Meteorologia de montanha e polémica dos resgastes

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Snifa 24 Fev 2016 às 18:17.

  1. ct2jzr

    ct2jzr
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    21 Nov 2010
    Mensagens:
    76
    Local:
    Porto
    É bom passar essa informação... Só quem não sabe é que não percebe que a comunicação social inventa largo! Principalmente em momentos como estes!
    E as nossas autoridades e bombeiros idem aspas! Basta ver as autoridades que foram necessárias para resgatar um ferido...

    Além desses caminheiros as nossas autoridades de resgate mostram estar muito mal preparadas!

    Boas caminhadas
     
    actioman, dopedagain e Tiagolco gostaram disto.
  2. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Bem, se realmente foram deslocados todos esses meios de socorro para resgatar 3 montanhistas em apuros, estando apenas um com problemas físicos, merecia uma comissão de inquérito...

    Se for verdade, claro...

    Faz lembrar os incêndios no verão , quando há incêndios com centenas de bombeiros e o incêndio nunca mais acaba e outros incêndios a arder com intensidade e não se vê nenhum bombeiro por perto.

    Mistérios do nosso país...
     
    MSantos e actioman gostaram disto.
  3. dopedagain

    dopedagain
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Jan 2016
    Mensagens:
    484
    Local:
    Fornelos - Ponte de Lima(200m)
    Obrigado Nuno ;) De facto foi um disparate a quantidade de pessoas chamadas a ocorrência, terá sido por saberem que a comunicação social estava no local? Não duvido nada...
     
    actioman gostou disto.
  4. boneli

    boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    842
    Local:
    Braga. Lomar
    Boa tarde.

    Já tive a oportunidade de enviar uma msg (pessoal) ao Nuno.

    Deixo aqui as minhas desculpas no fórum pelos meus comentários.

    Da mesma forma que deixarei pessoalmente se ele assim achar necessário.

    Excedi-me nos meus comentários e assumo como tal.

    Podem dizer o que quiserem e criticar-me neste espaço que não me prenunciarei mais.

    Mais uma vez as minhas desculpas ao forista Nuno.
     
    MSantos, actioman e james gostaram disto.
  5. actioman

    actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Fev 2008
    Mensagens:
    2,052
    Local:
    Elvas (~300m)
    Tendo por base o relato na primeira pessoa do colega Wolf78, é realmente incrível saber como as coisas foram e como são contadas à opinião pública! Vivemos numa sociedade cheia de hipocrisia e sensacionalismos sem sentido. Demonstra bem a perda de valores tão grande que existe!

    Repito, tendo por base este relato, de ajuda e socorro a quem está em dificuldades e necessita, pergunto qual o motivo disto tudo? Qual o real interesse oculto?! Para já não falar na tremenda irresponsabilidade de tantos envolvidos (cerca de 100 pessoas) e nem um dar a cara e dizer publicamente "olham que não foi assim!".
    Temos uns media realmente medíocres, o jornalismo actual é de uma forma geral tendencioso infelizmente. E as instituições que deviam existir para assegurar a nossa tranquilidade, direitos e bem-estar, etc, vão pelo mesmo caminho. Hoje infelizmente e de uma forma geral (ainda bem que vai havendo excepções!) é cada um por si e já esta. E o dinheiro dos nossos impostos serve para deleite e desfrute de uns poucos apenas!

    E após este "desabafo",Wolf78, gostaria de saber porque mesmo assim foram para a serra perante estas condições meteorológicas tão adversas previstas!? Não estavam informados ou acabaram por ser piores do que vocês calculavam? Ou têm mesmo gosto de praticar essas caminhadas com más condições, tipo um desafio, não sei?
    E não é uma crítica como possa parecer, até porque eu como apaixonado pela neve, também já tenho arriscado, vou ao encontro dela e sei que haverá riscos inerentes, poder ficar sem conseguir circular com o carro, ou estar exposto a temperaturas que não são as do meu dia a dia, etc.
    Num forum de meteorologia esta questão das previsões é aquela que mais nos inquieta a todos nós, como compreenderás.

    Além de tudo isto, confesso que também desconhecia haver zonas ZPT (Zonas de Protecção Total) em Portugal. Acho medidas excessivas e muito à portuguesa. Como outros colegas já o afirmaram, a proibição nunca será a solução de nada! Serão resquícios de épocas Salazaristas? Faz-me mesmo confusão haver uma zona publica que está fechada ao publico!? Afinal este é ou não o nosso país!? Compreendo a temática ecologista e apoio a conservação da natureza! Abomino qualquer mau trato animal, mas daí a chegar-mos ao exagero de proibir eu andar por lá!? Acho que a direcção seria mais na prevenção, na fiscalização e claro na educação, mudar mentalidades é o que mais custa numa sociedade!

    Abraço e boa sorte, contestem isso, acho que é ridículo o que vos esta a acontecer e parece que ninguém mexe uma palha! Triste país... :disgust:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #65 actioman, 4 Mar 2016 às 16:02
    Última edição: 4 Mar 2016 às 16:11
    Tiagolco e slbgdt gostaram disto.
  6. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Arriscar, acho que toda a gente que gosta de montanhismo, arrisca sempre um pouco.
    O importante é que se conheca os limites de cada um.

