Meteorologia, Oceanografia e Geofísica - Licenciatura

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
Queria saber, como que faço para entrar num curso de meteorologia!

ola,para entrares no curso tens que fazer a especificas de matematica e quimica,ou matemática e fisica na faculdade de ciencias de lisboa. mas para informaçao mais detalhada vai ao site desta faculdade e procura o curso de licenciatura em meteorologia oceanografia e geoficica e lá vais encontrar toda a informaçao que procuras
 


mariaqwert

Cirrus
Registo
31 Dez 2007
Mensagens
2
Local
Lamego
Olá!
Como licenciada em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, variante meteorologia na FCUL, que penso ser o curso que te interessa, posso dar alguns conselhos.
É um curso interessante, mas com vertente prática pouco apelativa e uma componente teórica em física e matemática forte.

Em termos de emprego estamos um pouco limitados.
O IM é uma opção, mas também aí se notam os problemas políticos, não abrindo vagas. Em geral, os recém-licenciado estão com bolsas de investigação (que vai dando para sobreviver), ou em projectos. Uma boa alternativa é o estrangeiro, que apostam bem mais na investigação que o nosso país.

Caso pretendas melhores esclarecimentos podes optar por passar pela faculdade de ciências (FCUL) no Campo Grande, edifício C8, piso 3. Em geral os professores são bastante compreensivos e disponíveis para tirar as dúvidas.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Olá!
Como licenciada em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica, variante meteorologia na FCUL, que penso ser o curso que te interessa, posso dar alguns conselhos.
É um curso interessante, mas com vertente prática pouco apelativa e uma componente teórica em física e matemática forte.

Em termos de emprego estamos um pouco limitados.
O IM é uma opção, mas também aí se notam os problemas políticos, não abrindo vagas. Em geral, os recém-licenciado estão com bolsas de investigação (que vai dando para sobreviver), ou em projectos. Uma boa alternativa é o estrangeiro, que apostam bem mais na investigação que o nosso país.

Caso pretendas melhores esclarecimentos podes optar por passar pela faculdade de ciências (FCUL) no Campo Grande, edifício C8, piso 3. Em geral os professores são bastante compreensivos e disponíveis para tirar as dúvidas.

Bem-vinda ao MeteoPT :thumbsup:passe pelo tópico de apresentações.
 

mjrocha

Cirrus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
4
Local
Lisboa
Se queres receber até morrer 745 € de bolsa quando se consegue... Pois emprego não há. No estrangeiro há trabalho mas é preciso muito boas notas.
 

tvsc

Cirrus
Registo
6 Mai 2008
Mensagens
6
Local
Setúbal
Entrada no IM:
Começar a disfarçar que se está a fazer estágio de licenciatura, ir fazendo o trabalho, ao mesmo tempo começar a fazer trabalho operacional, o mais possivel de modo a tornar-se necessário. (Esta fase implica uns tempos -vários anos- a trabalhar a troco de palmadinhas nas costas)

Depois de provar que se é necessário, pode ser que se tenha sorte, e deixem passar uns recibos verdes, e passem a exigir mais do que aos funcionários públicos, sob dúvida constante se no mês a seguir continuam a pagar ou não (entretanto esta porta está também fechada)

Esperar eternamente que o bom velho sistema de concurso venha dar alguma legitimidade (não parece que seja nos próximos tempos)

Para quem gosta de meteorologia: continuem a tirar fotografias de nuvens, e estudem Engenharia (civil, infomática, eletrotécnica...) porque romantismo é muito bonito, e o pessoal é pouco materialista, mas palmadinhas nas costas não pagam renda de casa!!!
 

Rui_MR

Cirrus
Registo
10 Mai 2007
Mensagens
31
Local
Agualva-Cacém, Concelho de Sintra, Lisboa, Portuga
Olá a todos!

Como autor deste tópico já por aqui devia ter passado há mais tempo para dar notícias, mas tem sido quase impossível!
Na altura coloquei perguntas sobre a formação e sobre entidades empregadoras. Fiquei razoavelmente esclarecido, e não demasiado assustado quanto à possibilidade de encontrar emprego.
Acabei por entrar em Engenharia Biomédica, no IST. Felizmente está tudo a correr bem, e acho que não me vou arrepender da decisão que tomei. É uma área muito vasta e de todo interessante.
Continuo a "tirar fotos às nuvens" (ver http://www.ct2jko.com), e hoje li os últimos posts que aqui foram inseridos, os quais manifestam a dificuldade que os profissionais do ramo da meteorologia têm em sobreviver, sempre com insegurança.
É pena que o mundo não seja justo e nem sempre se possa trabalhar naquilo que se gosta mais. :rain:
Venho apenas e só desejar boa sorte a todos os resistentes da meteorologia e não só, a todos os desempregados e pessoas que estão em situações menos boas neste momento.

