Skizzo
Nimbostratus
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008
E se contactássemos o IM a pedir para saber o k se passa?
E se contactássemos o IM a pedir para saber o k se passa?
Boas noticias! Ou mais ou menos...
Reparei agora que o relatório de Fevereiro do IM já tem mais algumas páginas. http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_02_08.pdf
Mas a verdade é que a informação ainda se enconta muito escassa.
Ao nivel da temperatura, o relatório dá-nos a conhecer que a a anomalia das temperaturas máximas foi de +2,0ºC e da minima +1,6ºC. (média +1,8ºC). Mas pouco mais que isto.
Em relação à precipitação, apenas o destaque para a ultima página do relatório, que faz referência a uma estação que desconhecia: Sacavém, que registou no dia 18 - 153,6mm. No entanto acho estranho que não seja revelada a precipitação acumulada nesta estação ao longo de todo o mês de Fevereiro, uma vez que é possivel que esta tenha ultrapassado os 202mm acumulados pela estação de São Julião do Tojal.
Por fim, a estação de Setubal falhou em 3 horas do dia 18. Bolas pah!! Como é que a estaçã falha naquelas que poderão ter sido as horas mais importantes da sua existência?![]()
E deixo para o fim a noticia mais triste da conversa pós-palestra de hoje.
Lembram-se dos anexos dos relatórios mensais?
Pois bem... Acabaram-se definitivamente. Não por esquecimento, não por excesso de páginas virtuais, mas por questões económicas.
Ao que parece os dados espefícicos têm uma boa procura comercial. E sendo omitidos, há mais pessoas a pagar por eles.
Fiquei sem palavras e já nem disse mais nada.![]()
Pois bem... Acabaram-se definitivamente. Não por esquecimento, não por excesso de páginas virtuais, mas por questões económicas.
Ao que parece os dados espefícicos têm uma boa procura comercial. E sendo omitidos, há mais pessoas a pagar por eles.
Voltei ontem do Algarve onde estava um verdadeiro "frigorífico". Estive na zona de Vilamoura desde dia 21 onde, nessa noite, tive 6ºC às 2 da manhã com um windchill muito vincado numa vertente virada a norte (o vento era de NNW). Vi, durante o dia, muitas pessoas enceboladas com várias camadas de roupa, como se fosse pleno Inverno rigoroso. Só os nórdicos andavam de t-shirt e calções e alguns tugas iluminados pelo Al Gore....
De resto na praia viam-se alguns indígenas todos vestidos ou embrulhados em cobertores....
Ao sol conseguia-se "aquecer" debaixo daquela roupa toda mas o ventinho era gelado. Temperaturas normais para esta época? Já estou como o Luper... devem ter os termómetros ao pé do fogão ou mal calibrados, como convém. Há que manter o embuste.
Se fizesse este tempo em Agosto era o delírio dos pinguins ....![]()
A média das máximas aqui no meu brugo é de 17.1 em Março, e este mês tenho andado quase todos os dias bem abaixo disto. Pessoalmente penso que os 22º que o freemeteo e outros coisas da net anunciam para Sabado, irão ficar reduzidos a 18º com muito boa vontade.