Monitorização do Clima de Portugal 2016



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Assim à primeira vista denoto alguns valores que poderão tratar-se de recordes:

42,2ºC - Braga, Merelim
40,9ºC - Porto, S.Gens
41,9ºC - Anadia - Em 2003 atingiu os 41,5ºC
41,2ºC - Coimbra, Bencanta - Em 2003 atingiu os 40,9ºC - No entanto o recorde para a estação é 41,6ºC a 14/06/1981
39,6ºC - Figueira da Foz - Igualou a máxima de 2003
41,6ºC - Leiria (aeródromo) - Em 2003 a máxima foi de 40,2ºC

Aveiro e Ansião são EMAs que não reportaram dados, mas que estão dentro da área onde os recordes de temperatura foram/poderão ter sido batidos.

Ainda o destaque para a mínima de 28,1ºC no Geofísico de Lisboa! Se não estou em erro é a mínima mais alta para a estação. Em 2003 a mínima mais alta ficou na casa dos 27ºC. No entanto, como o IPMA faz a leitura das temperaturas diárias das 9h às 9h, a mínima dos 28,1ºC ficará omitida, uma vez que às 9h de Sábado a temperatura ainda estava na casa dos 26ºC.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Já temos dados..
44,8ºC em Mora
44,7ºC em Valdonas, Tomar
44,6ºC na Lousã

O valor mais alto europeu foi assim batido(44,5ºC Cordoba,Aeroporto).
B-R-U-T-A-L ! !

:w00t::w00t::w00t:

Porto S Gens, máxima de 40.9 ºc no dia de ontem, trata-se de uma EMA, certo?

Quero ver o que o IPMA vai dizer sobre isto, será a temperatura mais elevada de sempre no Porto? :unsure:

Valor impressionante para esta região, nunca pensei que se chegasse a tanto, são quase 41.0ºc :calor::calor:

A máxima do Porto é 39,5ºC, da estação da serra do Pilar (que está off), mas de certeza que bateu o recorde!

Porto, Pedras Rubras, bateu o antigo recorde de 1981, de 38,3ºC, ontem registou 38,6ºC
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Mapas para mais tarde recordarem:

7jaPJi2.png


eVo0riE.png


kmsh5YT.png


Pela imagem percebe-se que quase metade do território passou dos 40ºC

  • 31 estações acima dos 40ºC
  • 73 estações acima dos 35ºC
  • Apenas Sagres não passou dos 30ºC

De salientar o Cabo Raso:

Máxima: 32,2ºC
Humidade mínima: 12%

Obviamente, o dia mais quente do ano.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
:w00t::w00t::w00t:



A máxima do Porto é 39,5ºC, da estação da serra do Pilar (que está off), mas de certeza que bateu o recorde!

Porto, Pedras Rubras, bateu o antigo recorde de 1981, de 38,3ºC, ontem registou 38,6ºC

A Serra do Pilar ainda o ano passado ultrapassou os 40ºC. Porém como é uma localização diferente da antiga Serra do Pilar não conta como recorde novo. O recorde da antiga é 39,9ºC.

S. Gens quase de certeza que é recorde, mas também é uma estação recente não sei se irão valorizar. Penso que as normas climatologicas de S.Gens são da antiga estação pois estas não ficam na mesma localização penso eu. E sim @Snifa é EMA
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A Serra do Pilar ainda o ano passado ultrapassou os 40ºC. Porém como é uma localização diferente da antiga Serra do Pilar não conta como recorde novo. O recorde da antiga é 39,9ºC.

S. Gens quase de certeza que é recorde, mas também é uma estação recente não sei se irão valorizar. Penso que as normas climatologicas de S.Gens são da antiga estação pois estas não ficam na mesma localização penso eu. E sim @Snifa é EMA

Penso que a EMA de S. Gens é na mesma localização da antiga estação, pois quando fui lá falaram-me da estação que não era automática, da recolha de dados que então se fazia. Não será talvez exactamente no mesmo ponto, mas ainda assim na mesma quinta. Tenho quase a certeza disso, mas não 100%.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,570
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
PORTUGAL CONTINENTAL - TEMPO MUITO QUENTE – DIAS 6 E 7 DE AGOSTO DE 2016
2016-08-08 (IPMA)


Portugal Continental

Tempo muito quente – dias 6 e 7 de agosto de 2016

Devido a um fluxo de ar quente e seco, associado a uma corrente do quadrante leste, verificaram-se valores muito altos da temperatura máxima e mínima do ar nos dias 6 e 7 de agosto (Figura 1 no comunicado), muito superiores aos respetivos valores médios.

Nestes dias os desvios da temperatura máxima foram em geral superiores a 6°C, sendo de realçar, no dia 7, os desvios no Porto/P. Rubras (11.8 °C), Coimbra/Bencanta (12.2 °C) e Santarém/Fonte Boa (12.6 °C). Os maiores desvios da temperatura mínima (dia 7), superiores a 10 °C, verificaram-se em Portalegre (10.9 °C), Porto (10.5 °C) e Lisboa (10.4 °C).

