Micro-Clima tropical em Portugal?

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Tive a pesquisar e parece que os da estrada monumental não são coqueiros "reais" (os famosos coqueiros que dão cocos) mas sim Syagrus romanzoffiana, ou também conhecidos como cocos plumosa. Os verdadeiros coqueiros (Cocos nucifera) estão no porto do Funchal e ao que parece também em algumas zonas da costa sul.

Segundo um fórum espanhol dedicado a estes assuntos, foi avistado pelo menos um em Porto Santo num jardim privado. Competindo assim como o sitio mais a norte onde eles podem crescer mundialmente (acho que também foi visto um muito jovem na califórnia, 33º (mas parece precisar de ser protegido durante o inverno).

Nas Canárias eles deixam fruto, pelo que penso que as zonas mais quentes da Madeira poderão ter hipóteses, tendo em conta que apesar de serem ligeiramente mais frias aparentam ter registos extremos de temperaturas minimas a par ou mais altas que nas Canárias (aquela cordilheira central da Madeira deve ajudar muito nos extremos mínimos). São àrvores que pedem muita humidade, de qualquer maneira tanto o Funchal como Ponta do Sol parecem superar os requisitos. A outra possível explicação é que ainda são muito jovens (eles demoram cerca de 6-10 anos até poderem dar os primeiros frutos). De qualquer maneira aqui vai uma fotografia de um que parece já mais desenvolvido!
phoca_thumb_l_coqueiro02.JPG


Este examplar promete não?:)
 


Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Os coqueiros na marina do Funchal tão lá desde que me lembre.. acho que dizer que têm 20 anos não é exagero, mas devem ser coqueiros anões. Agora não sei é se sequer são regadas.

Há muitos quintais na Madeira com coqueiros, alguns até a cotas não tão baixas, mas realmente nunca vi nenhum que desse côco, só flor. Alias, já me pareceu ver, mas não confirmei.
 
  • Gosto
Reactions: belem

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Se há coqueiros nas zonas abrigadas na costa sul da Madeira, talvez tambem pudessem ocorrer nas zonas mais abrigadas e voltadas a Sul dos Açores..

Aqui no continente é que nem vale a pena...aguentam-se bem de Abril a Outubro no exterior mas depois no Inverno acabam sempre por morrer.

Já magueiras, Bananeiras, Goiabeiras , Papaias aguentam-se bastante bem em toda a faixa litoral a sul de Sintra, desde que em locais que não sofram inversões térmicas nocturas.
Geralmente os melhores locais para plantar essas especies são solos bem soltos com muita matéria organica, abrigados dos ventos fortes quer por estruturas artificiais quer por outras arvores e de preferencia a meia encosta voltados a S.

Nessas condições e desde que haja boa rega, podem haver boas produtividades.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Como vi coqueiros mais baixos que eu nas fotografias assumi que fossem quase todos jovens, aquele coqueiro que pus ai tem claramente as folhas mais abertas/desenvolvidas que os outros que vi nas fotografias.

E por falar em 20 anos parece que eles crescem ate aos 20 anos :p.
De qualquer maneira com ou sem fruto no tal fórum sobre palmeiras várias pessoas tentaram planta-los tanto nas ilhas sul da Grécia como em Malta ou nas partes mais abrigadas do sul de Espanha e morrem todos. Até na Flórida morrem vários quando as frentes polares descem sobre a zona. Portanto já é bastante interessante eles darem-se na Madeira e Porto Santo.

Ps: A estação Madalena do Mar (é a unica estação amadora que conheço na na parte oeste a uma altitude costeira) parece estar a funcionar mais regularmente, tenho comparado com a do Fórum Madeira e para já é mais quentinha.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu também acho que os Açores possam competir para o recorde mundial como o sitio mais a norte onde eles pudessem crescer. Se os plantarem na areia negra dos Açores (e isto aplica-se também para a Madeira) suponho que as temperaturas máximas aumentem, o que ajudava no seu desenvolvimento. Notei que em muitas das fotografias de coqueiros que vi mas Canárias estão plantados na areia negra.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Se há coqueiros nas zonas abrigadas na costa sul da Madeira, talvez tambem pudessem ocorrer nas zonas mais abrigadas e voltadas a Sul dos Açores..

Aqui no continente é que nem vale a pena...aguentam-se bem de Abril a Outubro no exterior mas depois no Inverno acabam sempre por morrer.

Já magueiras, Bananeiras, Goiabeiras , Papaias aguentam-se bastante bem em toda a faixa litoral a sul de Sintra, desde que em locais que não sofram inversões térmicas nocturas.
Geralmente os melhores locais para plantar essas especies são solos bem soltos com muita matéria organica, abrigados dos ventos fortes quer por estruturas artificiais quer por outras arvores e de preferencia a meia encosta voltados a S.

Nessas condições e desde que haja boa rega, podem haver boas produtividades.

O mango e a banana acho que se aguentam "vivas" desde que não hajam geadas. Mas já vi bananeiras em Lisboa e no Algarve e eram na melhor das hipóteses o que se pode chamar de bananeiras em agonia :lol:

Papaieiras e goiabeiras é que nunca vi no continente. Mesmo na Madeira não dão fruta a cima dos 400 e tal metros na costa Sul. Provavelmente porque esta dá na época correspondente ao nosso Inverno (Dez-Fev).
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Os coqueiros são plantados claro, mas o facto de sobreviverem e cescerem já é impressionante. Quanto ás temperaturas as Canárias não têm 20 constante nos meses mais frios (temperatura média). Se estamos a falar das máximas, Ponta do Sol atinge médias das máximas acima dos 20 no mês mais frio, fevereiro (neste ultimo foram acima dos 21 quase 22) e a sua média da temperatura média anual fica a menos de 1 grau comparativamente com alguns locais costeiros das Canárias com extremos de minimas até mais elevados. Quanto ao UV, a Madeira tem tido UVs de 6-7 nas ultimas semanas, não sei se é muito baixo ou não.

