Micro-Clima tropical em Portugal?

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Jardim do Mar parece-me uma zona dentro dos parâmetros que defini, aquilo é muito influenciado pelo mar e tem pouca urbanização, qual é a tua opinião Art? Mesmo que baixe um grau abaixo disso é impressionante os valores que relatas. Se puderes tira fotos do local, agradecia:p. Eu daqui a uma semana vou para a Madeira e vou tentar fazer a minha própria pesquisa:)

Pois, a água do mar está a 23-24ºC, portanto deve moderar e muito as temperaturas mínimas.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já tinha falado no passado de coqueiros e os requerimentos de clima associados (mesmo em Miami de vez em quando morrem uns quando as temperaturas descem drasticamente). No ano passado tirei uma fotografia de um coqueiro no Funchal:
2v1vwxi.jpg



Para meu espanto este ano antes de sair da Madeira fui vê-lo, parece estar a comecar a dar frutos ainda no estado infantil!

28le2dw.jpg

2vwwyex.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem e CptRena

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
A Madeira é o local mais a norte no planeta onde é possível existirem coqueiros.
No entanto nunca os vi a frutificarem na Madeira. Nunca chegam a passar disso como está aí na foto.

No entanto aqui um pouco mais a sul nas Canárias frutificam (embora não da mesma maneira que nas regiões mais perto do equador).
Penso que tenha a haver com o facto de ainda não haverem coqueiros plantados num local propício.. teriam de ser plantados numa praia (precisam de salinidade para frutificar) de areia vulcânica.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Cluster: Obrigado pelo acompanhamento! Será que irão começar a dar fruto? Vamos ver o que acontece.

Art-J: Obrigado (também) pelo testemunho! Há quanto tempo acompanhas o desenvolvimento dos coqueiros na Ilha da Madeira? Tal como tu, eu também acho que na Madeira existem locais melhores para o desenvolvimento destas palmeiras (não só a nível de solos, como a nível de temperatura, insolação, etc...).
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
O que eu tenho acompanhado é que em forums internacionais a malta mata-se para ter um coqueiro no jardim. Aprendi também que há varios tipos, este em particular é um anão (também tenho fotos dos jamaican talls lá na marina) o que o leva a ter características especiais alem do seu tronco ser muito mais pequeno. São os únicos que podem dar frutos sem intervenção de outros coqueiros (só precisa de si mesmo) e são os mais sensíveis ao frio (os altos aguentam melhor) e os mais resistentes a esta doença que afecta muitas palmeiras em Miami :http://en.wikipedia.org/wiki/Lethal_yellowing. Eu acho que o facto de ele não precisar doutros coqueiros explica um pouco eu ter visto esta palmeira a começar a dar (as outras muito possivelmente não foram polinizadas). Outra coisa que aprendi é que pelos vistos existem alguns no Porto Santo costa sul em jardins privados, sendo o recorde agora o Porto Santo caso se confirme. Para alem disso foi me mostrado alguns na Madalena do mar, Santa Cruz, Caniço.

Eu agora só vou ao Funchal no Natal, a única coisa que posso fazer é pedir a alguém que não se importe para de vez em quando ir lá e mostrar me o que se está a passar e rezar que ninguém tenha a brilhante ideia de tirar um possivel coco em crescimento. Se fosse um jamaican tall a dar já ninguém o roubava :D
 
  • Gosto
Reactions: belem e CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
também ja estudei o assunto, ao que parece, necessitam de temperaturas médias de mínimas igual ou maior a 20ºc durante todo o ano e só frutificam ao fim de 20 anos, outra coisa muito importante é que eles gostam de uv elevados por isso só dão frutos numa banda de latitudes, apesar de certas espécies aguentarem frio quando adultos são famosas imagens de palma de Maiorca com coqueiros cobertos de neve
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Boa tarde, Camrov, se houve coqueiros na palma de Maiorca deve ser confusão da fonte de informação (há muitas palmeiras semelhantes por exemplo o cocos plumosa não é um coqueiro) ou são levados para dentro no inverno (ou pelo menos têm ajuda térmica do homem para sobreviverem). Existe um forum internacional que discute basicamente só estes assuntos, não há coqueiros a crescerem na plataforma europeia, já fora fora da Europa em Chipre acabam por morrer, se não for nos primeiros 3 invernos vai ao quinto sem ajuda do homem. Maiorca tem extremos de temperaturas mínimas abaixo de Lisboa, se por acaso crescessem lá também aqui ou em faro o seria (os nossos invernos são tão quentes como Maiorca) mas não é possivel. Existe mesmo um sub-forum em espanhol que discute isto mesmo http://www.palmtalk.org/forum/index...oteros-mas-al-norte-hn-y-al-sur-hs-del-mundo/. Acho que ninguém melhor que eles sabe do que se passa no seu País:)

Em relação a extremos, existia um no sul da Califórnia mas morreu após 5 ou 6 anos e estava protegido numa parede. O consensos é que a Madeira é o sitio mais a norte onde eles realmente crescem e há relatos no Porto Santo em jardins privados.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu lembro-me de ver fotografias tiradas (nas Ilhas Baleares) de palmeiras com neve, mas as palmeiras creio que eram do género Phoenix.

Eu já falei com um técnico espanhol e eles trabalham em vários aspetos, um dos quais é o enriquecimento dos solos nas praias (antes de porem lá estas palmeiras).
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Outra coisa que me lembrei que se faz muito lá fora em espaços públicos é podar os coqueiros regularmente para não formarem frutos e cair na tola de alguém. É uma possibilidade tendo em conta a localização destes.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Apesar de tudo ainda bem que começam a por palmeiras Rainhas, temos canariensis a mais e as Rainhas são muito bonitas. Na Madeira também têm a mania de encher tudo com canariensis, se eles começassem a por mais coqueiros acho que as zonas costeiras ganhavam muito mais apelo:) .
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
ando com isto na cabeça... amanhã quero ir tirar fotos à maior palmeira que já vi... está ao lado do centro comercial em olhão. Deve ter talvez 20 metros.