Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A força aerea tem cursos de meteorologia para não licenciados, informa te no site de recrutamento, pode ser um futuro para a tua carreira.
O im abriu o mês passado concursos para observador onde o requisito era o 12º ano, com o teu perfil podias ter tido boas hipotesses, é pena agora já ser tarde.

Eu sei que a força aérea tem esses cursos, no dia da defesa nacional quando falaram em meteorologia até perguntei isso...

Vou-me informar melhor acerca disso. :) Mas mesmo assim não me vou centrar só na força aérea, por enquanto.

Obrigado por teres respondido. ;)

Já agora, o IM não costuma abrir mais cursos desses de observador várias vezes por ano? Isto é, eles só abrem esses cursos uma vez por ano ou mais vezes? :unsure:
 


Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Já agora, o IM não costuma abrir mais cursos desses de observador várias vezes por ano? Isto é, eles só abrem esses cursos uma vez por ano ou mais vezes? :unsure:


Não era um curso era um concurso para o lugar de observador, obviamente iram ter algum tipo de formação depois.
É a primeira vez que oiço falar de um concurso assim desde há muito tempo. Não sei quando será o próximo.


Há cerca de dois anos houve sim, um curso básico para meteorologistas, infelizmente esse curso não foi aberto ao exterior, apenas foi frequentado por alguns contratados,avençados, bolseiros e estagíários.

Mais uma vez, está no segredo dos deuses quando será o próximo
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não era um curso era um concurso para o lugar de observador, obviamente iram ter algum tipo de formação depois.
É a primeira vez que oiço falar de um concurso assim desde há muito tempo. Não sei quando será o próximo.


Há cerca de dois anos houve sim, um curso básico para meteorologistas, infelizmente esse curso não foi aberto ao exterior, apenas foi frequentado por alguns contratados,avençados, bolseiros e estagíários.

Mais uma vez, está no segredo dos deuses quando será o próximo

Tenho que ver isso bem, é que estou bastante confuso em relação a isto tudo. :sad:

Não tenho tomado atenção aos concursos, por isso nem sabia que eles existiam :D :p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Observadores meteorológicos parece-me a mim que é uma coisa meio em extinção, não me parece uma carreira de futuro para um jovem como tu Lightning, suponho que as vagas e concursos que vão aparecendo sejam apenas para colmatar reformas pontuais.

Com a tendência recente de apostar em estações automáticas, radares, modelos, etc cada vez há menos observadores, o mundo perdeu nos últimos 20 ou 30 anos dezenas de milhar de estações e observadores, embora só agora estejam a chegar à conclusão de que afinal não é a mesma coisa. Actualmente, nota-se alguma inflexão, depende de muita coisa, eu por exemplo não gostaria de aterrar num aeroporto que não tivesse um bom observador. De qualquer forma, não me parece um bom caminho profissional para quem está aqui à espera de um conselho.
 

RaquelR.

Cirrus
Registo
20 Jun 2009
Mensagens
2
Local
Aveiro
Bem o panorama na parte da geofísica interna(sismologia e prospeçao) está bastante melhor do que a da parte da meteorologia.
Sim o curso é difícil e puxado na parte da matemática e fisíca, mas não é preciso ser génio para chegar ao fim.
Como saídas profissionais na sismologia tens duas hipóteses:
-investigação: andar de bolsa em bolsa até alguma coisa melhor, tipo doutoramento
-industria: trabalhar para uma empresa petrolífera ou de prospecção, em Portugal há a galp, no estrangeiro há muitas outras.

dou te o exemplo de dois recem mestrandos que foram contratos em Dezembro por um empresa que é uma gigante mundial de prospecção sísmica offshore.

oportunidades não faltam, é preciso apenas ser se despachado e trabalhador.



obrigada ;) ao ver nesta pespectiva nao me parece que seja o melhor curso para mim (apesar de continuar muito indecisa no que seguir). mas pronto, ainda tenho pelo menos mais um ano antes de entrar para a universidade para decidir. mais uma vez, obrigada pela ajuda :) :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Observadores meteorológicos parece-me a mim que é uma coisa meio em extinção, não me parece uma carreira de futuro para um jovem como tu Lightning, suponho que as vagas e concursos que vão aparecendo sejam apenas para colmatar reformas pontuais.