De qualquer maneira esta não é a minha área, nem digo que dê frutos:) O que me parece é que à primeira vista poderá ser possível, até porque o Funchal não é a zona mais quente da ilha.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em Lisboa conheço 2 tipos de bananeira.

Bananeira anã e uma outra bananeira de maiores dimensões (e muito mais comum).

A primeira, nas zonas mais quentes e abrigadas, normalmente não fica em estado de «agonia» algum, já a tive no meu quintal e até frutificou (e foi um enorme cacho de bananas de boa qualidade).
A segunda, em alguns locais entra mais facilmente em torpor, enquanto em outros nem por isso.
Penso que para esta última, tudo depende mais das meteorologias de cada inverno: existem anos em que secam quase todas as folhas, outros anos em que isso não acontece, etc...
Temos também que nos lembrar, que após uma bananeira dar bananas, ela morre (ainda que em seu lugar, venham a crescer rebentos da mesma raíz, que a irão substituir no futuro).

Quanto às papaieiras em Lisboa, confirmo, existem sim. Perto do local onde eu morava, uma senhora idosa, tinha uma papaeira incrivelmente grande (já com muitos anos, e um tronco enorme) e várias vezes vi papaias no cimo da «árvore».

As mangueiras contudo são mais habituais de se ver (mas ainda assim, são raras).
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Sim deve depender do Inverno. Na Madeira as bananeiras também frutificam a cotas altas (até uns 600 e tal metros, sul) mas a qualidade/produtividade é mínima.

Quanto às papaieiras não fazia ideia. Mas talvez a razão de não se aguentarem bem na Madeira acima da cota dos 400 e tal metros tenha mais a haver com o excesso de humidade, precipitação :lol: e vento do que propriamente com a temperatura..

Mas estas frutas a nível de qualidade/quantidade parecem depender imenso da temperatura. O que é produzido nesses tais locais mais quentes é incomparavelmente melhor e mais abundante do que em locais 1ºC/2ºC mais "frios". E comparando com a região do Funchal/Câmara de Lobos/Santa Cruz, muitas árvores de fruto nessas zonas chegam a adiantar-se 1 mês ou mais.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu sempre ouvi dizer que a fruta da Fajã dos Padres era das melhores, agora só falta por lá uma estaçãozinha :D.

Ps: As temperaturas na Ponta do Sol estão outra vez muito altas, a temperatura da água parece estar a subir também 18,4 no Funchal.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Os coqueiros são plantados claro, mas o facto de sobreviverem e cescerem já é impressionante. Quanto ás temperaturas as Canárias não têm 20 constante nos meses mais frios (temperatura média). Se estamos a falar das máximas, Ponta do Sol atinge médias das máximas acima dos 20 no mês mais frio, fevereiro (neste ultimo foram acima dos 21 quase 22) e a sua média da temperatura média anual fica a menos de 1 grau comparativamente com alguns locais costeiros das Canárias com extremos de minimas até mais elevados. Quanto ao UV, a Madeira tem tido UVs de 6-7 nas ultimas semanas, não sei se é muito baixo ou não.

De qualquer maneira esta não é a minha área, nem digo que dê frutos:) O que me parece é que à primeira vista poderá ser possível, até porque o Funchal não é a zona mais quente da ilha.


Nunca deves ter visto imagens de palma de Maiorca coberta de neve e as palmeiras não morreram só dão cocos entre o trópico de câncer e capricórnio
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eles não têm coqueiros, palmeiras há muitas e crescem no continente sem problemas, coqueiros é outra história. No wiki diz que só sobrevivem até às Bermudas 32º e na Madeira. O coqueiro é uma palmeira mas é a mais tropical e mais exigente a nível de temperaturas.

Uma foto de côcos em Lanzarote, Canárias, bastante longe dos trópicos:
8401651-coconut-palm-cocos-nucifera-tree-in-lanzarote-canary-islands-spain.jpg


Aqui um video sobre os coqueiros a morrerem no sul da Florida (muito mais quente que Palma de Mallorca) devido ao inverno que foi rigoroso.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XMfFdh-ADY8#!
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora alguém sabe onde andam os boletins climatológicos para a Madeira? É porque desde de junho que não disponibilizam um único. O IM costumava apresentar alguns dados para o Funchal e Ponta Delgada nos Açores nos boletins do continente, mas desde de 2013 já nem isso fazem:(.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Já agora alguém sabe onde andam os boletins climatológicos para a Madeira? É porque desde de junho que não disponibilizam um único. O IM costumava apresentar alguns dados para o Funchal e Ponta Delgada nos Açores nos boletins do continente, mas desde de 2013 já nem isso fazem:(.

Também reparei nisso, a pessoa que fazia os boletins para a Madeira e Açores deve tar em licença de maternidade ou de baixa :lol:

Encontrei esta tabela climática para Lanzarote: http://www.lanzarote.climatemps.com

Se tiver correcta o Inverno é sensivelmente igual ao do Funchal, um pouco menos até talvez. É menos abrigado e as noites parecem mais frias que por cá.