METEOROLOGIA: O vosso perfil



Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Bem-vindo, chechu.

Post interessante o teu, sem dúvida.
Serve para tirar uma ideia curiosa que é a seguinte: nós, os aficionados da meteorologia, cá nos países do Sul, desejamos vagas de frio e nevões, ao passo que vocês aí em Paris, bem mais a Norte, desesperam por ondas de calor e seca.

Isto faz-me pensar o seguinte: muitas vezes desejava viver num país nórdico, ou bastava-me o norte de França ou a Alemanha, apenas para poder assistir àqueles Invernos fantásticos de tempestades, neves e gelos. Mas tenho quase a certeza que, se vivesse lá, esses fenómenos por serem mais comuns deixariam de ser desejados, e passaria concerteza a desejar ondas severas de calor :D e secas extremas :lol:

Em resumo, os habitantes das ilhas Seychelles saíriam para a rua se nevasse.
Os habitantes da Sibéria Oriental saíriam para a rua se tivessem 15 dias de calor. É mesmo assim.

Chechu, essa tempestade que falas, não foi aquela em que caiu um número recorde de árvores em França, e vimos aquelas imagens de milhares de árvores tombadas? O problema é que aqui na Europa não chamam furacões, mas também os temos, e esse foi um deles.

Bem. aguardemos por mais participações neste tópico, e depois prometo fazer um balanço do mesmo, Ok, colegas? :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ola todos.

Apresento me. Chamo me Daniel, estou en St germain en laye. Fica a 20 kilometros de PAris. Em Portugal sou originario de uma aldeia chamada Freixedas, no concelho de Pinhel. ;)

Vou intentar responder as 3 preguntas.... :)



1 - O que me fascine na meteorologia es la multitude de fenomenos que podem acontecer, e a velocidad que isto acontece.
E uma sciencia que tento seguir desde que sou menino.

2 - Minha situacão preferida são os periodos de seca e de calor.

3 - O episodio meteorologico que vivi e que mais me marcou foi a tempestada dia 26 de dezembro de 1999 onde a velocidad do vento foi de 175 km/h.

:thumbsup:



Bemvindo!!! :cheers:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

1- A diversidade de fenómenos meteorológicos. Os que nos surpreendem ou pela sua beleza - como a neve, ou pelo seu poder imponente como trovoadas, furacões, tornados e outras tantas situações extremas.
Mas pensar que no fundo, a essência destes fenómenos utiliza elementos simples (como a água, o vento, o calor...) que aliados derrubam o que quer que seja.

2- Sem dúvida os furacões e as trovoadas...

3- Vários, mas um dos mais recentes e também marcantes, foi sem dúvida a passagem do furacão Vince e a Tempestade Tropical Delta perto da ilha da Madeira, em 2005.
 

chechu

Cirrus
Registo
30 Ago 2005
Mensagens
61
Local
St germain en laye
Chechu, essa tempestade que falas, não foi aquela em que caiu um número recorde de árvores em França, e vimos aquelas imagens de milhares de árvores tombadas?
Foi esta tempestada mesmo. :hehe:
Lembro me que aconteceu na madrugada, estava a janela e vi algumas arvores cair paro o chão. :shocking:

Era a primeira vez que via isto.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Ok, conforme prometido, vou apresentar aqui o resumo deste tópico.

Responderam às questões colocadas 20 membros, a saber, Angelstorm, Bruno Campos, Dan, DjAlex, Fil, Luís França, Miguel, Minho, Ronaldo Coutinho, Seringador, Pedro Canelas, tozequio, Kimcarvalho, Luper, Spiritmind, Tornado, João Fonseca, Chechu e Rogpacheco, além de mim, claro ...;)

Volto a recordar as questões que então foram colocadas:

1 - O que vos fascina na Meteorologia? :huh:
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou? :shocking:

Em relação à pergunta 1 - o que fascina na Meteorologia? :huh:

Imprevisibilidade e sujeição do Homem - 7 respostas
Beleza dos fenómenos meteo - 2
Diversidade de fenómenos - 2
Outras razões: velocidade das alterações climáticas, importância da meteo no dia-a-dia, situações extremas e previsão a longo prazo, a climatologia, etc.