Com a tendência recente de apostar em estações automáticas, radares, modelos, etc cada vez há menos observadores, o mundo perdeu nos últimos 20 ou 30 anos dezenas de milhar de estações e observadores, embora só agora estejam a chegar à conclusão de que afinal não é a mesma coisa. Actualmente, nota-se alguma inflexão, depende de muita coisa, eu por exemplo não gostaria de aterrar num aeroporto que não tivesse um bom observador. De qualquer forma, não me parece um bom caminho profissional para quem está aqui à espera de um conselho.

Sim Vince, tens bastante razão no que disseste. O número de observadores nos últimos anos caiu bastante, é uma profissão que qualquer dia quase poderemos mesmo afirmar que está "em risco de extinção" :unsure:

Eu não estou aqui bem à espera de um conselho, o meu problema é que estou bastante indeciso e decidi vir aqui ao fórum para ver se me informava mais acerca das hipóteses que tenho para o meu futuro (nesta área da meteorologia). :(

obrigada ;) ao ver nesta pespectiva nao me parece que seja o melhor curso para mim (apesar de continuar muito indecisa no que seguir). mas pronto, ainda tenho pelo menos mais um ano antes de entrar para a universidade para decidir. mais uma vez, obrigada pela ajuda :) :thumbsup:

RaquelR. estás melhor do que eu :D ainda tens um ano para pensar :D eu nem isso tenho... De qualquer maneira boa sorte na tua escolha e que seja feita, acima de tudo, com muita calma. ;)
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Eu não estou aqui bem à espera de um conselho, o meu problema é que estou bastante indeciso e decidi vir aqui ao fórum para ver se me informava mais acerca das hipóteses que tenho para o meu futuro (nesta área da meteorologia). :(


Se queres mesmo ter um futuro em meteorologia, o cursos de Lisboa e Aveiro são os melhores. Certamente aquilo de observador era para o caso se não quisesses continuar a estudar. Acho que vale certamente investir no estudo para ter um futuro melhor.

Quantos a saidas profissionais, tudo depende de como te portares no teu percurso académico. Sinceramente neste momento não tenho nenhum ex colega desempregado, apesar de alguns terem demorado mais tempo que outros a arranjar, uns trabalham em projectos cientificos de meteorologia, outro s fazem estudo sobre impactos das alteraçoes climaticas e outros trabalham em eólica. Se fores bom os professores convidam te para trabalhares com eles e metem te em projectos e em doutoramentos, se fores como os restantes tens ser tu a procurar as coisas. Uma coisa importante hoje em dia na meteorologia é que cada vez é mais preciso gente que tenha conhecimentos de informatica, e se o tiveres será certamente uma grande vantagem para qq emprego que te candidates, um exemplo basta veres no outro tópico o concurso das bolsas do IM, onde se pede pessoas que tenham conhecimentos ao nivel da programaçao.
 

Trena

Cirrus
Registo
22 Out 2010
Mensagens
2
Local
Cacém
Boas^^
Encontrei este topic e forum completamente ao acaso (portanto nao sei se devia postar isto aqui :hehe:)e tenho de perguntar umas coisas, por mais patéticas que possam vir a ser...

Fiz o 12º numa escola profissional (tirei Animação 2D/3D) mas lá pelo meio abri os olhos para uma paixão que tenho desde pequena. Bases não tenho pois a única coisa que tinha era uma misera matemática B, portanto nada de fisica ou quimica ou biologia caso for fazer esse exame.
Que me aconselham a fazer? Que medias preciso nos exames para entrar em MOG? A matematica e fisica sao assim tao puxadas? Podem dar-me um exemplo? Eu tenho agora 19 anos mas posso entrar na faculdade leve o tempo que demorar right?

Thanks ;)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas^^
Encontrei este topic e forum completamente ao acaso (portanto nao sei se devia postar isto aqui :hehe:)e tenho de perguntar umas coisas, por mais patéticas que possam vir a ser...

