METEOROLOGIA: O vosso perfil

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
É um fascínio que já nasceu comigo. Lembro-me ter 3 anos e espreitar pela caixa o correio (porque ainda não chegava à janela :lol:) para ver a chuva a cair, a água a correr na rua... Mais tarde pegava no banco da cozinha e empoleirava-me literalmente na janela e se chovesse o dia todo, eu ali ficava, estático, simplesmente a observar... Um fascínio que se mantem 21 anos após o meu nascimento. E sempre que chove oiço a minha mãe dizer: "lá anda ele de janela para janela... Nunca mais perde essa mania. É pior que os putos"...
Também fui sempre registando na minha agenda da escola, e mais tarde em excel, o estado de tempo de cada dia. Se fazia chuva ou sol, se o vento era fraco ou forte, se estava frio ou calor... Enfim….
Julguei a pensar que era mesmo um maluquinho incompreendido. Até que descobri este fórum. Fiquei literalmente assim: :w00t:

E já agora, Porque é que numa banal conversa, sempre que falta o tema, as pessoas começam sempre a falar do "tempo"? Se está calor, frio, chuva, seca...


2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Sem duvida Trovoada! Adoro! Especialmente em dias de verão, quando a humidade é muito baixa, e se vêem os relâmpagos com uma clareza brutal. (Ainda fui umas quantas vezes censurado por ir para a varanda em dias de trovoada. Aliás, ainda o sou...:hehe:).
Também deliro com a chuva forte quando trazida pelo vento forte de Sul... Horas a fio na janela a ver chover... (Mas detesto chuva molha parvos...).
E apesar de gostar muito mais do calor que do frio, a neve, e se calhar por ter visto tão poucas vezes, põe-me completamente eufórico!


3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
O domingo de 29 de Dezembro de 2006. Até chorei...
Quando vim da missa nesse dia às 12h30, recebi um telefonema de uma colega minha de Torres Vedras, (40km daqui), aos berros, a dizer que a terra dela estava coberta de neve. O telejornal da 13h dava conta de um país pintado de branco… E eu, estava com uma raiva tão grande por aqui não ter nevado...
A neve tão perto e nada. Fiz alta "birra" para irmos, (a família cá de casa), depois de almoço, dar uma volta até à Ericeira ou Torres Vedras, e nada... Ninguém se comoveu com o invulgar fenómeno... Na terra dos meus pais neva com frequência e eles usam sempre a típica frase: "Já pisei muita neve... Agora quero distância dela". E porque eu não sei ficar calado, comecei a disparar... Alta discussão cá em casa... Estava tão irritado, que as lágrimas brotavam de raiva... Fui pá varanda... Era eu, o vento a mais de 60km/h e a chuva.... E ali fiquei, trancado e sozinho. A remoer... E eis que vi o primeiro farrapo de neve por entre a chuva... e outro, e outro... e fogo... não sei descrever… Alta milagre...
Saí da varanda, e disse com um big smile: "Se Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé", e no mesmo instante, peguei na máquina fotográfica, no casaco e... rua... entrei histeria. Eu e mais uns amigos... A neve caiu com tanta intensidade… e o vento era tão forte, mas ainda assim, não arredámos pé! Vimos toda a neve cair do céu, como uma autêntica dádiva de Deus...
E parece que no mesmo Domingo deste ano volto a nevar à grande nesta zona, mas depois choveu, e derreteu tudo. Infelizmente, eu estava na terra dos meus pais no norte, e não vi nada.


Algumas fotos desse dia:

A intensidade do vento na minha rua:




A intensidade da neve na Radial (outro ponto de Odivelas):





Os telhados do bairro da Amoreira, na zona alta de Odivelas:
 
Última edição:


abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Gosto da sensação,..de frio calor,..das amplitudes,..de depressões,..na verdade eu gosto da natureza, faço escaladas etc e sempre gostei de "sentir" o tempo
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
A mais comum aqui onde eu moro as tempestades,..o frio eu gosto muito também mas só qdo viajo que eu pego, aqui no Rio não faz frio nunca,..
Alias aqui no Rio qdo a temperatura cai abaixo de 20º é um evento e todo mundo sai de casaco,..hehe
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Uma tempestade na serra dos orgãos.
 

abrantes

Cumulus
Registo
4 Jan 2008
Mensagens
237
Local
Rio de Janeiro
Alias que inveja desta neve toda ai nas fotos acima.
Aqui no Rio jamais vou ter este prazer de ver uma neve dessas na minha janela,....a não ser que o mundo esteja acabando mesmo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Vou ressuscitar este tópico que o nosso companheiro Iceberg lançou há uns anos, desafio os novos membros a responder a estas perguntas: :D

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?


1-Basicamente, a sua imprevisibilidade.


2-Para mim,é complicado eleger a preferida, pois, gosto que haja um pouco de tudo,frio,calor,chuva, trovoada etc.


