Modelos GFS Meteopt.com

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Muitos parabens, o aspeto é mais agradável e com indicação de altitude.

Já agora aproveito para indicar algum possível lapso:

1) Vila Velha de Rodão pertence ao distrito de Castelo Branco, contudo na janela aparece "Santana, Portalegre, Portugal/186m".

http://www.meteopt.com/modelos/mete...ILA VELHA DE RÓDÃO&lang=pt&type=graph&units=m


2) Proença-a-nova

A altitude média anda nos 500-600m e não na casa dos 300m.

3) Idanha-a-Nova

A altitude média anda nos 400m e não na casa dos 200m (barragem).

1) 2) 3) Corrigido, as coordenadas não estavam corretas.

As novas tabelas têm óptimo aspecto mas as antigas também não incomodavam nada. Eram e continuarão a ser de consulta diária.
Só uma questão relativa ao vento: os valores de velocidade do vento a 10m são os que nós sentimos? E a V.850 é o quê? Já agora vejo em alguns sites as previsões da velocidade das rajadas de vento (p.ex. no Windguru). As vossas tabelas não poderão ter essa opção?

O vento a 10 metros, é isso mesmo, a intensidade do vento 10m acima do solo.
O V.850, é o vento a 850hPa. Na coluna A.850 pode ser consultada a altitude sobre o nível do mar. Portanto, será a intensidade média do vento a essa altitude.
Era possível colocar também os valores das rajadas de vento, mas são valores muito falíveis e localizados. Como resultado disso, tornam-se pouco importantes.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boas... :D


Gostava de sugerir a uniformização da coluna (dos valores mm ) respeitante ao quadro da precipitação.

Ou seja, da maneira como é atualmente apresentada e olhando assim de repente para o gráfico da precipitação respeitante a Vieira do Minho..

Exemplo 1:
10wldfm.jpg


..parece que irá chover mais do que no exemplo 2, respeitante a Viana do Castelo (estranhamente só aparece Portugal)

Exemplo 2:
2afjri9.jpg



O que eu sugeria era que fosse utilizado "a escala" apresentado no exemplo 2.

Ficaria tipo, de 0.0mm a 5.0mm..desde que a precipitação fosse inferior aos 5.0mm

Ficaria depois de 0.0mm a 10mm...quando fosse superior aos 5.0mm

0,0mm a 20mm...quando superiror a 10mm

etc..etc

abraço

Boa sugestão e já aplicada.

Obrigado e abraço.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Hot Spot, obrigado pela resposta.
Pelo que percebi a os 850hPa é uma altitude variável. Não sabia sequer que era uma altitude.
Cumprimentos.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Está excelente, bom trabalho! Mas não será possível adicionar mais umas casas decimais às coordenadas? É que se quisermos uma localização específica e, por exemplo, a latitude é 31,125810, o sistema arredonda para 31,13 e fica logo uns km ao lado, mudando alguns dos parâmetros meteorológicos comparado com a zona que queríamos, penso eu.
Corrijam-me se estiver errado, fiz o teste por mim próprio e não mudava muito como são poucos metros ou km mas também depende de como o modelo calcule as variáveis em certas zonas.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Hot Spot, obrigado pela resposta.
Pelo que percebi a os 850hPa é uma altitude variável. Não sabia sequer que era uma altitude.
Cumprimentos.

Só complementando um pouco: 850hPa é, como as unidades indicam, um valor de pressão. Simplesmente por uma questão de standardização de diversos parâmetros em altitude, foram adoptados os critérios à mesma pressão. Assim sendo os parâmetros com indice 850 dizem respeito ás altitudes em que a pressão igual os 850hPa, tal como existem parâmetros a 300, 500 ou 700hPa. Sendo a atmosfera dinâmica as altitudes para estas pressões são também variáveis. Mas arredondando 850hPa correspondem, grosso modo, a 1500m de altitude ;)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Está excelente, bom trabalho! Mas não será possível adicionar mais umas casas decimais às coordenadas? É que se quisermos uma localização específica e, por exemplo, a latitude é 31,125810, o sistema arredonda para 31,13 e fica logo uns km ao lado, mudando alguns dos parâmetros meteorológicos comparado com a zona que queríamos, penso eu.
Corrijam-me se estiver errado, fiz o teste por mim próprio e não mudava muito como são poucos metros ou km mas também depende de como o modelo calcule as variáveis em certas zonas.

