Manutenção do pluviómetro

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por Daniel Vilão 14 Nov 2008 às 16:03.

1. geoair.pt

geoair.pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Lourinhã
    Bem, vou desenterrar este tópico para partilhar o meu problema.
    Aproveitando o facto de ter a o pluviómetro e o termo higrómetro desmontados (o termo-higrómetro foi reparar) fui ver averiguar a calibração actual do pluviómetro e descobri que , mesmo estando nivelado e com os 'batentes' das conchas à mesma altura, uma concha precisa de mais água que a outra para 'cair'.
    Tendo em conta que tenho o adaptador para mm montado, quantos mililitros preciso em cada concha para que esta 'caia'?
    Obrigado.
    Cumps

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Após 1 ano e 8 meses de utilização e desconfiando de alguns desvios que tenho tido em relação à EMA do IPMA da minha cidade, resolvi fazer este teste proposto pelo meu amigo Daniel Vilão.
    E tinha um desvio de 12% para menos do que o valor correcto, que devia ser 23,4mm medidos para 50cl de água.

Fiz a medição por 3 vezes e os valores foram sempre os mesmos, antes e depois da correcção. Media-me 20,6mm.
    Nunca fiz o teste de inicio e devia ter feito, para ter verificado se vinha ou não já com este déficit na medição. :unsure:

Abraço!

3. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    Olá, actioman !

Quanto a esse erro, é aceitável, tudo depende da velocidade a que a água entra no pluviómetro. Se nos meus deixar correr um fio mais espesso de água também dará valores por essa ordem e inferiores, pois já fiz a experiência. É um jogo de paciência colocar a água na velocidade mais aconselhada... Pode ocorrer estarem bem calibrados e simplesmente ir escapando, dada a velocidade das básculas não ser suficiente para acompanhar e aproveitar toda a água, sendo que quanto maior o rain rate maior será o erro por perdas.

actioman gostou disto.
  4. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Boas Daniel, tudo bem contigo?! ;)

Foi lentamente, demorou 1h15 a despejar a água.

Coloquei num garrafão de água cortado ao meio os tais 50cl medidos num copo medidor e fiz da metade de cima uma espécie de funil. Na tampa fiz um pequeno furo com uma agulha e foi esperar que "chovesse" tudo! :thumbsup:

Thomar gostou disto.
  5. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    Muito obrigado ! :)

Está muito engenhoso ! Bem, nesse caso é mesmo possível que haja um desvio, nem que seja por haver algum desnivelamento do pluviómetro, mas tenta ir ajustando por tentativas até ficar perto do valor aconselhado para o diâmetro do pluviómetro. É muito difícil ter dois pluviómetros que meçam exactamente o mesmo.

Cumprimentos e até um dia destes, quem sabe em Elvas !

Thomar e actioman gostaram disto.
  6. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    Boas
    É normal os pluviômetros da Davis VUE e Vantage 2 ficarem obstruidos após 6 meses sem chuva?

7. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Penso que qualquer pluviómetro que fique muito tempo sem receber chuva tem mais tendência para entupir, isto porque a chuva tem sempre um efeito de limpeza.

Naturalmente, em tempo seco, nomeadamente nos mêses de Verão, as próprias poeiras e pó que andam no ar podem lentamente depositar-se na entrada do colector, entupindo o mesmo.

Em regiões mais chuvosas normalmente é mais difícil entupir, a não ser que caiam folhas no colector ou outros detritos que o obstruam.

Regra geral deve verificar-se o que o pluviómetro está limpo e desimpedido pelo menos de 6 em 6 meses, mas depende das condições do local, e verificar também o interior do mesmo, se as conchas se movem livremente, não há insectos, teias de aranha, sujidade..

RedeMeteo, AnDré e Pedro1993 gostaram disto.
  8. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    Obrigado

Partilhar esta Página