Em Portugal Continental o dia 7 agosto foi, até à data, o dia mais quente de 2016, com valor médio da temperatura máxima do ar de 38.2 °C e da temperatura mínima de 19.1 °C.



Os maiores valores da temperatura máxima (superiores a 44 °C) observaram-se em Mora, 44.8 °C, Tomar, 44.7 °C e Lousã, 44.6 °C. No dia 7, em algumas estações (Porto – P. Rubras e S. Gens, Braga, Leiria e Mora), foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima;

O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico durante a noite de sábado (dia 6) para domingo (dia 7) e constitui o novo máximo absoluto para este local (anterior maior valor, 27.8 °C em 2/8/1964).
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...media/noticias/textos/calor-6-7-ago-2016.html

Relatório: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/tempo-quente-6-7-agosto-2106.pdf
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
PORTUGAL CONTINENTAL - TEMPO MUITO QUENTE – DIAS 6 E 7 DE AGOSTO DE 2016


Em Portugal Continental o dia 7 agosto foi, até à data, o dia mais quente de 2016, com valor médio da temperatura máxima do ar de 38.2 °C e da temperatura mínima de 19.1 °C.


O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico durante a noite de sábado (dia 6) para domingo (dia 7) e constitui o novo máximo absoluto para este local (anterior maior valor, 27.8 °C em 2/8/1964).
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...media/noticias/textos/calor-6-7-ago-2016.html

:eek::shocking:

Em Lisboa, por 0.1ºC se estabeleceu um novo recorde :D Bateu um recorde de 50 anos!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nos últimos dois anos muitos de nós gozámos com os 44/45ºC previstos n de vezes pelo GFS, eram delírios contínuos, mas o que é certo é que acabou mesmo por acontecer. :calor:
Não tenho qualquer dúvida que neste evento houve locais a décimas dos 46ºC, ou mesmo a tocar nesse valor astronómico.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
a Amareleja é que desde que mudou de localização nunca mais entrou no campeonato das outras. Duvido muito que o recorde de 47.4ºC seja alguma vez ultrapassado (aliás alguns até desconfiam deste dado).

Ainda não percebi muito bem a diferença entre essa onda de calor e a deste ano. Quais são as condições que fazem com que a zona do Ribatejo possa ultrapassar os 45ºC e as condições para o Alentejo ultrapassar os 45ºC?

De facto nota-se que a ISO 25ºC afetou mais o centro/norte do país nesta onda de calor. Talvez em 2003 tenha sido ligeiramente mais para sul/sudeste.

Mas o mais interessante é que a recorrência de recordes das máximas está a aumentar, por isso daqui para a frente só deve piorar... Mesmo que seja daqui a 10/15 anos, mais tarde ou mais cedo há novos recordes, tal como nos Jogos Olímpicos :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, basicamente isso.Não só os geopotenciais mais altos estavam mais a Leste,como a existência de uma cut off a SW de Sagres potenciou mais vento de Leste mais a sul. Neste caso há um pouco mais de componente S/SE, daí a incidência mais a norte.

Aliás, a configuração sinóptica prevista para domingo/2a até se aproxima mais dessa de 2003, com o calor mais a sul, a cut off, e possibilidade de trovoadas. Mas é só uma previsão, faltam bastantes dias.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
A mínima mais alta de Lisboa já esteve muitas vezes quase a ser batida portanto não é de admirar, na noite de 1 para 2 de Agosto 2003 não baixou dos 29ºc no aeroporto o que aconteceu foi que pelas 23 horas de 2 agosto já estavam 24ºc estragou o recorde :sad: e observando a diferença do aeroporto para o geofísico secalhar nem baixou dos 30ºc ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Mas o mais interessante é que a recorrência de recordes das máximas está a aumentar, por isso daqui para a frente só deve piorar... Mesmo que seja daqui a 10/15 anos, mais tarde ou mais cedo há novos recordes, tal como nos Jogos Olímpicos :D

Nem que seja daqui a 100 anos como dizem os cientistas mais radicais do aquecimento global que fazem previsões muito extremadas e catastrofistas para daqui a 70,80 anos quando não estarão cá para as comprovar.:lol:
Disso não tens a certeza nem tu nem eu nem ninguém, suspeitas, achas, deduzes mas não sabes é uma opinião. A verdade é que o record da máxima em Portugal continental não foi batido, e julgo que nem o anterior ao da Amareleja. Em jeito de opiniões e futurologias na minha opinião Julgo que seja difícil termos eventos tão extremados como os deste fim-de-semana, e que o ano de 2003 não sei se será muito difícil de se repetir mas lá perto, prova é que de 2003 até hoje já passaram 13 anos, tivemos grandes episódios de calor, mas não tivemos nada que se aproxima-se desse evento no contexto mais global europeu. Acho difícil voltar a termos oficialmente mais de 47º graus em Portugal continental tão cedo.
 
Última edição: