Monitorização Clima de Portugal - 2019

Tópico em 'Climatologia' iniciado por guisilva5000 1 Jan 2019 às 17:06.

  1. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    6,560
    Local:
    Porto
    Sinceramente já começo a desconfiar dos valores da estação do Patacão e da Maragota, da Rede da Dir. Regional de Agricultura do Algarve, pois destoam sistematicamente dos valores das restantes estações do sotavento. Cacela, Tavira ou Junqueira terão acumulado cerca de 40 mm em Abril, um valor muito ligeiramente abaixo da média. O total anual para o ano hidrológico é até ao momento um dos mais baixos de sempre e ronda os 250 mm no sotavento algarvio (litoral). A ver se há uma surpresa qualquer que suba isto para os 300 mm mas as probabilidades são muito baixas. Neste momento as autoridades deveriam estar já a dizer às populações e empresas para poupar água pois se o próximo ano hidrológico voltar a ser seco haverá problemas graves. Convém referir que desde 2011 que não vem um período chuvoso decente que compense a sucessão de anos abaixo da média. Estive a olhar para valores de precipitação do Algarve e Alentejo desde 1980 e ciclo mais seco que começou depois de 2011 é o mais severo em muitas décadas.
     
  2. Aurélio Carvalho

    Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    5 Out 2018
    Mensagens:
    343
    Local:
    Faro
    Frederico eu nunca acreditei minimamente nos valores dessa estação no patacao. Sempre tive imensas reservas sobre essa estação entre outras da d. R. A. Algarve pois sempre apresentou valores demasiados elevados. Uma estação somente 3 km a norte de Faro nunca pode apresentar os valores mensais que apresenta dignos de uma serra do caldeirão.
    Relativamente aos valores de precipitação e a situação actual este verão não haverá problemas pois a água está garantida até final do ano.
     
    frederico gostou disto.
  3. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    551
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Sim, mas imagina que o próximo ano hidrológico tem apenas 120 mm de chuva? Aí começa a ser preocupante. :(
    Em muitos locais do Sul, este ano está a ser equivalente a 2005, ou talvez até pior que 2005. :surprise:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Ricardo Carvalho e joralentejano gostaram disto.
  4. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    1,983
    Local:
    loule-caldeirao
    Até as alfarrobeiras estão a definhar! Nâo me lembro de as ver tão enfraquecidas. A memória é curta mas em 2005 creio que não as vi assim. Sendo árvores que captam humidade muito fundo pode ser um indicador de que algo está muito mal. A meu ver 300mm de precipitação distribuídos por 6 meses com períodos muito soalheiros e quentes pelo meio e após Verões de 5 meses não são suficientes para penetrar em profundidade pelo que os níveis de humidade em profundidade devem de estar baixíssimos. O. Mal não está só neste ano (é normal termos anos secos) mas na sucessão de anos secos.
     
    frederico, Pedro e Thomar gostaram disto.

Partilhar esta Página