Espero que o tópico continue a servir para o esclarecimento de dúvidas, e prometo voltar a escrever em breve! :)

Cumprimentos a todos!!!
 

xana_

Cirrus
Registo
14 Ago 2008
Mensagens
2
Local
Lisboa
Ola a todos, desde ja, acho muito interessante este forúm e dou desde já os parabéns a todos os participantes que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento!
Apesar de este tópico estar há muito tempo por actualizar, estive a segui-lo e surgiram-me algumas questões. A realidade é que desde muito pequena que adoro vulcões, adoro sismos, dinâmica de placas, enfim, coisas parvas às quais ninguém liga.. calhaus. Desde o 10º ano que a psicologa da minha escola me aconselhou o curso de meteorologia, oceanografia e geofísica. Engracei com ele, suponho.. não sei, estou desde então decidida que é o rumo a dar á minha vida de pré-universitária. O secundário acabou, exames concluidos, candidaturas feitas.. Sem qualquer dúvida. A média deve chegar.. No entanto, ao ler este tópico fiquei bastante assustada, não sei exactamente se será o curso que me deram a entender ser.. gostava de falar com alguém que estivesse a frequentar o curso, ou que fosse pelo menos entendido na área. Desculpem o incomodo, há alguém que se possa disponibilizar para eu falar um bocadinho?! Preciso de saber exactamente o que se faz.. A saída profissional mais frequente são as bolsas? é obrigatório fazer o mestrado da fcul? que alternativas tenho?

Desde já obrigada!
xana =)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ola a todos, desde ja, acho muito interessante este forúm e dou desde já os parabéns a todos os participantes que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento!
Apesar de este tópico estar há muito tempo por actualizar, estive a segui-lo e surgiram-me algumas questões. A realidade é que desde muito pequena que adoro vulcões, adoro sismos, dinâmica de placas, enfim, coisas parvas às quais ninguém liga.. calhaus. Desde o 10º ano que a psicologa da minha escola me aconselhou o curso de meteorologia, oceanografia e geofísica. Engracei com ele, suponho.. não sei, estou desde então decidida que é o rumo a dar á minha vida de pré-universitária. O secundário acabou, exames concluidos, candidaturas feitas.. Sem qualquer dúvida. A média deve chegar.. No entanto, ao ler este tópico fiquei bastante assustada, não sei exactamente se será o curso que me deram a entender ser.. gostava de falar com alguém que estivesse a frequentar o curso, ou que fosse pelo menos entendido na área. Desculpem o incomodo, há alguém que se possa disponibilizar para eu falar um bocadinho?! Preciso de saber exactamente o que se faz.. A saída profissional mais frequente são as bolsas? é obrigatório fazer o mestrado da fcul? que alternativas tenho?

Desde já obrigada!
xana =)


Olá, xana. :)
Desde já sê bem-vinda a este fórum.
Conheço quem tenha frequentado o curso de Meteorologia e Geofísica na FCUL, mas entretanto mudou de curso e ingressou em Ambiente, não sei se terá sido por medo de ingressar em meteorologia ou se não correspondeu às suas expectativas.
Penso que ele ainda chegou a concluir um ano do curso de Meteorologia e Geofísica.
De qualquer forma, esse meu amigo está fora mas vou alertá-lo e tentar falar com ele para te dar mais algumas informações.
Em breve haverá notícias. :)
 

xana_

Cirrus
Registo
14 Ago 2008
Mensagens
2
Local
Lisboa
Ola Daniel!
Obrigada pela boa vontade e pela ajuda. Eu agora também vou de férias, mas vou tentar manter-me perto da internet para dar cá um saltinho.

Aguardo notícias,
xana
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ola a todos, desde ja, acho muito interessante este forúm e dou desde já os parabéns a todos os participantes que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento!
Apesar de este tópico estar há muito tempo por actualizar, estive a segui-lo e surgiram-me algumas questões. A realidade é que desde muito pequena que adoro vulcões, adoro sismos, dinâmica de placas, enfim, coisas parvas às quais ninguém liga.. calhaus. Desde o 10º ano que a psicologa da minha escola me aconselhou o curso de meteorologia, oceanografia e geofísica. Engracei com ele, suponho.. não sei, estou desde então decidida que é o rumo a dar á minha vida de pré-universitária. O secundário acabou, exames concluidos, candidaturas feitas.. Sem qualquer dúvida. A média deve chegar.. No entanto, ao ler este tópico fiquei bastante assustada, não sei exactamente se será o curso que me deram a entender ser.. gostava de falar com alguém que estivesse a frequentar o curso, ou que fosse pelo menos entendido na área. Desculpem o incomodo, há alguém que se possa disponibilizar para eu falar um bocadinho?! Preciso de saber exactamente o que se faz.. A saída profissional mais frequente são as bolsas? é obrigatório fazer o mestrado da fcul? que alternativas tenho?