    Eu próprio já fiz bastante montanhismo. Hoje em dia , por razões familiares e profissionais, faço menos do que gostaria.

    E também arriscava um pouco, embora fosse um risco calculado.
    Uma vez, ia com um grupo , a fazer montanhismo na Serra da Cabreira, e decidimos meter por um atalho, porque nos pareceu interessante, e acabamos por cair todos a um Ribeiro. Não precisámos de ajuda, mas seguimos todos molhados. :lol:

    Acho que todos têm algumas histórias assim...
     
    actioman gostou disto.
  7. slbgdt

    slbgdt
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    31 Jan 2015
    Mensagens:
    278
    Local:
    Barcelos
    A ZPT só existe pela ineficácia do ICNF.
    As medidas limitam-se a proibir tudo e mais alguma coisa mas proteger o parque zero.

    Basta lembrar os incêndios na Serra Amarela( e porque ardeu) ou no mezio 2006.
     
    AnDré e actioman gostaram disto.
  8. Wolf78

    Wolf78
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    4 Mar 2016
    Mensagens:
    3
    Local:
    Lomar Braga
    Bem a nossa visita a serra mesmo em más condições meteorológicas para nós é uma paixão, mas sempre com os riscos calculados, como podem ver no meu testemunho nós estava mos preparados, além de termos cedido roupas nossas e andar cá fora a maior parte do tempo, conseguimos ajudar a terminar o resgate e sem qualquer tipo de apoio ou necessidade...
    Abraço
     
    Tiagolco gostou disto.
  9. Paelagius

    Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2013
    Mensagens:
    1,514
    Local:
    Porto
    Decidem fazer a caminhada sabendo das previsões? Claramente que andar na montanha não tem tanto que se lhe diga como fazer-se ao mar.
     
  10. criz0r

    criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    11 Abr 2008
    Mensagens:
    4,288
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    A minha opinião acerca deste tema que pelos vistos tem sido frequente neste Inverno é muito simples, qualquer pedaço do nosso território Português não deve por nunca estar vedado a quem quer que seja, era o que faltava privarem-me de visitar seja que sítio for Serras,Praias Montes etc. Por outro lado acho que é muito óbvio para os cidadãos mais básicos nestes temas que Montanhas e Cordilheiras = Neve,Chuva,Frio,Gelo,Vento etc, portanto tendo isto em conta acho absolutamente ridículo que se enfrentem tais condições adversas com "fatos de treino da adidas, ou sapatilhas da puma" sem qualquer protecção adequada, uma Serra tenha ela 501 metros como a Arrábida ou 1991 como a Estrela têm um clima completamente diferente de quem esteja ao nível do mar. Isto só me faz pensar na ignorância que infelizmente ainda persiste em alguma parte da população e acho que em vez de se aplicarem multas que não vai surtir efeito nenhum poderíamos começar pela própria comunicação social inventando programas relacionados com estes temas e não só ao invés de constantemente nos insultarem a inteligência com Casa dos Segredos e esse género de podridão televisiva. Estou inserido num clube de Montanhismo e Orientação à muitos anos e sei o que é o clima de Montanha, a prevenção está acima de tudo mas se tivéssemos um pequeno empurrão em vez de só nos empurrarem para o Futebol etc acho que seria uma mais valia para todos.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. MeteoFan™

    MeteoFan™
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    28 Fev 2016
    Mensagens:
    28
    Local:
    Sintra
    Tudo isto parte do princípio que foram avisados e mesmo assim não ligaram aos avisos...sendo experientes ou não, a Narureza não se pode controlar ou dominar.

    A soberba, por vezes, é inimiga da segurança.

    Nestes casos, por inconsciência e desobediência a avisos, as pessoas têm de ser responsabilizadas legalmente.

    É o que eu acho.
     
  12. ct2jzr

    ct2jzr
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    21 Nov 2010
    Mensagens:
    76
    Local:
    Porto
    Sair de casa num alerta vermelho também é perigoso... E quantas pessoas vês na rua!
    Há coisas mais preocupantes para as nossas autoridades... No que é relativo a natureza tenho muitos pontos que posso apontar. Mas que me liguem se quiserem trabalhar nessa área da protecção ambiental! Estamos mesmo muito atrasados e temos bem mais problemas que uns montanhistas a tentar fazer montanha... Ninguém é maluco as pessoas têm experiência ou formação!
     
  13. MeteoFan™

    MeteoFan™
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    28 Fev 2016
    Mensagens:
    28
    Local:
    Sintra
    Certo, não coloco em causa a experiência das pessoas em si, em Montanhismo, Caminhadas, étc

    Coloco em causa, ou respeito como todos nós, a força da Natureza, por muita experiência que se tenha em Montanha.

    A partir que há um alerta para não se arriscar...arrisca-se a situações destas.
     
  14. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,406
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    a malta devia ter mais juizo, se não se é profissional fica-se em casa e mesmo esses também lhe corre mal, basta lembrar o ultra maratonista que se perdeu nos picos da europa e só acharam o corpo dois anos depois. Pensamos que só na Amazónia é que nos perdemos e não é verdade mesmo na europa onde se pode estar a meia duzia de Km de uma aldeia e mesmo assim perdem-se
     

Partilhar esta Página