Monitorização Clima de Portugal - 2009



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Não sei se isto já foi falado em algum outro tópico, mas o relatório preliminar do IM para este mês confirma que Lisboa teve o seu Outubro mais quente de sempre, e com uma diferença de +0,9ºC! E outras estações ficaram muito perto disso.

Lisboa/Geofísico: 21,6ºC (20,7ºC em 1997)
Faro: 21,1ºC (21,2ºC em 1997)
Évora: 20,2ºC (20,3ºC em 1968)
Castelo Branco: 19,3ºC (19,9ºC em 1985)

E deve haver muitas outras estações com casos semelhantes.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não sei se isto já foi falado em algum outro tópico, mas o relatório preliminar do IM para este mês confirma que Lisboa teve o seu Outubro mais quente de sempre, e com uma diferença de +0,9ºC! E outras estações ficaram muito perto disso.

Lisboa/Geofísico: 21,6ºC (20,7ºC em 1997)
Faro: 21,1ºC (21,2ºC em 1997)
Évora: 20,2ºC (20,3ºC em 1968)
Castelo Branco: 19,3ºC (19,9ºC em 1985)

E deve haver muitas outras estações com casos semelhantes.

Grande novidade ... só não via isso (sem querer ofender ninguém) quem não queria, porque os dados eram obvios: temperaturas perto dos 30 em muitas das regiões interior centro e sul grande parte do mês e principalmente as noites quase tropicais.
Se não fosse o mais quente de sempre estaria certamente no TOP3 !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Estou bastante curioso, para ler o relatório do IM deste mês, ou muito me engane, ou este será um dos Outubros mais quentes de sempre, se não for o mais quente será o 2º mais quente e um dos mais secos no Sotavento Algarvio.:unsure:

Não sei se isto já foi falado em algum outro tópico, mas o relatório preliminar do IM para este mês confirma que Lisboa teve o seu Outubro mais quente de sempre, e com uma diferença de +0,9ºC! E outras estações ficaram muito perto disso.

Lisboa/Geofísico: 21,6ºC (20,7ºC em 1997)
Faro: 21,1ºC (21,2ºC em 1997)
Évora: 20,2ºC (20,3ºC em 1968)
Castelo Branco: 19,3ºC (19,9ºC em 1985)

E deve haver muitas outras estações com casos semelhantes.

Parece que eu tinha razão um dos Outubros mais quentes de sempre, quanto à precipitação é o que todos sabemos 17.7 mm em Faro que corresponde a 28% da normal para Faro, de referir que em Olhão e Tavira choveu ainda menos 11 mm e 12.6 mm respectivamente, o que anda à volta dos 18% face à normal para este mês. :disgust::disgust:
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Parece que eu tinha razão um dos Outubros mais quentes de sempre, quanto à precipitação é o que todos sabemos 17.7 mm em Faro que corresponde a 28% da normal para Faro, de referir que em Olhão e Tavira choveu ainda menos 11 mm e 12.6 mm respectivamente, o que anda à volta dos 18% face à normal para este mês. :disgust::disgust:

Esperemos que Novembro e Dezembro sejam mais generosos aqui para o sul, no que toca à precipitação :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde ....
Gostava de compartilhar com voçês este artigo que encontrei, sendo que trata-se de um estudo português recente sobre as alteração climáticas em Portugal e o seu futuro.
Basicamente este estudo usa como base modelos regionais e globais, que na sua grande maioria surgere num periodo de 2070-2099 uma diminuição drástica da precipitação em Portugal, em especial na Primavera e no Outono.
Apesar dos diversos modelos utilizados e dos inúmeros erros que estes possam conter, a maior parte dos modlos sugere uma diminuição da precipitação anual entre -10% e -40%, sendo o Outono o que tem a diminuição maior nalguns casos entre -40%a -60% !!
Curiosamente no periodos do Inverno quase todos os modelos apontam para um aumento da precipitação em todo o território havendo mesmo alguns que apontam um aumento de 40% a 60% em particular no sul e litoral centro !!

Em conclusão disto tudo o que eu digo é:
- Se o Outono tivesse uma diminuição de 50% a 60% de precipitação no sul:
ora: 14 mm + 48 mm + 78 mm = 140 mm. Estes 140 * 0,50 = 70 mm;
Teria então verão até pelo menos Novembro.
- A mesma coisa na Primavera (diminuição de 20% a 40%):
40 + 40 + 20 = 100 * 0,70 = 70 mm

Verão de Março a Outubro ... não obrigado !!

Curioso que acho disto em relação ao Inverno é que se houvesse um aumento teria que haver uma nova tendência num NAO - , durante este período e ter novamente nas proximas decada que haver um aumento substancial nas proximas décadas .... Hum não me cheira !!
Eu estava mais inclinado ao contrário mas pronto !!