3- Claramente o "Nevão" na Serra de Sintra, em 29 de Janeiro de 2006,foi um momento único.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,313
Local
Fajarda - Coruche(57m)
1-basicamente é o que o jonas disse a sua imprevisibilidade e muito mais que não sei explicar xD simplesmente adoro :P

2-tudo um pouco, mas principalmente neve, trovoadas e tempestades

3-sem dúvida alguma o nevão de 29 de Janeiro de 2006 cá em coruche deixo um video que achei desse dia :D
 
Editado por um moderador:

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
1- o facto de hoje poder estar sol e amanhã estarmos perante uma grande tempestade, para além dos vários fenómenos que podem ocorrer: chuva fraca, chuva moderada, chuva forte, choviscos, neve, vento, trovoadas, sol, frio, calor, bem etc...

2- gosto principalmente de neve, tenho pena de nunca ter vivido um nevão a serio, mas ainda tenho fé. gosto também da chuva forte... não gosto é de vento! não me atrai minimamente.

3- não há assim nenhum em especial, mas lembro-me de uma dia de maio, saio de cada para a escola com o céu limpo e chego a casa com agua pelo joelho devido a uma forte tromba-de-agua. e há uns 3/4 anos ficar retido no Bom jesus em Braga em pleno verão devido a chuvada e no caminho ver tudo alagado.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
1-O facto de quando era criança ter quase fobia à trovoada e ao vento, simplesmente não podia ouvir o som de um trovão ou o uivar do vento, pois desatava logo a chorar. Aos poucos, esse medo foi-se transformando em curiosidade e hoje a trovoada é um fenómeno que me fascina, sendo até perigoso para mim, pois faço tudo para poder apreciá-la da melhor forma. Obviamente que também me fascina a sua imprevisibilidade.

2-Gosto de tudo, mas principalmente da trovoada e do vento forte. Também a neve me deixa encantado, só pelo facto de aqui ser um evento raro, mas claro que nunca irei dizer não a uma boa estirada ao Gerês em dias de queda de neve.

3-Não há dúvidas que os mais marcantes foram vividos quando eu era mais jovem, dos quais já não recordo as datas, e a verdade é que já não assisto a esse tipo de eventos nos dias de hoje, coisa que não me deixa indiferente. Mas o mais recente sem duvida que foi a queda de neve aqui em Braga no dia 9 de Janeiro de 2009, esse ficará para sempre. :p
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
1- Sem duvida os seus extremos. E a tentativa de compreender como se desencadeiam.

2-Trovoada, aquelas belas tarde de verão quando as "pipocas" começam a aparecer por volta das 13h e depois quando explodem em grandes trovoadas é perfeito. E claro que não podia faltar a neve o belo do elemento branco que marcou a minha infância na década de 90 com bons nevões e que em 2009 e 2010 voltou com a mesma intensidade.

3-Não é que me tenham marcado mais que outro eventos mas são aqueles que eu consigo especificar a data exacta. Ora bem começa com o dia 9 de Janeiro de 2009 dia em que voltou a nevar com acumulação em Viseu, despertou-me varias recordações da minha infância. E a trovoada épica em Coimbra no dia 21 de Abril de 2010, não consigo precisar mas lembro de ter sido mais de uma hora com trovoada constante.
 

StormCloud

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Oeiras
1) As nuvens e a capacidade que têmos de "saber" o tempo que vaí fazer nos proximos 15minutos ( no minimo, e em dia de Aguaceiros.. ) só pela sua observação..[ Quando era miudo , um Sr. , agora de Idade , costumava dizer que quando eu fosse mais velho , nunca teria problemas de Emprego... se me visse enrascado ia para Africa como Feiticeiro Tribal, porque lá é que eles precisavam de adivinhar o tempo!!)
2)A minha situação preferida é sem duvida , calmaria e Trovoadas a entrar de SE..Detesto vento , tenho "pavôr " a vento e gosto muito de Aguaceiros.
3)As cheias de 19 de novembro de 1983.. Eram 4 da manhã e chovia tanto que eu , á minha janela , não via o bloco de apartamentos que estava a 50 metros da minha torre.. Um barulho indescritivel , mas Vento fraco SSW e uma trovoada como nunca voltei a vêr..( não por estar perto , mas porque iluminava o céu de uma maneira....()total.!! todos os meus 180º de visibilidade eram luz , quase permanente.. relâmpagos com uma frequência impressionante.!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
3)As cheias de 19 de novembro de 1983.. Eram 4 da manhã e chovia tanto que eu , á minha janela , não via o bloco de apartamentos que estava a 50 metros da minha torre.. Um barulho indescritivel , mas Vento fraco SSW e uma trovoada como nunca voltei a vêr..( não por estar perto , mas porque iluminava o céu de uma maneira....()total.!! todos os meus 180º de visibilidade eram luz , quase permanente.. relâmpagos com uma frequência impressionante.!

