Lobo Ibérico

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
ICNF avisa que construção de estrada no Parque do Alvão tem que minimizar impactos sobre lobos
LUSA 26/03/2013 - 11:49

A construção de 800 metros de estrada no Parque Natural do Alvão (PNA), reivindicada pelas populações locais, terá que decorrer entre Agosto e Fevereiro e apenas durante o dia para minimizar os impactos sobre o lobo.

A beneficiação deste caminho rural, uma obra que ficará a cargo do município de Vila Real, obteve parecer favorável condicionado por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Os habitantes de quatro aldeias da freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, lutam há mais de 20 anos por uma estrada de ligação a Vila Real (ver reportagem do PÚBLICO). Em causa estão, neste momento, 800 metros de um estradão de terra batida que vão ligar as aldeias do Barreiro e de Lamas de Olo.

...
http://www.publico.pt/local/noticia...em-que-minimizar-impactos-sobre-lobos-1589161


Asfaltar 800 metros de uma estrada que já existe? É este o grande problema dos lobos na zona do Alvão?

A quercus só perde com estas demonstrações extremistas. Se se preocupassem é com a falta de presas naturais e caça furtiva (tanto dos lobos como das presas) em vez de andarem a fazer barulho por causa disto é que faziam bem.

Com estas tretas só conseguem é aumentar o ódio que muita gente naqueles terras tem ao animal: "Se tudo o que pode ser feito para nos melhorar a vida é um problemas por causa dos lobos. Então mais vale a pena acabarmos com os lobos de uma vez por toda."

É normal que muitas pessoas da zona pensem assim.
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Como programado decorreu no passado dia 16 de Março, no Centro de Estudos Militares de Almeida o colóquio "Lobo Ibérico na Beira Interior" que contou com diversos convidados, portugueses e espanhóis com trabalho desenvolvido no estudo do Lobo Ibérico. O colóquio foi organizado pela ATN, em parceria com o Grupo Lobo e CIBIO e contou com mais de 60 participantes das mais diversas áreas, muitos deles da região, facto que muito contribuiu para o debate.




Durante a manhã as apresentações centraram-se na distribuição histórica e dinâmica populacional do Lobo, tanto em Portugal como Espanha, permitindo comparar os métodos de actuação e protecção nos diferentes países. De salientar os dados apresentados pelo Duarte Cadete que tem realizado trabalho acerca da população lupina da zona raiana e que indicam uma crescente presença da população de lobo na beira interior.




Após uma pausa para café foi possível presentear os participantes com duas fotografias de lobo, bem próximo de uma estrada nacional, fotografias essas captadas por um caçador local. Antes do almoço houve ainda tempo para a apresentação do Henrique Pereira dos Santos centrada na alteração do uso do solo nos últimos anos, sobretudo a nível de produção agrícola que muito influenciou a paisagem nos últimos anos e consequentemente a distribuição de animais silvestres.




Para a tarde estavam reservadas mais duas apresentações, uma sobre a iniciativa Rewilding Europe, da qual a ATN é parceira para a região do Oeste Ibérico, e projecto LIFE+ Med Wolf que pretende estudar e melhorar as relações entre populações de lobo e Humana e tem como uma das áreas de intervenção precisamente a beira interior.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Estive á procura de informações sobre esse colóquio e ainda não tinha encontrado nada.

É pena que não haja mais informações na net sobre esses estudos, especialmente o do Duarte Cadete. Se alguém tiver alguma coisa...
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
http://www.publico.pt/local/noticia...em-que-minimizar-impactos-sobre-lobos-1589161


Asfaltar 800 metros de uma estrada que já existe? É este o grande problema dos lobos na zona do Alvão?

A quercus só perde com estas demonstrações extremistas. Se se preocupassem é com a falta de presas naturais e caça furtiva (tanto dos lobos como das presas) em vez de andarem a fazer barulho por causa disto é que faziam bem.

Com estas tretas só conseguem é aumentar o ódio que muita gente naqueles terras tem ao animal: "Se tudo o que pode ser feito para nos melhorar a vida é um problemas por causa dos lobos. Então mais vale a pena acabarmos com os lobos de uma vez por toda."

