MeteoAlentejo

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por RedeMeteo 31 Jul 2018 às 14:28.

  1. RedeMeteo

    RedeMeteo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    13 Nov 2017
    Mensagens:
    316
    Local:
    Serpa
    O MeteoAlentejo é um projecto de meteorologia criado em 2011 em Serpa, Baixo Alentejo.
    Foi criado com o objectivo de dar a conhecer às pessoas o tempo que fazia em Serpa , inicialmente através de um blogue onde eram colocadas todas as informações relativas à meteorologia na cidade de Serpa.
    A dinâmica e o factor proximidade foram de tal forma grandes que o MeteoAlentejo começou a ganhar uma dimensão enorme não só em Serpa como um pouco por todo o país. Em 2014 lançámos uma campanha de croudfunding para comprar uma nova estação meteorológica para Serpa, pois a que utilizávamos desde 2011, já estava a começar a dar sinais de cansaço. Esta campanha de financiamento colectivo foi um sucesso e atingimos 117% do objectivo que se tinha estabelecido permitindo assim instalar uma estação meteorológica profissional em Serpa, e foi aí que se abriu uma janela de oportunidade para estender esta ideia a mais concelho do Alentejo, e então através de parcerias com escolas e associações, e através de mais uma campanha de financiamento colectivo e algum investimento particular, conseguimos criar a primeira REDE REGIONAL DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS em Portugal. Serpa, Herdade da Bemposta, Beja, Amareleja, Mértola, Moura e Marvão são as localidades onde estão instalados estes equipamentos. Mais tarde todas as estações meteorológicas foram complementadas com webcam´s que filmam em directo 24 horas por dia o estado do tempo nessas mesmas localidades. Quer os dados das estações meteorológicas, quer as imagens das webcam´s são disponibilizados 24 horas por dia, 365 dias por ano no, agora já site, meteoalentejo.no-ip.biz. Além disto tudo a nível virtual, o MeteoAlentejo tem grande influencia a nível regional nomeadamente com a participação em inúmeras feiras regionais, a realização de workshops sobre a temática, a grande interacção com as comunidades escolares com a iniciativa METEOROLOGIA NA ESCOLA, e anualmente as comemorações do aniversário do projecto em Janeiro e do dia meteorológico mundial em Março. Já em 2017 propusemos-nos a acolher a instalação de um detector de trovoadas em Serpa, numa parceria com o grupo blitzortung.com e para tal lançámos uma campanha de angariação de fundos que foi muito bem sucedida.
     
    Collapse Signature Expand Signature
    #1 RedeMeteo, 31 Jul 2018 às 14:28
    Última edição: 31 Jul 2018 às 15:10
  2. RedeMeteo

    RedeMeteo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    13 Nov 2017
    Mensagens:
    316
    Local:
    Serpa
    MeteoAlentejo instala ecrã informativo na Piscina de Serpa:
    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
    guisilva5000, criz0r e remember gostaram disto.
  3. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    711
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Tens tudo a nível material o que é necessário para fazeres um trabalho fantástico, numa zona do país tão carenciada nesse sentido! Acho que apenas te falta mais um bocadinho de coerência meteorológica! Se conseguires encontrar o caminho certo nesse sentido, terás de futuro um projecto com um enorme potencial nas mãos! Abris.te o tópico no momento certo, vais registar valores INÉDITOS ;) A maior sorte do mundo :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,046
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 40m)
    Sem dúvida um excelente projecto numa zona importante como o Alentejo.
    Parabéns pelo teu esforço @RedeMeteo. :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página