Boas

Não vale a pena usar mais casas decimais pois os modelos têm resolução finita que limita definição mais apertada de um local.

Cumprimentos
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Acho o método de chegar ao gráfico pretendido através de 4 formulários, e caso queremos ver outro distrito termos de ir para trás um bocado lento e pouco intuitivo.

Isso tudo na mesma página via AJAX até poderia ser via GET(para podermos dar o link directo a alguém, do estilo meteopt.com/modelos/meteogramas/?area=continente&cidade=faro&freguesia=Albufeira&metodo=text) era muito melhor, podiamos mudar de distrito/forma de visualização sem mudar de página.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
O modo texto tinha uma leitura mais facilitada quando apresentava uma linha horizontal a separar os dados de dada hora, relativamente a + - 3h ...

Gosto muito da página como está apresentada actualmente, mas concordo com o Gerofil as linhas horizontais facilitam a leitura no modo de texto.

e para quando a publicação dos modelos GFS meteopt? era também uma grande novidade.

mais uma vez dou os meus parabéns a quem passa dias a fio a desenvolver e melhorar estes sites para servir esta grande comunidade de apaixonados pela meteorologia.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Site remodelado com novo design e forma de consultar os meteogramas :D

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/


Ola HotSpot,

Costumo consultar pelo meu telemóvel os meteogramas, que sinceramente é dos melhores produtos a nivel de previsão meteorológica que se encontra pela internet. Já o aconselhei a muitas pessoas a que posteriormente tem sido consultado até por pessoal ligado a protecçao civil, bombeiros etc.

No entanto com a integração do meteograma no site, ao qual está muito bom, deixei de ter em condições a sua visualizaçao no telemovel, pois o site dada a escala dele nao abre bem.

Podes facilitar um link mais direto para telemóvel, ou uma alternativa melhor?

Cumprimentos e parabens pelo teu trabalho!
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ola HotSpot,

Costumo consultar pelo meu telemóvel os meteogramas, que sinceramente é dos melhores produtos a nivel de previsão meteorológica que se encontra pela internet. Já o aconselhei a muitas pessoas a que posteriormente tem sido consultado até por pessoal ligado a protecçao civil, bombeiros etc.

No entanto com a integração do meteograma no site, ao qual está muito bom, deixei de ter em condições a sua visualizaçao no telemovel, pois o site dada a escala dele nao abre bem.

Podes facilitar um link mais direto para telemóvel, ou uma alternativa melhor?

Cumprimentos e parabens pelo teu trabalho!

Podes sempre fazer como eu, com links directos.

Formato texto:

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=txt&units=m


Formato Gráfico (output *.png):

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=graph&units=m


Não sei bem se é o que querias, mas é o mais directo possivel :D
Só tens que substituir as coordenadas por aquelas do teu interesse.

Cumprimentos
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Podes sempre fazer como eu, com links directos.

Formato texto:

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=txt&units=m


Formato Gráfico (output *.png):

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=45.6447682177519&lon=-3.8671875&lang=en&type=graph&units=m


Não sei bem se é o que querias, mas é o mais directo possivel :D
Só tens que substituir as coordenadas por aquelas do teu interesse.

Cumprimentos


Bom Dia,

Sim é mais ou menos isto, vou tentar arranjar maneira de passar este link cumprido para o telemovel para guardar nos favoritos.

Obrigada :thumbsup: