGUESIA DE PAIALVO

Também Vítor Oliveira alertou nas redes sociais para o facto de um lince ibérico ter sido visto a circular nas freguesias de Paialvo e Madalena, apelando a que ninguém abata o animal uma vez que se trata de uma espécie protegida.

O presidente da Junta de Paialvo, em Tomar, está preocupado com a sucessão de mortes de ovelhas que têm acontecido, inexplicavelmente, nas últimas semanas em algumas aldeias da sua freguesia.
Luís Antunes disse ao mediotejo.net que os ataques a ovelhas têm ocorrido a um ritmo alucinante, contando-se mais de meia centena de ovelhas mortas, desconhecendo-se que “bicho” as ataca. Já há registo de ataques nas aldeias de Peralva, Delongo, Paialvo e Carrazede.

“Já temos a GNR e o ICNF no terreno para tentarem perceber que tipo de bicho ataca as ovelhas e porque ficam neste estado”, refere o autarca. As ovelhas são atacadas pelo focinho e zona do pescoço e o sangue acaba por ser sugado, descreve, e nem o facto de estarem protegidas por cercas as salva da morte. A foto publicada por José F. Sousa é representativa do estado em que as ovelhas ficam após os ataques.

O ambientalista tomarense Américo Costa, dos AQUA, defende ao mediotejo.net que, pelo modo como os animais são atacados e tendo as cercas que ser puladas, “só pode ser um lince ibérico”.


Américo Costa recorda que , há bem pouco tempo, foi atropelado na A23 – não muito longe desta freguesia – um exemplar desta espécie pelo que é de todo plausível esta hipótese.


“Tudo o que sei foi através de conversas com alguns amigos… comentamos e falamos muito sobre o assunto mas nada mais que isso. Em relação ao ataque às ovelhas, poderá ser coincidência, devido ao facto das ovelhas mortas serem na zona onde foi avistado o lince. Devemos ter em atenção que, habitualmente, o lince não ataca animais de tão grande porte e acima de tudo, o mais estranho, é como ficam as ovelhas após o ataque”, questionou.

As autoridades estão a investigar a causa desta mortandade de ovelhas na região.

http://www.mediotejo.net/tomar-mais-de-meia-centena-de-ovelhas-mortas-na-freguesia-de-paialvo/

Ambientalista??? É pá, uma coisa é ser defensor da natureza; outra bem diferente é perceber de natureza... Basta abrir a wikipédia e escrever "Lince Ibérico" :facepalm:
Assim: "O lince-ibérico é especialista em caçar coelhos — o coelho-europeu (Oryctolagus cuniculus) constitui a maior parte da sua dieta (79,5–86,7%), a qual é também composta por lebres (Lepus granatensis — 5,9%) e os roedores de uma maneira menos comum (3,2%). (http://lynx.uio.no/jon/lynx/lynxib01.htm)" e "O lince-ibérico também caça outros mamíferos (incluindo roedores e insectívoros), aves, répteis e anfíbios, mais activamente durante o crepúsculo e à noite.[25] Por vezes também caça jovens veados, gamos, corças, muflões e patos. Compete pela caça com a raposa vermelha, o sacarrabos (Herpestes ichneumon) e o gato-bravo. É uma espécie solitária e caça sozinha; persegue a presa ou deita-se à espera durante horas por detrás de um arbusto ou de uma pedra até a presa estar suficientemente perto para poder atacar com poucos passos.[14][9][10]".
Pelo que leio e deduzo, um animal como o lince raramente ataca animais de porte maior do que ele, para além de não caçar em grupo. Sinceramente não acredito nessa tese, apesar de ser visível pela foto que o ataque foi dirigido ao pescoço, como é habitual nos felinos.
O que será que atacou as ovelhas? Não sei, mas acredito que não será nenhum lince esfomeado...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E que tal colocarmos a questão ao contrário?

E se fosse um lince ibérico a causar isso? Qual é o problema? Eu não vejo nenhum problema, e porque estava com falta de presas naturais para se alimentar.

E os atentados ambientais que o bicho homem comete todos os dias por esse mundo fora? Já não há problema?

Eu sei que dizer isto não é politicamente correto, mas o politicamente correto só leva a destruição e mais destruição, alimentando também a ignorância.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
População de Paialvo alarmada com ataques a ovelhas




 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
E que tal colocarmos a questão ao contrário?

E se fosse um lince ibérico a causar isso? Qual é o problema? Eu não vejo nenhum problema, e porque estava com falta de presas naturais para se alimentar.

E os atentados ambientais que o bicho homem comete todos os dias por esse mundo fora? Já não há problema?

Eu sei que dizer isto não é politicamente correto, mas o politicamente correto só leva a destruição e mais destruição, alimentando também a ignorância.

@james, por mim não havia nenhum problema, mas na mentalidade pública, alimentada pelo sensacionalismo dos media nacionais, seria uma "carta verde" para a caça do responsável. Portanto, o pobre do animal que foi avistado (quem sabe por acaso nessa zona) e que talvez não tenha nada a ver com a situação, poderá ser abatido por algum agricultor/criador de gado/caçador, por ter lido que o lince era o "papão" e ele é só estava a agir em conformidade...
Como dizes "o bicho homem" é capaz de muito, excepto olhar para os próprios erros e corrigir aquilo que fez/faz/fará mal.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Aproxima-se o final da época de caça.

É quando começam a abandonar os cães mais velhos no mato...

Eu sou caçador, nunca abandonei, nem vi nenhum cão ser abandonado por um companheiro de caça. isso é mais um mito associado aos caçadores.

Se há caçadores que fazem isso, são uma minoria, falo com conhecimento de causa.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Os da espécie humana também sabem saltar bem vedações. Haverá interesses por parte de caçadores em voltar as populações contra o lince?

É preciso mudar essa atitude de suspeição em relação à caça e aos caçadores, os caçadores têm sido aliados na conservação das espécies pois são os principais interessados em que estas prosperem. Um lince viveu durante 2 anos numa reserva de caça perto de Vila Nova de Milfontes e não foi por isso que foi morto (infelizmente morreu atropelado).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993