METEOROLOGIA: O vosso perfil

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Iceberg 31 Jul 2006 às 23:57.

1. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Vai ser interessante o Outono para aí de início calminho, mas depois em Novembro é que vão ser Elas....;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Bem-vindo, chechu.

Post interessante o teu, sem dúvida.
    Serve para tirar uma ideia curiosa que é a seguinte: nós, os aficionados da meteorologia, cá nos países do Sul, desejamos vagas de frio e nevões, ao passo que vocês aí em Paris, bem mais a Norte, desesperam por ondas de calor e seca.

Isto faz-me pensar o seguinte: muitas vezes desejava viver num país nórdico, ou bastava-me o norte de França ou a Alemanha, apenas para poder assistir àqueles Invernos fantásticos de tempestades, neves e gelos. Mas tenho quase a certeza que, se vivesse lá, esses fenómenos por serem mais comuns deixariam de ser desejados, e passaria concerteza a desejar ondas severas de calor :D e secas extremas :lol:

Em resumo, os habitantes das ilhas Seychelles saíriam para a rua se nevasse.
    Os habitantes da Sibéria Oriental saíriam para a rua se tivessem 15 dias de calor. É mesmo assim.

Chechu, essa tempestade que falas, não foi aquela em que caiu um número recorde de árvores em França, e vimos aquelas imagens de milhares de árvores tombadas? O problema é que aqui na Europa não chamam furacões, mas também os temos, e esse foi um deles.

Bem. aguardemos por mais participações neste tópico, e depois prometo fazer um balanço do mesmo, Ok, colegas? :thumbsup:

3. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço

Bemvindo!!! :cheers:

4. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    1- A diversidade de fenómenos meteorológicos. Os que nos surpreendem ou pela sua beleza - como a neve, ou pelo seu poder imponente como trovoadas, furacões, tornados e outras tantas situações extremas.
    Mas pensar que no fundo, a essência destes fenómenos utiliza elementos simples (como a água, o vento, o calor...) que aliados derrubam o que quer que seja.

2- Sem dúvida os furacões e as trovoadas...

3- Vários, mas um dos mais recentes e também marcantes, foi sem dúvida a passagem do furacão Vince e a Tempestade Tropical Delta perto da ilha da Madeira, em 2005.

5. chechu

chechu
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Ago 2005
    Local:
    St germain en laye
    Foi esta tempestada mesmo. :hehe:
    Lembro me que aconteceu na madrugada, estava a janela e vi algumas arvores cair paro o chão. :shocking:

Era a primeira vez que via isto.

6. tozequio

tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    Bem-vindo Chechu, espero que tenhas a oportunidade de colocar bonitas fotos branquinhas no próximo Inverno ;)

7. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Ok, conforme prometido, vou apresentar aqui o resumo deste tópico.

Responderam às questões colocadas 20 membros, a saber, Angelstorm, Bruno Campos, Dan, DjAlex, Fil, Luís França, Miguel, Minho, Ronaldo Coutinho, Seringador, Pedro Canelas, tozequio, Kimcarvalho, Luper, Spiritmind, Tornado, João Fonseca, Chechu e Rogpacheco, além de mim, claro ...;)

Volto a recordar as questões que então foram colocadas:

1 - O que vos fascina na Meteorologia? :huh:
    2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:
    3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou? :shocking:

Em relação à pergunta 1 - o que fascina na Meteorologia? :huh:

Imprevisibilidade e sujeição do Homem - 7 respostas
    Beleza dos fenómenos meteo - 2
    Diversidade de fenómenos - 2
    Outras razões: velocidade das alterações climáticas, importância da meteo no dia-a-dia, situações extremas e previsão a longo prazo, a climatologia, etc.

Em relação à pergunta 2 - situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:

Neve, Gelo e Frio - 12 respostas
    Fenómenos extremos - 4
    Actividade convectiva tropical - 4
    Trovoadas fortes - 2

Em relação à pergunta 3 - episódio meteorológico mais marcante? :shocking:

Neve Porto 14 Jan 1987 - 3 respostas
    Neve centro e sul 29 Jan 2006 - 3
    Nevão no Interior primeiros dias 1997 - 2
    Uma trovoada - 2
    Outros episódios marcantes: as nevadas generalizadas do Carnaval 1984, uma tempestade de neve no Brasil, queda brutal de chuva em Setubal (94l/m2) em 29/09/2001, os nevões de 1970/71 na Estrela, a vaga de frio de Dez 2001, um nevão no Gerês em 1991, a temperatura verificada num oásis na Tunísia (53º), uma tempestade de saraiva na Madeira, a onda de calor 2003, uma célula convectiva em Famalicão em 04/09/2003, etc.

