METEOROLOGIA: O vosso perfil

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Caros Amigos (e Amigas) deste forum, lanço-vos o seguinte desafio, definir o vosso perfil de aficionados pela meteorologia, através da resposta às seguintes três questões:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Abro eu as festividades:

1 - O facto de o clima, e aquilo que se passa por cima das nossas cabeças diariamente, ser talvez das poucas coisas que, apesar de tudo, o Homem ainda não consegue controlar. Para mim, cada minuto do dia ou da noite, em termos climáticos, torna-se fascinante, porque apenas podemos observar, nada podemos fazer para alterar o que vemos e sentimos.
2 - Neve, Gelo e Frio :cold:
3 - Talvez tenha sido um intenso nevão (o meu primeiro nevão a sério) que vivi por altura dos primeiros dias do ano de 1997. Uma vaga de frio intenso varria a Europa de Leste a Oeste, com temperaturas a baterem recordes, e eu, sozinho, na casa dos meus pais em terras de Miranda do Douro, vivendo aquele intenso nevão e aquela noite branca sem igual. As estradas ficaram intransitáveis, a energia eléctrica falhou, mas a noite era branca, tamanho era o manto branco que se abateu sobre a aldeia onde estava. Nunca vou esquecer aquele silêncio daquela madrugada. Quando nevou no Porto em 14 Janeiro 1987, também foi outro episódio interessante.
 


tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
1. A imprevisibilidade constante. O que parece nem sempre é, e a velocidade com que as alterações meteorlógicas ocorrem. Também a importãncia que a meteorologia tem no dia-a-dia e até no bem estar das pessoas (que na sua maioria, e infelizmente, despreza a meteorologia e os que sobre ela têm interesse).

2. Neve, frio, mas também fenómenos extremos (de qualquer tipo, até mesmo calor :p )

3. A situação de 29 de Janeiro último. Estava convencidíssimo que finalmente estaria a chegar o momento pelo qual há anos sonho. Passei a véspera completamente agarrado ao computador, como termómetro ao meu alcance, para seguir ao segundo tudo o que se ia passando. Quando na madrugada de 28 para 29 olho para fora, vendo o céu completamente encoberto, e a tempertura que o meu termómetro marcava (-1ºC), quase me aptecia gritar de alegria. Passei por aí 15 minutos de nariz colado à janela à espera de ver o primeiro floco, mas nada. Na manhã seguinte nem queria acreditar que nada tinha acontecido. Acreditem que fiquei mal disposto durante por aí 1 semana (mesmo agora ainda me sinto triste a recordar este dia.... :disgust: ). De qualquer das formas, nesse dia devo ter visto todos os noticiários de manhã à noite, para ver a neve em todos os locais possíveis e imaginários :D


Já agora, bom tópico Iceberg! :thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Parabéns pelo Tópico!:)
Quanto ás respostas aqui vão elas!

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Tudo!
Obviamente tenho preferências pelas teleconexões, previsão longo prazo e situações extremas vs riscos climáticos, etc...:D

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Toda aquela que me consegue suprender pela sua imprevisibilidade na ocorrência;)
mas tenho um gosto em especial pela actividade convectiva, tropical e claro o frio!!

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Além do nevão de 14 janeiro de 1987 no Porto e dos dois de 84 na semana do carnaval, foram seguintes, que passo a mencionar:
Nevão que durou 3 dias na 1ª semana de Janeiro de 1993 na escócia, one se acumulou mais de 80cm em 24h foi fixe e a temperatura mais baixa de -15ºC em Inverness e windchill de -23!
A segunda foi o Natal de 1996 salvo erro, numa torrente de água na Av. da Républica em Gaia e vi a ser arrastad dezenas de metros um motociclista com as tampas do saneamento a levantarem-se à minha frente e já agora a uma tempestadde elétrica (trovoada seca) na Guarda em 1994

Mário
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
1. Nunca se sabe como vai ser o dia de amanhã err...aliás, a próxima semana :)

