Monitorização Criosfera - 2009



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém sabe como está o nosso rico Pólo Norte?

Apesar de todo o frio que se vive na Europa, nas altas latitudes o frio não deve ser tanto quanto isso. Ou pelo menos a anomalia das temperaturas deve ser positiva.

É que a área do gelo do Árctico mantém-se um pouco abaixo da média.



Já o Antárctico está ligeiramente acima da média.

 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Apesar de todo o frio que se vive na Europa, nas altas latitudes o frio não deve ser tanto quanto isso. Ou pelo menos a anomalia das temperaturas deve ser positiva.

É que a área do gelo do Árctico mantém-se um pouco abaixo da média.


Da imagem pode-se tirar algumas conclusões, no Hemisfério Norte:

1 - A superfície de gelo é inferior ao normal
2 - A recuperação repentina da superfície em Outubro/Novembro, tem a ver com o ínicio do periodo mais frio do ano, mas também porque toda aquela superfície de gelo recuperada, é provavelmente uma superfície relativamente pouco espessa, que ora recupera com rapidez, ora desaparece de forma igualmente rápida 6 meses depois.
3 - A razão para a manutenção desta anomalia que leva a que a calote polar tarde em recuperar-se para valores próximos de uma superfície normal, poderá justificar-se (minha hipótese) devido ao facto de na ausência de maior % de gelo, o albedo ser menor por um lado (à superfície) e por outro a transferência de calor (troca entre polos e latitudes inferiores) ser maior, através da circulação em profundidade e dos ventos em superfície e camadas superiores da atmosfera!

Penso que temos aqui tema para discussão! :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estamos a entrar no período do ano em que por norma há uma maior área de gelo no Hemisfério norte, e uma menor área de gelo no Hemisfério sul.

Em relação ao hemisfério norte, a área de gelo é praticamente igual à verificada há um ano atrás, e mantém-se ligeiramente a baixo do normal.

current365.jpg


Destaque para a cobertura de neve na Europa. :)

arctic.jpg



No hemisfério sul, há menos gelo este ano do que havia o ano passado nesta altura. Ainda assim a anomalia é praticamente nula.

current365south.jpg


antarctic.jpg




Ao nível global é assim que estamos:

globaldailyiceareawithtrend.jpg
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Olá André:

Satellite sensor errors cause data outage

NSIDC has discovered a significant problem with the daily sea ice data images:

Acontece nas melhores famílias de satélites algo falhar. Algo que me chamou a atenção foi que o Joe D' Aleo o primeiro a notar (e como não poderia tamanho disparate), logo em seguida o Dr. Walt Meier da NSIDC veio a público. E disse: Foi um problema de controle de qualidade.

Um dia depois a NSIDC, aparece com o comunicado acima, o sensor do satélite...mas isto não altera a timeseries...hummm.

Comparem as fotos cryosphere today 19/02/2009 e 20/02/2009 eu não consegui carregar.

Existe algo muito estranho

ABRAÇOS
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
AnDré e Kikofra:
A minha idéia central é participar em nome da boa ciência:
As imagens que tenho [salvas, mas infelizmente sou novato o suficiente para não saber como copiar e colar], são as seguintes:

http://wattsupwiththat.com/2009/02/20/sea-ice-sensor-degradation-hits-cryosphere-today/

observem o indicador laranja (seta).

Deste modo eu vejo na imagem de 19/20 diferenças significativas. ( mas muito significativas).

Espero com o coração aberto que posamos ir trocando idéias.

abraços
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Aliás, essa diferença é notória nas imagens que o Kikofra/André postaram.
Nota-se a diferença da densidade do gelo: no dia 19 é branco opaco e no dia 20 quase translúcido.

:shocking:

E esta, hein? Como dizia o outro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
AnDré e Kikofra:
A minha idéia central é participar em nome da boa ciência:
As imagens que tenho [salvas, mas infelizmente sou novato o suficiente para não saber como copiar e colar], são as seguintes:

http://wattsupwiththat.com/2009/02/20/sea-ice-sensor-degradation-hits-cryosphere-today/

observem o indicador laranja (seta).

Deste modo eu vejo na imagem de 19/20 diferenças significativas. ( mas muito significativas).

Espero com o coração aberto que posamos ir trocando idéias.

abraços

Claro, tens razão! :)
Provavelmente o canal do satélite em questão deve ter avariado.
Até porque as suas imagens deixaram de estar disponíveis.
Antes estavam disponíveis ali (onde indico com a seta).
Felizmente que existem mais canais.




Quanto ao que o Luís França disse, acho que tem a ver com o ângulo de satélite, que não é o mesmo na imagem que eu pus, quando comparada com a do kikofra.

Eis as duas imagens de 19 e 20 de Fevereiro, vistas do mesmo ângulo:




E por fim, Fernandobrasil, consulta este link:
-> Como inserir imagens no forum
Tens aí todas as instruções para que possas inserir imagens no fórum. :)
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
André:
Obrigado pelas informações.

Definitivamente existe um problema com o sensor. Vamos aguardar esclarecimentos.

As fotos "do-mesmo-ângulo" também mostram o mesmo problema ao """NORTE""" do pólo Norte. Mas isto é interpretação minha após uma análise visual que evidentemente não significa nada. (além do interesse por este tema fascinante)

Espero que este problema técnico não venha a ser utilizado em debates sobre aquecimento/resfriamento antes que os fatos sejam apurados.

Abraços
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Testando as fotos:

Como é bom este acompanhamento> O gelo aumenta.

Total sea ice extent, Dec. 1979 = 23.9 milhões de kilometros quadrados
Total sea ice extent, Dec. 2008 = 24.7 milhões de kilometros quadrados

seaiceextenthndec2008.png


seaiceextentdechn1979g.png


seaiceextentdec1979.png


seaiceextenthsdec2008.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Curiosa comparação, Fernandobrasil. :)

A área de gelo no pólo sul, ao contrário do que se verifica no pólo norte, tem até estado acima da média. No entanto, no último mês, têm-se mantido pernitentemente na linha de água. Aliás de gelo. :p
A ver se a área de gelo no pólo norte cresce mais um pouco. É que esse já não sobe acima do 0 (normal) há bastantes meses. :(