Este é o resumo geral, uma ou outra situação ou apreciação poderá ter sido esquecida ou incluída numa mais geral.

E então que conclusões podemos retirar desta amostragem?

1 - A Meteorologia fascina-nos essencialmente pela sua imprevisibilidade, aliada à beleza e diversidade dos fenómenos existentes.
    2 - Os fenómenos extremos cativam as nossas atenções, muito em particular aqueles relacionados com a neve, o gelo e o frio, mas também uma boa trovoada, preferencialmente de origem tropical, anima o pessoal.
    3 - Os episódios marcantes da nossa vida meteo retratam a conclusão anterior, e foram aqueles que tiveram a ver principalmente com nevadas e trovoadas.

Façam também vocês os vossos comentários :thumbsup: e, como é lógico, o tópico continua aberto a mais respostas de outros membros que também queiram participar. ;)

8. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas
    Iceberg, excelente capacidade de análise e resumo, sim senhor! :thumbsup: :shocking:

9. Ronaldo Coutinho

Ronaldo Coutinho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    São Joaquim/ 1345 m Brasil

REALMENTE, FEZ UM EXCELENTE RESUMO. PARABÉNS.

10. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Boa descrição:thumbsup:
    Posso sugerir que fiques o responsável pelos futuros inquéritos;) :D :rolleyes:

11. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Obrigado pelas vossas observações! :thumbsup:

Por mim, tudo bem, Seringador, quando precisarem de alguém para escrever e organizar umas coisas, contem comigo. Sempre gostei muito de escrever. Aliás, tenho outro inquérito em curso neste forum, o da vossa região meteorológica preferida. :)

Já agora, aquele e-mail para o provedor da RTP, solicitando a existência de uma informação meteo em condições, se for para avançar e se precisarem de alguém para redigir a dita explanação, estou à vossa disposição. ;)

Os meus conhecimentos específicos desta área não são muito desenvolvidos, dado não ter formação nestas matérias, daí eu participar muito no sector "Geral" e menos naqueles mais técnicos. Por isso, aturem-me com mais tópicos de assuntos generalizados, aliás, como se faz muitos noutros foruns de meteo espalhados por esse mundo fora.

Mas deleito-me a ver as vossa análises técnicas e previsões, esperando um dia também ter conhecimentos para entrar por aí ... :D

12. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Dado o elevado número de adesões que temos tido ultimamente, activo de novo este tópico, por forma a que possam os novos membros descrever o seu perfil meteorológico. ;)

13. Carlos Dias

Carlos Dias
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2006
    Local:
    São Paulo e S Bernardo do Campo
    1 - O que vos fascina na Meteorologia?

Simplesmente tudo..!! O modo que as pessoas vivem conforme as condiçoes meteorologicas da região, seja em Fairbanks no Alaska ou em Riad na Arabia Saudita.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?

Sem duvida o frio, aliás estou no pais errado:hehe: , mas até que faz um friozinho aqui como 0ºC no inverno de 94 em São Paulo.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

O que mais me marcou foram 2 situações :

A primeira foi no Monte Pilatos perto de Berna na Suiça a 2.200m quando estava -13ºC e um vento de 30 km/h.....!!!!

A segunda foi em Luxemburgo quando tomei uma chuva com 03ºC e fiquei totalmente molhado...aliás passei mais frio que os -13ºC de Pilatos..:D

14. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Então, pessoal recém-chegado, com tantas entradas novas, alistem-se e desvendem lá o vosso perfil meteorológico ... :lol:

15. thunder-storm

thunder-storm
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Coimbra
    1º O que me fascina na meterologia?

a sua imprevisibilidade...o facto de condicionar indiscutivelmente as nossas vidas e o nosso quotidiano

2º A situação metereológica favorita?

não gosto de extremos..nem mt frio...calor ou chuva...prefro a primavera...chuva q.b., sol bastante e temperaturas agradáveis...além do mais faço anos nesta estação :D

3: Situação metereológica mais marcante?

eleger uma é complicado...mas um dia nos fins de janeiro de 2001 em que aqui choveu todo o dia sem parar e com grande intensidade

e o ultimo 25 de outubro onde nunca tinha visto chover tanto em tãot pouco tempo.h.:rain:

Partilhar esta Página