2. Qualquer fenómeno extremo excepto o calor extremo :hehe:

3. Acho que foi o nevão de 1997, além de muitos outros nevões, mas também já vivi também grandes chuvadas que foram muito interessantres de ver. Lembro-me também duma GRANDE ventania no cimo da serra da Nogueira no dia de todos os santos (1 Nov), o frio era insuportável! De resto, a minha memória meteorológica é ridicula pois nunca liguei nenhuma a isto até á bem pouco tempo.
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
1 - A beleza, embora por vezes destrutiva dos fenomenos meteorologicos

2 - Neve (como por aqui é muito raro, gosto particularmente deste fenomeno)

3 - Uma trovoada à uns bons anos, onde houve vento que derrubou imensas arvores onde eu morava, raios a cair como nunca vira, queda de granizo até cobrir o chão, enfim, já podem ter uma pequena idéia. Desde essa vez acho que perdi o receio a trovoadas porque as que vi posteriormente nunca tiveram a grandeza dessa.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Vamos lá, amigos, apresentar o vosso perfil, este forum precisa de ser cada vez mais dinamizado, vamos lá animar isto ... :thumbsup:

Então, Minho e Dan, o vosso perfil?

E o Bruno Campos, o dj-alex, o GranNevada, o ajrebelo, força, participem!:)

Joãocpais, kimcarvalho, miguel, spiritmind, e tantos outros, força pessoal, vamos formar uma comunidade de "meteolocos" cada vez maior, Ok?:cheers: :1143:
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
iceberg disse:
Caros Amigos (e Amigas) deste forum, lanço-vos o seguinte desafio, definir o vosso perfil de aficionados pela meteorologia, através da resposta às seguintes três questões:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

Abro eu as festividades:

1 - O facto de o clima, e aquilo que se passa por cima das nossas cabeças diariamente, ser talvez das poucas coisas que, apesar de tudo, o Homem ainda não consegue controlar. Para mim, cada minuto do dia ou da noite, em termos climáticos, torna-se fascinante, porque apenas podemos observar, nada podemos fazer para alterar o que vemos e sentimos.
2 - Neve, Gelo e Frio :cold:
3 - Talvez tenha sido um intenso nevão (o meu primeiro nevão a sério) que vivi por altura dos primeiros dias do ano de 1997. Uma vaga de frio intenso varria a Europa de Leste a Oeste, com temperaturas a baterem recordes, e eu, sozinho, na casa dos meus pais em terras de Miranda do Douro, vivendo aquele intenso nevão e aquela noite branca sem igual. As estradas ficaram intransitáveis, a energia eléctrica falhou, mas a noite era branca, tamanho era o manto branco que se abateu sobre a aldeia onde estava. Nunca vou esquecer aquele silêncio daquela madrugada. Quando nevou no Porto em 14 Janeiro 1987, também foi outro episódio interessante.

1 É O FATO DE PODER AJUDAR AS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO DO SEU DIA A DIA ATRAVÉS DA PREVISÃO, A EVITAR PREJUÍZOS GRANDES EM ALGUNS CASOS.

2 PREFIRO OS EXTREMOS, PREFERENCIALMENTE O FRIO.

3 O FATO MAIS MARCANTE FOI QUANDO EU, MEU IRMÃO, CUNHADA E MEU AMIGO, FICAMOS PRESOS (MAIS DE 100 VEÍCULOS TAMBÉM) NUMA TEMPESTADE DE NEVE, AQUI EM S.JOAQUIM, FICAMOS PRESOS NO DISTRITO DO CRUZEIRO, UNS 18 KM DA CIDADE. NÃO DAVA MAIS PARA VER O ASFALTO, ERA NEVE PARA TUDO QTO ERA LADO. NEVOU FORTE POR MAIS OU MENOS 8/9 HORAS. DORMIMOS NUMA CASA DE AGRICULTOR E NO OUTRO DIA TINHA DE 30 A 50 CM DE NEVE NOS CAMPOS E MATAS, ERA BRANCO PARA TUDO QUE ERA LADO. NA HORA DEU MEDO, MAIS DEPOIS FOI MUITO BOM, FICOU LINDA A PAISAGEM.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
O que vos fascina na Meteorologia?
A imprevisibilidade o seu poder e a fraqueza do ser humano face ao seu enorme poder...