Fiz o 12º numa escola profissional (tirei Animação 2D/3D) mas lá pelo meio abri os olhos para uma paixão que tenho desde pequena. Bases não tenho pois a única coisa que tinha era uma misera matemática B, portanto nada de fisica ou quimica ou biologia caso for fazer esse exame.
Que me aconselham a fazer? Que medias preciso nos exames para entrar em MOG? A matematica e fisica sao assim tao puxadas? Podem dar-me um exemplo? Eu tenho agora 19 anos mas posso entrar na faculdade leve o tempo que demorar right?

Thanks ;)

As medias não sei. É uma questão de veres no site do acesso ao ensino superior.
Mas vindo da area que vens no encino não te vai ser nada facil. mas se tiveres gosto nisto é uma boa capacidade de estudo segue em frente. A matematica B penso que não te sirva tambem. Mas presisas tambem muito da fisicas!!!
Informa-te directamente com eles do teu caso e abarra-te este ano, fazes os exames por externo e tentas a tua sorte...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Trena

Cirrus
Registo
22 Out 2010
Mensagens
2
Local
Cacém
Muito obrigada pelas respostas ate agora ^^

Bem eu estou decidida a estudar o que nao tive para conseguir fazer os exames e ter as bases claro. Sei que vou precisar de explicações e ando a poupar dinheiro para isso mas ao ler aqui o topico apercebi-me que preciso mais que simples explicações e não sei bem o que fazer :(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem eu estou decidida a estudar o que nao tive para conseguir fazer os exames e ter as bases claro. Sei que vou precisar de explicações e ando a poupar dinheiro para isso mas ao ler aqui o topico apercebi-me que preciso mais que simples explicações e não sei bem o que fazer :(

Faz como nos, dedica-te a isto de forma amadora :D aqui no fórum pouco pessoal é licenciado em meteorologia.

Arriscaria em 2 ou 3 pessoas.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Faz como nos, dedica-te a isto de forma amadora :D aqui no fórum pouco pessoal é licenciado em meteorologia.

Arriscaria em 2 ou 3 pessoas.

Xi ó Mário, essa frase parece que estás a desmoralizar a moça de tentar seguir o curso falado! :p

Como foi dito realmente com as bases actuais que tens, não é fácil, mas se tiveres realmente um ano aplicada de Matemática a sério, e algumas bases de Física, com algum esforço e bastante dedicação claro que o curso é possível.

Não é fácil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. ;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pois eu estou a frequentar presentemente o 4º ano de MOG, e confirmo o que já foi dito antes por alguns membros: o curso é muito exigente em termos de física e, consequentemente, matemática. Já a química e sobretudo a biologia, têm um papel pouco importante. Outras capacidades muito úteis são ao nível da informática, principalmente o ramo da programação.

Para quem não tem bases em matemática e física, é quase impossível completar o curso em condições. As bases de programação podem ser adquiridas já na faculdade. Aconselharia um período de explicações em que pudesses ter as bases de física e matemática do secundário, antes de entrar no curso.

De resto, posso dizer que o curso, apesar de ás vezes conseguir levar uma pessoa ao desespero, é muito interessante. E com calma, damos por nós a achar mais fácil o que inicialmente parecia o fim do mundo. É uma área que tem muito que estudar, e não é em 7 ou 8 anos que se fica um expert em meteorologia, quanto mais nos 3 de licenciatura. Até os próprios professores ainda "estudam" e aprendem.

Resumidamente, caso queiras mesmo entrar em MOG e venhas com motivação, encontra uma maneira de arranjar umas bases antes de entrar e depois... força nisso!

ps: as provas de ingresso são Matemática A ou Matemática A+ Fisica e quimica A, e a média tem oscilado entre 12/13.
 
  • Gosto
Reactions: Rajujas

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Xi ó Mário, essa frase parece que estás a desmoralizar a moça de tentar seguir o curso falado! :p

Como foi dito realmente com as bases actuais que tens, não é fácil, mas se tiveres realmente um ano aplicada de Matemática a sério, e algumas bases de Física, com algum esforço e bastante dedicação claro que o curso é possível.

Não é fácil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. ;)

Eu entrei em MOG e diria o mesmo, apesar de achar prog1 a mais dificil das disciplinas deste 1º semestre...;)