Meteo Alentejo instala Estações em Ferreira do alentejo, Vendas Novas e Montemor-o-Novo
Trabalho meritório, sem dúvida! )quanto mais não seja pela quantidade de estações instaladas, que sempre dá algum trabalho...muito bom trabalho, como sempre! A rede MeteoAlentejo veio dar uma avanço muito significativo para o conhecimento da meteorologia da mais vasta das regiões, única nas suas características.
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima. Prova disso é que os dados pouco ou nada diferem dos do IPMA ficando alguns casos abaixo quer a nível de calor ou chuva. Até mesmo pluviômetros manuais registaram valores na ordem de grandeza dos nossos no dia de ontem!Trabalho meritório, sem dúvida! )quanto mais não seja pela quantidade de estações instaladas, que sempre dá algum trabalho...
No entanto, continuo a achar (e não serei o único possivelmente - e já referi isto várias vezes), que seria um trabalho ainda melhor, caso primasse pela qualidade da instalação das estações e tentasse ir de encontro às Normas para instalação de estações meteorológicas. Ou pelo menos, nos locais onde não fosse possível cumprir essas Normas, que tentasse uma instalação que minimizasse possíveis erros nos dados registados (postes sem espias e com trepidação; colocação junto a telhados, chaminés, zonas de máquinas de AC, sensores debaixo de cabos ou junto a estruturas metálicas, etc...). Assim, ainda que acredite que em algumas estações os dados até serão minimamente fiáveis, noutras (se calhar a maioria) acredito também que, dada a pobre instalação, é muito possível que os dados tenham erros associados (seja quanto aos valores de temperatura, ou quanto à direção e intensidade do vento e à precipitação acumulada) e nunca poderão ser minimamente credíveis.
E o pior de tudo é que desde o inicio que o pessoal daqui do fórum e eu próprio, foi chamando a atenção para estas questões, sugerindo correções de forma a melhorar e a credibilizar as estações dessa rede, mas essas sugestões nunca foram aceites.
Eu também tenho 2 estações instaladas na Meteofontes, e sempre disse e assumi que uma delas (a de Carvoeiro), não está instalada de acordo com as normas, pois tem os sensores da temperatura e o pluviómetro, instalados no topo da cobertura de uma escola (ainda que tenha feito todos os esforços para afastar os mesmos da zona do telhado e do edifício, de forma a minimizar possíveis influências nos dados).
Portanto, permite-me discordar um pouco do que dizes, não acho que essa rede seja um grande avanço para o conhecimento da meteorologia do Alentejo. Só o seria se, de facto, todas as estações permitissem o registo de dados credíveis, o que não acontece. É uma rede que privilegia a QUANTIDADE e NÃO a QUALIDADE. E é fácil perceber o porquê...
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima. Prova disso é que os dados pouco ou nada diferem dos do IPMA ficando alguns casos abaixo quer a nível de calor ou chuva. Até mesmo pluviômetros manuais registaram valores na ordem de grandeza dos nossos no dia de ontem!
No entanto dada a constante desconfiança e crítica por motivos de inveja do trabalho realizado deixarei, a partir de hoje, de publicar neste fórum os dados meteorológicos.
Em Vila Verde de Ficalho houve inundações, quedas de muros e pessoas desaparecidas.Penso que o post do ecobcg é bastante claro, ele não está a desvalorizar o trabalho e projecto que também acho interessante e meritório apenas a questionar os dados de algumas estações.
Por exemplo, nos dados acima, Vila Verde Ficalho com 141.3 mm acumulados a mim parece-me algo excessivo...uma precipitação dessa ordem iria causar certamente muitos problemas, não sei se choveu para valores desses, mas admito que dá para "desconfiar" um pouco, assim como se desconfia quando as próprias estações do IPMA apresentam valores estranhos, que posteriormente não são validados.
Por vezes os erros nem são de uma instalação eventualmente deficiente, mas da própria estação que apresenta alguma falha ou problema, ou até do software que transmite os dados com erros para a net. .
De resto, acho que tens estações bastante fiáveis, nota-se uma melhoria geral e como disseste com dados por vezes em consonância com o IPMA.
Sei que, por diversos factores, nem sempre é possivel ter uma instalação a 100% seguindo as normas , seja como for é um projecto interessante e útil, que cobre uma falha enorme por parte do IPMA em termos de estações nessa zona.
Todas as instalações foram melhoradas nomeadamente essas que estavam perto de AC. Estão todas nas condições possíveis. Os mastro estão bem firmes. Nao há risco de falsa Precipitação por trepidação pois foram testados por mão humana e os poucos que mexem nao registaram falsa chuva pois a trepidação foi mínima...
O meu filho quando tinha 5 anos também fazia estas birras......
No entanto dada a constante desconfiança e crítica por motivos de inveja do trabalho realizado deixarei, a partir de hoje, de publicar neste fórum os dados meteorológicos.
Foto 1: Ferreira do Alentejo, apenas está fixa a um ferro e nao se tem registado nenhuns valores anormais de chuva nem temperatura;Acreditas mesmo nisso que acabaste de dizer?
Foram todas melhoradas?
Deixo aqui só alguns exemplos... Qual a credibilidade dos dados destas estações?
O meu filho quando tinha 5 anos também fazia estas birras...
Desde o início que a malta te tentou ajudar.... e desde o início que sempre consideraste as nossas críticas construtivas e sugestões, como críticas só para chatear e como inveja ao projecto (não tens mesmo noção, pois não?). Denota, desde logo, o mau princípio com o qual tens construído este projecto...
Mas pronto o projecto é teu... fazes o que quiseres...
Volto a dizer, tens um projecto que podia ser valorizado e reconhecido a nível mundial até, se tomasses em conta muitas das sugestões que foram dadas... mas enquanto deres primazia à quantidade e não à qualidade, e enquanto fizeres estas instalações "às 3 pancadas", sem sequer te dares ao trabalho de procurares verdadeiras alternativas em termos de locais que te possibilitassem instalações mais decentes ou até dentro das normas (não acredito que em nenhum dos Municípios que te patrocina, não haja um único espaço camarário que te pudesse ser cedido e onde pudesses instalar uma estação como deve ser), vão continuar a existir sempre muitas dúvidas quanto aos dados e à sua credibilidade e fiabilidade.
Pelo menos para quem percebe um pouco disto, teremos sempre essas dúvidas. Para o resto da população que não conhece bem o assunto, alguns media e até algumas entidades que te apoiam, ainda os vais conseguindo "enganar"...