Mas gostava que lessem e dessem a vossa opinão ... se calhar movendo isto para o tópico mais apropriado ..!!
http://www.cgul.ul.pt/pm/Siam2_Clima.pdf
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Relatório Clima Outubro 2009

O Outubro mais quente dos últimos 14 anos

O mês de Outubro, em Portugal Continental, caracterizou-se como um mês quente, sendo mesmo o mais quente dos últimos 14 anos em relação à temperatura máxima. Assim a temperatura do ar registou valores médios da máxima, mínima e média muito superiores ao valor médio 1971-2000, com anomalias de +2.8ºC, +1.7ºC e +2.2ºC respectivamente.

Ocorreram vários dias com temperatura superior a 25ºC em muitas estações meteorológicas de quase todo o País, verificando-se também dias com temperatura superiores a 30ºC em muitos locais do Centro e Sul.

Ocorreu ainda uma onda de calor em algumas estações meteorológicas do Centro e Sul do Continente no período de 10 a 18 de Outubro.

A quantidade de precipitação ocorrida neste mês, em Portugal Continental, foi próxima do valor médio 1971-2000, sendo de salientar as quantidades de precipitação ocorridas nos dias 6 a 7 e 20 a 25, com valores diários de precipitação elevados em particular no Norte e Centro do território, não se atingindo, no entanto, nenhum extremo diário para o mês de Outubro.

in: www.meteo.pt
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Estes relatórios do IM são um "flop" no que diz respeito à minha zona. Ou tenho a minha estação muuiiittttoo mal instalada ou então não têm em consideração o clima especifico de grande parte da margem sul. Ficam uns exemplos:

Média das mínimas:

IM aprox. 15,5ºC
Real 14,1ºC

Média:

IM > 20ºC
Real 19,7ºC

Média das máximas:

IM 24ºC a 26ºC
Real 27,2ºC

Nº Dias Máxima >25ºC:

IM aprox. 15 dias
Real 23 dias

Nº Dias Máxima >30ºC:

IM aprox. 3 dias
Real 10 dias

Esta informação segue também para o IM. A ver se respondem, estou farto de se esquecerem do "deserto".
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
O relatório do IM do mês de Outubro só vem mostrar a situação de seca no Algarve, no fim de Outubro o teor de água no solo é inferior a 5% no Algarve, a situação de seca já existe um pequeno círculo na zona de Faro em que a situação de seca é já moderada, e com tendência a piorar, neste mês, só se acontecer algo na 2ªquinzena do mês, porque a 1ªquinzena é para esquecer.:(

Só falta Novembro para acabar o Outono climático e levo 12 mm dos 2 meses.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Estamos condenados a ser o Marrocos da Europa a nível climático, a maior preocupação não é o calor mas sim a falta de precipitação.

Aqui a minha estação regista 380mm desde 1 de Janeiro.... a Media ha uns anos andava pelos 500mm e 600mm.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Em relação à seca meteorológica, apenas os algarvios se podem queixar. A situação melhorou bastante em Outubro. Por exemplo, Mirandela, que em Setembro estava em situação de seca extrema, passou para uma situação de seca fraca.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Situação das Albufeiras em Outubro de 2009

--------------------------------------------------------------------------------
Por seca meteorológica não sei, mas hidrológica voltou a piorar !!!


INAG:
No último dia do mês de Outubro de 2009 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 3 bacias hidrográficas e uma descida em 9.
Das 56 albufeiras monitorizadas, 3 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 22 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Outubro de 2009 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de Outubro (1990/91 a 2008/09), excepto para as bacias do CÁVADO/RIBEIRAS COSTEIRAS, AVE, GUADIANA e RIBEIRAS DO ALGARVE.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação à seca meteorológica, apenas os algarvios se podem queixar. A situação melhorou bastante em Outubro. Por exemplo, Mirandela, que em Setembro estava em situação de seca extrema, passou para uma situação de seca fraca.

Por que é que em termos de seca apenas os algarvios se podem queixar ????
Acedendo ao relatório do INAG a situação hidrológica ainda piorou mais ..

Em termos de precipitação de acordo com o mapa do IM apenas o litoral centro e interior norte teve precipitação acima da média !!
o sul teve precipitação abaixo dos 50% da média !!
O Algarve está em situação de seca moderada e metade do Alentejo está sem seca severa !!!

Onde certamente melhorou bastante foi nas regiões do Interior Norte e Centro e parte do litoral centro !!
Abaixo do Mondego certamente não foi ... e no sul do país muito menos !!

Um abraço,
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Por que é que em termos de seca apenas os algarvios se podem queixar ????
Acedendo ao relatório do INAG a situação hidrológica ainda piorou mais ..

Em termos de precipitação de acordo com o mapa do IM apenas o litoral centro e interior norte teve precipitação acima da média !!
o sul teve precipitação abaixo dos 50% da média !!
O Algarve está em situação de seca moderada e metade do Alentejo está sem seca severa !!!

Onde certamente melhorou bastante foi nas regiões do Interior Norte e Centro e parte do litoral centro !!
Abaixo do Mondego certamente não foi ... e no sul do país muito menos !!

Um abraço,

Tudo bem, talvez me tenha excedido um pouco. O que eu queria explicar é que a situação de seca em Outubro melhorou, bastante nalguns locais do Interior (dei o exemplo de Mirandela), apesar de ter um pouco nalguns locais do Sul, como por exemplo Faro.