Acredito que sim, por aquilo que me contaram, essas cheias foram brutais mesmo, por exemplo a baixa de Cascais ficou um autentico mar, a agua chegou aos 2 metros de altura, fora os prejuízos materiais e centenas de animais mortos(cavalos,ovelhas,vacas) arrastados pelas ribeiras na zona norte de Cascais (Alcabideche,Cabreiro,Atrozela).
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Sempre foi a minha matéria preferida em Geografia. Acho fascinante poder-se prever fenómenos da Natureza e poder ter situações meteorológicas tão diferentes, tanto em locais distantes como também próximos.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
O Verão sem dúvida. Sempre tive medo de trovoadas (ainda que tenha crescido numa zona onde há muitas), ainda que as considere fascinantes. Mas adoro um bom Verão bem quente :)

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Como cresci perto de Lisboa, foi mesmo o facto de ter nevado nesta zona por dois anos consecutivos (ainda que muito pouco por breves momentos). O que gostava de ter assistido foi a queda de granizo em Lisboa há dois anos, mas estava dentro de uma grande superfície comercial e nem dei por nada :(
 

StormCloud

Cirrus
Registo
15 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Oeiras
Acredito que sim, por aquilo que me contaram, essas cheias foram brutais mesmo, por exemplo a baixa de Cascais ficou um autentico mar, a agua chegou aos 2 metros de altura, fora os prejuízos materiais e centenas de animais mortos(cavalos,ovelhas,vacas) arrastados pelas ribeiras na zona norte de Cascais (Alcabideche,Cabreiro,Atrozela).

Tudo isto aconteceu quando eu tinha 16 anos .. Ia para o Liceu de Oeiras, e não houve aulas ( a Estação de Oeiras estava cheia de água até ao tecto!..) , o antigo picadeiro, onde agora é um parque de estacionamento , por baixo da ponte, era um mar autêntico , não existiam estradas , não existia marginal ( A ribeira da Lage e o mar não se distinguiam); chegavam entretanto relatos que na Marginal,á entrada de Cascais , se tinha aberto um enorme buraco , havia varios carros e animais boiar nas aguas barrentas do mar... isto tudo , eram 08. e pouco da manhã, 3 horas depois da tempestade.. Passaram-se dias para reorganizar tudo de novo..
Lembro-me que foi complicado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tudo isto aconteceu quando eu tinha 16 anos .. Ia para o Liceu de Oeiras, e não houve aulas ( a Estação de Oeiras estava cheia de água até ao tecto!..) , o antigo picadeiro, onde agora é um parque de estacionamento , por baixo da ponte, era um mar autêntico , não existiam estradas , não existia marginal ( A ribeira da Lage e o mar não se distinguiam); chegavam entretanto relatos que na Marginal,á entrada de Cascais , se tinha aberto um enorme buraco , havia varios carros e animais boiar nas aguas barrentas do mar... isto tudo , eram 08. e pouco da manhã, 3 horas depois da tempestade.. Passaram-se dias para reorganizar tudo de novo..
Lembro-me que foi complicado.

Cenário dantesco,por acaso, tenho curiosidade em saber os valores de precipitação referentes a essa cheia rápida,devem ser brutais.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
1 - O que vos fascina na Meteorologia?
A sua imprevisibilidade; O poder imenso, as forças associadas aos fenómenos atmosféricos mais intensos, que nos fazem sentir verdadeiramente "pequeninos" relativamente à força da natureza; O facto de ser um dos motores (não a meteorologia, mas o que ela estuda...) para a vida no nosso belo planeta!


2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Sem dúvida, as grandes trovoadas (que infelizmente são pouco frequentes por cá), supercélulas e tornados (de preferência, a decorrerem em grandes planícies desabitadas:D ) - (pronto, tenho que me mudar para os EUA!! ehehe)

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Tinha um até há pouco tempo, que era o de nos meus 8/10 anos, ter ocorrido uma trovoada severa na zona de Lagoa, que durou praticamente toda a noite, e que foi caracterizada (e ainda hoje me lembro bem) pela queda de 2 ou 3 relâmpagos bem perto de casa, aos quais corresponderam uns trovões bem audíveis e que estremeceram tudo, que fizerem com que eu e o meu irmão nos fôssemos refugiar na cama dos meus pais...:D:lmao: Até hoje nunca me esqueci dessa noite!

Entretanto, e muito recentemente, o tornado que por aqui passou no dia 16/11/2012, passou a ser, por todas as razões conhecidas, o evento meteorológico mais marcante. Não só por ter acompanhado toda a evolução daquele dia no radar e em observação directa, mas também por ter visto o tornado sobre Lagoa e por ter registado toda a destruição causada pelo tornado, a cara das pessoas minutos depois, o medo, o pânico visível nas mesmas... algo que nunca mais irei esquecer...