Ora boas!
Muito bonito esse pluviómetro! lindo...
Efectuei a manutenção do meu pluviómetro há dias (Oregon). Utilizei "carradas" de líquido lubrificante nele para retirar todo o tipo de lixo (que até era pouco) incluindo
aranhinhas e sua teias...
Verifiquei assim a importância de uma manutenção regular ao mesmo, eu diria que até 2 vezes por ano - uma no início do Outono e outra no fim do Inverno
Reparem que se houver lixo ou, como neste caso, verdete nas conchas, haverá uma alteração dos dados reais de precipitação - o lixo, o verdete ou o pó acumulado teêm peso e por isso menos quantidade de chuva fará a concha cair e contar precipitação. Por outro lado, mesmo que não haja acumulação de sujidade nas conchas poderá haver mais atrito no apoio das conchas o que fará com que seja necessário mais chuva (ou mesmo perda de precipitação) para fazer cair cada uma das conchas.
Convém lubrificar com um bom produto (não sendo publicidade recomendo W40 ou similar por não serem gordurosos e serem dieléctricos - não conduzem a electricidade o que é bom para as ligações eléctricas por exemplo da placa electrónica).
P.S.: olhando para o pluviómetro da Auriol 2 coisas saltam à vista (para além da forma diferente claro!) - a 1ª é que os pés das duas são iguais, a forma de encaixe dos parafusos são idênticos, e a 2ª é que a rede e nomeadamente o fio para mais facilmente retirar essa rede é idêntico ao de origem da Oregon. Por último, até a entrada do funil parece-me igual...
Eu diria que:
este material da Auriol é fabricado pela Oregon!