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Praticamente todas as situações mas tenho preferência por trovoadas fortes e por neve talvez tenha nascido ou aumentado esta paixão devido ao Inverno passado:P

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
tenho dois episódios que me marcaram o primeiro foi no dia 29 de Setembro de 2001 durante a madrugada quando em apenas 4 horas caíram 94 litros por m2 em Setúbal se tivermos em conta que a média é de 27 litros por m2 e o numero de dias com chuva superior a 10 litros por m2 é inferior a 1 podemos ter uma ideia da situação anormal que vivi nessa noite o saldo dessa noite foi de um morto e elevados danos principalmente no comércio . A outra situação que tbm me marcou foi aquele dia memorável que todos nos lembramos quando metade de Portugal ficou pintada de branco foi ai que vi nevar pela primeira vez não me vou esquecer desse dia tão cedo espero que se repita brevemente!!!:P:thumbsup
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
1 - Porque que a meteorologia é uma das poucas coisas que, de vez em quando, faz lembrar aos homens que ainda há coisas que não controlam.

2 - Não posso deixar de reconhecer que prefiro os fenómenos meteorológicos associados ao frio. Gosto de uma boa nevada ou de um dia de sincelo mas não é necessário que seja um fenómeno extremo.

3 - Provavelmente a situação que mais me marcou foi no longínquo Inverno de 1970/71. Nessa altura vivia na Serra da Estrela e tivemos vários nevões entre o Natal de 1970 e o final de Janeiro de 1971. Era muito novo ainda, devem ser as minhas memórias mais antigas e são de uma paisagem totalmente branca com imensa neve durante várias semanas. Fiquei com estas imagens gravadas para sempre.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pois cá vou eu....

1 - Adorando tudo o que sejam manifestações da natureza, a Meteorologia também se enquadra neste tema. A força, magnitude e a beleza e mistério de muitos fenomenos meteorologicos fascinam-me!

2 - Sem dúvida, e por ordem de preferência as vagas de frio húmidas (leia-se nevões qb) e fenomenos convectivos de especial virulência.

3 - Infelizmente os grandes fenómenos meterologicos deram-se quando era criança por isso as datas falham, mas os que mais me marcaram foi o nevão de 1987, a vaga de frio de finais de Dezembro 2001 (apesar de seca foi marcante pelo frio intenso), uma violenta trovoada em Melgaço em Junho de 1988 e a vaga de frio de Dez/Jan de 1996/97
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
1 - No sentido lato, todas as transformações e imprevisibilidades que ocorram na camada intermédia entre a Biosfera e o Espaço exterior, vulgo Atmosfera, em que o Homem, em princípio, não tenha controlo e que aconteçam Naturalmente.

2 - Associados ao frio (gelo caramelo, granizo/ saraiva e, claro, neve e da persistente):cold: e trovoadas/tempestades intensas e persistentes.:rain: :rain: :rain:

3 - em 1994,quando acordei, tinha 2,8 mt de neve acumulada, com nortada, em frente à janela do 1ºandar da Casa do Preto, em Pitões, tendo saltado pela janela para cima da neve; passei o resto do meu dia de anos (9 horas seguidas) a fotografar (em 6x6) toda aquela neve (fiquei isolado durante 3 dias na aldeia) e, quando cheguei a Braga no dia 7, as estradas estavam cobertas dos 2 lados de neve;
- a outra situação foi estar num oásis de montanha, na Tunísia, com 53º C, em que nem se conseguia respirar normalmente (tipo sauna intensa) mas ainda consegui fotografar os amigos da viagem e a paisagem;
- sem esquecer uma tempestade de saraiva (do tamanho de ovos), na "montanha", no vale do Caldeirão Verde (Madeira) com 3 companheiros (do Jardim Botânico) em que choveu gelo grosso e nós estávamos agarrados à rocha, em plena levada precária e em mau estado, a ouvir "quebradas" de rocha e derrocadas/deslizamentos de terra pelo vale fora. Nesta vez, pensei que lá ficava ... :hehe:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Seringador disse:
Parabéns pelo Tópico!:)
Quanto ás respostas aqui vão elas!

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
Tudo!
Obviamente tenho preferências pelas teleconexões, previsão longo prazo e situações extremas vs riscos climáticos, etc...:D

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
Toda aquela que me consegue suprender pela sua imprevisibilidade na ocorrência;)
mas tenho um gosto em especial pela actividade convectiva, tropical e claro o frio!!

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?
Além do nevão de 14 janeiro de 1987 no Porto e dos dois de 84 na semana do carnaval, foram seguintes, que passo a mencionar:
Nevão que durou 3 dias na 1ª semana de Janeiro de 1993 na escócia, one se acumulou mais de 80cm em 24h foi fixe e a temperatura mais baixa de -15ºC em Inverness e windchill de -23!
A segunda foi o Natal de 1996 salvo erro, numa torrente de água na Av. da Républica em Gaia e vi a ser arrastad dezenas de metros um motociclista com as tampas do saneamento a levantarem-se à minha frente e já agora a uma tempestadde elétrica (trovoada seca) na Guarda em 1994

Mário

Podes dar mais informações sobre esses dois nevões de 84 na semana do Carnaval, nomeadamente em relação a Braga e Porto? Nunca ouvi falar deles, onde nevou, com que intensidade, duração, etc.?

Obrigado desde já. :thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
iceberg disse:
Podes dar mais informações sobre esses dois nevões de 84 na semana do Carnaval, nomeadamente em relação a Braga e Porto? Nunca ouvi falar deles, onde nevou, com que intensidade, duração, etc.?

Obrigado desde já. :thumbsup:

Boas Iceberg só agora vim de férias e tive mais tempo para responder à tua questão!:)

Tinha 11 anos de idade, e na semana antes do carnaval foi uma situação originada por uma depressão no canal da Mancha e que veio de NE para PI o frio começou no dia 08 e só terminou no dia 15, e nevou durante a manhã qq coisa no dia 8 e depois nevou durante a noite de 13 para 14 de Fevereio dneste dois dias todo a metade do território esteve sobre influência de -5 a -8ºC a 850hPa. Contudo, não sei os valores de precipiração mas devm de ter sido uns 5 a 10mm.
Dia 13
temp. 850hPa




Dia 14
Temperatura 850hPa


 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
boas!!

Tive de férias só agora voltei!!

Aqui vão as respostas

1- Tudo , mas neste momento e por razões de trabalho, prefiro a climatologia

2- Neve e tudo o que seja eventos extremos ;)

3 - Onda calor 2003
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
sorry pela demora :p

1 - Fascina-me a diversidade de fenómenos e a sua dificil ou mesmo impossível previsão. Mas o meu interesse é muito transversal, e pode ir desde uma simples nuvem no céu a situações extremamente complexas.

2 - Adora situações extremas, nomeadamente o frio (gelo e neve) e situações convectivas intensas, com grandes formações, uma grande chuvada acompanhada de granizo e trovoadas :D :D

3 - O episódio mais marcante foi o de 4 de Setembro de 2004 (dia do casamento do meu irmão :D ) em que fotografei uma bela super-célula que causou grandes estragos na localidade (20mm em 15 minutos, com bolas de granizo de 3 , 4 cm)), inclusivé em minha casa. e fui fotografando o antes, o durante e o depois...