Desde já obrigada!
xana =)

Olá Xana_

Eu sou o amigo que o Daniel referiu. Já regressei das minhas férias.
É verdade, estive no curso de MOG, mas o meu objectivo nele era a meteorologia e não a geofisica interna. Hoje, e apesar de estar no curso de eng. da energia e ambiente, não desliguei de MOG. Aliás, um dia ainda hei-de voltar à formação académica de meteorologia. E como ambos os cursos têm bases muito idênticas, não deixo de estar actualizado referente aos novos rumos do curso de MOG. Por isso podes perguntar o que quiseres. O que eu não souber responder, pergunto na secretaria da fcul e logo te informo.;)

Respondendo às tuas perguntas...

Com Bolonha, tens agora dois ciclos. O primeiro ciclo corresponde à licenciatura e é comum tanto à área de meteorologia, como de oceanografia, como de geofisica. Nesses 3 anos, terás muitas cadeiras de matemática, fisica e algumas de informática e quimica que servirão de base. Terás também cadeiras de ambito geral nas três áreas que o curso aborda.
O segundo ciclo corresponde aos 2 anos de mestrado, e aí sim, focaste na área que pretendes seguir. Terás um leque de cadeiras que poderás escolher consoante aquilo em que te queres especializar. No teu caso, escolherás aquelas que mais se relacionam com a geofisica interna.

Quanto ao mestrado, não é obrigatório na fcul. Faze-lo no estrangeiro é sempre uma opção. Mas para isso é preciso vontade e pesquisa por iniciativa própria. ;)

Em relação às saídas profissionais, as bolsas são uma boa forma de começar a ganhar experiência de trabalho na área, mas certamente depois encontrarás algo melhor.

Estás à vontade para expores qualquer dúvida que tenhas.:)
 

RaquelR.

Cirrus
Registo
20 Jun 2009
Mensagens
2
Local
Aveiro
nem sabem como estou contente por ter encontrado este site (por acaso lol). :lmao:
passei po 12º ano e espero na univ. integrar um curso relacionado com estas áreas... gostei principalmente de saber q eu e a "xana" partilhamos os mesmos gostos pelos vulcoes, sismos, tectonica de placas, etc. :D :D e secalhar era mais essa area que eu queria ir (geofisica ou astrofisica). mas tb fiquei interessada na meteorologia :) (ta td interligado)
se pudessem ajudar gostaria de saber mais sobre oportunidades nesta área e se possivel, o que se faz no próprio curso/trabalho em si. já vi q nao poupam na matemática e na fisica.:hehe:

obrigada, ajudaram me bastante ao fazerem este fórum :) :) :thumbsup:
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Ola a todos, desde ja, acho muito interessante este forúm e dou desde já os parabéns a todos os participantes que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento!
Apesar de este tópico estar há muito tempo por actualizar, estive a segui-lo e surgiram-me algumas questões. A realidade é que desde muito pequena que adoro vulcões, adoro sismos, dinâmica de placas, enfim, coisas parvas às quais ninguém liga.. calhaus. Desde o 10º ano que a psicologa da minha escola me aconselhou o curso de meteorologia, oceanografia e geofísica. Engracei com ele, suponho.. não sei, estou desde então decidida que é o rumo a dar á minha vida de pré-universitária. O secundário acabou, exames concluidos, candidaturas feitas.. Sem qualquer dúvida. A média deve chegar.. No entanto, ao ler este tópico fiquei bastante assustada, não sei exactamente se será o curso que me deram a entender ser.. gostava de falar com alguém que estivesse a frequentar o curso, ou que fosse pelo menos entendido na área. Desculpem o incomodo, há alguém que se possa disponibilizar para eu falar um bocadinho?! Preciso de saber exactamente o que se faz.. A saída profissional mais frequente são as bolsas? é obrigatório fazer o mestrado da fcul? que alternativas tenho?

