Não sei se isto já foi falado em algum outro tópico, mas o relatório preliminar do IM para este mês confirma que Lisboa teve o seu Outubro mais quente de sempre, e com uma diferença de +0,9ºC! E outras estações ficaram muito perto disso.
Lisboa/Geofísico: 21,6ºC (20,7ºC em 1997)
Faro: 21,1ºC (21,2ºC em 1997)
Évora: 20,2ºC (20,3ºC em 1968)
Castelo Branco: 19,3ºC (19,9ºC em 1985)
E deve haver muitas outras estações com casos semelhantes.
Estou bastante curioso, para ler o relatório do IM deste mês, ou muito me engane, ou este será um dos Outubros mais quentes de sempre, se não for o mais quente será o 2º mais quente e um dos mais secos no Sotavento Algarvio.![]()
Não sei se isto já foi falado em algum outro tópico, mas o relatório preliminar do IM para este mês confirma que Lisboa teve o seu Outubro mais quente de sempre, e com uma diferença de +0,9ºC! E outras estações ficaram muito perto disso.
Lisboa/Geofísico: 21,6ºC (20,7ºC em 1997)
Faro: 21,1ºC (21,2ºC em 1997)
Évora: 20,2ºC (20,3ºC em 1968)
Castelo Branco: 19,3ºC (19,9ºC em 1985)
E deve haver muitas outras estações com casos semelhantes.
Parece que eu tinha razão um dos Outubros mais quentes de sempre, quanto à precipitação é o que todos sabemos 17.7 mm em Faro que corresponde a 28% da normal para Faro, de referir que em Olhão e Tavira choveu ainda menos 11 mm e 12.6 mm respectivamente, o que anda à volta dos 18% face à normal para este mês.![]()
Relatório Clima Outubro 2009
O Outubro mais quente dos últimos 14 anos
O mês de Outubro, em Portugal Continental, caracterizou-se como um mês quente, sendo mesmo o mais quente dos últimos 14 anos em relação à temperatura máxima. Assim a temperatura do ar registou valores médios da máxima, mínima e média muito superiores ao valor médio 1971-2000, com anomalias de +2.8ºC, +1.7ºC e +2.2ºC respectivamente.
Ocorreram vários dias com temperatura superior a 25ºC em muitas estações meteorológicas de quase todo o País, verificando-se também dias com temperatura superiores a 30ºC em muitos locais do Centro e Sul.
Ocorreu ainda uma onda de calor em algumas estações meteorológicas do Centro e Sul do Continente no período de 10 a 18 de Outubro.
A quantidade de precipitação ocorrida neste mês, em Portugal Continental, foi próxima do valor médio 1971-2000, sendo de salientar as quantidades de precipitação ocorridas nos dias 6 a 7 e 20 a 25, com valores diários de precipitação elevados em particular no Norte e Centro do território, não se atingindo, no entanto, nenhum extremo diário para o mês de Outubro.
Em relação à seca meteorológica, apenas os algarvios se podem queixar. A situação melhorou bastante em Outubro. Por exemplo, Mirandela, que em Setembro estava em situação de seca extrema, passou para uma situação de seca fraca.
Por que é que em termos de seca apenas os algarvios se podem queixar ????
Acedendo ao relatório do INAG a situação hidrológica ainda piorou mais ..
Em termos de precipitação de acordo com o mapa do IM apenas o litoral centro e interior norte teve precipitação acima da média !!
o sul teve precipitação abaixo dos 50% da média !!
O Algarve está em situação de seca moderada e metade do Alentejo está sem seca severa !!!
Onde certamente melhorou bastante foi nas regiões do Interior Norte e Centro e parte do litoral centro !!
Abaixo do Mondego certamente não foi ... e no sul do país muito menos !!
Um abraço,