Tópico de monitorização da Criosfera em 2009. Link's úteis: Polar Sea Ice Cap and Snow - Cryosphere Today Arctic sea-ice monitor by AMSR-E The National Snow and Ice Data Center (NSIDC) The Cryosphere at a Glance U.S. Snow Monitoring International Arctic Buoy Programme The North Pole Environmental Observatory Arctic theme page - North Pole Web Cam United States Antarctic Program Tópicos de anos anteriores: Monitorização Criosfera - 2008 Monitorização Criosfera - 2007
Apesar de todo o frio que se vive na Europa, nas altas latitudes o frio não deve ser tanto quanto isso. Ou pelo menos a anomalia das temperaturas deve ser positiva. É que a área do gelo do Árctico mantém-se um pouco abaixo da média. Já o Antárctico está ligeiramente acima da média.
Da imagem pode-se tirar algumas conclusões, no Hemisfério Norte: 1 - A superfície de gelo é inferior ao normal 2 - A recuperação repentina da superfície em Outubro/Novembro, tem a ver com o ínicio do periodo mais frio do ano, mas também porque toda aquela superfície de gelo recuperada, é provavelmente uma superfície relativamente pouco espessa, que ora recupera com rapidez, ora desaparece de forma igualmente rápida 6 meses depois. 3 - A razão para a manutenção desta anomalia que leva a que a calote polar tarde em recuperar-se para valores próximos de uma superfície normal, poderá justificar-se (minha hipótese) devido ao facto de na ausência de maior % de gelo, o albedo ser menor por um lado (à superfície) e por outro a transferência de calor (troca entre polos e latitudes inferiores) ser maior, através da circulação em profundidade e dos ventos em superfície e camadas superiores da atmosfera! Penso que temos aqui tema para discussão!
Estamos a entrar no período do ano em que por norma há uma maior área de gelo no Hemisfério norte, e uma menor área de gelo no Hemisfério sul. Em relação ao hemisfério norte, a área de gelo é praticamente igual à verificada há um ano atrás, e mantém-se ligeiramente a baixo do normal. Destaque para a cobertura de neve na Europa. No hemisfério sul, há menos gelo este ano do que havia o ano passado nesta altura. Ainda assim a anomalia é praticamente nula. Ao nível global é assim que estamos:
Olá André: Satellite sensor errors cause data outage NSIDC has discovered a significant problem with the daily sea ice data images: Acontece nas melhores famílias de satélites algo falhar. Algo que me chamou a atenção foi que o Joe D' Aleo o primeiro a notar (e como não poderia tamanho disparate), logo em seguida o Dr. Walt Meier da NSIDC veio a público. E disse: Foi um problema de controle de qualidade. Um dia depois a NSIDC, aparece com o comunicado acima, o sensor do satélite...mas isto não altera a timeseries...hummm. Comparem as fotos cryosphere today 19/02/2009 e 20/02/2009 eu não consegui carregar. Existe algo muito estranho ABRAÇOS
Olá Fernandobrasil! Bem-vindo ao fórum! Comparando a imagem que o kikofra postou referente ao dia 20-02-2009, com esta de 19-02-2009, não reparo em nenhuma diferença de maior. Vê a evolução nos últimos 30 dias aqui: http://arctic.atmos.uiuc.edu/CT/animate.arctic.some.1.html
AnDré e Kikofra: A minha idéia central é participar em nome da boa ciência: As imagens que tenho [salvas, mas infelizmente sou novato o suficiente para não saber como copiar e colar], são as seguintes: http://wattsupwiththat.com/2009/02/20/sea-ice-sensor-degradation-hits-cryosphere-today/ observem o indicador laranja (seta). Deste modo eu vejo na imagem de 19/20 diferenças significativas. ( mas muito significativas). Espero com o coração aberto que posamos ir trocando idéias. abraços
Aliás, essa diferença é notória nas imagens que o Kikofra/André postaram. Nota-se a diferença da densidade do gelo: no dia 19 é branco opaco e no dia 20 quase translúcido. E esta, hein? Como dizia o outro.
Claro, tens razão! Provavelmente o canal do satélite em questão deve ter avariado. Até porque as suas imagens deixaram de estar disponíveis. Antes estavam disponíveis ali (onde indico com a seta). Felizmente que existem mais canais. Quanto ao que o Luís França disse, acho que tem a ver com o ângulo de satélite, que não é o mesmo na imagem que eu pus, quando comparada com a do kikofra. Eis as duas imagens de 19 e 20 de Fevereiro, vistas do mesmo ângulo: E por fim, Fernandobrasil, consulta este link: Como inserir imagens no forum Tens aí todas as instruções para que possas inserir imagens no fórum.
André: Obrigado pelas informações. Definitivamente existe um problema com o sensor. Vamos aguardar esclarecimentos. As fotos "do-mesmo-ângulo" também mostram o mesmo problema ao """NORTE""" do pólo Norte. Mas isto é interpretação minha após uma análise visual que evidentemente não significa nada. (além do interesse por este tema fascinante) Espero que este problema técnico não venha a ser utilizado em debates sobre aquecimento/resfriamento antes que os fatos sejam apurados. Abraços
André: Dê uma olhada na Baia de Hudson e gelo de modo geral: 19/02/2009 http://www.osdpd.noaa.gov/PSB/EPS/SST/data/anomnight.2.19.2009.gif 23/02/2009 http://www.osdpd.noaa.gov/PSB/EPS/SST/data/anomnight.2.23.2009.gif Ainda não me acertei com as imagens mas está tudo bem. Abraços
Testando as fotos: Como é bom este acompanhamento> O gelo aumenta. Total sea ice extent, Dec. 1979 = 23.9 milhões de kilometros quadrados Total sea ice extent, Dec. 2008 = 24.7 milhões de kilometros quadrados
Curiosa comparação, Fernandobrasil. A área de gelo no pólo sul, ao contrário do que se verifica no pólo norte, tem até estado acima da média. No entanto, no último mês, têm-se mantido pernitentemente na linha de água. Aliás de gelo. A ver se a área de gelo no pólo norte cresce mais um pouco. É que esse já não sobe acima do 0 (normal) há bastantes meses.