É normal que muitas pessoas da zona pensem assim.

Esta tomada de posição da Quercus é um tiro "ao lado do alvo".
Seattle tem razão. O problema do lobo no Alvão e um pouco nas restantes regiões de Portugal onde ele vai existindo reside em duas questões basilares; 1) a caça furtiva, que afecta o lobo bem como numerosas outras espécies animais e 2) a existência de presas naturais, como temos falado amiúde.
Relativamente à 1ª, a situação que se vive em Portugal, ao contrário de um certo pensamento reinante, é profundamente confrangedora, face aos múltiplos indícios que se tem vindo a reunir nos últimos tempos. Tenho aliás dito sobre esta matéria, de forma um pouco quase provocatória, que o Estado quase que desistiu do território, tal é a facilidade com que se executa a caça-furtiva em Portugal, que pode ser à "peça" ou em escala, com igual facilidade, localizada ou dispersa numa região, etc. Atrevo-me a dizer que não poupa 1 hectare do território português, tendo em conta que há poucos anos, pasme-se, uma das mais importantes zonas de caça totalmente vedada em Portugal, confessou que tinha dificuldade em controlar a caça furtiva (maior) no seu interior.
Enfim, estou em crer que se os 2 pontos atrás referidos estivessem resolvidos, podia-se alcatroar a estrada, como mais alguma que lá exista ainda, que não deverá vir dai situação muito preocupante.
Se não compare-se que a situação que o lobo vive, a cerca de 50 a 100 km ao lado, por exemplo, no planalto do Barroso, zona "cheia" de estradas, e onde aparenta que a situação do lobo não piorou, pelo menos.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Existe controlo de predadores em Portugal, feito de forma ilegal. Não escapa nada, cegonhas, mochos, corujas... é tudo morto. E conheço quem o faça numa reserva de caça na zona de Alcoutim-Mértola.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Existe controlo de predadores em Portugal, feito de forma ilegal. Não escapa nada, cegonhas, mochos, corujas... é tudo morto. E conheço quem o faça numa reserva de caça na zona de Alcoutim-Mértola.

A juntar às questões de caça furtiva e ausência de presas.
Esta situação tem potencial para contribuir para a "destruição" da fauna em causa. Sobretudo, se for feita de forma sistemática e com dimensão territorial.
Como também aqui, vamos em "roda livre", em termos de execução de actividades de controlo nesta matéria...
Verdade seja dita que felizmente, de Norte a Sul, vão existindo muitas Zonas de Caça conscienciosas que com os meios à sua altura combatem estas situações.
Mas basta que haja meia-dúzia que roam a corda, para as perdas poderem ser consideráveis.
By the way, a morte da águia-imperial junto do Guadiana, se a memória não me falha, há cerca de 2 ou 3 anos, resultou em algum processo concreto?
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
A juntar às questões de caça furtiva e ausência de presas.
Esta situação tem potencial para contribuir para a "destruição" da fauna em causa. Sobretudo, se for feita de forma sistemática e com dimensão territorial.
Como também aqui, vamos em "roda livre", em termos de execução de actividades de controlo nesta matéria...
Verdade seja dita que felizmente, de Norte a Sul, vão existindo muitas Zonas de Caça conscienciosas que com os meios à sua altura combatem estas situações.
Mas basta que haja meia-dúzia que roam a corda, para as perdas poderem ser consideráveis.
By the way, a morte da águia-imperial junto do Guadiana, se a memória não me falha, há cerca de 2 ou 3 anos, resultou em algum processo concreto?

