Lobo Ibérico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
^^

Acredito que sim, mas pelo que se sabe essa presença é neste momento irregular. Não me parece que existam alcateias estáveis na zona, mas sim um ou outro lobo que possa passar por lá ocasionalmente.

Parece-me que existe bem mais do que um lobo ou outro (isolado) que passe por lá ocasionalmente.
No grupo Gata/Malcata ainda há lobos, o que se pôe em questão é mais se formam alcateias estáveis e com permanência regular.
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Quem acompanha o fantástico blog http://faunaiberica.blogspot.com/ fique a saber que foram colocados os resultados do acompanhamento da alcateia de Bragança durante 2009.

Quem não conhece o blog, visitem-no que vale bem a pena.

Fica aqui uma parte das conclusões:

Em 2009 foram obtidas na área estudada do Distrito de Bragança 103 fotografias e vídeos de lobo-ibérico, correspondendo a 11% do total de registos obtidos. Destes, quarenta e quatro registos de lobo (43%) foram obtidos durante o dia.

Verificou-se que tanto no território da Alcateia de Bragança Norte como no território da Alcateia de Bragança Sul, das 3 principais presas (Javali – Sus scrofa-, Veado – Cervus elaphus - e Corço – Capreolus capreolus -), o javali é a espécie mais frequente (16% e 13% dos registos fotográficos obtidos respectivamente), seguido pelo veado (11% e 9% dos registos respectivamente) e depois o corço (entre a 1 a 2% dos registos fotográficos).

Relativamente a anos anteriores (2007 e 2008) constata-se que a detecção de javali e de veado continua a aumentar enquanto a detecção de corço estabilizou.

Nas restantes espécies continua a detectar-se a presença de Gato-bravo (Felis silvestris) (estabilidade no número de indivíduos detectados relativamente a anos anteriores), bem como da Marta (Martes martes) e Texugo (Meles meles) (estas últimas espécies apresentaram uma descida no número de indivíduos detectados).

Refira-se ainda o aumento significativo na detecção de Lebre-ibérica (Lepus granatensis) e a ausência quase total na detecção de cães (Canis lupus familiares).

Não é à toa que os lobos do Montesinho são os que estão em melhores condições em Portugal. Têm espaço, sossego, três tipos de caça grossa (javali, corço e veado) e poucos cães assilvestrados. Estes dois últimos pontos explicam o pequeno número de ataques a animais domésticos nesta área, quando comparados com outras zonas de Portugal.

Continuo a achar que a erradicação de cães assilvestrados e o reforço e repovoamento da serras com corços e veados são as únicas formas que temos de salvar o lobo em Portugal.

Em ambas as alcateias, foram confirmadas reproduções :thumbsup:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Não é ibérico, mas merece aqui aparecer :shocking:



Un lobo radio-marcado en Alemania dispersa hasta Bielorrusia


A principios de marzo de 2009, un lobo joven de un año fue marcado con un collar con radio-control in Lausitz (Alemania), con el objetivo de conocer la fase de dispersión de los lobos jóvenes. Sobre finales de abril, este lobo radio-marcado llamado “Alan” dejó el territorio de la manada donde había nacido.

En la primera fase de dispersión en junio permaneció tres semanas en un área en el Este de Polonia, cerca del Parque Nacional de Biebrza, para luego dejar esta zona y cruzar el borde de la Unión Europea en Junio. En estos momentos el lobo se ha desplazado hasta Bielorrusia, en un viaje de más de 1.000 kilómetros.
http://www.loboiberico.com/index.ph...ersa-hasta-bielorrusia&catid=1:timas&Itemid=2
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Este estudo não tem exactamente boas notícias em relação às populações da zona do Alvão. Mas também não tem apenas más notícias :)


A boa notícia é que as passagens inferiores e superiores que foram feitas na A7 e A24 para a circulação de fauna, efectivamente funcionam. Lobos, raposas, texugos, fuinhas,... foram "apanhados" a circular nessas passagens. Já se sabe que as autoestradas são necessárias, mas vamos tentar minimizar os efeitos perversos que elas criam na nossa fauna.


As más notícias é que, coincidindo com a construção e primeiros anos de utilização destas vias, os vestígios de lobos na zona estudada desceram imenso. Entretanto parecem ter vindo a estabilizar.

95% em 2005
81% em 2006
53% em 2007
38% em 2008
53% em 2009
30% em 2010 (apenas o 1º semestre)

A construção da A24 iniciou-se em 2005 e apenas terminou em 2007, elaborando-se ainda trabalhos pontuais até ao final desse ano. As obras da A7 começaram em 2005 e acabaram em 2006.


Outra má notícia é a dieta do lobo na zona estudada.

Ao contrário do que podíamos pensar, até pelo acompanhamento que temos feito noutros threads da expansão das presas selvagens no nosso país, nesta zona o gado doméstico continua a ser (de longe) a base da dieta do lobo.

Caprinos 81,90%
Ovinos 3,45%
Bovinos 1,72%
Equinos 0,86%

Corço 3,45%
Javali 0,86%

Canideos 0,86%
Lagomorfos 6,03%
Aves 0,86%

Ao contrário do que acontece no Montesinho, no Alvão ainda é o gado que sustenta as populações de lobos, o que significa que a guerra lobo-pastor continua tão viva como antes.

Surpreendeu-me especialmente o valor dos javalis (0,86% ?!?!). Os lobos do Alvão são assim tão preguiçosos que só se atiram ás presas fáceis?
De referir também que tal como as autoestradas influenciaram as populações de lobos, também o devem ter feito em relação aos ungulados. Talvez os corços e javalis se tenham afastado um pouco das zonas estudadas.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Aqui está um belo exemplo dos caçadores que queremos em Portugal :thumbsup:

Lobo salvo por caçadores.
Segunda, 27 Dezembro 2010 17:41

No dia 24/10/2010 pelas 11h00, na Zona de Caça Municipal do Touro, no Concelho de Vila Nova de Paiva, Distrito de Viseu, quando o caçador Carlos Trindade exercia o acto venatório apercebeu-se que os seus cães ladravam de uma forma menos comum. Aproximou-se dos cães e deparou-se com um quadro muito lamentável: um lobo preso num laço pelos quartos traseiros. De imediato retirou os cães do local, telefonou ao Presidente do Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, Sr.João Carlos Rego, cuja associação está filiada na Federação dos Clube de Caça e Pesca do Distrito de Viseu e que é membro da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, dando-lhe conta do achado. Este, por sua vez, dirigiu-se ao local munido de algumas ferramentas para tentar libertar o lobo. Com alguma paciência e coragem, lá conseguiram cortar o cabo de aço e devolver o lobo à liberdade. (Sem comentários)

O Presidente da Federação dos Clube de Caça e Pesca do Distrito de Viseu Mário Antunes.

foto_1.JPG
http://www.cncp.pt/index.php/teste/item/81-lobo-salvo-por-caçadores


E já agora, é sempre bom ouvir notícias frescas sobre observações de lobos a sul do Douro, neste caso em Vila Nova de Paiva
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Duas boas noticias, primeiro ter noticias dos lobos a sul do Douro o que é sempre interessante, e depois é sempre bom ver noticias em que os caçadores não são os maus, mas sim os bons da fita.:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Mas o que leva estes tolos a espalhar laços? Porquê?

Provavelmente o laço destinava-se a apanhar javalis, é uma pratica que ainda existe com alguma frequência, infelizmente:(.

Os javalis são animais de hábitos, como a maioria dos mamíferos, e tendem a passar sempre nos mesmos sítios deixando marcas que os caçadores chamam de "passagens", é nesses locais os furtivos montam os laços. Por vezes no fim das caçadas aparecem javalis caçados com patas cortadas devido a esta pratica:mad:.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Parece-me que existe bem mais do que um lobo ou outro (isolado) que passe por lá ocasionalmente.
No grupo Gata/Malcata ainda há lobos, o que se pôe em questão é mais se formam alcateias estáveis e com permanência regular.

Parece-me que face ao desenvolvimento de presas do lobo na região entre o Douro e o Tejo torna-se possível que haja um desenvolvimento interessante do lobo em Pt, nesta mesma região.´
O desenvolvimento da população de lobo em Portugal parece-me, no entanto, que será uma possibilidade bastante mais complexa (comparativamente com outros grandes animais da fauna portuguesa), e onde o interface com o Homem, terá uma importância fundamental.
Se existe população animal fortemente afectada pelo furtivismo, será certamente o lobo, tendo em conta a situação em que se encontra actualmente/nos últimos anos.
Relativamente a esta possibilidade de desenvolvimento, estou moderamente pessimista. Existe genericamente uma ausência enorme de controle e hoje em dia, se se tiver as conivências locais adequadas (e basta somente isto), "caça-se" o que se quer, quando se quer, onde se quer e como se quer.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Falamos muito da questão dos coelhos e como a sua diminuição praticamente acabou com o lince ibérico, no entanto não se fala muito do efeito que isso causou na população de lobos.

5241298928_888f486f00.jpg



Li num blog uma teoria interessante sobre a importância que o coelho tem ou teve na dieta dos lobos, nomeadamente nas populações que existiam na primeira metade do séc XX no sul do país.

A questão é mais ou menos esta: O que é que os lobos no Algarve e Alentejo comiam?

Corços não haviam, Veados só muito recentemente voltaram a aparecer, Javalis seriam muito poucos. Não sobra grande coisa além de coelhos e lebres. A não ser que se pense que apenas comiam gado domestico.