Desde já obrigada!
xana =)

Boas, estou agora a finalizar o curso de MOG (bolonha), e gostava de deixar a minha opinião.
Se estás mais interessada na área da geologia (tectónica de placas, sismos, e rochas), não te aconselho o curso de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica (MOG). Pois o curso incide muito más na área da física clássica, e física de fluidos essenciais para a Meteorologia e Oceanografia. Apenas no 2º, 3º e 4º semestre irás ter uma disciplina em cada i«um deles que envolve geologia. No segundo semestre Geologia geral, onde como o próprio nome indica aprendes uma breve introdução à geologia, No 3º semestre terás Geodinâmica, onde irás falar de quase tudo de geologia externa e interna ao planeta Terra, e por fim no 4º semestre poderás ter Prospecção Geofísica, aí irás falar de sismos e métodos para o estudo do interior da Terra...
Além destas disciplinas irás andar à cabeçada com disciplinas do tipo de electromagnetismo (disciplina do curso de física) que não é pêra doce, ondas (disciplina do curso de física) que é tudo menos fácil, Elasticidade e física dos fluidos (disciplina do curso de física) que é uma disciplina com uma alta taxa de reprovação, Modelação e Simulação, que é bastante difícil pois é do 1º ano e começas a modelar e problemas físicos em Matlab, ainda ficas com as dinâmicas, por exemplo da Atmosfera e do Oceano que sãos muito abstractas e para as quais precisas de ter muito gosto pela Oceanografia/Meteorologia

Relembro também que a meteorologia que vais ter, não é meteorologia técnica (do estilo que lindas nuvens são estas chamam-se cumulos ou o que é uma alta pressão), mas sim meteorologia cientifica, onde irás relacionar acontecimentos da atmosfera a processos físicos, utilizando a matemática... o que deves esperar é uma grade componente matemática de calculo vectorial e e integral e uma forte componente física....

cordiais cumprimentos
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
nem sabem como estou contente por ter encontrado este site (por acaso lol). :lmao:
passei po 12º ano e espero na univ. integrar um curso relacionado com estas áreas... gostei principalmente de saber q eu e a "xana" partilhamos os mesmos gostos pelos vulcoes, sismos, tectonica de placas, etc. :D :D e secalhar era mais essa area que eu queria ir (geofisica ou astrofisica). mas tb fiquei interessada na meteorologia :) (ta td interligado)
se pudessem ajudar gostaria de saber mais sobre oportunidades nesta área e se possivel, o que se faz no próprio curso/trabalho em si. já vi q nao poupam na matemática e na fisica.:hehe:

obrigada, ajudaram me bastante ao fazerem este fórum :) :) :thumbsup:

Bem o panorama na parte da geofísica interna(sismologia e prospeçao) está bastante melhor do que a da parte da meteorologia.
Sim o curso é difícil e puxado na parte da matemática e fisíca, mas não é preciso ser génio para chegar ao fim.
Como saídas profissionais na sismologia tens duas hipóteses:
-investigação: andar de bolsa em bolsa até alguma coisa melhor, tipo doutoramento
-industria: trabalhar para uma empresa petrolífera ou de prospecção, em Portugal há a galp, no estrangeiro há muitas outras.

dou te o exemplo de dois recem mestrandos que foram contratos em Dezembro por um empresa que é uma gigante mundial de prospecção sísmica offshore.

oportunidades não faltam, é preciso apenas ser se despachado e trabalhador.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas...

Estou um bocado "perdido" e preciso da vossa ajuda... :hehe: :sad:

Acabei o 12º ano, com um curso profissional técnico de gestão e manutenção de equipamentos informáticos (3 anos, com diploma).

Não fiz qualquer exame em junho nem me candidatei a qualquer fase, pois como é um curso profissional não era obrigatório fazer exame.

Sempre gostei de meteorologia, e sempre tive curiosidade em saber como se iniciava uma carreira profissional nesta área.

Já há bastante tempo que tinha pensado em informar-me mais acerca do que se tem que fazer para seguir esta área. Encontrei este tópico e pelo que li "não é nada fácil" conseguir lugar em meteorologia. Gostava realmente de seguir esta área, mas estou bastante confuso em relação a faculdades, disciplinas e isso. :confused:

Não existe outra alternativa tipo centro de formação onde eu possa encontrar um curso ligado a esta área? Só mesmo em faculdades?

É que gostava de pensar nisto a sério para ter uma decisão final em meados de Setembro... :unsure:

Cumps
 

Geostrofico

Cirrus
Registo
8 Jan 2007
Mensagens
63
Local
Lisboa
Boas...

Estou um bocado "perdido" e preciso da vossa ajuda... :hehe: :sad:

Acabei o 12º ano, com um curso profissional técnico de gestão e manutenção de equipamentos informáticos (3 anos, com diploma).

Sempre gostei de meteorologia, e sempre tive curiosidade em saber como se iniciava uma carreira profissional nesta área.
Cumps

A força aerea tem cursos de meteorologia para não licenciados, informa te no site de recrutamento, pode ser um futuro para a tua carreira.
O im abriu o mês passado concursos para observador onde o requisito era o 12º ano, com o teu perfil podias ter tido boas hipotesses, é pena agora já ser tarde.