Pelo caracter aparentemente inovador, transcrevo uma pequena noticia que saiu hoje publicada no DN, página 23, caderno principal, canto superior direito, apesar de ter imprecisões e elementos não totalmente claros:

"ESTADO CULPADO POR ATAQUES DE LOBOS
O tribunal condenou o ICNF [vem por extenso], organismo sob alçada do Ministério do Ambiente, a pagar uma indemnização de 5000 euros pelos danos patrimoniais dos ataques dos lobos do Parque Nacional do Alvão aos animais de uma exploração agrícola. O Estado não procedeu à reintrodução de espécies que são presas naturais do lobo, como o corço, veado ou coelhos."
--------------------

Tomando como verdadeiros os contornos gerais desta notícia, existe uma questão que em meu entender parece inovador, quem sabe a poder fazer jurisprudência. A de serem assacadas responsabilidades ao Estado por via da inação na melhoria das condições de sobrevivência de uma espécie animal (o lobo), a qual acarreta prejuízos quantificáveis a privados.
Se a moda pega, vai haver pano para mangas...
Esta questão liga-se com uma questão que referi na BIOSFERA, num passado recente, relacionada com o custo das indecisões ou decisões tardias por parte do Estado no que respeita à libertação de populações de espécies como o corço, veado, cabra selvagem, etc.
O Estado antes já era acusado de ser causador objetivo de prejuízos por libertação de indivíduos destas populações (Lousã, por exemplo). Agora, através desta decisão, passa a também a vingar uma outra leitura; o do Estado dever ativamente contribuir para o restabelecimento da cadeia trófica de espécies como o lobo, sob pena da inação ser vista como uma omissão grave a qual pode acarretar prejuízos claros para alguns e, portanto, ser abrangível por pedidos de indemnização.
Espero, a ser verdade esta situação relatada pelo DN, que o Estado seja mais proactivo porque, assim como assim, pode sempre ser acusado. Ou porque fez ou porque deixou de fazer.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Acabei de ver uma noticia referente a um ataque de Lobo a ovelhas numa aldeia da Guarda. Fiquei admirado pois pensava que o Lobo ja estava extinto naquela região. Depois o reporter ainda acrecenteu que o instituto de conservação da Natureza confirmou a existência de uma alcateia naquela região, uma na zona de Almeida e mais uma no Sabugal!!!
Eu muito sinceramente pensava que o Lobo já não parava por esta região algumas dezenas de anos estando confinado a Norte do Douro e algumas (poucas) a Sul do Douro mas em Conclehos próximos deste rio.

Eu gostava de saber se estas alcateias ainda são alcateias que restam da população a Sul do Douro ou se vêm de Espanha?
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Tinha metido este mapa há uns tempos. Mas isto é do census de 2003 se não me engano.

Este é o mapa mais interessante que aparece no estudo, já que é fácil identificar o nome das diferentes alcateias.

lobocenso2003.jpg

Na altura apontavam como provável a existência de uma alcateia entre Almeida e Sabugal. Entretanto passaram 10 anos e a situação até pode ter melhorado. Pelo menos em termos de presas já sabemos que a região está bem servida de corços e javalis, coisa que não acontecia assim tanto há uma década atrás.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Tinha metido este mapa há uns tempos. Mas isto é do census de 2003 se não me engano.



Na altura apontavam como provável a existência de uma alcateia entre Almeida e Sabugal. Entretanto passaram 10 anos e a situação até pode ter melhorado. Pelo menos em termos de presas já sabemos que a região está bem servida de corços e javalis, coisa que não acontecia assim tanto há uma década atrás.

Provavelmente, como muitos que acompanham estes assuntos, esperava-se o surgimento desta noticia nos media a qualquer momento.
Nos últimos tempos e uma vez que tenho ligações à região, fui auscultando elementos da população local (a Norte da Guarda), no sentido de recolher indícios sobre a passagem de lobo pela região, uma vez que era garantido que pelo menos uma alcateia deambulava entre a Guarda, Sabugal, Pinhel e Almeida.
A maioria das respostas variava entre a incredulidade e o desconhecimento global da situação da população animal em causa. Isso do lobo, é coisa do passado, diziam muitos...
Entretanto, existem presas naturais (corço e javali) enquanto ao nível de efetivos pecuários explorados extensivamente, aparenta ter diminuído o número de cabeças de ovelha e cabra, exploradas dessa forma.
É importante acompanhar agora a reação local à emergência desta situação, uma vez que a zona em causa tem elevados indícios de atos ilegais associados à caça.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Provavelmente, como muitos que acompanham estes assuntos, esperava-se o surgimento desta noticia nos media a qualquer momento.
Nos últimos tempos e uma vez que tenho ligações à região, fui auscultando elementos da população local (a Norte da Guarda), no sentido de recolher indícios sobre a passagem de lobo pela região, uma vez que era garantido que pelo menos uma alcateia deambulava entre a Guarda, Sabugal, Pinhel e Almeida.A maioria das respostas variava entre a incredulidade e o desconhecimento global da situação da população animal em causa. Isso do lobo, é coisa do passado, diziam muitos...
Entretanto, existem presas naturais (corço e javali) enquanto ao nível de efetivos pecuários explorados extensivamente, aparenta ter diminuído o número de cabeças de ovelha e cabra, exploradas dessa forma.
É importante acompanhar agora a reação local à emergência desta situação, uma vez que a zona em causa tem elevados indícios de atos ilegais associados à caça.


Sim de facto eu fiquei admirado pela noticia, pois sempre pensei que o Lobo extava extinto nessa região e já á uns bons anos...bem pelo menos era o que os entendidos e os livros diziam! Mas curiosamente o que o técnico do ICN diz é que para além desta Alcateia na Guarda existem mais duas, uma no Sabugal e outra na região de Almeida que anda por Portugal e Espanha.
Acho que isto mostra a forma como este animal resiste à intervençaõ do Homem e claro mostra também que bastava um programa bem feito e estroturado de proteção do Lobo que este iria aumentar a sua população!!!
Claro que ha mais resitência por parte das populações em comparação ao Lince por exemplo pois são animais diferentes...não sei digo eu.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Pelo que percebo é junto ao IP5, a 15 km da Guarda.

Os lobos são suspeitos de terem atacado um rebanho numa propriedade agrícola de Granja do Jarmelo, concelho da Guarda, e de terem matado 20 ovelhas, disse esta segunda-feira à agência Lusa o seu proprietário.

Segundo João Martins, o rebanho de 40 ovelhas estava no cercado, no campo, e foi atacado, no domingo, pelos lobos, causando a morte a metade dos animais.

«Eu apercebi-me pelas 10:00 e, quando ia para lá [para o campo], foi avistado um lobo nas proximidades. Foi visto de relâmpago, numa clareira, mas não tenho dúvidas de que era um lobo», garantiu o agricultor.

João Martins referiu que os seus animais também já foram atacados por cães, mas desta vez, não tem dúvidas em como o ato foi praticado por lobos alegando que «o ataque do cão é diferente».

«Quem tem conhecimento do assunto também diz que é de lobo», disse o homem, que se queixa dos elevados prejuízos causados pela morte das duas dezenas de ovelhas.

O agricultor, de 64 anos, teme que os ataques continuem, lembrando que, ao contrário do que acontecia antigamente «não se pode abater um lobo», espécie que está protegida por lei.

O caso foi participado ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR da Guarda e o proprietário está a fazer diligências para o comunicar ao Parque Natural da Serra da Estrela.
http://www.tvi24.iol.pt/503/socieda...que-granja-do-jarmelo-tvi24/1442096-4071.html
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Interessante como andam ali por perto mas não se aventuram na Serra da Estrela. Pelo menos já há muito anos que não há notícias disso.

Parece que o raio da serra tem um repelente anti grandes mamiferos :lol:
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Interessante como andam ali por perto mas não se aventuram na Serra da Estrela. Pelo menos já há muito anos que não há notícias disso.

Parece que o raio da serra tem um repelente anti grandes mamiferos :lol:

Se a memória não me falha, dou-vos indicação que no domingo, veio publicado no DN, uma pequena notícia sobre o relato de um alegado ataque de lobo a um rebanho de ovelhas em Mogadouro.
Terão ficado seriamente feridas diversas ovelhas mas não se relatava nesse dia a morte de qualquer uma.
A ocorrência tinha sido transmitida às autoridades competentes para acompanhamento destas matérias.