Em relação à pergunta 2 - situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:

Neve, Gelo e Frio - 12 respostas
Fenómenos extremos - 4
Actividade convectiva tropical - 4
Trovoadas fortes - 2

Em relação à pergunta 3 - episódio meteorológico mais marcante? :shocking:

Neve Porto 14 Jan 1987 - 3 respostas
Neve centro e sul 29 Jan 2006 - 3
Nevão no Interior primeiros dias 1997 - 2
Uma trovoada - 2
Outros episódios marcantes: as nevadas generalizadas do Carnaval 1984, uma tempestade de neve no Brasil, queda brutal de chuva em Setubal (94l/m2) em 29/09/2001, os nevões de 1970/71 na Estrela, a vaga de frio de Dez 2001, um nevão no Gerês em 1991, a temperatura verificada num oásis na Tunísia (53º), uma tempestade de saraiva na Madeira, a onda de calor 2003, uma célula convectiva em Famalicão em 04/09/2003, etc.

Este é o resumo geral, uma ou outra situação ou apreciação poderá ter sido esquecida ou incluída numa mais geral.

E então que conclusões podemos retirar desta amostragem?

1 - A Meteorologia fascina-nos essencialmente pela sua imprevisibilidade, aliada à beleza e diversidade dos fenómenos existentes.
2 - Os fenómenos extremos cativam as nossas atenções, muito em particular aqueles relacionados com a neve, o gelo e o frio, mas também uma boa trovoada, preferencialmente de origem tropical, anima o pessoal.
3 - Os episódios marcantes da nossa vida meteo retratam a conclusão anterior, e foram aqueles que tiveram a ver principalmente com nevadas e trovoadas.

Façam também vocês os vossos comentários :thumbsup: e, como é lógico, o tópico continua aberto a mais respostas de outros membros que também queiram participar. ;)
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Boa descrição:thumbsup:
Posso sugerir que fiques o responsável pelos futuros inquéritos;) :D :rolleyes:

Obrigado pelas vossas observações! :thumbsup:

Por mim, tudo bem, Seringador, quando precisarem de alguém para escrever e organizar umas coisas, contem comigo. Sempre gostei muito de escrever. Aliás, tenho outro inquérito em curso neste forum, o da vossa região meteorológica preferida. :)

Já agora, aquele e-mail para o provedor da RTP, solicitando a existência de uma informação meteo em condições, se for para avançar e se precisarem de alguém para redigir a dita explanação, estou à vossa disposição. ;)

Os meus conhecimentos específicos desta área não são muito desenvolvidos, dado não ter formação nestas matérias, daí eu participar muito no sector "Geral" e menos naqueles mais técnicos. Por isso, aturem-me com mais tópicos de assuntos generalizados, aliás, como se faz muitos noutros foruns de meteo espalhados por esse mundo fora.

Mas deleito-me a ver as vossa análises técnicas e previsões, esperando um dia também ter conhecimentos para entrar por aí ... :D
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Dado o elevado número de adesões que temos tido ultimamente, activo de novo este tópico, por forma a que possam os novos membros descrever o seu perfil meteorológico. ;)
 

Carlos Dias

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
426
Local
São Paulo e S Bernardo do Campo
1 - O que vos fascina na Meteorologia?

Simplesmente tudo..!! O modo que as pessoas vivem conforme as condiçoes meteorologicas da região, seja em Fairbanks no Alaska ou em Riad na Arabia Saudita.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?

Sem duvida o frio, aliás estou no pais errado:hehe: , mas até que faz um friozinho aqui como 0ºC no inverno de 94 em São Paulo.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

O que mais me marcou foram 2 situações :

A primeira foi no Monte Pilatos perto de Berna na Suiça a 2.200m quando estava -13ºC e um vento de 30 km/h.....!!!!

A segunda foi em Luxemburgo quando tomei uma chuva com 03ºC e fiquei totalmente molhado...aliás passei mais frio que os -13ºC de Pilatos..:D
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Então, pessoal recém-chegado, com tantas entradas novas, alistem-se e desvendem lá o vosso perfil meteorológico ... :lol:
 

thunder-storm

Cirrus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
50
Local
Coimbra
1º O que me fascina na meterologia?

a sua imprevisibilidade...o facto de condicionar indiscutivelmente as nossas vidas e o nosso quotidiano

2º A situação metereológica favorita?

não gosto de extremos..nem mt frio...calor ou chuva...prefro a primavera...chuva q.b., sol bastante e temperaturas agradáveis...além do mais faço anos nesta estação :D

3: Situação metereológica mais marcante?

eleger uma é complicado...mas um dia nos fins de janeiro de 2001 em que aqui choveu todo o dia sem parar e com grande intensidade

e o ultimo 25 de outubro onde nunca tinha visto chover tanto em tãot pouco tempo.h.:rain: